Esquel é uma pequena cidade localizada a 2000km de distância a sudoeste de Buenos Aires, na Patagônia Argentina. Ela é o destino perfeito para quem curte ecoturismo e aventura. Durante o verão, o Parque Nacional los Alerces com seus belos lagos é parada obrigatória, já durante o inverno o Cerro La Hoya é o ponto mais badalado da cidade, com excelente estrutura para praticar esqui e snowboard. No post de hoje você encontra um guia completo para você planejar sua viagem a Esquel: o que conhecer, onde se hospedar, quando ir, como chegar e muito mais!

Esquel, Patagônia Argentina

A prática de esportes outdoors como trekking, rafting, mountaing bike, escaladas e kayak é muito forte no verão. Durante o inverno a cidade fica totalmente voltada para a temporada de esqui e snowboarding, com uma ótima infraestrutura de lojas e instrutores com toda a logística necessária para apoiar os iniciantes ou experts nos esportes. Arrisco dizer que Esquel tem potencial para se tornar a “Queenstown neozelandesa” da Argentina, algo como “a capital dos esportes radicais da América do Sul”.

A cidade de pouco mais de 40 mil habitantes está crescendo rapidamente, muito em função da atividade turística na região. Atualmente ela conta com apenas 4 mil leitos, enquanto uma cidade como Bariloche tem uma estrutura de 50 mil leitos. Aliás, Esquel é uma ótima alternativa a Bariloche para quem está em busca de neve. As pistas de La Hoya são menos crowdeadas, o preço é mais em conta e a qualidade da neve é excelente.

Fora a atividade turística, a região é cercada por muitas fazendas de criação de ovelhas e um pouco de gado de corte. A gente inclusive teve a oportunidade de amamentar algumas ovelhinhas em uma visita a um rancho nos arredores de Esquel! Uma fofura.

Amamentando ovelha

Por estar localizada na famosa Ruta 40 e bem próxima da Carretera Austral, na Patagônia chilena, Esquel é muitas vezes combinada com outros destinos dos arredores. Ela é uma ótima parada durante uma roadtrip pela Patagônia e guarda muitas paisagens naturais incríveis.

Não bastasse sua beleza natural para convencermos você de que Esquel é um destino que vale a pena conhecer, a cidade é ainda extremamente preocupada e cuidadosa com questões ambientais, tanto é que seu slogan é “Esquel Cuida Tu Naturaleza”. Há um selo verde na cidade para certificar aqueles que trabalham para minimizar os impactos ambientais, La Zeta é uma das primeiras reservas naturais urbanas do país e é bem difícil de encontrar sacolas plásticas nos mercados, esteja munido da sua ao sair para fazer compras.

Esquel, Argentina

Outro fator que julgo importante compartilhar com vocês é a estrutura incrível do hospital de Esquel. Nós tivemos um pequeno problema durante a viagem, que foi um acidente de esqui que resultou em uma perna quebrada. Toda a equipe do hospital foi prontamente atender e ajudou da melhor maneira possível. Não tenho do que reclamar, atendimento muito bom.

O que conhecer?

Como fomos no inverno e com a intenção de esquiar, não tivemos muito tempo para conhecer a cidade mais a fundo, mas fizemos uma pesquisa para mostrar para vocês alguns dos principais passeios da cidade, aqueles que valem a pena incluir no roteiro para a sua viagem.

Cerro La Hoya (estação de esqui)

La Hoya fica a apenas 20 minutos de Esquel e tem uma ótima estrutura para receber esquiadores e snowboarders de todos os níveis.

 

Cerro La Hoya

passe la hoya

Confira nosso post completo sobre o La Hoya Centro de Esqui aqui.

Dada sua proximidade à Cordilheira dos Andes, as precipitações de neve por lá são abundantes. Esta característica, combinada com o clima seco da região e a disposição em particular dos ventos predominantes, contribui para que o centro tenha neve de excelente qualidade até meados de outubro.

Por não ser tão conhecida internacionalmente, a estação é mais tranquila e não fica tão crowdeada como outras na mesma época do ano. Outra vantagem é que ela é mais barata que Bariloche, o que permite até estender a viagem um pouco mais!

Curtiu? Confere então o vídeo que fizemos lá no Cerro La Hoya. E se inscreve no nosso canal, é só clicar aqui!

Monte Bianco

O Monte Bianco é um parque de neve onde pode-se fazer caminhadas com “raquetas” (como se fosse um trekking na neve com o uso de raquetes), esquibunda, entre outras atividades que a neve permite. O mais legal ainda é que eles estão se preparando para se tornar a segunda estação de esqui de Esquel.

Parque Nacional los Alerces

Atravessar lagos, andar sobre geleiras e cruzar túneis de gelo são apenas algumas das experiências que você vai encontrar por lá. Para os amantes de aventura ou simplesmente admiradores da natureza, toda essa região é um paraíso ainda desconhecido. É o destino perfeito para quem curte ecoturismo!

 

Parque Nacional los Alerces, Argentina

Ponte sob Rio Menendez

O parque fica fervilhando no verão e muitos turistas vão em busca dos esportes aquáticos que podem ser praticados por lá, como kayak, canoagem, pesca, windsurf e kitesurf. Há também os adeptos de montanhismo e camping, pois o parque conta com inúmeros senderos (trilhas) para diversos níveis.

Nós fizemos a caminhada para o Bosque dos Alerces Milenários e contamos melhor aqui nesse post. Ficamos impressionadas com a estrutura do parque e sua beleza natural! Vale muito a pena conhecer.

Tem vídeo sobre nossa experiência no Parque Nacional los Alerces também! Confira:

Trevellin

Seguindo pela rota 259, chega-se a Trevellin, cidade que significa “Povo do Moinho” na língua indígena Mapuche. Nos 22km que a separam de Esquel é possível avistar muitos vales com criações de ovelhas e um pouco de gado de corte e, ao fundo, lindas montanhas cobertas de neve.

Em Trevellin você poderá tomar um verdadeiro chá da tarde britânico em uma de suas casas de chá Galês com bolos, tortas e pães variados. Nós visitamos a famosa Casa de Te Nain Maggie e comemos muito bem! Uma curiosidade: Nain é avó em galês, então basicamente fomos na casa de chá da vovó Maggie. rs

Há também o moinho de farinha e museu Nant Fach, onde podemos conhecer um pouco mais da história dos imigrantes galeses do século XIX.

Outro atrativo da cidade é o parque chamado Nant Y Fall, que significa riacho das cachoeiras. Uma ótima opção para o verão.

Trevellin, Argentina

Laguna La Zeta

A Laguna La Zeta é bem próxima da cidade, a apenas 4km de distância do centro de Esquel, e é uma reserva natural muito aproveitada pelo povo esquelense durante o verão, com serviços de salva-vidas e aluguel de kayak e canoas. Ela é uma ótima alternativa para um passeio curto e guardar uma manhã ou fim de tarde para lá é uma boa opção.

Para chegar lá, pegue um taxi nas ruas do centro (300 pesos) ou vá caminhando entre os bosques. Uma boa opção é fazer um piquenique às margens do lago e aproveitar a linda vista para o Cerro La Hoya.

Laguna La Zeta, Esquel, Argentina

Laguna La Zeta, Esquel

Cavalgadas

Esquel oferece diversas alternativas para de cavalgadas por seus campos e montanhas. Na entrada de Esquel, encontra-se a chácara Los Álamos, onde você vai encontrar excursões a cavalo que recorrem a zona do Valle Chico e do Cerro Nahuel Pan.

Não tivemos sorte no nosso dia de cavalgadas e tivemos que cancelar por conta do mau tempo. Por outro lado, tivemos a oportunidade de alimentar as ovelhinhas no rancho, como falei ali em cima.

Cavalgada Esquel

Cavalgadas, Esquel, Argentina

Foto Secretaria de Turismo de Esquel

 

Asado argentino no lago

Imagine experimentar um asado (churrasco) feito no melhor estilo argentino, no fogo de chão, às margens do Rio Futaleufu. A Estancia La Paz  fica a poucos quilômetros de Esquel e oferece essa e outras atividades, como pesca, trekking, cavalgada e mountain bike.

Piedra Parada

Em plena estepe patagônica, em meio ao vale do Rio Chubut se encontra uma imponente pedra de origem vulcânica de 210m de altura. O lugar foi a caldera de um antigo vulcão e suas paredes guardam pinturas rupestres do povo que ali habitava.

O local é excelente para a prática de escalada, trekking e pesca.

Piedra Parada, Esquel, Argentina

Foto Secretaria de Turismo de Esquel

 

Túneis de gelo

Como poucos lugares no mundo, existem em Esquel túneis de gelo tubulares que podem chegar a até 100m de comprimento. Essa excursão só pode ser feita com guia e com o auxílio de um 4×4.

Tuneis de gelo, Argentina

Foto Secretaria de Turismo de Esquel

 

La Trochita

A locomotiva La Trochita está na ativa a mais de setenta anos e te leva a uma viagem linda pelo interior patagônico e seus pequenos vagões transformam o trajeto em uma verdadeira aventura. Recorrendo 18km até a estação Nahuel Pan, ela te leva a uma comunidade Mapuche Tehuelche, onde você pode comprar artesanatos locais, entre peças de prata, madeira e produtos têxteis textiles.

Trochita, Esquel, Argentina

Foto Secretaria de Turismo de Esquel

 

Rafting

O Rio Corcovado é um excelente local para realizar rafting, mesmo que você não tenham experiência, pois ele apresenta uma dificuldade de classe II e III. As excursões partem de Esquel e contam com trajetos de até 17km.

Outra opção é o Rio Futaleufu, com dificuldade classe IV. Esta opção é para experientes no esporte e começa no Chile, quase na fronteira com a Argentina.

Rafting, Esquel, Argentina

Foto Secretaria de Turismo de Esquel

 

Quando ir

Na Patagônia as quatro estações são bem características definidas, mas também pode ocorrer todos no mesmo dia. Nós fomos em Agosto, pleno inverno, e pegamos uma temporada bastante chuvosa. Tiveram alguns dias que o tempo ficou bem instável, com chuva e sol se alternando a cada 20 minutos.

O verão é seco e ameno, com dias de sol e temperaturas máximas de 32 ° C. Essa é a alta temporada na cidade por conta do Parque Nacional Los Alerces. Muita gente pratica esportes aquáticos por lá nessa época, como pesca, kayak, canoagem, windsurf e kitesurf.

O inverno é a estação mais chuvosa, especialmente em maio e junho. As temperaturas são baixas, com uma mínima de -3°C, que é quando neva. Nessa temporada, a cidade é procurada por esquiadores e snowboarders devido ao Cerro La Hoya.

Se você não tiver em busca dos esportes que a cidade oferece, a primavera e o outono, como sempre, são as melhores épocas para viajar para qualquer lugar do mundo (na minha opinião). Os dias são sempre mais frescos e é fora de alta temporada, deixando tudo menos tumultuado.

Quantos dias ficar em Esquel

Para conhecer a cidade de Esquel 1 dia é suficiente, pois é o suficiente para andar pelas ruas da cidadezinha para fazer comprinhas, conhecer a Laguna La Zeta, fazer uma cavalgada e dar um pulo no povoado vizinho chamado Trevellin. Para o Parque los Alerces, com 2 ou 3 dias você poderá conhecer seus principais atrativos.

Caso você vá praticar algum esporte aquático ou se sua viagem for para esquiar, aí uns 7 dias vão ser o ideal. Nós ficamos exatamente esse tempo, pois fomos com o intuito de esquiar. E ainda bem que ficamos esse tempo lá, pois a estação de esqui fechou alguns dias por conta do mau tempo.

Onde fica e como chegar

Aeroporto Esquel Argentina

Esquel está localizada na Patagônia Argentina, a cerca de 2000km a noroeste de Buenos Aires. O ideal é voar até Buenos Aires e depois pegar um avião menor para Esquel. Essa foi a nossa opção e a média de preços da passagem é de R$2000 por pessoa.

 

Avião

Não há voos direto do Brasil, então é necessário ir até Buenos Aires e pegar uma conexão. Uma dica é fazer um stopover na ida ou na volta e conhecer um pouquinho da cidade. Foi exatamente isso que fizemos, programamos a viagem para passar um final de semana em BA. (Eu acabei não conseguindo ir, porque tive que voltar pro Brasil antes para o Jean operar depois de uma queda no esqui, como contei melhor aqui).

O aeroporto da cidade é pequeno e fica a 20 minutos do centro. Um transfer até o hotel custa em torno de ARS 240.

Nós viajamos de Aerolineas Argentinas e o voo mais curto foi da Austral, operado pela Aerolineas.

Carro

Outra opção é chegar lá de carro através da famosa Ruta 40, estrada que interliga do norte ao sul do país. Já falamos aqui no blog sobre Mendoza e Salta, duas províncias com trechos belíssimos da Ruta 40. Se você gosta de aventura e tem tempo para uma viagem dessas, vá com tudo. Deve ser maravilhoso percorrê-la integralmente.

Essa opção é mais preferível para quem mora no sul do país, por causa da proximidade com nosso país vizinho. Mas nada impede que você se aventure de carro pela América do Sul!

Ônibus

Clique aqui e veja informações sobre como chegar em Esquel de ônibus.

Onde se hospedar

Las Bayas, Esquel, Argentina

Nós ficamos no Hotel Boutique Las Bayas, um misto de conforto e bom gosto bem no centro de Esquel. O pequeno hotel conta com 10 quartos e tem uma estrutura excelente: é bastante confortável, com quartos amplos, tem calefação, banheiras de hidromassagem, tv com canais internacionais, etc.

Além disso, o próprio hotel tem um restaurante delicioso, para se ter noção do zelo, eles contam com opções no menu até para celíacos e para diabéticos.

O atendimento, as acomodações, o restaurante, foi tudo nota 10. Clique aqui e faça sua reserva.

Média de gastos

Passagem aérea: R$2000 por pessoa
Acomodação (Hotel Las Bayas): US$150 por casal a diária
Alimentação: almoço/jantar em média R$80 por pessoa por refeição
Passe de 3 dias de esqui: R$600 por pessoa
Day trip Parque Nacional los Alerces: R$300 por pessoa

Quando fomos (agosto/2016), o câmbio estava R$4 = 1 peso argentino, portanto esses valores podem variar.

Se você está em busca de uma viagem low cost, não se preocupe pois há opções mais baratas para alimentação, hospedagem e transporte. No Parque los Alerces inclusive você encontra áreas de camping gratuitas.

Muita gente viaja pela Patagônia de carro também, se esse for o seu caso, sua viagem vai sair muito mais em conta também, já que o aéreo é sempre um dos maiores gastos de uma viagem.

Informações úteis

O site oficial de Esquel é bem completo e tem ótimas informações para você planejar sua viagem: www.esquel.tur.ar

O Blog Instinto Viajante tem um post legal com dicas de Esquel. Vale a pena conferir, é só clicar aqui.

O Blog Sunday Cooks também tem um post com fotos lindas da região. Confira aqui.

Onde trocar dinheiro em Esquel

Não há casas de câmbio na cidade. Nós trocamos em 2 lugares diferentes: no nosso hotel e em uma lojinha meio bazar-tem-tudo que tem na Rua Sarmiento. Pergunte ao seu hotel, pois eles com certeza poderam indicar um bom lugar que faça câmbio na cidade.

Agência de turismo receptivo em Esquel

Nós fizemos o passeio para o Parque Nacional los Alerces com a Patagônia Verde. Eles tem também diversos outros passeios pra quem curte aventura. Vale a pena fazer contato com eles para conferir os tours e excursões que eles oferecem. www.patagonia-verde.com.ar | +54 2945 454396 | [email protected]

Aluguel de carro

Se você for alugar um carro, nós super recomendamos o RentCars para pesquisar preços pois ele faz uma compilação de todas as grandes locadoras de carro (Hertz, Avis, Europcar, Sixt…). Eu usei esse site na minha Roadtrip pelo Norte Argentino e funcionou super bem! Faça sua reserva através do blog sem custos adicionais. É só clicar aqui.

Seguro viagem

Não dá para viajar sem seguro viagem! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter o seu seguro viagem garantido.

Sempre fazemos o nosso pelo site do Real Seguros, que possui várias seguradoras conveniadas. Eles comparam os melhores preços e todo o processo é feito de forma bem prática – você recebe a apólice por e-mail e ainda pode dividir em 6x sem juros ou ganhar 5% de desconto no pagamento à vista.

Clique aqui para fazer a sua cotação no site da Real Seguros!

Chip internacional para celular

Hoje em dia fica difícil viajar sem celular – ou melhor, sem um celular COM internet – né? Além de avisar a família que está tudo certo, compartilhar fotos no Instagram e fazer check in no Facebook (quem nunca?), estar com internet a todo momento facilita muito a vida dos viajantes para se localizar, fazer alguma busca rápida sobre o destino, abrir o número da reserva e etc.


Nós indicamos o chip da Yes Brasil que você encontra no viajeconectado.com.br. Oferece internet a partir do 4G de qualidade e nós usamos sempre nas nossas viagens. 

Compre aqui o seu chip da Yes Brasil. Use o cupom MALADEAVENTURAS para 10% de desconto.


Veja também:

Cerro La Hoya: Uma excelente estação de esqui na Argentina como opção a Bariloche

Conheça o Parque Nacional Los Alerces, na Patagônia Argentina

Melhores restaurantes de Esquel

Esqui para iniciantes: 6 dicas para sua primeira viagem de neve!

 

Agradecemos a equipe da Secretaria de Turismo de Esquel que nos ajudou imensamente com um roteiro impecável e um suporte excelente quando foi preciso! Nosso muito obrigada especialmente a Adria e a Marcela.


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

8 respostas

  1. Em poucos dias estarei vivendo nessa cidad hermosa ?
    Parabéns pelo blog e pela belíssima matéria!

    1. Oi Kalina,
      Que legal!! Esquel nos pareceu uma cidade muito agradável e tranquila para se viver.
      Você está se mudando a trabalho? Quem sabe na próxima vez que estivermos lá a gente se vê =)
      Ficamos com muita vontade de voltar e conhecer Esquel no verão!
      Beijos

    2. Que lindo!! Esquel é uma cidade encantadora. Agora em outubro as flores tomam conta dos campos e a cidade fica ainda mais linda! Difícil escolher a melhor época para visitar a cidade ne?

  2. Em poucos dias estarei vivendo nessa cidad hermosa ?
    Parabéns pelo blog e pela belíssima matéria!

  3. Vou a Esquel com certa frequência para pecar. Acho que ano que vem vou tentar convencer a minha esposa de trocar Bariloche por Esquel. Só uma observação: Esquel fica a 2000 km a sudoeste de B.A. e não a nordeste. Valeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *