Com tanta diversidade de tênis e botas de trilha no mercado, nem sempre é fácil escolher qual modelo ou marca vai te atender melhor… Por isso, pesquisamos bastante para montar um post bem completo com as melhores botas de trilha. Um guia para você conhecer as melhores marcas e modelos!

Seja você um trilheiro habitual ou um iniciante, estar bem equipado garante muito mais conforto ao fazer suas caminhadas. Assim sendo, continue lendo este post para descobrir quais as melhores botas para trekking disponíveis atualmente no mercado, além de dicas sobre as nossas marcas favoritas.

melhores botas para trilha
Qual a melhor bota para trilha? Uma bota confortável é fundamental.

Melhores botas de trilha 2024: TOP 10

Trekking é uma atividade de alto impacto. Sua bota vai ter que aguentar terrenos bem acidentados e com alto grau de elevação, além de condições adversas, como chuva, areia, rios, etc. Portanto, fazer um bom investimento é essencial para seu bom desempenho durante uma trilha. Este post vai te ajudar a escolher a melhor bota de trekking, de acordo com o seu perfil.

Se você está com pressa e quer ir direto ao ponto, confira agora nossa seleção com as melhores botas para trilha 2024:

Femininos:

01. Bota Forclaz Trek 100

02. Bota Columbia Newton Ridge Plus Waterproof

03. Bota The North Face Feminina Vectiv Exploris Futurelight

04. Bota Salomon Quest Element GTX 

05. Skechers Trego Rocky Mountain

Masculinos:

06. Bota Forclaz Crosscontact MT 100

07. Bota Newton Ridge Plus II Waterproof 

08. Bota Vectiv Fastpack Mid Futurelight

09. Bota Salomon Daintree Mid GTX 

10. Bota Vento Finisterre Nanox

Agora que você já conhece nossas sugestões, continue lendo para descobrir como escolher a melhor bota de trilha com bom custo beneficio!


Melhores botas de trilha: como escolher

É comum que o trilheiro iniciante fique em dúvida sobre como escolher a melhor marca de bota para trilha. Diante de tantas opções e diferentes valores, realmente fica complicado investir em um calçado sem medo. Nós já tivemos essas dúvidas e agora vamos ajudar você!

Nossa primeira dica é: conheça o seu próprio corpo. Afinal, ninguém melhor do que você mesmo para saber como você costuma andar e o quanto você está acostumado a andar.

qual a melhor bota para trilha
Uma bota para trilha feminina confortável faz toda a diferença!

As botas de trilha com cano evitam que você torça o pé. Com isso, se você é uma daquelas pessoas que está acostumada a “pisar em falso”, opte por uma bota com cano, bem fechada. O cano e os cadarços vão dar mais suporte para os seus tornozelos.

Além disso, a função das botas para trilha é de te dar segurança e firmeza para andar em terrenos irregulares sem precisar ficar olhando o tempo todo pro chão. Afinal, como você vai aproveitar as paisagens ao redor se tiver que ficar super preocupado com o terreno?

E quais as melhores botas para trilha? Aqui abaixo você encontrará algumas perguntas importantes para refletir na hora de comprar uma bota:

Qual é o tipo de terreno que você costuma trilhar?

Se você costuma fazer trilhas simples, como as trilhas cariocas Pedra Bonita e Morro Dois Irmãos, uma bota para trilha leve já servirá. O importante aqui é que o seu sapato seja flexível e confortável.

Agora, se seu nível de trekking é mais avançado e você está se preparando para andar em terrenos bastante irregulares, e até mesmo fazer travessias, como a Petrópolis x Teresópolis, no RJ, ou o Vale do Pati, na Chapada Diamantina, é muito importante investir em uma boa bota de trilha, principalmente com cano médio ou longo. Ela deixará o seu pé mais firme e estável ao pisar em raízes, pedras e elevações.

melhores botas de trilha - três picos
Petrópolis, RJ

Quanto tempo vai durar sua trilha?

Algumas trilhas podem ser rápidas, levando apenas poucas horas, enquanto outras podem levar alguns dias (trekking). Saber o tempo de duração da sua trilha é importante sim na hora de escolher as melhores botas de trilha. Isso porque o tempo de duração da caminhada vai influenciar diretamente na necessidade de carregar mais ou menos equipamentos (saco de dormir, cabanas, roupas, comidas, água, etc).

Em trilhas mais longas, que podem levar alguns dias, você estará carregando uma mochila grande com alguns equipamentos. Nesses casos, o peso a ser carregado deve ser levado em consideração. Por isso, recomendamos que você opte por um sapato menos flexível. As botas de cano médio ou longo são ótimas para te dar firmeza na hora de carregar peso em terrenos mais difíceis.

melhores botas de trilha Vale do Pati Chapada Diamantina
O fantástico Cachoeirão no Vale do Pati

Mas se a sua trilha for mais curtinha, com uma mochila menor e mais leve, as botas de trilha sem cano já serão capazes de te dar conforto ao caminhar.

Além de saber o terreno e a duração da trilha, existem outras características importantes que você precisa ficar de olho para saber se está mesmo fazendo um bom investimento! Você sabe quais são elas? Já pesquisou, por exemplo, quais as melhores botas impermeáveis para trilhas? Continue lendo para descobrir!


Características importantes para ficar de olho em uma bota de trekking

Itens como durabilidade, conforto e estabilidade são muito importantes na hora de comprar equipamentos para trilhas e caminhadas, sobretudo numa bota! Veja abaixo as características principais para ficar de olho ao investir nas marcas e modelos de bota de trilha:

Solados

Uma das partes mais importantes para você saber a qualidade de uma bota é o solado. Reconhecido como um dos melhores solados encontrados no mercado mundial está a marca Vibram, com tecnologia desenvolvida na Itália. A origem deles se deu por Vitale Bramani, com estudos baseados em pneus de automóveis e a capacidade de aderência que estes possuem, desenvolvendo então esta mesma tecnologia para os solados dos calçados. 

Esse tipo de solado é sinônimo de excelência por possuir uma ótima aderência em superfícies molhadas e secas, flexibilidade e longevidade, sendo usado por diversas marcas. Porém não é o único sistema que existe. A Timberland, por exemplo, utiliza uma tecnologia similar, a B.S.F.P. (breque, suporte, flexibilidade e propulsão).

Palmilha

A maioria das botas de trilha já vem com palmilhas em P.U., um material similar ao da esponja, que não deforma com o tempo e evita a proliferação de bactérias. Fique atento à grossura da palmilha: quanto mais grossa, mais fofinha e, consequentemente, mais confortável será a sua pisada.

Nada impede também que você compre a palmilha separado, garantindo conforto extra ao caminhar. A Decathlon tem alguns modelos ótimos!

melhores botas de trilha
Nada como uma boa trilha!

Veja também: Melhores mochilas de trekking 2024: marcas e modelos para você escolher


Proteção de tornozelo

Outro ponto muito importante na hora de escolher a sua bota, é a altura de seu cano. Botas com o cano mais alto oferecem melhor proteção ao tornozelo e ajudam muito a evitar uma lesão em terrenos mais acidentados.

Um ponto positivo para as botas de cano mais baixo, apesar de não terem essa proteção de tornozelo, é que elas te dão mais liberdade de movimento e são mais leves e flexíveis.

Parte superior da bota de trekking (cabedal)

Na hora de escolher o tipo de tecido da sua bota, existem opções completamente impermeáveis, sem impermeabilidade ou respiração, e impermeáveis com respiração.

Nós particularmente achamos essa última a ideal para a maior parte das ocasiões. Combinadas com meias adequadas pra cada situação, você pode ir dos climas mais quentes para os mais frios sem ter problemas com a umidade do lado de fora ou a interna, da sua transpiração.

Elas possuem tecnologias de respiração (pode ser Gore-Tex, Dry-Tech, Novadry, Sympatex…) com microporos que permitem que as partículas de suor saiam da bota, porém são pequenos demais para que a água do lado de fora do calçado consiga entrar.

melhores botas de trilha Trilha do Rio do Boi, Praia Grande sc
Para trilhas molhadas como a Trilha do Rio do Boi, o ideal é uma bota respirável.

Impermeabilidade

Grande parte das botas trekking são semi permeáveis, com proteção moderada para chuva. Contudo, se você está disposto a fazer trilhas mais radicais na chuva e lama ou cruzando rios, é fundamental que sua bota seja impermeável.

Algumas botas  são fabricadas com couro hidrofugado (significa que o material passou por um processo que inseriu óleos graxos na fibra). Assim, a estrutura das moléculas é alterada, tornando o produto resistente à água.


Quais as melhores marcas de botas de trilha?

Para falar um pouco sobre as melhores marcas de botas de trilha, colhemos informações com todos os nossos amigos do ramo para entender, principalmente, quais os prós e contras dos modelos que eles utilizam e o que eles poderiam indicar para nossos leitores. Vamos então as melhores botas para trilha feminina e masculina:

01. Timberland

A Timberland é uma marca bem conhecida dentro do mundo das botas de trilha, porém depois de bastante pesquisa, vimos que existem bem mais críticas do que elogios aos seus modelos.

Dentre os pontos positivos, podemos citar o conforto e o solado com boa aderência. A tecnologia utilizada é a B.S.F.P. (breque, suporte, flexibilidade e propulsão), uma tecnologia própria alternativa ao Vibram. Em contrapartida, sua impermeabilidade deixa a desejar. Após poucas usadas, dizem que a bota já passa a encharcar com qualquer chuvinha.

Ou seja, embora as botas da Timberland não são muito técnicas, podem ser interessantes pelo preço acessível.

02. Quechua

Uma das marcas mais buscadas por praticantes de esportes outdoors, a Quechua chama a atenção pelo preço acessível. Marca exclusiva da Decathlon, ela tem como principal objetivo fornecer artigos esportivos com o melhor custo benefício.

E de fato isso acontece! Com modelos a partir de R$270, as botas de trekking Quechua são uma ótima opção. A marca possui modelos para diversos tipos de terrenos.

melhores botas impermeáveis para trilha
É importante estar com bons equipamentos para fazer longas trilhas!

03. The North Face

A The North Face oferece aos amantes de aventuras, um vasto catálogo de equipamentos como mochilas, barracas, vestuários e uma ótima linha de botas de trekking para todos os tipos de climas e terrenos. Se você pretende fazer um bom investimento a longo prazo, esta é uma das melhores botas de trilha.

Aqui vão as considerações do meu marido após experimentar um dos modelos da marca. Segundo ele, os pontos positivos foram:

  • bom sistema de transpiração;
  • solado bom, arredondado no calcanhar, bem abrasivo e, portanto, escorrega menos que outras botas de trekking;
  • uma boa entressola, que ajuda a não sentir o terreno e distribui o peso por toda a sola na pisada.

Agora, se você quer saber os preços das botas de trilha North Face, elas estão a partir de R$1.390 no site oficial.

nascer do sol na pedra do telégrafo
Roupas confortáveis são essenciais para uma trilha! Foto: @gaiavani

04. Columbia (nossa escolha!)

A Columbia é uma das marcas com as botas de trekking com melhor custo x benefício do mercado. Ela não utiliza solados Vibram, mas tem sua própria tecnologia, chamada de Omni-Grip Traction Technology. Aliás, podemos dizer que testamos e aprovamos, viu?

Essa tecnologia garante uma barreira contra água e o vento através de uma costura interna selada. Além disso, os produtos com selo Omni-Tech garantem a transpiração e respiração do seu pé durante toda a caminhada, deixando os seus pés confortáveis.

As botas da Columbia são incrivelmente técnicas, com todos os detalhes pensados e desenvolvidos para que você tenha uma caminhada confortável, com absorção de impacto em qualquer superfície e retorno de energia da pisada.


Dica: compramos as nossas pelo site da própria marca e achamos ótima a experiência de compra! O frete grátis e o parcelamento em 10x ajudaram neste quesito! Comprando através deste link você garante 10% de desconto.


bota trekking columbia
Que tal presentear uma pessoa especial com uma bota pra vida inteira?

05. Salomon

Esse com certeza é um dos melhores investimentos que você poderia fazer para as suas trilhas. Mas, por ser um investimento alto, aconselhamos que você pese antes a sua necessidade de uma bota dessas. Caso você seja um trilheiro de plantão, com certeza vale a pena!

As botas Salomon são sinônimos de conforto e qualidade e as críticas costumam ser pontuais em um ou outro modelo, como por exemplo, problemas na impermeabilização ou respiração, cadarços que desamarram com facilidade ou arrebentam, mas nada que seja muito relevante na hora de decidir qual comprar.

Certamente, uma das melhores marcas de botas para trilha.

06. Vento

A Vento é uma marca nacional cuja principal crítica que temos a fazer é que seus preços se comparam a marcas importadas. Suas botas variam de R$399 a R$1598.

Os solados possuem boa aderência e funcionam bem em terrenos com alto grau de inclinação, pedras, terra, barro, grama, areia e travessia de rios. Além disso, sua impermeabilidade é bem avaliada.


Melhores botas de trilha femininas

Agora que você já sabe como escolher a bota perfeita para você, vamos te mostrar as melhores botas de trilha femininas. Veja só:

01. Forclaz: Bota Feminina de trekking TREK100

Dentre as melhores botas de trilha 2024, encontra-se a TREK100 (R$699) e que já vem praticamente pronta pra uso e nem precisa ser amaciada. O solado é aderente e flexível, como se espera de uma bota de trekking.

Por ser uma bota de cano médio, é uma excelente opção para trilheiros iniciantes que precisam de firmeza na pisada, principalmente em terrenos irregulares, onde a região do tornozelo pode precisar de um suporte.

melhores botas trilha forclaz trek 100
Forclaz Trek 100. Foto: Decathlon

02. Columbia: Newton Ridge Plus Waterproof (nossa escolha!)

O modelo Newton Ridge Plus Waterproof (R$989) é uma excelente opção de bota de trekking feminina. Essa opção tem um preço legal se você considerar todos os seus benefícios, principalmente por ser uma das melhores botas para trilha impermeável.

Ela possui excelente estabilidade e conforto, além de ter boa aderência em terrenos pedregosos, graças a tecnologia exclusiva Omni-Grip.

Como todo calçado de couro, precisamos usar a bota com certa frequência até que ela ficasse macia. Depois de alguns usos, pudemos constatar que o conforto proporcionado por ela realmente é um ponto positivo desse modelo!

botas trekking
Em uma das trilhas de Florianópolis. Foto: @gaiavani

03. The North Face: Bota Vectiv Exploris Mid Futurelight

A Bota The North Face Feminina Vectiv Exploris Futurelight (R$1.990) é uma das mais técnicas botas de trilha feminina do mercado. Ela foi desenvolvida para te dar tração e estabilidade durante o seu caminhar pelos terrenos mais adversos nas montanhas. Além disso, possui propriedade impermeável e respirável.

Essa bota é aquele tipo de investimento que irá te acompanhar por longos anos e longas trilhas. Além de um suporte adicional no tornozelo, ela tem largura para acomodar várias formas de pés, o que proporciona um conforto muito maior ao fazer uma trilha. Não é à toa que é uma das melhores botas de trilha 2024!

melhores botas trilha
Foto: NorthFace

04. Salomon: Quest Element GTX

Robusta e confortável, a bota de trekking feminina Salomon Quest Element GTX (R$1.499) é outro bom modelo da marca e responde bem a horas e mais horas de caminhada nos terrenos mais adversos. 

melhores botas trilha
Esse investimento vale para as trilheiras de plantão! Foto: Decathlon

A Raquel, do Vamos Pra Onde, tem uma bota Salomon e adora a marca! Ela me contou que a bota é bem bruta, aguenta qualquer parada, então ela geralmente usa mais para trilhas longas e mais puxadas. O que ela citou como ponto negativo foi o cadarço que desamarra com muita facilidade.

05. Skechers Trego Rocky Mountain

Recentemente testamos essa bota (R$875) da Skechers no Deserto do Atacama e ela é super macia, resistente e calça bem. O único ponto negativo é que ela é um pouco dura no calcanhar. Achamos boa para trilhas curtas porque aquece os pés (para uma viagem como o Atacama foi uma boa escolha), mas não recomendamos para trilhas longas e pesadas.

Tem um ótimo custo benefício e é bem bonita! Então achamos que valeu o investimento, que foi específico para a viagem do Atacama.

melhores botas trilha
Minha bota de trekking da Sketchers foi ótima para essa viagem! Foto: @nandahudson

Melhores botas de trilha masculinas

Agora, claro que não poderíamos deixar de mostrar as melhores botas de trekking masculinas. Confira os modelos que nós recomendamos abaixo.

06. Forclaz: Crosscontact MT 100

A Forclaz Crosscontact MT 100 (R$799) garante conforto e maciez na pisada, sem precisar ser amaciada. É uma bota em couro, com características impermeabilizantes, podendo ser usada em trilhas com trechos molhados, como cachoeiras.

Além de serem duráveis e muito confortáveis, possuem ótima aderência em diferentes tipos de superfície. O preço também é outro grande atrativo: se você é um trilheiro iniciante, poderá investir nessa como uma bota de entrada nesse universo.

quais as melhores marcas de botas de trilha
Foto: Decathlon

07. Columbia: Newton Ridge Plus II Waterproof 

Já na Columbia, nossa recomendação fica por conta do Newton Ridge Plus II Waterproof (R$989) equivalente ao modelo feminino que listamos acima. Nós testamos e aprovamos: essa é mesmo uma das melhores botas de trilha 2024.

Além de todas as características que já mencionamos anteriormente, como a tecnologia exclusiva Omni-Tech desenvolvida pela marca, a Columbia pensou em mais um detalhe importante que não podemos deixar de mencionar: o peso da bota.

Toda a estrutura dessa bota de trilha foi pensada para ser leve e confortável, para que seus pés ao mesmo tempo que fiquem protegidos, também estejam propensos a aguentar longas trilhas.


calçado para trilhas
Escolhemos a Bota Columbia Feminina Newton Ridge™ Plus

 

08. The North Face: Vectiv Fastpack Mid Futurelight

Também recomendamos o modelo Vectiv Fastpack Mid Futurelight (R$1.790) equivalente ao modelo mencionado na sessão feminina.

Essa é uma das melhores botas de trilha 2024 disponíveis no mercado. Os solados contam com a tecnologia Vective, o cabedal com propriedade impermeável e respirável e a palmilha com tecnologia OrthoLite X55 que garante uma espuma fofinha e, ao mesmo tempo, elástica, te permitindo reaproveitar energia da sua pisada durante a trilha!

melhor marca bota trilha
Foto: The Northface

09. Salomon: Bota de Trekking Solomon Daintree Mid GTX

O mesmo dito sobre a sua versão feminina, vale para a bota de trekking masculina Salomon Daintree Mid GTX (R$ 1.299). Trata-se de uma bota de trilha bastante confortável, apesar de ter a aparência bem bruta.

Esse é um modelo indicado para trilhas mais longas e puxadas, com alto grau de dificuldade. Também tem tecnologia respirável e impermeável, garantindo proteção e conforto para os seus pés nos terrenos mais adversos.

melhor bota trilha custo beneficio
Foto: Decahtlon

10. Vento: Finisterre Nanox

Apesar de nós, particularmente, não termos tido nenhuma experiência com a marca, ela costuma ser bem recomendada pelo pessoal do meio Outdoor. Tanto o Rafael, do blog Seu Mochilão, quanto a Gisely, do blog A Montanhista, nos recomendaram as botas da marca Vento.

A bota Vento Finisterre Nanox (R$ 839) foi a mais citada como favorita e finaliza nossa lista das melhores botas de trilha 2024. Esse modelo foi inspirado no Caminho de Santigo de Compostela. Segundo nossos colegas, a bota é bruta, mas bem resistente. O solado é bastante aderente à solos úmidos e a bota é impermeável! Ótima opção para trilhas em cachoeiras, por exemplo.

Houveram pontos negativos aqui e ali, como a dificuldade em repor cadarços e a necessidade de amaciar a bota antes do uso. O legal é que esse modelo serve tanto para homens quanto para mulheres e a numeração vai do tamanho 34 ao tamanho 46.


Botas de trekking que não recomendamos

Abaixo, listamos algumas marcas de botas de trekking masculinas e femininas que podem ter preços atraentes, mas que não valem o investimento. Levamos em consideração o conforto que elas oferecem e seu desempenho em trilhas consideradas moderadas a pesadas, além da durabilidade.

01. Caterpillar

Essa é uma marca tradicional de calçados para uso de operários, então é muito resistente. Sua atuação no mercado Outdoor é bem recente, mas seus calçados ainda são considerados pouco técnicos.

Testamos uma bota Caterpillar no Morro Açú, em Petrópolis, que é considerada uma trilha pesada e muito acidentada. Apesar do solado ter demonstrado boa aderência, o quesito conforto deixou a desejar.

como escolher bota de trekking
Estreia das nossas primeiras botas na Chapada dos Veadeiros, em Fevereiro de 2015.

02. Bota de trekking MacBoot

As botas de trekking MacBoot são de qualidade razoável e têm um preço bem acessível em comparação a outras que estão no mercado, variando entre R$ 270 e R$ 399. Apesar dos preços atraentes, o conforto deixa a desejar.

Nós tivemos uma MacBoot por 3 anos e “deu pro gasto”, levando em consideração o valor que estávamos dispostas a investir em nossa primeira compra do tipo.

Contudo, ela era zero acolchoada por dentro. Ou seja, depois de poucas horas de caminhada, os pés e tornozelos já reclamavam. Além disso, os passadores superiores de metal saíram com o uso e eles fizeram falta na hora de proteger o tornozelo.

03. EcoSafety

Essa marca nacional é relativamente nova no mercado e tem preços muito convidativos, em torno de R$ 150. Mas seus produtos não são nada técnicos…

Testamos alguns modelos em uma trilha leve em Petrópolis (RJ) e achamos as botas muito duras, o que acabou incomodando depois de pouco tempo de caminhada.

Elas podem até funcionar como um calçado urbano, mas definitivamente não são calçados para trekking, por isso, não recomendamos.

04. Bota de trekking Snake

Dois amigos praticantes de montanhismo, o Léo e o Leandro, nos disseram que já utilizaram modelos da marca e que ficaram bem insatisfeitos, devido à curta durabilidade das botas. Ambos falaram que o solado descolou e que descosturou na língua. Também reclamaram dos passadores de metal que estouraram em um dos primeiros usos.

Desse modo, a gente não arriscaria. Podendo investir legal em uma bota de trilha, opte por marcas que são muito bem avaliadas. Com o tempo e o uso o investimento se paga =)


Dicas extras para escolher a bota de trekking:

Abaixo algumas dicas especiais que podem te ajudar a escolher a bota de trekking ideal. São informações práticas que nós gostaríamos de ter tido antes de investirmos em nossa primeira bota, quando entramos para esse universo de atividades outdoors.

  • Botas de trekking são mais duras do que calçados comuns. É muito importante que você amacie sua bota antes de colocá-la em uso durante uma expedição, ou seja, use-a algumas vezes no dia a dia.
  • Ao experimentar sua bota, procure uma rampa para subir e descer, assim você vai testar se elas machucam seus dedos ou se o tamanho está certinho.
  • Quando for comprar sua bota de trekking, experimente ao final do dia, pois seu pé estará mais inchado e isso evitará que você compre botas pequenas para seu pé.
  • Durante uma trilha, quando você estiver em um terreno com declive acentuado, lembre-se de apertar bem o cadarço próximo aos dedos, para que seu pé evite de escorregar e machucar.
  • Evite usar meias de algodão que tem a secagem mais lenta, pois elas tem mais chance de te deixar com bolhas nos pés. Procure utilizar meias adequadas para sua atividade.
como escolher a melhor bota de trilha
Escolher a melhor bota para trilha faz diferença numa caminhada maior.

Dúvidas frequentes na hora de escolher as melhores botas de trilha

Com tantas opções no mercado atualmente, qualquer pessoa pode acabar ficando em dúvida na hora de escolher as melhores botas de trilha 2024. Se você ainda precisa de uma ajudinha nisso, nós respondemos a seguir as dúvidas frequentes dos nossos seguidores:

Qual é a melhor marca de bota de trilha?

A Columbia e a Salomon são consideradas as melhores marcas de bota de trilha, mas possuem preço mais elevado. A Decathlon também possui bons modelos, por um preço melhor para quem está começando.

Sapatilha ou bota de trekking: qual escolher?

Você provavelmente já ouviu falar sobre a opção de comprar uma sapatilha de trilha. As sapatilhas são recomendadas para quem for praticar rapel e escalada em algum momento na trilha.

Confeccionadas em couro com neoprene, as sapatilhas se moldam ao seu pé e são bem leves, moles e mais finas. Elas são ótimas porque são impermeáveis e térmicas, ajudando a manter o calor do seu pé nos ambientes mais frios. O solado emborrachado evita que rasgos aconteçam facilmente.

Você deve optar por um modelo de sapatilha quando for praticar algum esporte em que você não terá muita visibilidade de onde irá pisar e, assim, precisa sentir melhor o terreno/pedra onde você dará o próximo passo para ter mais segurança. Porém, por ser um solado mais fino e por ser um tipo de calçado sem reforço para a região do tornozelo, é muito fácil ter dores ao caminhar por terrenos adversos e acabar se machucando.

melhores botas de trilha na cachoeira do roncador
Rapel na Cachoeira do Roncador. Teria coragem?

Opte então por uma bota de trekking caso a sua trilha não tenha nenhuma escalada ou rapel no caminho. E se tiver, leve a sapatilha na mochila e somente na hora do esporte troque os seus calçados. Desse jeito, você garante conforto e segurança em todas os momentos!

Botas de trilha impermeável: qual escolher?

Se você ainda precisa de uma ajudinha na hora de escolher sua bota de trilha impermeável, nós recomendamos as seguintes opções como as melhores botas a prova d’ água:

Botas de trilha leve: qual escolher?

Para quem precisa de ajuda na hora de escolher uma bota de trilha leve, aqui vão as nossas sugestões:

Botas de trilha com bom custo x benefício: qual escolher?

Nós diríamos que as melhores bota de trilha em relação ao custo x benefício são a Newton Ridge Plus II Waterproof, da Columbia e a Trek 100 da Forclaz.

melhores botas de trilha 2024
Um dos melhores modelos de bota para trekking da Columbia

Pronto para escolher quais são as melhores botas de trilha?

Por fim, depois da nossa análise das características das principais botas de trilha disponíveis no mercado brasileiro atualmente, esperamos que esteja se sentindo mais confiante para escolher o modelo ideal para você!


E lembre-se: independente do modelo que você optar (seja cano curto, médio ou longo, seja impermeável ou não), procure sempre fazer uma busca pelas avaliações dos usuários sobre a bota… Ouvir a opinião de pessoas que já testaram é sempre uma forma de ter referências para acertar na escolha, sobretudo quando o investimento é maior!


Você pode gostar de ver também:

Melhores sacos de dormir 2024

Tudo que você precisa saber sobre a trilha do Pico das Agulhas Negras

 Vale do Pati: como é a trilha? Quantos dias? Quanto custa?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

63 respostas

  1. Olá meninas!!
    Gostaria de saber onde a Nanda comprou a bota Caterpillar dela. Dei uma rápida olhada no mercado e só achei venda online, o que me deixa meio insegura pra comprar esse tipo de equipamento.
    Obrigada pelos posts, nos ajudam muito 😉

    1. Oi Amanda! Eu adoro a minha bota, achei uma boa compra!

      Eu comprei quando estive em Foz do Iguaçú. Passei um dia fazendo compras no Paraguai e encontrei essa botinha por um preço bom. Mas eu realmente não sei onde vende… você já procurou nessas lojas de calçados, tipo Centauro?

      Espero que encontre! Beijos!

  2. Super ajudou uma caloura de Arqueologia que precisa URGENTEMENTE de uma bota muito boa e que aguente o pique de subir e descer morros assim como passar um dia todo no campo <3

    1. Oi Vaneza!
      Que demais!!! Usando assim com frequência realmente é super importante ter um equipamento confortável e pronto para qualquer trilha!
      Depois conta qual foi o modelo que você escolheu =)

    1. Oi Luanda! Acho que esse assunto rende um post né? Meias de algodão não são a melhor escolha, pois demoram para secar. Meias de lã costumam ser uma boa pedida. Mas se você for fazer trilhas leves, não precisa se preocupar tanto. Em expedições, cada peça de roupa importa muito e tem que ser planejada com carinho.

      1. olá gaia, obrigada! será algo mais leve mesmo, mas é bom ir me informado para futuras expedições, quem sabe.

    2. Estou me preparando para o caminho de Santiago de Compostela e todos que fizeram me recomendaram as meias de caminhada e anti bolhas da Decathlon.

  3. Olá meninas!! Estou indo passar um tempo no deserto do Atacama, a bota Cat Caterpillar seria uma boa opção para eu levar? Estou perdida nessa escolha, se puderem me ajudar eu seria muito grata! 🙂

    1. Oi Helen!! Primeiramente, aproveite muuuito o Atacama. Ainda não fomos, mas temos uma curiosidade enorme pela região. Não sei se vai dar tempo de incluir nessa viagem, mas já fomos ao Norte da Argentina, em Salta e Jujuy e amamos! Fica a dica para uma próxima: https://www.maladeaventuras.com/2016/06/tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-planejar-uma-roadtrip-pelo-norte-argentino-salta-e-jujuy/

      Sobre a bota, falamos no texto que a Caterpillar não é das mais técnicas. Mas a Nanda tem uma e gosta bastante. Acho que você vai ter uma boa bota em mãos =)

    1. Oi Thiago!
      Eu também passo por isso quando vou comprar algum equipamento novo. É difícil de saber por onde começar né? São tantas marcas, modelos, situações diversas para usar o equipamento… Mas fico feliz em saber que auxiliei um pouquinho suas buscas por informações para a sua nova bota de trekking.
      Que ela te acompanhe em trilhas e expedições ainda mais incríveis!
      Beijos

  4. Comentário com um ano e meio de atraso, passando aqui para falar que as botas da marca hi-tec são ótimas!

  5. Cat é cat. vc pisa na pedra e a pedra que sente …. e não vc ! Caterpillar Alaska … Um monstro ! tenho uma 20 anos… igual Nova.!!! isso é bruto!!! Vejam o celular B15 !!! se o celular resiste a tudo aquilo imagina a bota!

      1. No brasil…. todas são falsas meu caro Lucas … Todas… Só se alguem comprou lá fora e trouxe para o brasil. Fora isso… Falso .. abçs

        1. Oi Júlio, estou buscando bota e aprendendo pois será a primeira mas não entendi seu comentário. Mesmo uma Columbia comprada em loja de roupa esportiva seria falsa?
          E mesmo vendida na loja da Columbia ?
          Obrigada desde já pela atenção!

    1. Oi Julio, também estou vendo para comprar uma bota da Cat, essa que você tem, comprasse a original ou é dessas que tem em alguns sites para vender, me informei com a loja da Cat e me disseram que a original só tem lá ou de fora original para comprar, dai estou em dúvida se pego essas dos sites que visitei….

  6. Olá, eu gostaria de uma indicação, preciso de uma bota pra usar no dia a dia e pescar de vez enqndo, que seja super resistente e um pouco confortável, eu ando muito e meus tênis não duram nada

    1. Oi Lucas, confesso que não sei qual seria a bota mais indicada para essa sua demanda específica. O ideal é que fosse uma bota impermeável, com solado Vibram ou similar.

  7. Olá, gostaria de uma indicação, preciso de uma bota super resistente, impermeável e confortável, quais marcas e modelo me indicam?

    1. Amigo, se queres uma bota com ótimo custo benefício, compre uma da marca Snake sem medo. Ela é espetacular.

  8. Quais marcas usam sola vibram? Você falou do vibram, mas pouco sobre quais marcas ou modelos usam, fiquei bem interessado no vibram.

  9. qualquer cadarço pode permanecer amarrado durante todo o percurso que se deseja, independente da duração, bastando para isso, que se dê uma volta a mais antes da laçada final de aperto. Faço isso ha mais de 20 anos com 100% de sucesso. Acredite!!

  10. Olá, preciso de indicação de uma bota para trabalho, uso diário, ando bastante e as vezes alguns finais de semana trilha. Pensando em adquirir duas, uma normal e outra impermeável, estive pesquisando pelas marcas; Vento, Macboot, Bélica, Airstep e Invictus entre algumas outras também, na opinião e experiência de vocês, qual me indicariam?

    1. Oi Ana! As botas da foto são caterpillar e macboot. São modelos mais antigos, então não teria como te passar um link específico desses modelos. A marca que a gente usa e recomenda atualmente é a Columbia. O custo x benefício é excelente. Dá só uma olhada: http://compre.vc/v2/246e8260408

  11. Artigo legal, porém se rendeu à modinha de chamar a Salomon de uma grande bota.
    Tive uma. Paguei os olhos da cara pq todo mundo dizia ser a melhor do mercado. Ela foi impermeável somente a primeira vez que usei, depois nunca mais. O solado não tinha nenhuma aderência. o tecido em volta da estrutura traseira era de pessima qualidade, começou a se desfazer depois de 1 ano e meio e a estrutura começou a machucar meu pe. O cordão desamarrava toda hora. Pra trilhas curtinhas ela até que dava pro gasto, mas vc não ve nenhum trilheiro de responsa fazer um Everest ou Kilimanjaro de Salomon. Inclusive, levei 7 tombos de sair rolando na descida do Kili com essa bota.
    Aí comprei uma North Face e fui feliz para sempre. Fim! Hahaha

    1. Oi Celise! Muito bom ouvir seu relato sobre as botas Salomon. É uma marca renomada no mercado e conheço pessoas que têm e estão super satisfeitas com a marca. Mas é realmente muito construtivo ouvir sua opinião e saber que ela foi colocada à prova no Kilimanjaro e não passou no teste. Tenho certeza que ajudará outros montanhistas que tiverem procurando botas para trekking. Você teria sugestões de marcas bacanas que sejam encontradas no Brasil?
      Bjs,
      Gaia

  12. Estou procurando uma bota nova porque minha velha companheira Bradok já está precisando de aposentadoria após 6 anos de uso. Seu comentário foi de grande valia.
    Eu pensei em comprar outra Bradok porque adoro a minha desde o primeiro dia, adoraria que entrasse na avaliação também em uma futura atualização.

  13. Gaia boa tarde! Acabei de cair de paraqueda nesse seu blog ou site… amei todos os comentários… Tenho duas motos e sou apaixonado por viagens e aventuras. Mas nunca fui à Praia do Sono. Mas já estive algumas vezes em Paraty e fiquei com vontade de ir pra Trindade. Eu nunca pensei em comprar uma bota de trekking, costumo usar tênis peba mesmo, se molhar eu curto do mesmo jeito….

    1. Oi Rubens! Que bacana saber de suas aventuras pelo estado do Rio. Trindade é um destino e tanto! Recomendo dar uma lida neste artigo: https://www.maladeaventuras.com/o-que-fazer-em-trindade/

      Quanto a sua dúvida em relação à botas/tênis, se você costuma fazer apenas trilhas curtas, acho que o tênis pode resolver. Caso tenha interesse em fazer trilhas mais longas ou queira investir em conforto para a prática dessa atividade, aí sim a bota faz muito sentido!

      Beijos e boas aventuras!

  14. Obrigada por tantas informações. Minha dúvida é quanto ao tamanho, é recomendável comprar um número maior do que o habitual? Obrigada

    1. Oi Josy, eu particularmente não gosto de comprar a bota folgada demais, mas a ideia é que ela não fique tão justa no pé para que você tenha mobilidade na hora de descidas íngremes, por exemplo. Então minha dica é: compre uma do seu número, quando ela chegar na sua casa teste com uma meia grossa e veja se ela vai ficar meio apertando. Se sim, talvez seja uma boa trocar por um número maior.

  15. Olá Gaia vou deixar aqui umas ressalvas de experiência de que comercializa calçados a mais de 3 gerações com mais de 100 anos no mercado, a timberland é uma marca excelente mas depois que a alpargatas parou de fabricá-la e importa-la houve uma queda expressiva na qualidade e no momento sofre com o abandono da marca no Brasil mas provavelmente a experiência que vc conta não é com modelos específicos como citou em poitaras marcas pois eles tem linhas com goretex com preços acessíveis há essa tecnologia além de modelos que utilizam solado vibran também. No caso da carterpilar é diferente eles tem uns dos melhores calçados para trekking do mundo mas sofrem com a falsificação, a marca não tem representantes no Brasil e todos os produtos que encontramos na internet ou lojas com preços que chegam no máximo há 299,90 são falsos, uma bota original da CAT custa em torno de 800 reais e são excelentes tanto em conforto como em durabilidade. Fica a dica aí e meus parabéns pelo post.

    1. Ótimo comentário, muitas falsificações aqui no Brasil. Primeira suspeita é o preço. Compre sempre em lojas reconhecidas

  16. Escolher botas para um passeio no bosque, hiking ou trekking? Trilha com pedras( trepa-pedras), escalaminhada, trilha aberta, barro, com água no trajeto ou terrenos mistos ?
    Trilhas litorâneas, ou seja, que levam a uma praia, com trilha aberta( não tem trecho de mato fechado) e sem trepa-pedras. Recomendo papete ou sandálias de trekking de qualidade, como bull terrier, por exemplo. Protege bem o pé de topadas, boa tração, não escapa do pé e ventilada.
    A grande diferença de uma bota boa e uma ruim é o preço e a tecnologia ( solado vibram, impermeável e respirável principalmente) e a durabilidade, vem da frequência do uso e BOTA DE TRILHA É PARA SER USADO EM TRILHAS e NÃO PARA FICAR NO ARMÁRIO, se não estraga devido a cola usada.
    Mas, todas algum dia chegará ao fim da sua vida e poderá até virar um vaso de planta pendurado ou sobre um toco de madeira num jardim.
    Para quem sua no pé uma bota respirável e uma meia merino ajuda muito. Por isso, discordo que GORE-TEX é só para neve.
    Já tive uma Lowa Renegade Goretex Mid e usei por muito tempo e em várias trilhas como a Salkantay, Torres del Paine a W e vale do Pati. Também tive um da Columbia com Gore-Tex que usei na travessia Terê- Petro, em Atacama, Salar de Uyuni. A Columbia tem o problema da entressola Techlite™ desenvolvida pela Columbia. Deixa muito confortável, porém rasga fácil caso passe a lateral numa raiz ou pedra, por ser parcialmente macio. Aí já era. O que aconteceu comigo no Monte Roraima.
    Hoje uso uma Merrell gore tex de couro. Há muitas marcas de botas de boa qualidade, principalmente no exterior. De marcas desconhecidas por aqui. E as loucas de cara da The North Face nem se fala.
    Veja : https://www.trekkinn.com/montanha/calcado-mulher-botas/3100/s
    https://www.trekkinn.com/montanha/calcado-homem-botas/3096/s
    Nacionais certeza da marcas Vento e snake. Recomendei, mais de um ano, a duas mulheres trilheiras a Snake You Femme e ficaram super satisfeitas, pois tem qualidades de uma boa bota para trilha.
    E sério, quer uma bota bonitinha para usar na trilha. Beleza! mas vai sujar, arranhar e será outra após a trilha. Bem diferente daquela quando tirou da caixa. Afinal, é o destino para qual foi fabricada e pelo que você pagou.
    Realmente esqueça mc boot, west coast, caterpillar, wrangler, timberand, aquelas botas da vitrine das lojas de calçados ao lado de tênis e calçados sociais e também aquelas botas táticas se não quiser bolhas no pé.
    Referência são lojas de artigos outdoor, para escalada, camping e trilhas. Ou seja, especializadas. Mas, pesquisar avaliações ,reviews e ler comentários é de lei antes. O barato sai caro.

    1. Uau!! Obrigada por todas essas informações, Rubens! Muito bom ouvir a sua experiência com algumas das botas e marcas apresentadas aqui.

    2. Olá Rubens!
      Vou fazer fazer trekking no Vale do Pati, qual bota você recomenda para mulher? Tenho visto muitas opiniões, mas sempre divididas e os preços acabam não sendo acessíveis. Procuro bota abaixo de R$400,00.

      1. Bom dia Ana Rita. Snake You Femme pague um pouco mais, mas terá uma com boa qualidade. Aproveite agora o 26/11. Pense também no BOTA FEMININA DE TRILHA IMPERMEÁVEL MH500 da Decathlon ou https://www.decathlon.com.br/bota-de-trilha-feminina-quechua/p e por último as Botas Vento Titã Femme Nanox Impermeável ou Bota Vento Finisterre Femme Nanox Dry Marrom. Apesar de ter botas femininas as UNISSEX dão no mesmo.
        Como percebeu botas de boa qualidade para durar várias trilhas não custam por menos de R$ 400,00
        Bom. Uma trilha longa. Possivelmente molhada com alguns poucos trechos e com certeza usará as botas em outras aventuras. Na minha opinião suas botas tem que ser : Cano médio ou alto para razoável estabilidade, solado vibram para melhor tração e durabilidade, impermeável e confortável.
        E que show! fará o Vale do Pati. Você amará. Não tem muitos obstáculos, quase sem trepa-pedras. É longa em alguns trechos, com lama e riachos.
        Sempre de olho não só na trilha mas também nas margens delas. É sempre provável topar com uma linda serpente. Sugestão : Polaina Perneira Anti Cobra Impermeável Cordura Par Alpamayo
        DICA : Melhor forma de atravessar um riacho com pedras é tirar as botas e atravessar de meias e usando como apoio um bastão de caminhada ou cajado natural. E sempre proteja o cano da bota para não entrar bichos.Use a boca da meia cobrindo a boca da bota. E se puder as pendure longe do solo.
        Essencial : amaciar as botas antes. As use em casa , vá ao supermercado , dê umas voltas no seu bairro. Nunca vá para trilhas com botas zero KM.
        Evite de tirar a bota por trás com a ponta do outro pé. Estraga o solado na parte de trás.
        ALÉM DAS BOTAS COMPRE UM BOM PAR DE BASTÃO DE CAMINHADA ( tem na decathlon) E MEIAS DE LÃ MERINO. Boas lojas de compra : https://www.aventuraria.com.br/ (https://www.aventuraria.com.br/vestuario/calcados-1/botas.html?selecao_genero=452) Alta montanha – lojaam e arcoeflecha.com.br

      2. Ola!! Vou fazer trekking para o monte roraima. Ainda não tenho nenhuma experiência com botas. Qual bota você recomenda para caminho com bastante pedras, subidas e terrenos molhados…
        Agradeço a ajuda.

        1. Oi Jess! Recomendo entrar em contato com seu guia para que ele possa lhe recomendar a melhor bota para o tipo de terreno que irá enfrentar.

        2. Sugestões: Bota Vento Finisterre Nanox
          Bota Snake You Femme
          Bota Snake Fuse Dry Femme
          Bota Snake Frame Light
          Bota Salomon X Ultra 4 MID GTX Feminina
          Bota Salomon Daintree Mid GTX Feminina
          Bota Columbia Crestwood MID WP Feminina.
          Bota The North Face Hedgehog Fastpack II MID WP Feminina
          Bota The North Face Hedgehog MID Futurelight™ Feminina

  17. Eu tenho uma snake que já foi pra re-sola varias vezes… tá indo de novo agora, em 2023. Compre a bota por volta de 1999… não uso muito… mas só o fato de ainda não ter apodrecido, e ainda hoje conseguir mandar ela de volta pra fábrica, e volta como nova, por um terço do preço da bota nova, acho que vale algum crédito, não?

    1. Pois é! Botas de trilha também tem um fim algum dia não só ao usá-las bastante para o fim que foi projetada, mas também se ficar muito tempo sem usá-las. Variando de acordo com a qualidade dos materiais usados refletindo portanto na marca e origem da mesma.

    1. La Sportiva, La Sportiva e Asolo. Importadas e bem caras aqui no Brasil. E meias de lã animal, merino.

  18. Olá amigos trilheiros. Tenho uma bota da Snake e posso garantir que a marca é ótima. Tenho a minha a pelo menos 17 anos e já aguentou pau pra caramba. Com a minha Snake já fiz tinha nos Andes, Serra Catarinense (muitas), Pico Paraná, Pico das Agulhas Negras, várias travessias e trilhas. Nunca descusturou,, nunca descolou a sola e nunca me deixou na mão. Depois de vários anos, agora em julho de 2023 comprei outra da mesma marca e posso afirmar aos amigos que a marca é ótima e com um custo benefício espetacular. Esta minha já surrada de tanto caminhar, a sola já esta meio gasta e vou providenciar uma recolocação de uma boa sola em uma casa especializada. Daí ficarei com duas ótimas botas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *