É na Península de Maraú que está uma das dez praias mais bonitas do Brasil, a maior piscina natural em extensão do Brasil e a terceira maior baía do Brasil em volume d’água. E se você está planejando uma viagem para lá, vem com a gente descobrir as melhores dicas desse paraíso baiano.

Localizada na Costa do Dendê, entre Itacaré e Boipeba, esse destino oferece muitos atrativos naturais belíssimos, entre praias, restingas, recifes de corais, manguezais, cachoeiras, trilhas ecológicas, entre outros. Sem dúvida, é o local ideal para quem procura um grande contato com a natureza, ou apenas descansar em meio a cenários paradisíacos.

Nesse post, vou contar um pouquinho da minha experiência nesse lugar mágico do litoral da Bahia. Teve muita praia, visita às piscinas naturais, trilha ecológica, pôr do sol de tirar o fôlego, restaurantes deliciosos e muitas paisagens incríveis!

Então vem comigo descobrir o que fazer na Península de Maraú, além de dicas importantes para o planejamento da sua viagem, como a melhor forma de se locomover, quantos dias são necessários para explorar bem a região, as melhores pousadas e mais!

banner mapa peninsula de marau


Nesse post você vai ver: ocultar

Praias na Península de Maraú

Sem dúvida, as praias são a principal atração da região. Mas qual a praia mais bonita da Península de Maraú? Descubra a seguir um pouco mais sobre elas, qual a vibe local e ainda veja onde se hospedar nas redondezas das vilas mais procuradas pelos turistas em cada praia.

Barra Grande

Em primeiro lugar, a Praia de Barra Grande é a mais procurada pelos turistas e a que possui a maior e melhor infraestrutura da Península de Maraú. Além disso, em Barra Grande, Bahia, encontra-se o porto da península e provavelmente será sua porta de entrada na região.

O que fazer na Península de Maraú Bahia?
O pôr do sol em Barra Grande é um dos mais incríveis.

A Praia de Barra Grande é voltada para a Baía de Camamu e possui mar super tranquilo, além de temperatura super gostosa. Seus coqueirais completam o visual dessa praia belíssima. Sem dúvida, é uma ótima opção para quem prefere praias mais calmas, principalmente se você viaja com crianças pequenas.

Pousadas em Barra Grande

Gostou de Barra Grande e quer ficar por lá? Anote aí as dicas de hotéis na Península de Maraú nessa praia:

Você pode aproveitar mais sugestões em nosso post sobre as pousadas em Barra Grande, Bahia.

farol barra grande
Não deixe de subir até o farol de Barra Grande, na Bahia! Foto: @nandahudson

Praia de Taipu de Fora

Em seguida, Taipu de Fora, possui como destaque as piscinas naturais. Assim como Barra Grande, a infraestrutura é muito boa, com quiosques e restaurantes ao longo de toda sua extensão. Somado a isso, ela é um ótimo ponto de mergulho por causa justamente de suas piscinas naturais.

Vale destacar também que a praia de Taipu de Fora é mais tranquila do que Barra Grande. Definitivamente, se você procura um refúgio de tranquilidade próximo ao mar, não haverá lugar melhor do que esse.

Pousadas na Praia de Taipu de Fora

Sabia que existem ótimas opções de hospedagem na Península de Maraú em Taipú de Fora? Veja algumas delas:

Praia do Cassange

Em seguida, a Praia do Cassange é mais um ponto de tranquilidade para quem busca o que fazer na Península de Maraú. Ela possui mar calmo e é bem pouco movimentada.

E a Praia do Cassange vem ainda com um plus, a chamada Lagoa do Cassange. Ela fica ao lado da praia e é ótima para praticar esportes aquáticos como caiaque e stand up paddle.

Quem gosta de fazer trilhas vai adorar se hospedar por aqui também. No seu entorno, encontramos a Trilha das Bromélias, que leva até Taipu de Fora. Embora não tenha grande infraestrutura, por aqui você encontra alguns dos melhores hotéis da Península de Maraú.

Lagoa do Cassange na peninsula de marau
A Lagoa do Cassange é uma das atrações da região.

Pousadas na Praia do Cassange

Seguimos com as dicas de pousada na Península de Maraú na Praia do Cassange:

Praia de Algodões

Agora se você é do time que curte praias mais desertas, não deixe de conhecer a Praia de Algodões. Ela conta com uma extensa faixa de areia e piscinas naturais que se formam na maré baixa. E quer saber o melhor de tudo? Essa é uma praia ainda pouco procurada pelos viajantes.

No entanto, a baixa procura resulta em uma infraestrutura mais limitada. Você até encontra barracas por aqui, mas são poucas. Dentre as praias da Península de Maraú, a de Algodões é perfeita para quem procura tranquilidade sem multidão.

Pousadas na Praia de Algodões

Confira onde se hospedar na Praia de Algodões.

fim de tarde na peninsula de maraú
Fim de tarde na Praia de Algodões

O que fazer na Península de Maraú: Barra Grande

Em primeiro lugar, Barra Grande é o vilarejo que concentra a maioria das pousadas da Península de Maraú e dos restaurantes também, além de abrigar o belíssimo Rio Carapitangui. É de lá que saem os principais passeios de barco, tanto de escunas quanto de lanchas, e onde ficam localizadas algumas piscinas naturais ótimas para mergulho.

01. Passeio de lancha pela Baía de Camamu

Um dos passeios mais deliciosos da Península de Maraú é esse passeio de barco pela Baía de Camamu. A Baía é enorme e linda. De água salgada e própria para banho, ela tem diversas ilhas de areia branquinha.

qual a praia mais bonita da Peninsula de Maraú?
Nós fizemos um passeio de lancha privativa e foi ótimo poder customizar o roteiro.

Há dois roteiros clássicos, que podem se transformar em um passeio de um único dia. Eu particularmente acho que fica corrido demais, e este passeio fica melhor dividido em dois dias, mas fica a seu critério:

  • Ilhas Tropicais: passa por um ponto turístico icônico de Barra Grande, a Pedra Furada, e segue viagem por outras ilhas, como a Ilha do Goió (onde dá para encontrar belas conchinhas). O ponto de almoço é o Restaurante na região chamada Sapinho.
  • Cachoeira de Tremembé: depois de 40 minutos navegando baía adentro, você chega na bela Cachoeira de Tremembé. E o ponto alto deste passeio é a entrada da lancha literalmente debaixo da cachoeira. Você não precisa sair da lancha para se refrescar nas águas doces do Rio Maraú, porque a lancha entrará embaixo das águas do rio que desaguam na Baía de Camamu.

02. Fim de tarde no Bar da Rô

Entre as tantas belezas naturais da Península de Maraú, o Rio Carapitangui não pode ficar de fora do seu roteiro. É lá que se encontra o famoso Bar da Rô, super apreciado na hora do pôr do sol.

restaurantes peninsula de maraú
O vinagrete de polvo do bar da Rô é divino!

Com drinks e pratos finos como lagostas, peixes, carnes e risotos, esse é o point do verão dos blogueiros e celebridades, que brindam o pôr do sol no bar da Rô em suas férias.

O visual de lá é realmente incrível e recomendo chegar cedo para garantir uma mesa no deck. Enquanto a comida não chega, dá para alugar uma prancha de SUP ou dar um mergulho nas águas calmas do rio.

03. Pôr do sol na Ponta do Mutá

Perto de Barra Grande, uma caminhadinha pela praia te leva à Ponta do Mutá, no extremo norte da Península. A região possui algumas pousadas, muitos restaurantes e beach clubs para relaxar e beber alguns drinks. Aproveite para ficar até o pôr do sol, que é fantástico por ali!

como ir para a Península de Maraú?
Um dos melhores lugares da Península de Maraú para curtir o fim de tarde é a Ponta do Mutá

Nós escolhemos o Restaurante Sol do Mutá, onde estacionamos o carro e chegamos à praia. Comecei pedindo uma limonada na barraca bem de frente para o mar, e depois entrei para a parte coberta do restaurante na hora de comer.

Além do clima super agradável, vocês PRECISAM experimentar o peixe frito, que é o carro chefe da casa. É um prato lindo, super saboroso e com preço ótimo! O peixe serve 2 pessoas e vem acompanhado de vinagrete e farofa na folha de bananeira. Uma delícia!

Atenção: a cozinha fecha às 17h, então não chegue muito tarde para não perder esse almoço delicioso!

04. Arroz de Polvo no Restaurante da Zene

Você já deve ter percebido que a gastronomia baiana está presente nas dicas de o que fazer na Península de Maraú. E um clássico de Barra Grande é o arroz de polvo no Restaurante da Zene.

Não pude experimentar durante a minha viagem, mas recebi ótimas recomendações de amigos que já visitaram a região e fiquei até chateada por não conseguir encaixar essa oportunidade em meu roteiro.

O restaurante fica próximo do centrinho de Barra Grande e tem outros deliciosos pratos de frutos do mar. Com certeza, eu vou priorizar essa comidinha em minha próxima viagem.

05. Curtir bons drinks no Tulum Beach Club

Localizado na Ponta do Mutá, o Tulum Beach Club é perfeito para curtir bons drinks, além de deliciosos pratos da alta gastronomia baiana com infusão mediterrânea.

É um lugar delicioso para passar o dia e dar um mergulho no mar calmo e quentinho quando você quiser. Mas se estiver buscando o que fazer na Península de Maraú a noite, você pode dar uma passadinha por aqui para curtir uma música.

Península de Maraú hotel
Olha que delícia o visual em frente ao Tulum Beach Club no fim da tarde!

06. Passear pelo Boulevard à noite

Barra Grande possui uma rua que me lembrou muito a Rua das Pedras, em Búzios, com ótimas lojas para garimpar roupas, acessórios e objetos de decoração.

Durante a alta temporada, as ruas do centrinho ficam fechadas apenas para pedestres, o que torna o local ótimo para uma caminhada noturna, parando aqui e ali para comprinhas, ou para tomar um sorvete.

Lembrando que antes das 18h o Boulevard não funciona, então aproveite bastante a praia durante o dia e deixe para conhecer o Boulevard no seu roteiro o que fazer na Península de Maraú à noite.

O que fazer na Península de Maraú: Taipu de Fora

A Praia de Taipu de Fora possui 7 km de extensão, água cristalina e milhares de coqueiros em toda a costa. Nos seus extremos estão localizados os recifes de corais, sendo um lugar super indicado para o mergulho. Além disso, ela possui grandes ondas em determinados locais, o que a torna boa para a prática do surf e do SUP.

Ao longo da costa, você também encontra escolinhas de surf, beach clubs servindo bebidas e pratos regionais, excelentes pousadas na Península de Maraú e algumas casas de veraneio.

Fiquei hospedada nesta praia – considerada uma das praias mais encantadoras da Península de Maraú, Taipu de fora é imperdível. Naturalmente, ela entrou para o nosso ranking com as 10 melhores praias da Bahia. Quanto à pousada escolhida, a Villa Kandui fica bem de frente para a areia e oferece uma estrutura impecável para seus hóspedes.

Agora, veja o que fazer na Península de Maraú em Taipu de Fora:

Península de Maraú Taipú de Fora
Praia de Taipu de Fora na maré seca

07. Passeio de bike na maré baixa

Como vocês podem perceber pela foto, a maré estava bem baixa, pois estava lá durante a época de lua cheia. O que isso significa? Que eu tinha uma grande faixa de areia para caminhadas diárias, além das piscinas naturais durarem mais tempo e, consequentemente, podermos aproveitá-las durante algumas horinhas do dia.

Além das caminhadas, uma ótima alternativa para explorar a região é alugar uma bike elétrica. Essa é uma ótima forma de ir mais longe. Inclusive, dá para ir até Barra Grande pela areia se você tiver disposição!

passeios na peninsula de marau
Passeio de bicicleta em Taipu de Fora na maré baixa

08. Snorkel nas piscinas naturais

O principal passeio na Península de Maraú, além de aproveitar a praia, é uma grande piscina natural, de 1km de extensão por 500m de largura cercada de corais, que fica no canto direito da praia. O que quase ninguém sabe é que no canto esquerdo da praia, há outras piscininhas menores que possuem diversos peixinhos, são ótimas para crianças e ficam bem mais vazias.

A grande questão é que lá não tem onde alugar snorkel, mas você pode levar. Fica a dica: você não pode deixar de conhecer a grande piscina natural, mas caso tenha tempo, visite também essa menor. Dessa forma você conhecerá toda a extensão da praia de Taipu de Fora.

Já nas piscinas naturais principais, você consegue alugar o snorkel por R$20 a hora na barraca do Álvaro, na areia mesmo. Se precisar, pode deixar suas coisas lá também que ninguém mexe. Ali do lado também se alugam pranchas de SUP e o mar é perfeito para a prática do esporte – só tomar cuidado para não esbarrar nos corais!

09. Mergulho noturno

Outra sugestão é, pra mim, um dos melhores passeios na Península de Maraú: o mergulho noturno, feito com cilindro e lanternas. A gente fechou com a Carpe Diem e foi incrível!

E talvez você esteja se perguntando se é viável fazer este mergulho sem experiência e a resposta é sim! Você pode fazer o mergulho de batismo, acompanhado de um guia durante todo o percurso.

O que fazer na Península de Maraú: Praia do Cassange

A região do Cassange é ótima para um passeio de um dia! Com praias, lagoas e mirantes belíssimos, você pode explorá-la a bordo de um quadriciclo ou um carro 4×4, mas nem mesmo tente se embrenhar nas apertadas estradas de areia com um carro comum. A chance de você atolar no meio do nada é alta!

praias peninsula de marau
A Praia e a Lagoa do Cassange vistas de cima! Imagem de drone by @gaiavani

10. Passeio de Quadriciclo pela Trilha das Bromélias

Um dos passeios imperdíveis na Península de Maraú é o de quadriciclo pela Trilha das Bromélias, também chamada de trilha ecológica. Você consegue alugá-los em praticamente qualquer praia, mas há maior oferta em Barra Grande e em Taipu de Fora.

E se você está se perguntando se é preciso ter carteira para dirigir um, a resposta é: não. Você vai receber as instruções e treinar em um terreno vazio por uns minutinhos e estará habilitado para dirigir.

Ao longo do trajeto você vai passar pelas piscinas naturais de Taipu de Fora, pela Lagoa Azul, pela Lagoa do Cassange e pelo Farol de Taipu. E caso você não queira fazer esse passeio de quadriciclo, é possível escolher um dos locais abaixo para visitar. Contudo, lembre-se que não é um caminho para trilhar com qualquer carro.

trilha das bromélias peninsula de maraú
Essas belas e imponentes bromélias são endêmicas da região!

11. Lagoa Azul

A Lagoa Azul ainda não é uma atração tão conhecida na região e talvez você nem ouça falar dela quando estiver por lá. Mas como ela fica no trajeto da Trilha das Bromélias, é legal dar uma paradinha!

Ela costuma estar mais vazia e sossegada. E na alta temporada tem uma cabana que vende alguns itens de comida e bebida.

Há uma parte da lagoa que é própria para banho (a parte mais clara) e uma parte imprópria (mais escura). A areia é bem branquinha e a água calminha. Uma delícia!

12. Farol de Taipu

O Morro do Farol é o ponto mais alto de toda a Península de Maraú. Com o tempo claro, é possível observar toda a extensão das praias, da Ponta do Mutá até Itacaré!

O acesso é por pista de areia, a partir da BR-030, e a subida é a pé. Tudo compensa pelo visual arrebatador das praias!

13. SUP na Lagoa do Cassange

A Lagoa do Cassange é ótima para dar um role de kayak ou stand up paddle, sendo possível alugar o equipamento à margem da lagoa, que também oferece um delicioso banho.

Mas aqui vai uma dica especialmente para as mulheres: evite entrar na água com biquíni branco, pois a água da lagoa pode deixá-lo encardido. Apesar de própria para banho, ela tem uma coloração mais amarelada.

Península de Maraú aeroporto próximo
Literalmente “de boa na lagoa”!

14. Pastel no Bar Lagoa e Mar

Não deixe de provar os deliciosos pastéis no Bar Lagoa e Mar, um dos melhores restaurantes na Península de Maraú. Eu adorei experimentar os sabores inusitados, como o pastel de aratu (um tipo de molusco da região) e o de moqueca de banana. E para acompanhar, nada como um suco geladinho de cajá.

Ah! Foi lá que encontramos prancha de SUP e kayak para alugar.

O que fazer na Península de Maraú: Praia de Algodões

Se tem um paraíso ainda escondido da grande parte dos turistas que chegam à Península de Maraú, certamente é a Praia de Algodões. A longa faixa de areia, o mar transparente e os coqueirais à beira mar somados com a inexistência de turistas, transformam esta praia em um verdadeiro paraíso.


Aliás, se você estiver se perguntando qual a praia mais bonita da Península de Maraú, eu arrisco dizer que é essa! E agora, veja como aproveitar toda essa beleza:

15. Fim de tarde no Tikal Praia Bar

O descolado Tikal é um bar perfeito para curtir em um final de tarde. Eles tem um menu enxuto e delicioso, além de drinks imperdíveis, como o frozen de mel de cacau.

Lagoa do Cassange Península de Maraú
Um drink saboroso e imperdível na Península de Maraú: o Frozen de Mel de Cacau

Além de estarem à beira mar, é possível também tomar banho de rio e, durante o verão, há uma programação interessante, que inclui DJs e bandas ao vivo durante o dia todo.

16. Açaí orgânico no Sítio do Outeiro

Visitar o Sítio do Outeiro quando estiver buscando o que fazer na Península de Maraú com crianças é uma verdadeira experiência em meio a uma agrofloresta. Além do açaí, eles têm outras produções e te levam por um tour sensorial em meio à natureza.

Sítio do Outeiro na Praia de Algodões
O açaí do Sítio do Outeiro é fresquinho e apenas DELICIOSO!

Ao final, você poderá experimentar um delicioso açaí fresquinho. E já aviso logo, é totalmente diferente do que você está acostumado a comer nas casas de suco do Rio de Janeiro.

Vale saber: agende com antecedência sua visita pelo whatsapp 73 9983-5169.

17. Passeio de barco até a Cachoeira de Tremembé

E pra fechar essa lista, eu não poderia deixar de citar mais uma vez o passeio de lancha até a Cachoeira de Tremembé. Entrar com a embarcação dentro da cachoeira é super refrescante! Isso sem falar no caminho até lá, que é belíssimo.

#DicaDaGaia: se você quiser planejar sua viagem para a Península de Maraú de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir nosso mapa personalizado da Península de Maraú.

Reunimos informações como: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis, os melhores restaurantes e beach clubs, as melhores praias e piscinas naturais, trilhas pouco conhecidas pelos turistas, ótimas opções de hotéis e airbnb super bem localizados… É só baixar antes da sua viagem ne acessar quando quiser e onde estiver! Você terá tudo isso na palma da mão!


Roteiro Península de Maraú

Você já sabe o que fazer na Península de Maraú, mas está na dúvida de como montar seu roteiro? Vou tentar ajudá-lo nessa missão com base na minha experiência no destino:

O que fazer na Península de Maraú: 4 dias

Se você tem apenas 4 dias, recomendo conhecer apenas os highlights da região:

  1. Piscinas de Taipu de Fora + por do sol na Ponta do Mutá
  2. Passeio de lancha pela Baía de Camamu
  3. Trilha das Bromélias + Boulevard
  4. Praia de Algodões + Tikal
O que fazer na Península de Maraú
Belo visual do Tikal Gastrobar

O que fazer na Península de Maraú: 7 dias

Este é o tempo que considero mínimo para que você possa conhecer o melhor da região. Então, veja como ficaria um roteiro de o que fazer na Península de Maraú em 7 dias:

  • Dia 01: Tulum Beach Club em Barra Grande ou apenas um dia inteirinho numa praia à sua escolha
  • Dia 02: Piscinas de Taipu de Fora + por do sol na Ponta do Mutá
  • Dia 03: Rio Carapitangui + pôr do sol no Bar da Rô
  • Dia 04: Passeio de lancha pela Baía de Camamu
  • Dia 05: Trilha das Bromélias + Boulevard
  • Dia 06: Praia de Algodões + Tikal
  • Dia 07: Passeio de bike em Taipu de Fora

O que fazer na Península de Maraú: 10 dias – nosso roteiro!

Com 10 dias de viagem, você pode quebrar sua estadia em 2 locais distintos. Foi exatamente o que eu fiz e este esquema funcionou muito bem para mim! Escolhi a Praia de Algodões para a primeira etapa e a Praia de Taipu de Fora para os dias restantes.

A vantagem disso tudo é minimizar o tempo de deslocamento. E como há deliciosas opções de hospedagem na Península de Maraú, você pode experimentar mais de uma.

rio carapitangui barra grande
Bar da Rô e Rio Carapitangui vistos de cima! Imagem de drone by @gaiavani.
  • Dia 01: Curtir seu hotel e descansar
  • Dia 02: Praia de Algodões + Tikal
  • Dia 03: Passeio de lancha pela Baía de Camamu
  • Dia 04: Trilha das Bromélias + Boulevard
  • Dia 05: Curtir seu hotel e descansar
  • Dia 06: Rio Carapitangui + pôr do sol no Bar da Rô
  • Dia 07: Snorkel nas Piscinas de Taipu de Fora + por do sol na Ponta do Mutá
  • Dia 08: Passeio de bike em Taipu de Fora + mergulho noturno
  • Dia 09: Tulum Beach Club em Barra Grande ou apenas um dia inteirinho numa praia à sua escolha
  • Dia 10: Curtir seu hotel e descansar

Dicas de viagem: Península de Maraú

Após essas sugestões de roteiro Península de Maraú, tenho outras dicas bem legais para compartilhar com você. São informações práticas que vão ajudar bastante na hora de organizar a sua viagem pela região.

Onde fica e como chegar na Península de Maraú?

Muita gente desconhece onde fica a Península de Maraú. Então, vamos lá: ela se localiza na Bahia, a 270km de Salvador, em uma região conhecida como Costa do Dendê.

Você pode ir por Salvador, onde se encontra o aeroporto próximo à Península de Maraú, ou por Ilhéus (que fica a 100 km ao sul). Caso já esteja em Itacaré, por exemplo, a distância é mais curta: cerca de 38km indo de offroad pela Costa do Dendê.

De Ilhéus

Eu cheguei por Ilhéus, que fica ao sul da Península de Maraú. Minha escolha foi alugar um carro para que eu pudesse ter flexibilidade para explorar a região e montar o roteiro à minha maneira.

roteiro peninsula de marau
Uma ds belas estradas da Península de Maraú

Vale saber: os últimos 40km são de estrada de terra e o acesso pode ficar complicado em períodos de chuva forte. Por conta das condições deste trecho da BR030, recomenda-se alugar um carro alto, de preferência 4×4. Contudo, vi carrinhos básicos e valentes transitando por lá.

De Salvador

Existe também a opção de voar até Salvador (SSA), um aeroporto maior, com mais voos diários e bilhetes às vezes mais baratos. Mas tenha em mente que esta será uma viagem muito mais longa e cansativa.

A viagem normalmente dura entre 6 e 8 horas, dependendo do tráfego e das condições da estrada. O preço de um transfer fica em pelo menos R$800 o percurso, para até 3 pessoas.

Agora, se você quer ter na palma da sua mão tudo para conhecer toda a Península de Maraú, monte o seu roteiro com o nosso MAPA Península de Maraú, na Bahia!

Reunimos as nossas melhores dicas em um só lugar – algumas delas não estão disponíveis nos artigos do blog! São mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis, os melhores restaurantes e beach clubs, as melhores praias e piscinas naturais, trilhas pouco conhecidas pelos turistas, ótimas opções de hotéis e airbnb super bem localizados.

Você não precisará mais abrir várias abas de pesquisa para anotar as principais dicas para a sua viagem. Por R$49,00, com o nosso Mapa, você terá tudo de forma simples e rápida.

Como se locomover pela Península de Maraú?

O ideal é que você esteja de carro para conhecer o melhor da Península de Maraú. Além de ser mais prático, é provável que o custo total de transporte fique mais barato.

Quantos dias ficar na Península de Maraú?
As praias da Península de Maraú são locais de desova de tartaruga, portanto, é proibido andar de quadriciclo na areia.

Caso você opte por chegar  de transfer, lá dentro da Península de Maraú você terá algumas possibilidades:

  • alugar um quadriciclo que acomoda duas pessoas para longos trajetos (diárias a partir de R$100 em Barra Grande a R$150 em Taipu de Fora).
  • alugar bicicletas elétricas para distâncias curtas. Esta é uma ótima opção para se locomover entre uma praia e outra, por exemplo.
  • pegar um taxi, opção que não é exatamente barata. Para passeios de Barra Grande a Taipu de Fora, por exemplo, o taxi tem preço fixo de R$50. Caso você vá passar o dia inteiro num passeio, você pode negociar um tour com o taxista pelo preço que achar justo.

Melhor época para visitar a Península de Maraú?

Está na dúvida sobre qual a melhor época para ir à Península de Maraú? Na verdade, o clima por lá costuma ser quente e úmido ao longo de todo o ano, com temperatura média de 25ºC. É comum ver as chuvas dançando no horizonte e ocasionalmente passando por onde você está, independentemente da época do ano.

Contudo, o período mais chuvoso é entre março e junho (segundo o Clima Tempo). Apesar de fazer dias de muito sol mesmo nessa época, é comum pegar temporadas bem chuvosas e a água menos clarinha do que o que você espera.


A partir de setembro, o sol volta a brilhar e a primavera é uma excelente época para visitar o local. Preços mais acessíveis, praias desertas e um clima delicioso com dias quentes e ensolarados e noites fresquinhas. Na minha opinião, é a época ideal para ir em casal, em família e com bebês.

piscinas de taipu de fora na peninsula de marau
Que tal um mergulho nessa piscina natural? Foto: @gaiavani

Se você prefere agito, recomendo ir no auge da alta temporada, entre dezembro e fevereiro. Há grandes festas de réveillon na Península de Maraú, os bares ganham programações que incluem DJs internacionais, os restaurantes estão em pleno funcionamento e as lojinhas estão todas abertas.

Durante o restante do ano, muitos comércios fecham as portas e só reabrem quando chega o verão novamente.

Tábua das marés

Após decidir o mês da sua viagem, recomendo checar a Tábua das Marés para escolher a data perfeita possível para a sua viagem. Se você for próximo da lua cheia terá uma experiência muito mais completa, pois é nessa fase que a maré fica mais baixa (seca) e as piscinas de Taipu de Fora ficam verdadeiramente transparentes.

Isso sem falar no espetáculo que é observar a lua nascendo do mar.

E se você nunca ouviu falar nessa tal de Tábua das Marés, ela nada mais é do que um calendário onde são calculadas as fases da lua naquele determinado mês. Para saber mais, recomendo checar o site Taipus.

pedra furada península de maraú
A Pedra Furada é cartão postal da Península de Maraú

Quantos dias na Península de Maraú?

A região da Península de Maraú é tão encantadora que recomendo um mínimo de uma semana para explorá-la. Eu fiquei 10 dias e teria ficado mais 10 para curtir cada pedacinho desse paraíso baiano.

Dicas extras para quem vai viajar para a Península de Maraú

  • A Península de Maraú ainda é um dos poucos lugares que preserva o eco-sistema quase intocado, portanto espera-se dos turistas um cuidado com ele.
  • A estrada no interior da Península até a pousada é de terra (44 km sem pavimentação), que pode ficar muito difícil em dias chuvosos.
  • Não há postos de gasolina com bandeira dentro da Península e você só encontra locais para encher o tanque em Barra Grande e Taipu de Fora.
  • Não existem agências bancárias ou caixas eletrônicos na Península de Maraú e há locais que não aceitam cartões. Por isso, leve um pouco de dinheiro em espécie!
  • O sinal para telefones celulares é limitado e em muitas partes da Península é inexistente. Aparentemente, a única operadora que funciona por lá é a Vivo.
  • A eletricidade em toda a Península de Maraú é de 220V.
passeio-de-lancha-peninsula-de-marau
Passeio de lancha é uma ótima pedida para a Península de Maraú. Foto: @gaiavani

Dúvidas frequentes de quem pesquisa pela Península de Maraú

Está planejando sua viagem para a Península de Maraú e surgiu alguma dúvida? Talvez nós já tenhamos respondido ela aqui na seção a seguir. Eu reuni as perguntas mais frequentes de nossos leitores para responder e ajudar o máximo de pessoas.

Continue sua leitura e descubra o que os viajantes querem saber sobre a Península de Maraú.

Qual é a melhor praia da Península de Maraú?

Taí uma pergunta difícil, pois todas as praias da região possuem um charme especial. No entanto, se eu fosse escolher qual a praia mais bonita da Península de Maraú, eu diria que a Praia de Taipu de Fora e a Praia de Algodões são fortes concorrentes.

Aliás, a Praia de Taipu de Fora já até figurou entre as melhores do Brasil pelo Guia 4 Rodas.

Península de Maraú Bahia
A praia de Taipu de Fora é uma das fortes concorrentes a praia mais bonita na Península de Maraú

Quais são os principais pontos turísticos da Península de Maraú?

Quer saber o que fazer na Península de Maraú, Bahia? Confira os principais atrativos turísticos:

  • Piscinas Naturais de Taipu de Fora
  • Farol de Taipu de Fora
  • Lagoa do Cassange
  • Trilha das Bromélias Gigantes
  • Lagoa Azul

O que fazer na Península de Maraú com chuva?

A verdade é que realmente não há muito o que fazer em Península de Maraú com chuva, que foi nossa realidade durante alguns dias da viagem, mas seguem algumas dicas alternativas:

  • Sentar num bom restaurante e comer uma moqueca baiana bem saborosa;
  • Curtir o seu hotel (ou seja, mais um motivo para caprichar na hora da escolha do hotel!);
  • Escolher algum dos restaurantes da Ponta do Mutá e curtir o visual: a natureza é sempre relaxante.
  • Aproveitar para conhecer novas pessoas e colocar o bate-papo em dia com suas companhias de viagem.

O que fazer na Península de Maraú a noite?

Seguimos com as dicas de o que fazer na Península de Maraú à noite:

  • Passear no centrinho de Barra Grande
  • Jantar em um restaurante legal
  • Curtir um som em um beach club descolado
  • Fazer o mergulho noturno

Quais as melhores pousadas na Península de Maraú?

E finalizamos com a lista das melhores pousadas na Península de Maraú:

Pronto para conhecer a Península de Maraú?

Agora que você já tem em mãos as melhores dicas para uma viagem à Península de Maraú, ficou mais fácil transformar este sonho em realidade, não é mesmo? E se ainda restou qualquer dúvida, deixe um comentário. =)


Leia também:

Pousadas na Península de Maraú: as 10 opções mais charmosas

Roteiro Itacaré: o que fazer em 7 dias + dicas de viagem

Pontos turísticos Bahia: 15 lugares imperdíveis para conhecer na Bahia

Costa das Baleias (Bahia): principais atrativos, roteiro e dicas de viagem


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

19 respostas

  1. Oie!!
    Senti falta de uma informação 🙁
    Quanto tempo durou sua viagem e que vc acha que eh suficiente?
    Outra duvida, vc ficou fixa nesse hotel, Dreamland Bungalows, e todas essas praias q vc ficou visitando..é a pé ou tem que ficar pegando passeio (melhor) ou a pé, barco…etc?

    1. Oi Ju! Foram 2 noites.E acho 2 ou 3 noites seriam suficientes pra conhecer a península.

      Caso queira fazer passeios fora da península, como pra Boipeba, aí indico ficar mais dias e fechar passeios de barco.

      Todos os passeios que fiz na península foram com o aluguel de um quadriciclo. A única coisa que fiz por fora foi uma ida à barra grande com motorista. ele nos levou e nos esperou no restaurante que queríamos ficar pra ver o por do sol e depois retornou com a gente pra taipu de fora, que fica um pouco afastado de barra grande.

      1. Na dúvida sobre a estadia. Onde ficar? Pelo que entendi não dá pra ter uma única base? Tipo ficar em barra grande? Devo trocar de estadia ao longo da viagem?

        1. Oi Taís! Eu particularmente AMEI Algodões. Contudo, vai depender do seu estilo de viagem. Barra Grande tem uma infraestrutura mais desenvolvida, com maior variedade de bares e restaurantes. Já as demais vilas, elas são mais sossegadas. É super viável optar por ficar em apenas uma delas. Tudo vai depender do seu estilo de viagem, quantos dias você tem disponíveis para essa viagem, se você vai estar de carro, se quer um hotel pé na areia…

          Se você tiver 6 dias ou mais, eu sugiro hospedar-se em duas vilas distintas para minimizar deslocamentos. Por isso sugeri isso no post =)

          Beijos e boa viagem!
          Gaia

  2. BARRA GRANDE

    Bucólico paraíso
    Abraçado pelo mar;
    Regado de água doce,
    Respinga água do mar.
    A lei daqui é amar o mar.

    Galgando pela vida,
    Requer repousar.
    Aporte em Barra Grande,
    Nesse exuberante lugar.
    Dê um presente para você,
    Escolha Barra Grande pra visitar.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

    1. Oi Kelly! Eu aluguei um carro e pude percorrer boa parte da Península de Maraú com o carro mesmo. Se você optar por alugar bike ou quadri, você certamente encontrará diversas opções pela vila de Barra Grande ou Taipu de Fora. É só perguntar no seu hotel e reservar lá mesmo. =)

  3. Falou,falou falou,mas na enseada do Campinhos não falou uma vírgula.
    Amiga deixou um dos melhores lugares de fora,da próxima peça pra lhe trazerem,a lagoa azul fica no Campinhos,o rio carampitangui,fica no Campinhos.
    Sem falar no Restaurante de Iolanda que tem uma comida muito boa.

    1. Oi Alerrandra! Muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco e com outros viajantes que pretendem visitar a Península do Maraú. Eu mesma já estou doida para voltar para conhecer outros locais ali da região de Barra Grande, Taipu de Fora, Algodões… Que região maravilhosa desse nosso Brasil!

  4. Oi Gaia, meu nome é Marcus, moro no Rio de Janeiro e tenho ampla experiência de viagens nacionais e internacionais, incluindo para a prática de esportes radicais, Maraú era um dos locais que faltavam na minha lista, e lendo a sua publicação sobre o local já estou fazendo a minha mala de aventuras para essa próxima primavera, venho lhe parabenizar pelas ótimas informações e dicas da viagem, te desejo vida longa, saúde e muitas viagens pela frente !

  5. Bom dia, depois de ler sua publicação fiquei encantada com a Península de Maraú será meu próximo destino. Muito obrigada pelas dicas. Desejo muitas viagens e continua dando mais dicas.

    1. Oi Lu! Puxa, não temos nenhuma empresa específica para indicar. Mas isso será fácil de conseguir no centrinho de Barra Grande, ou mesmo nas demais vilas da Península de Maraú. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *