Quem curte trilhas e expedições sabe bem a dificuldade que é escolher a mochila perfeita. São tantas marcas, modelos, opções de ajustes e características que devem ser levadas em consideração que fica difícil definir qual é a mais adequada para você. Pensando nisso, resolvemos fazer esse post com as melhores mochilas de trekking 2024.

Descubra agora não só como escolher a sua mochila de trekking, mas também quais são as melhores marcas e modelos disponíveis no mercado atualmente.

melhores mochilas de trilha
Saber escolher a melhor mochila para o seu corpo é muito importante.

Melhores mochilas de trekking 2024: TOP 10

Seja a trilha que você vai fazer curta ou longa, a mochila que você irá carregar com certeza fará diferença na sua performance.

Mas como escolher uma mochila de trekking? Separamos, então, dicas incríveis para você não errar ao comprar sua mochila de trilha e ainda temos algumas sugestões de modelos das melhores marcas do mercado. Assim, continue sua leitura para conhecer o nosso top 10 melhores mochilas de trekking 2024.

Femininas: 

01. Mochila Forclaz Trek100 60L – para trilhas longas com preço bom

02. Mochila Forclaz 45 + 10 L MT 900 – entre as melhores mochilas para trilhas com preço bom

02.Mochila Deuter Futura Pro Sl 34l – mochila de ataque feminina

03. Mochila Deuter AirContact X70+15L – para trilhas mais longas

05. Mochila Fjallraven Abisko Hike 35– entre as melhores mochilas cargueiras

Masculinas:

06. Mochila de Trekking Forclaz Trek100 50L – para trilhas longas com preço bom

07. Mochila Trek MT900 Forclaz SYMBIUM 90L +10 – uma das melhores mochilas de ataque masculinas com bom custo benefício

08. Mochila Deuter AirContact 50+10L – para longas expedições e trekking

09. Mochila Columbia Newton Ridge – uma das melhores marcas de mochilas de trekking

10. Mochila Fjallraven Keb 72 – uma das melhores mochilas de ataque para trilhas longas

Agora que você já descobriu as melhores mochilas de trekking 2024, continue a leitura para descobrir como escolher corretamente o a mochila ideal para você e quais são as melhores marcas!


Como escolher uma mochila de trekking?

Uma mochila de trekking, também conhecida como cargueira, é projetada para aguentar o tranco. Essa mochila costuma ser cheia de detalhes que são pensados milimetricamente para que o usuário tenha maior desempenho e conforto durante a caminhada.

Contudo a grande pergunta que você deve estar se fazendo no momento é: qual eu escolho? Veja abaixo nossas principais dicas para te direcionar nesse desafio:

melhores mochilas de trilha
A mochila ideal precisa ser durável e confortável

Tamanho: P, M ou G

Antes de mais nada meça o tamanho das suas costas! Existem, no mercado, mochilas que são ajustáveis e outras que são fabricadas com tamanhos determinados. É importante que a mochila esteja de acordo com o tamanho do seu tronco, para que fique confortável.

Você pode ir em alguma loja especializada em produtos para trilhas e montanhas e medir o tamanho das suas costas. Mesmo que você não compre nessa loja, você já terá suas medidas em mente.

Capacidade / litragem

Isso vai depender do objetivo de cada um. O tamanho deve ser escolhido não só conforme a duração do trekking, mas também pela quantidade de coisas que precisarão ser carregadas.

O ideal é que todo o equipamento caiba dentro da mochila e não precise ser pendurado do lado de fora, visto que poderá atrapalhar a caminhada por ficar agarrando nos galhos e batendo nas pernas.

Abaixo listamos a litragem ideal para cada trekking:

  • Trilha de 1 dia sem acampamento: 20 a 30 litros
  • Trekking de 2 a 3 dias com acampamento: 40 a 60 litros
  • Trekking de 4 a 7 dias com acampamento: 60 a 75 litros
  • Longas Expedições com acampamento: acima de 75 litros
melhores mochilas para trekking
Melhores mochilas para trilha: na travessia do Açú.

Peso

Com certeza quanto mais leve, melhor! É importante pensar que a mochila será usada para guardar todos os objetos necessários, como saco de dormir, isolante térmico, alimentos, kit de primeiros socorros, cantil, lanterna e demais acessórios. Por isso, a mochila vazia deve ser leve. Já basta o peso que os itens da caminhada farão nas suas costas, certo?

Por outro lado, isso não deve excluir o conforto e itens importantíssimos tais como acabamento e resistência da mochila.

Resistência

Para guardar todos os objetos necessários para o trekking, uma mochila impermeável é essencial. Portanto, procure modelos que já vem com uma sacola protetora em caso de chuva. Caso não haja, vale a pena investir em uma para não passar perrengue numa tempestade.

Além disso, dê preferência às mochilas que ofereçam Dry System nas partes em contato com o corpo, para que o suor seja absorvido.

Suspensão/conforto

Sem dúvida, alguns itens são determinantes para o seu conforto ao longo das trilhas. Por isso, verifique:

  • se a alça é acolchoada,
  • se tem apoio para as costas,
  • se possui um sistema de ajuste do torso, que nada mais é do que a alça barrigueira onde você prende uma base na cintura e no peito para dividir o peso.

Reguladores

É importante que seu modelo possua reguladores de altura, de largura e das alças. Uma cargueira sem ajustes dificilmente será confortável. O sistema de regulagem permite que a mochila se adapte perfeitamente ao corpo de qualquer pessoa e isso faz toda a diferença!

melhores mochilas de camping
Melhores mochilas cargueiras: conforto é fundamental

Armação e encosto

A armação é o esqueleto da sua mochila. Ela precisa garantir uma boa postura das costas. Além disso, o encosto precisa ser respirável e permitir conforto às costas, que são a parte do corpo diretamente ligadas à mochila o tempo todo.

Bolsos

Esse é um item indispensável, por isso, quanto mais melhor! Para longas caminhadas, você levará bastante coisa. Por isso fique atento aos bolsos laterais e ao bolso de tampa, pois esses são os bolsos a que você mais terá acesso durante a caminhada. Aliás, alguns modelos permitem que o bolso de tampa seja utilizado como uma mini mochila de ataque. Isso pode ser bastante útil em longas expedições.

Outro item que merece atenção são os bolsos nas barrigueiras. Verifique se nesse bolso cabe seu celular, canivete ou outro item que você queira deixar sempre à mão.

Valor/Custo

Provavelmente uma boa mochila cargueira pode não custar muito barato, mas é muito importante pensar que esse é um investimento que vai durar por pelo menos uns 10 anos. Meu pai, por exemplo, tem a mochila dele há 20 anos e usa ao menos 3 vezes ao ano para fazer trilhas longas, com acampamento em montanha.

Acredite: você passará perrengues se escolher um modelo barato que fique desconfortável. Não só dores nas costas, como também nos ombros são apenas alguns dos que nós podemos citar.

melhores marcas de mochila de trekking
Prateleiras, Parque Nacional do Itatiaia, Julho de 2017.

Quais as melhores marcas de mochila de trekking?

Agora que você já definiu quais são as suas necessidades e está atento aos detalhes listados acima, uma dúvida que surge é: qual é a melhor marca de mochila de trilha?

Para falar um pouco sobre as principais marcas no mercado de mochilas de trekking, colhemos informações com todos os nossos amigos do ramo para entender quais são as melhores, quais são os prós e contras dos modelos que eles utilizam e o que eles poderiam indicar para nossos leitores.

Deuter

As mochilas alemãs da Deuter são bem preparadas para todos os tipos de viagens. O carro chefe dessa marca é a resistência do tecido, devido a matéria prima ser basicamente poliéster e/ou poliamida.

O Mario Nery, do portal Trekking Brasil, nos contou que ele e a esposa tem ao menos 9 mochilas da marca, de diversos tamanhos e para finalidades distintas. Segundo as palavras dele, a marca “nunca deixou na mão, mesmo com bastante peso”. 

Fjallraven

A Fjallraven é uma marca Sueca, recém chegada ao mercado brasileiro, que possui diversas mochilas em diferentes categorias. A mochila Keb 72 Storm, por exemplo, tem design perfeito para liberdade de movimentos e capacidade de 72 litros. Possui 10 bolsos, alças de compressão laterais e compatibilidade com sistema de hidratação, sistema de transporte ajustável, alça de peito, cinto de quadril, tampa superior removível, abertura superior e inferior e capa de chuva.

Outra opção é a Abisko 35, que possui bolso frontal grande com zíper e dois bolsos laterais feitos em tecido com stretch.

Super dica: utilize o cupom de desconto MALADEAVENTURAS para garantir 10% de desconto nas compras do site oficial da Fjallraven Brasil.

The North Face

As mochilas de trekking North Face estão entre as melhores, não só no quesito mochilas, como também no quesito barracas. A maior parte das avaliações da North Face é composta de elogios. Dentre as qualidades das mochilas dessa marca temos conforto, facilidade na hora de carregar, materiais duráveis, bom espaço e bolsos extras. 

Columbia

Ao longo de seus 80 anos de existência, a Columbia conquistou uma sólida reputação como fabricante de roupas e equipamentos para atividades ao ar livre. Dentre os inúmeros produtos, suas mochilas chamam a atenção pelo equilíbrio entre preço e qualidade, o que as torna muito populares tanto para trilhas, quanto para viagens.

Algumas coisas que todas as suas mochilas têm em comum são excelente conforto e durabilidade. Dependendo do modelo, você também terá recursos como: compartimentos organizadores, acolchoamento e alças adicionais.

Dica: Garanta 10% de desconto na sua compra no site oficial da Columbia. É só clicar neste link para garantir seu desconto.

melhores marcas de mochila para trilha e trekking
Bonito. Maio/2021.

Osprey

Essa marca californiana também é conhecida como uma das melhores do mundo e é uma das queridinhas dos norte americanos. As mochilas da Osprey são leves e possuem sistema de ventilação nas costas, além de terem um design legal.

Contudo, um ponto que poderia ser melhorado é a resistência. Além disso, essa marca oferece um ótimo tempo  de garantia sobre os produtos e um atendimento muito bom.

O Edinho, do Blog Sua Casa é o Mundo, disse que depois que experimentou essa marca, ficou difícil de usar qualquer outra. Outra cliente fiel à marca é a Raquel, do blog Vamos Pra Onde.

Forclaz (melhor custo x benefício!)

A Forclaz, marca encontrada nas lojas Decathlon, é uma das marcas mais acessíveis da nossa lista. Ela é considerada uma marca com excelente custo benefício.

Dentre suas qualidades, temos espaço de sobra, regulador de altura de alça, capa de proteção para a chuva, bolsa térmica para cantis, latas, etc; além de barras de apoio para coluna e muito conforto. Entretanto, algumas pessoas afirmam que ela deixa a desejar em casos de trekkings mais pesados.

melhores marcas de mochila cargueira

Trilhas e Rumos

Não só bastante espaço, como também ótima resistência, são algumas das características mais mencionadas pelos aventureiros, em relação às mochilas da brasileira Trilhas e Rumos.

Alguns modelos possuem uma abertura na parte frontal, o que facilita o acesso à coisas que estão mais em baixo. Além de ser confortável, ela tem um custo mais acessível.

Curtlo

As mochilas da Curtlo funcionam muito bem para viagens e trilhas curtas. Ela também é ótima para escaladas. Das mochilas nacionais é, certamente, a que possui design mais legal e é uma das mais resistentes. O Thiago Borges, do Blog Fé no Pé, disse que além da Deuter, ele curte as mochilas da Curtlo para caminhadas mais leves. 

melhores marcas de mochila camping
Parque Nacional de Itatiaia, Julho de 2017.

Vale lembrar que todas as marcas mencionadas oferecem um sistema de reparos e de garantia excelente. Procure a que mais se adeque aos seus interesses no trekking! Abaixo, separamos algumas sugestões de mochilas bem legais.


Quais os melhores modelos de mochila de trekking?

Agora que você já descobriu como escolher a melhor mochila de trekking para você, não deixe de conferir os melhores modelos disponíveis no mercado brasileiro atualmente.

Incluímos nessa seleção vários aspectos tais como as melhores mochilas cargueiras, as melhores mochilas de camping, mochila de trilha impermeável, mochilas de trekking de 30, 40 ou 50 litros, mochila trekking feminina, masculina, etc.

Confira nossa seleção especial após muitos estudos e pesquisas:

Mochilas de trekking femininas

Em primeiro lugar vamos começar mostrando os modelos das melhores mochilas de trekking femininas. Confira a seguir:

  • Forclaz / Decathlon

Além do modelo masculino, a Forclaz apresenta uma versão feminina também com custo x benefício maravilhoso. A Mochila de Trekking Forclaz Trek100 60L  (R$ 712) é super confortável e conta com excelente espaço interno. Ela também contém barrigueira que se ajusta ao corpo e costas com barras de alumínio que limitam o apoio e se tornam respiráveis.

Vale saber que uma de suas desvantagens é que há poucos bolsos externos, o que dificulta a tarefa de organizar os equipamentos e mantimentos.

Esse modelo de mochila de trekking feminina é indicado para longas expedições, já que possui um excelente espaço de armazenamento interno.

mochila trekking
Melhores Mochilas de Trilha: Forclaz Trek 100 60 litros

Outra excelente opção dentre as melhores mochilas para trekking com bom custo benefício é a Mochila Forclaz 45 + 10 L MT 900  , uma mochila ultra leve (1,3kg) contudo robusta.

Possui capa e chapéu removível, e costas ventiladas em tecido de rede para que as costas possam respirar melhor e secar com rapidez. O formato das alças e dos cintos são ajustados à anatomia feminina, permitindo melhor liberdade de movimento.

 

melhores marcas de mochila cargueira
Melhores Mochilas de Trilha: Forclaz 45 + 10 litros
  • Deuter

Para quem está se perguntando “qual é a melhor mochila de ataque?”, nós indicamos duas opções da Deuter:

Sem dúvida a Mochila Futura Pro Sl 34l (R$ 2.000) é perfeita para pequenas viagens ou para levar em suas trilhas tudo o que você precisa! Outra vantagem é que ela possui bolsos laterais externos com fácil acesso e alças anatômicas. Estamos falando, então, de uma opção versátil que também é uma das melhores mochilas não só para camping, como também para o dia a dia.

melhores marcas de mochila de trekking
Melhores Mochilas de Trilha: Deuter Futura Pro

A segunda opção é a Mochila Deuter AirContact X70+15L (R$3.569). Essa é uma mochila para quem pretende fazer um trekking longo e pesado, como a travessia do Monte Roraima.

melhores marcas de mochilas cargueira

O preço pode assustar um pouco, mas a lista de benefícios é realmente incrível: ajuste fácil da barrigueira (mesmo com a mochila pesada), sistema Vari Slide System (que permite regular a altura do costado) e bolso com zíper na barrigueira para objetos de acesso rápido, são apenas alguns de seus recursos.

Além disso, uma mochila de ataque super compacta está inclusa! É como comprar 2 mochilas em 1 só compra!

  • Fjallraven

A Fjallraven Abisko Hike 35 (R$ 1.990) é considerada o que há de melhor em mochila de ataque para um dia, já que o espaço precisa estar otimizado para que você possua um maior desempenho.

Alguns de seus principais benefícios são: regulagem de altura no costado e cinto de quadril ajustável. Além disso, outro ponto positivo é o sistema airmesh, que é constituído por um painel de malha respirável nas costas, garantindo a ventilação do seu corpo.

melhores mochilas cargueiras
Melhores Mochilas de Trilha: Abisko Hike 35

Para garantir 10% OFF, utilize o cupom de desconto MALADEAVENTURAS no site oficial da Fjallraven.


Mochilas de trekking masculinas

Certamente não poderíamos deixar de apresentar as melhores mochilas de trilha masculinas. Assim, confira a seguir nossa lista, com os melhores modelos das melhores marcas:

  • Forclaz / Decathlon

A Forclaz é uma marca que geralmente tem produtos de bastante qualidade com preços bem abaixo de outras marcas do mercado. Sua versão masculina também apresenta custo x benefício maravilhoso. A Mochila de Trekking Forclaz Trek100 50L (R$ 700) pode ser uma ótima opção para quem está começando, especialmente devido ao seu preço. 

Devido a sua capacidade, esse modelo é aconselhado para longas expedições. Além disso, a mochila é bem confortável, mantendo o peso bem distribuído o tempo todo e possui costas com barras de alumínio que se tornam respiráveis. Outro ponto positivo é que ela tem garantia de 10 anos! 

marcas de mochila trekking
Melhores Mochilas de Trilha:Forclaz Trek 100 50 litros

Outro modelo muito bom da Forclaz, é a Mochila Trek MT900 SYMBIUM 90L +10 (R$ 1.235). Essa mochila foi desenvolvida para homens que vão passar alguns dias na montanha.

Ela possui o conceito SYMBIUM que é uma articulação do cinto, permitindo que a mochila acompanhe o movimento de quem a utiliza durante a caminhada e diminuindo o cansaço gerado pelas oscilações. Por ser bem completa e confortável, garante sua boa performance durante o trekking.

melhores marcas de mochila de trekking masculina
Melhores Mochilas de Trilha: Trek MT 900 Forclaz
  • Deuter

A Mochila Deuter AirContact 50+10L (R$ 3.500) é uma das melhores mochilas de trekking de 50 litros para trilhas ou viagens mais longas. Possui sistema Vari Quick, que permite a regulagem da altura do costado proporcionando ajuste super confortável nas costas.

Outro ponto positivo é o fácil ajuste da barrigueira, mesmo com a mochila pesada, através do sistema Vari-Flex o que garante além de mais conforto, liberdade de movimento.

melhores marcas de mochila de trekking masculina
Melhores Mochilas de Trilha: Deuter Aircontact 50 + 10 litros
  • Columbia

A Mochila Columbia Newton Ridge (R$ 1.600) é uma excelente mochila de ataque. Com capacidade de 36 litros, ela é extremamente resistente e possui alças de elevação de carga e costado em EVA 3D para ultra ventilação.

Além de comportar com tranquilidade todos os equipamentos e objetos de trekking, ela ainda tem bolsos externos para te ajudar na organização dos seus pertences. 


melhores marcas de mochila cargueira
Melhores Mochilas de Trilha: Columbia Newton Ridge
  • Fjallraven

A Fjallraven Keb 72 (R$ 2.499) é um modelo excelente para longas expedições e ideal para trekking. Essa é uma mochila confortável e muito funcional. Ela tem um espaço muito bem dividido e com alças anatômicas ajustáveis. Sem falar no desenho do seu costado, que garante total controle da carga e sua alta resistência à abrasão.

mochila de trekking
Melhores Mochilas de Trilha: Fjallraven

No entanto, se você for fazer uma trilha mais curta, a Mochila Abisko 35 (R$ 1.990) é uma excelente mochila de ataque!

Para garantir 10% OFF, utilize o cupom de desconto MALADEAVENTURAS no site oficial da Fjallraven.


Dicas extras: cuidando da sua mochila de trekking

Agora que você já escolheu qual mochila comprar para trilha, é preciso que você saiba cuidar bem dela. Uma ótima dica é mantê-la sempre coberta com a capa de chuva ou outro material protetor, mesmo que não esteja chovendo.

Concorda que é mais fácil (e mais barato) trocar a capa do que ter que comprar outra mochila? Assim, em qualquer caso de danos que venham a ocorrer durante a viagem, esteja atento para reparar.

melhores marcas de mochila trekking feminina
Mesmo as melhores mochilas de trekking precisam de cuidados especiais.

Antes de mais nada, limpe sua mochila sempre que algo for derramado nela. Em caso de rasgos, procure remendar assim que for possível; dessa forma, você evita que ele aumente durante o trajeto e desfaça sua mochila por completo.

Outra dica importante é sempre pegar e usar a mochila pelas duas alças ao mesmo tempo. Por isso, nada de caminhar com a mochila em um ombro só! Evite sobrecarregá-la de um dos lados para não ter rompimentos.


Dúvidas frequentes na hora de escolher uma mochila de trekking

Ainda está com dúvidas para escolher qual é a mochila de trekking 2024 ideal para você? Não se preocupe! Selecionamos as principais dúvidas dos nossos leitores na hora de escolher uma mochila de trekking e vamos responde-las para você.

Qual é o melhor tamanho de mochila para trilha leve?

Se seu objetivo são trilhas de um dia (mais conhecidas como bate-volta), como a trilha carioca Pedra da Gávea ou o Pico das Agulhas Negras, uma mochila de ataque é o que você precisa. Neste caso, você deve pesquisar modelos de 15 a 30 litros. 

Qual é o melhor tamanho de mochila para trekking de 3 a 8 dias?

Por outro lado, se sua necessidade é uma mochila que te acompanhe por trilhas que levam mais de um dia, como a Travessia Petrópolis-Teresópolis, você vai precisar de uma boa mochila cargueira. Prefira modelos de 40 a 90 litros. Assim você poderá carregar mais itens, como roupas, alimentos, saco de dormir, etc.

melhores marcas de mochila cargueira
Uma mochila de trekking impermeável também é importante na hora de fazer uma trilha

Quais são as melhores mochilas cargueiras de 2024?

Como escolher uma mochila cargueira? As mochilas cargueiras são ideais para trilhas pesadas que duram por alguns dias. É importante que elas tenham bastante espaço e boa distribuição do peso, para que você possa ter uma boa performance durante o trekking. Confira as melhores mochilas cargueiras de 2024 a seguir:

Quais são as melhores mochilas de camping 2024?

Vai acampar e pretende fazer trilhas curtas a partir de seu acampamento base? Neste caso, as mochilas de ataque a seguir vão servir muito bem ao propósito:

Mochila de trekking impermeável: qual escolher?

Se você busca uma mochila de trilha impermeável, saiba que alguns modelos contam com capa de chuva removível. Caso você opte por um modelo sem impermeabilidade ou capa de chuva, você pode comprar esse acessório por fora.

Aqui vão duas sugestões de mochilas de trekking impermeável (com capa de chuva inclusa):

Aqui vão duas sugestões de capa de chuva para mochila de trilha com bom custo x benefício:

trilhas-em-petropolis
Fazer uma trilha com equipamento adequado faz toda diferença!

Mochila de trekking Decathlon: vale a pena?

A mochila de trekking Decathlon vale a pena para trilheiros iniciantes. Estamos falando de mochilas confortáveis, desenvolvidas pela equipe de montanhistas da empresa.

A marca ainda possui detalhes pontuais a melhorar e desenvolver em seus equipamentos, mas para aventureiros iniciantes, a mochila de trekking Decathlon vale a pena com certeza!

Mochila de trekking North Face: vale a pena?

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de investir em uma mochila de trekking North Face por conta do seu custo elevado.

Nós recomendamos o investimento em uma mochila de trekking North Face caso você seja um trilheiro profissional. As mochilas da marca possuem um excelente custo x benefício: apesar do valor elevado, elas são bastante técnicas e muito bem elaboradas para garantir o conforto do trilheiro em todos os quesitos.

Para quem está começando, não há necessidade de realizar um investimento desses.


Afinal, qual é a melhor mochila de trekking disponível hoje no mercado?

Depois de analisar as características das principais mochilas disponíveis no mercado brasileiro atualmente, podemos dizer que as opções com melhor custo x benefício são a Trek MT900 Forclaz SYMBIUM 90L +10 e a Trek100, da Forclaz.

Contudo, se você estiver disposto a investir um pouco mais, recomendamos conferir as mochilas Keb Fjallraven Keb 72, da Fjallraven, e a Deuter AirContact 50+10L


Outros links úteis:

Fórum dos Mochileiros

Pesquisa de mochilas realizada pelo Blog Fé no Pé

How to choose BackPacks – REI


Você pode gostar de ver também:

Melhores sacos de dormir 2024: marcas e modelos para você escolher

Tudo que você precisa saber sobre a trilha do Pico das Agulhas Negras

 Vale do Pati: como é a trilha? Quantos dias? Quanto custa?


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

3 respostas

  1. Seu artigo me ajudou muito!
    A linguagem é clara e traz varias informações super importantes que levarei em conta na minha compra.
    Irei fazer um mochilão e escolher o compartimento certo para não ter problemas futuros durante a viagem é de extrema importância.

  2. Olá!
    Parabéns, mt legal o site maladeaventuras, …motiva e dissemina conhecimento p turma, massa!

    Omar A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *