A Cachoeira da Macumba fica entre Itaipava e Teresópolis. É o lugar perfeito para recarregar as energias, dar um mergulho e apreciar uma linda paisagem. Confira abaixo como chegar nesse lugar incrível e algumas dicas importantes.

banner mapa região serrana

Onde fica a Cachoeira da Macumba?

Também conhecida como Poço 13, a cachoeira é um ótimo local para curtir um final de semana de sol. São duas quedas e alguns poços que se transformam em uma paisagem incrível.

cachoeira da macumba
Cachoeira da Macumba

Você já deve imaginar o porquê do nome “macumba”, né? Por ter fácil acesso, muita gente vai até lá fazer “trabalhos e oferendas”, e acabam deixando sujeira no local. É uma pena, porquê tinha tudo para ser um lugar 100% agradável.

Recentemente fizeram uma limpeza por lá, tanto que, quando fui, não vi nenhuma sujeira tão aparente. Espero que as pessoas a mantenham limpa, para que outras possam aproveitar também.

Cachoeira da Macumba
Cachoeira da Macumba, em Itaipava

Como Chegar na Cachoeira da Macumba?

A Cachoeira da Macumba está localizada entre Itaipava e Teresópolis. Siga em direção à serra de Teresópolis e marque 13 kilômetros. A entrada da cachoeira fica em uma curva bem acentuada, no lado direito do sentido itaipava > teresópolis.

Dedo de Deus em Teresópolis
Visual para o Dedo de Deus, em Teresópolis

Ao lado de uma ponte branca há uma entradinha. Seguindo, você chegará em um espaço aberto, onde é comum estacionar o carro. Depois, é só seguir pela trilha que começa ali mesmo no estacionamento e é bem demarcada, sem erro!

Você pode optar por ficar na parte de baixo da cachoeira, onde há alguns poços e quedas menores ou subir mais um pouquinho e apreciar a queda enorme!

Cachoeira da Macumba em Itaipava
Queda d’água na Cachoeira da Macumba

Ah, e para facilitar ainda mais, para você saber como chegar na Cachoeira da Macumba e ter todas os passeios imperdíveis de ecoturismo na palma da sua mão, veja nosso mapa personalizado da Região Serrana do Rio de Janeiro. Além da Cachoeira da Macumba, você vai encontrar os lugares instagramáveis para fazer fotos incríveis, as melhores trilhas e travessias, museus e monumentos históricos além de ótimas opções de hotéis e airbnbs super bem localizados.

É importante saber

  • Por ser uma cachoeira de fácil acesso, em um lugar não muito movimento, é preciso tomar cuidado. O ideal é visita-la nos finais de semana, onde o fluxo de gente costuma ser maior e evitar levar muitos equipamentos como câmera e celular. Já ouvi histórias de assaltos por lá, então é sempre bom ir com um grupo de pessoas e evitar levar coisas de valor.
  • Muito cuidado com tromba d’água! Se estiver chovendo em Teresópolis, tem chances do volume de água aumentar rapidamente, causando a chamada tromba d’água. Sugerimos evitar o local em dias de tempo ruim.
  • Leve o seu lixo! Ajude a preservar a natureza!

#DicaDaNanda: se você quiser planejar sua viagem para a Região Serrana do RJ de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir nosso mapa personalizado da Região Serrana do Rio de Janeiro

Reunimos informações como: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis,o melhor do ecoturismo como as melhores trilhas e travessias, cachoeiras paradisíacas, além de museus e monumentos históricos, rotas, excelentes opções de hotéis, pousadas e Airbnbs super bem localizados. É só baixar antes da sua viagem e acessar quando quiser e onde estiver! Você terá tudo isso na palma da mão por R$49,00!

Onde se hospedar

Está procurando hospedagem para curtir a Serra? Já estivemos em alguns hotéis super legais da região. Abaixo os links para você conferir:

Pousada Les Roches: localizada no Vale do Cuiabá, há 15 minutos da Cachoeira da Macumba, essa pousada charmosa, sofisticada e romântica vai te conquistar.

Pousada Paraíso: é a pousada perfeita para quem quer estar em total contato com a natureza. A piscina de água natural é muito convidativa nos dias quentes.

Hotel Locanda Della Mimosa: uma experiência imperdível com muito conforto e requinte na serra carioca


Se você quiser estender a sua estadia pela serra do Rio de Janeiro, pode gostar de ver nossas dicas de 10 passeios de ecoturismo em Petrópolis.

 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

4 respostas

  1. REALMENTE O LUGAR E LINDO,GOSTARIA DE SABER CHEGANDO EM ARUJA O CAMINHO QUE DEVO FAZER,CASO TENHA UM TELEFONE PARA CONTATO MANDAR NO MEU MAIL. SOU DE POA SP.

    1. Oi Dislainy! O local é aberto a visitação, sem cancela ou seguranças. Então você poderá sim visitar numa segunda ou terça-feira. =)

    2. Funciona sim, apesar de fazer parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, não há controle de acesso. Fica no km 13, ao lado da rodovia entre Petrópolis e Teresópolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *