Um país tão pequeno, mas cheio de surpresas! Se você está programando uma viagem para Israel, para fugir um pouco do roteiro tradicional, sugiro explorar a Costa Mediterrânea! Por lá, você vai encontrar cidades charmosas e com histórias de tirar o fôlego, como Haifa! Veja abaixo um guia completo sobre a cidade e as melhores dicas de o que fazer em Haifa.


Motivos para conhecer Haifa, a terceira maior cidade de Israel

Haifa é dona de paisagens surpreendentes, muita história, cultura e um povo acolhedor. É a terceira maior cidade de Israel. Na cidade é possível ver muitos contrastes: bairros modernos e distritos antigos, igrejas e mesquitas, além de montanha e mar.

Exemplo de tolerância, por lá residem diversas religiões lado a lado – muçulmanos, cristãos, gregos ortodoxos e os Bahá’í, que consideram Haifa o Centro Mundial da fé Bahá’í.

Bahá’í é uma religião monoteísta, criada em 1844 no Irã, hoje em dia com 6 milhões de adeptos ao redor do mundo. Acreditam que todas as religiões vieram da mesma fonte e tem a mesma essência. Outro fato curioso, é que eles expressão a visão deles de perfeição através dos jardins, mostrando também a harmonia entre o ser humano e a natureza.

o que fazer em israel jardim de baha'i
O belíssimo Jardim de Baha’i

Veja também: O que fazer no Mar Morto: 4 passeios imperdíveis


O que fazer em Haifa: principais pontos turísticos para visitar

1. Jardim de Bahá’í

Em apenas algumas horas é possível ter uma visão geral da cidade e ver de perto o incrível Jardim de Bahá’í, um dos principais pontos turísticos que atrai milhares de pessoas por ano, principalmente no verão, quando a cidade fica lotada.

Um dos principais jardins de Bahá’í está em Haifa, mais especificamente no Monte Carmelo, no meio da cidade. O jardim vertical pode ser visto tanto de baixo quanto de cima, ambos proporcionando uma paisagem linda e única! Pra completar, no meio do jardim está a o Mausoléu com o santuário de Báb, o grande profeta da religião Bahá’í, todo feito de ouro!

Como visitar o Jardim de Bahá’í:

O terraço (acesso pela Rua Panorama número 61), a área em volta do Santuário (acesso a partir da Avenida Hazionut) e a praça da entrada (acesso pela Rua Ben Gurion) estão abertos todos os dias entre 9h e 17h. São os melhores lugares para você tirar foto do jardim de todos os ângulos.

jardim de baha 'i em haifa
Detalhes do Jardim de Baha’i

Se você quiser participar de uma visita guiada ao Jardim, poderá acessar www.ganbahai.org.il/eng para consultar o cronograma. A visita só poderá ser feita junto com alguém da religião. Em alguns dias não funciona por causa de feriados.

Lembre-se: vá com os ombros e joelhos cobertos, como forma de respeito à religião.


2. Rua Ben Gurion

Vale a pena andar a pé pela cidade e ir descobrindo cantinhos charmosos, históricos e diferentes. Uma rua bem legal, cheia de lojinhas e restaurantes, é a Colônia Alemã, chamada de Ben Gurion. Ela fica bem abaixo do Jardim de Bahá’í e é puro charme.

Rua Ben Gurion
Rua Ben Gurion enfeitada para o Natal!

Eu recomendo se hospedar na Rua Ben-Gurion! Além de linda e muito bem preservada, é lá onde rola o burburinho da cidade. O mais legal é ver que os israelenses mantiveram o encanto das construções originais fazendo do centro histórico de Haifa um colírio para os olhos.


3. Monastério Stella Maris e Caverna de Elias

Monastério Stella Maris
Monastério Stella Maris

No alto do Monte Carmelo está o Monastério Carmelita de Stella Maris. Na igreja do monastério, com seu estilo barroco, há um caverna que é considerada pela tradição a sepultura do profeta Elias.


4. Porto de Haifa – o maior de Israel

É o maior do país e está entre os três principais, juntamente com o Porto de Asdode e o Porto de Eilat. O Porto de Haifa é um porto natural de águas profundas, que opera durante o ano todo. Ele recebe navios de passageiros e navios de carga. Durante o dia, é aberto a visitação dos turistas. Fique atento se você for de carro: lá não dispõe de estacionamento.

Não chegamos a ir na praia, mas dizem que é ótima para surf e que fica bem movimentada no verão. Fica a dica para quem gosta de esportes aquáticos!


Guia Haifa Israel: dicas para você planejar a sua viagem

Onde fica Haifa

Israel é um pequeno país, com 20.700km², que pode ser comparado ao tamanho do Acre, no Brasil. Apesar de pequeno, a sua geografia é extremamente diversificada, com desertos, montanhas cobertas de neve, praias e até o famoso Mar Morto, o ponto mais baixo da terra.

Localizado na Ásia, faz fronteira com a Jordânia, a Síria, a Palestina, o Líbano e o Egito, e é banhado pelo Mar Morto e também pelo Mar Mediterrâneo.

mapa de haifa
Mapa mostrando a distância entre Haifa e Jerusalém

Haifa está ao norte de Israel localizada na Costa Mediterrânea. Por ser próxima ao litoral, recebe influência do clima mediterrâneo, ou seja, com invernos longos e verões quentes. É considerada a “capital do norte.”


O que fazer em Israel: 15 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro


Melhor época para ir a Haifa

Costuma-se dizer que o clima de Israel é super variado, porém agradável. Principalmente à beira da Costa Mediterrânea. Haifa por estar em uma região litorânea, prevalece o clima quente e seco no verão, e no invernos chove, porém com temperaturas agradáveis. Isso significa que dá para visitar Haifa durante o ano todo!

As estações são opostas ao Brasil – o verão é no meio do ano e o inverno no final. Eu sempre recomendo viajar nas estações intermediárias: outono e primavera. O clima é sempre mais ameno, sem extremos, e assim você poderá aproveitar um pouco de tudo.

No entanto, você deve estar atento aos feriados do país (que são muitos!). Haifa é a cidade da tolerância, mas ainda sim possui alguns feriados de cunho religioso que talvez dificulte os passeios, pois alguns dos pontos de visitação são fechados, ou até para encontrar um guia de turismo para a sua viagem. Dica: evite Natal e ano novo judaico.


Busque Passagens Aéreas Com Antecedência

Compramos nossa passagem para Israel com alguns meses de antecedência. Isso garantiu que encontrássemos uma passagem com um precinho super bacana. Aliás, já falei aqui, mas não custa falar de novo sobre o curso online da Ana Stier. Ela dá as melhores dicas para você comprar passagens aéreas baratas e já ouvi relatos incríveis de quem seguiu os passos dela. Vale a pena conferir!


Como chegar em Haifa, Israel

Para chegar em Haifa, você pode:

  • Pegar um ônibus saindo do Tel Aviv Central Bus Station com destino às cidades da Costa Mediterrânea;
  • Ir de trem, que você pega na Savidor Train Station em Tel Aviv e saltar na estação de Haifa;
  • Apanhar um Sherut, transportes compartilhados saindo do centro de Tel Aviv e de Jerusalém;
  • Alugar um carro e explorar as ótimas estradas de Israel.

Alugando um carro em Israel

Essa é uma maneira muito prática porque te dá muito mais autonomia na hora de viajar e escolher quando e onde você vai primeiro. Sem falar que você não vai ficar se preocupando com qual ônibus ou qual trem pegar e nem pagando absurdos de táxis e transportes privados. Além disso, as estradas de Israel são excelentes e o preço da gasolina não é muito alto.

A nossa recomendação é a RentCars! Essa empresa é ótima para pesquisar preços, pois faz uma compilação de todas as grandes locadoras de carro (Hertz, Avis, Europcar, Sixt…), o que torna sua procura muito mais eficiente.


Faça sua reserva na RentCars através do blog sem custos adicionais. É só clicar aqui!


Onde se hospedar em Haifa, Israel

Em Haifa, as melhores regiões para se hospedar são próximas aos Jardins de Baha’i e o bairro da Colônia Alemã, mais precisamente na Rua Ben-Gurion. Essa região possui uma localização ótima pois te dá acesso aos locais mais visitados da cidade.

A Rua Ben-Gurion oferece hotéis mais caros, como o Templers Boutique Hotel e The Colony Hotel; e mais em conta, como o Al Yakhour Hostel. Já os hotéis queridinhos dos viajantes que ficam bem pertinho dos jardins são o Haifa Bay View Hotel, que tem uma visão incrível dos Jardim de Baha’i enquanto que o Carmella Boutique Hotel, que fica há apenas 2 minutos de lá.

Templers Boutique Hotel
Templers Boutique Hotel, ótima opção de hospedagem em Haifa

Já fechou seu Seguro Viagem Internacional para Israel?

Independentemente do roteiro que você escolher, acho MUITO importante viajar para Israel com um seguro viagem em mãos. Quando fazemos uma viagem internacional, especialmente para um país exótico como Israel, estamos mais propícios a intoxicações alimentares e situações que podem comprometer nosso bem estar.

Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter um seguro viagem garantido!

Costumo utilizar o Assist Trip pelo site Seguros Promo. São empresas que eu confio e, sempre que planejo uma viagem internacional, eu pesquiso nesse site. E ainda tem uma vantagem: um descontinho para nossas leitoras!


Clique aqui para fazer a sua cotação no site da Seguros Promo!
Use o cupom MALADEAVENTURAS para 5% de desconto.


Chip Internacional para Israel

Uma das minhas melhores aquisições pré viagem foi um chip para usar em Israel! Eu comprei pelo site Viaje Conectado, recebi em casa alguns dias antes do meu embarque, fiz a troca ainda no avião e pisei em Israel conectada. Muito prático, né?

A maior das vantagens que encontrei nesse site foi o chip ser de uma operadora local, ou seja, funcionou 100% em todos os cantos do país. E acho que não preciso nem falar sobre como ele foi prático! Mantive a família sempre atualizada, usei o mapa para me localizar diversas vezes, o tripadvisor para encontrar restaurantes, etc. E pra completar, consegui um código de desconto para os leitores do Mala de Aventuras!


 Clique aqui e use o cupom MALADEAVENTURAS para obter 10% OFF.


Vale saber: essa viagem aconteceu à convite do blog Vamos Pra Onde, em uma press trip organizada pelo Ministério do Turismo de Israel


 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

1 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *