Viajar para Manaus deveria estar na lista de prioridade dos viajantes brasileiros – é tão interessante e enriquecedor que você muitas vezes esquece que está no Brasil. Viajar para Manaus é viver experiências únicas, experimentar novos sabores e estar no meio da maior reserva natural do planeta!

Nesse post você vai conferir todas as dicas para planejar a sua viagem para Manaus: onde fica, como chegar, o que fazer, onde se hospedar, e muito mais!


Onde fica?

Manaus é a capital do Amazonas, localizada na região Norte do Brasil. Tem o privilégio de estar no centro da maior floresta tropical do mundo e, por isso, é uma das cidades brasileiras mais visitadas pelos turistas.

manaus
Nicolau, o macaquinho fofo que vive no Juma Amazon Lodge

É uma cidade histórica e portuária que oferece experiências únicas aos seus visitantes, desde sua riquíssima culinária ao contato intenso com a natureza.

Manaus é a sétima cidade mais populosa do Brasil, com cerca de 2,1 milhões de habitantes. Então você pode tirar da sua imaginação que só tem “índio” e “selva” por lá. É uma capital como outra qualquer! Você precisará fazer os passeios se quiser ir até uma tribo indígena, caminhar pela floresta e ver animais.


Como chegar em Manaus

A maneira mais fácil de chegar em Manaus é de avião. O Aeroporto Internacional de Manaus é o terceiro mais movimentado do Brasil, ficando atrás apenas de Guarulhos e Campinas. A partir dessa informação já dá para imaginar que tem ótima estrutura para receber turistas o ano todo!

Compramos a nossa passagem Rio x Manaus com uma escala em Campinas. Foram 45 minutos até Campinas e depois mais 3h40 para chegar em Manaus. Conseguimos comprar as nossas passagens por milhas – o que foi muito bom – mas você pode ficar de olho nas promoções de passagens para conseguir bons preços também.

Se você é fã de viajar de carro pode até ser uma boa opção encarar a viagem até Manaus, mas tenha em mente que as estradas são precárias, já que estamos falando de uma cidade no meio da floresta.

Outro meio muito utilizado por moradores de cidades próximas são os barcos, já que a região é toda cercada por rios.


Quando ir para Manaus

Essa é uma dúvida recorrente dessa região – afinal, é melhor conhecer a Amazônia durante o período da seca ou da cheia dos rios? Eu acredito que a melhor época é quando você pode ir!

A região norte tem o clima quente e úmido, com chuvas durante o ano todo e temperaturas elevadas, variando entre 27 graus e 40 graus. A “estação” é dividida pela seca e cheia do rio: a época da seca do Rio vai de Julho a Novembro e a época da cheia vai de Dezembro até Maio, quando costuma chover mais.

Eu acho que vale a pena visitar Manaus duas vezes, uma na cheia e outra na seca. Isso porquê as paisagens se transformam e você poderá ter experiências diferentes!

Manaus
Estrutura de palafitas do Juma Amazon Lodge. Na época da cheia do rio a água chega lá em cima!

A vantagem da estação da seca é poder aproveitar as praias fluviais que se formam no meio do rio, ver mais animais como jacarés e botos e não se preocupar com os mosquitos (eles quase não aparecem nessa época).

Já a vantagem de ir na estação da cheia é, principalmente, poder navegar por mais áreas do rio, como por exemplo por dentro das florestas de Igapós. O lado ruim é a chuva, mas mesmo nessa época você poderá ter sorte de encontrar dias ensolarados!

O Norberto, guia que nos acompanhou em vários passeios pela Floresta Amazônica, nos disse que eles chamam o período de cheia do rio de “Inverno”, por conta das chuvas. Ele me disse que evitaria viajar para lá entre Dezembro e Fevereiro, pois alguns passeios ficam inviáveis de fazer com a chuva. Fica a dica!

Fomos no meio de novembro e gostamos muito da nossa experiência: vimos bastante animais, vimos as praias fluviais, não sentimos nadinha de mosquito, pegamos apenas um dia de chuva e presenciamos paisagens lindas! Repito: a melhor época é quando você pode ir!


Precisa tomar vacina?

Essa é uma dúvida muito comum – e também foi a minha antes de embarcar.

Pesquisando no Google, não vi nenhum site dizendo ser obrigatório tomar vacinas para visitar Manaus. É recomendado tomar a vacina da febre amarela e como eu já havia tomado, relaxei. Estava com o meu cartão em mãos se precisasse apresentá-lo, mas ninguém me pediu nos aeroportos!

Recomendo que você tome a vacina da Febre Amarela pois é uma região de muita mata. Quanto à Malária, eu optei por não tomar a vacina específica, mas fui consciente de que deveria passar repelente toda hora.


Onde se hospedar em Manaus

Achei que a cidade não oferece tantas opções de hotéis legais, comparando com outras capitais do Brasil. Mas, você encontrará boas opções, de acordo com o seu budget.

O Centro Histórico e a praia de Ponta Negra são as duas regiões mais procuradas pelos turistas para se hospedarem em Manaus. Abaixo listo os hotéis que me hospedei e outros que pesquisei antes de ir, incluindo opções de hotéis de selva.

manaus
Nosso quarto no Juma Amazon Lodge

Centro de Manaus

Eu e meu namorado nos hospedamos no Local Hostel – mas, como não gostamos de dividir quarto, optamos por ficar na suíte com banheiro. É uma ótima opção para casais ou pessoas que não abrem mão de privacidade e que querem se enturmar com a galera, estando em um local bem descolado e com bom preço.


Confira também: Local Hostel: opção descolada e bem localizada em Manaus


O Local Hostel tem uma localização privilegiada, bem pertinho do Teatro Amazonas, onde tem bastante comércio e restaurantes. Outra opção ali por perto é o Hotel Villa Amazônia, que foi reformado há pouco tempo e tem uma piscina linda, super fotogênica. Além da área externa, os quartos parecem ótimos, bem confortáveis.


Ponta Negra

Não tivemos tempo de ir à Ponta Negra, mas conhecemos um casal que havia se hospedado no Tropical Manaus Ecoresort e adorado a experiência. O Ecoresort é perfeito para quem está viajando com a família, principalmente se tiver crianças. A estrutura é ótima, com piscina, restaurantes e lazer. Outro ponto positivo é estar pertinho da praia.


Hotel de Selva

Se você está indo para Manaus, provavelmente quer viver uma experiência na selva, certo? A região oferece também muitos “hotéis de selva”, que ficam há algumas horas do centro da cidade.

Nós escolhemos o Juma Amazon Lodge para viver essa experiência e recomendo muito! Em breve sairá o post completo com todas as dicas, mas por enquanto você pode conferir o vídeo que fizemos clicando aqui.

Outro hotel que parece incrível e que já vi outros amigos blogueiros recomendando, é o Anavilhanas Jungle Lodge. Ele fica em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas, às margens do Rio Negro.

E se você quiser uma opção mais em conta, pode entrar em contato com o pessoal da Iguana Tour. Eles organizam passeios de vários dias para a selva, com hospedagem (mais barata) incluída.

Que tal assistir a nossa experiência nesse hotel de selva incrível?! É só apertar o play:


O que fazer em Manaus

O que não vai faltar na sua viagem é coisa para fazer! No início eu estava um pouco receosa de ficar 5 noites em Manaus, mas no final da viagem achei que foi pouco e queria ficar mais tempo ainda!

Na minha opinião, 3 dias são o suficiente para você conhecer um pouquinho de cada coisa da cidade, mas se você quiser fazer com calma e explorar um pouco mais cada região, sugiro ficar de 5 a 6 dias na cidade.

Abaixo listo os principais passeios que você não pode deixar de fazer em Manaus:


Passeio de barco pelo Rio Amazonas

Esse é aquele clássico passeio turístico que você não espera muita coisa, mas com certeza vai te surpreender! O roteiro do passeio inclui ver o encontro do Rio Negro e Rio Solimões, nadar com o boto, pescaria de pirarucu (peixe famoso da região), visita à uma tribo indígena, almoço em um restaurante flutuante (comida típica maravilhosa) e caminhada em uma floresta de igapós (floresta inundada). É sério, não deixe de fazer esse passeio!

manaus
Com a linda indiazinha Saná durante a visita à Tribo Indígena

Fomos com a empresa Iguana Tour e super recomendamos.


Compras no Mercado Municipal Adolfo Lisboa

Vale a pena separar uma manhã para descobrir novos temperos, novas frutas e novos sabores no mercadão de Manaus. Também é um ótimo lugar para comprar lembrancinhas, mais barato do que as lojinhas de souvenir.


Visita ao Teatro Amazonas

O imponente Teatro Amazonas merece sim a sua visita. Achei interessante fazer a visita guiada, onde o guia vai contando muitas curiosidades e um pouco da história dessa construção de 1881. Dica: a visita guiada é de graça às terças!

Manaus
O lindo Teatro Amazonas

Ver um espetáculo no Teatro Amazonas

É só você pedir a programação na recepção do Teatro. Todo dia há um espetáculo diferente, a maioria de graça!

Bate-volta em Presidente Figueiredo

A gente gostou tanto das cachoeiras de Presidente Figueiredo que fomos 3 dias até lá. Sim! Fizemos bate-volta de Manaus para conhecer as cachoeiras lindas da região. Mas, um dia já é o suficiente para conhecer ao menos 2 cachoeiras.

Indico que você alugue um carro para fazer esse bate-volta, assim, você fica mais livre para ir parando nas cachoeiras que quiser!


Veja aqui o post com 4 cachoeiras imperdíveis em Presidente Figueiredo.


Manaus
Cachoeira Pedra Furada, em Presidente Figueiredo

Visitar o MUSA

Não tivemos tempo para visitar o MUSA – jardim botânico de Manaus, mas acho um passeio muito interessante! A proposta é ver a floresta por um outro ângulo, subindo os 42 degraus até ter uma vista panorâmica da imensidão da floresta amazônica. Além disso, claro, há muitas trilhas e exposições.

A Day do blog Seguindo Viagem tem posts super completos de Manaus. Vale a pena conferir!


Fazer compras no Shopping Manauara

Manaus é uma cidade bem grande, com alguns shoppings! Fomos duas vezes no Shopping Manauara e ficamos surpresos com a estrutura. É enorme, com as melhores lojas! Vale a pena separar uma tarde para fazer umas comprinhas por lá, inclusive souvenir. Encontramos uns quiosques com produtos artesanais bem legais!


Qual tipo de roupa levar para Manaus

Manaus é bem quente durante todo o ano, como falei acima, com temperaturas entre 27 e 40 graus. É um calor diferente, que te deixa “melado”, sabe? Deve ser por conta da umidade do ar, que é alta. Sugiro levar roupas bem leves e confortáveis para poder aguentar bem o calor.

Também é importante ter sempre com você chapéu ou boné, para proteger do sol e um guarda-chuva, já que o tempo é bem instável e pode mudar a qualquer momento.

manaus
Durante uma caminha pela Floresta Amazônica

Se você for para algum hotel de selva ou for fazer passeios no meio da mata, sugiro levar calça de tactel e bota de trekking para evitar mosquitos / bichos. E claro, sempre andar com repelente!

Eu levei só roupas bem leves e confortáveis. Nos dias de caminhada na selva optei por colocar calça, bota de caminhada e uma blusa bem levinha. Usei bastante também a minha mochilinha da Quechua com espaço para colocar a garrafinha de água. É importante se hidratar bastante!

Acredito que se você for se hospedar em algum hotel de selva e precisar de algum equipamento extra para as caminhadas na mata, como caneleira anti-cobra, eles terão para te emprestar.


Como se locomover em Manaus

Uber! Pode ter certeza que o custo x benefício é o melhor para se locomover em Manaus.

Usamos o Uber em Manaus pela primeira vez quando saímos do Aeroporto em direção ao nosso hotel. Foram mais ou menos 25 minutos e pagamos menos do que R$20 reais. O preço é bemm mais barato do que no Rio e achamos o serviço bom, com excessão de um motorista que ficou perdido e nos fez dar uma super volta.

Além do Uber, nos locomovemos bastante de van, já que todos os passeios que fizemos nos buscava no hotel e nos deixava de volta também.

Tivemos a experiência de alugar um carro por um dia, quando fomos sozinhos para Presidente Figueiredo. Contei a experiência nesse post aqui.


Onde comer em Manaus

Ta aí uma coisa que você não pode deixar de fazer quando for a Manaus: comer muito! A região Norte do país oferece sabores maravilhosos – peixes de água doce, frutas exóticas, temperos diferentes…! A culinária típica da Amazônia está em praticamente todos os restaurantes da cidade!

restaurantes-manaus
Prato executivo com Pirarucu

Escrevi um post com dicas de restaurantes e uma lista de comidas típicas que você não pode deixar de experimentar. É só clicar abaixo para conferir!


Onde comer em Manaus (+ dicas de comidas regionais)


Minha opinião: vale a pena viajar para Manaus?

A minha história é a seguinte: meu namorado tinha milhas para vencer e estávamos procurando algum destino no Brasil. Vi que alguns blogs haviam se hospedado no Juma Amazon Lodge e fiquei com muita vontade de conhecer. Ou seja, só decidi ir para Manaus por causa do hotel de selva.

Não estava esperando muito da cidade – ficamos 5 noites em Manaus e eu achei que seria muito tempo. E foi aí que eu me surpreendi!!

manaus
Abraçando uma árvore gigante durante uma caminhada pela floresta amazônica

Tem muita coisa para fazer na região e Manaus é sempre o ponto de partida para os passeios. Além de explorar as cidades vizinhas como Presidente Figueiredo e se hospedar em um hotel de selva para viver a experiência de estar no meio da floresta, vale a pena reservar alguns dias para conhecer a cidade sim, que é meio caótica, cheia de história e nos reserva muitas surpresas.

É uma viagem que eu recomendo pra todos os tipos de viajantes: mochileiros, luxo, casal, amigos, família. Sim, as crianças também vão amar e não tem perigo nenhum! Pode se jogar a vontade – você vai encontrar em Manaus um Brasil diferente. Uma cultura muito rica. Sabores maravilhosos. Você vai estar no meio da maior reserva natural do planeta. A floresta amazônica é a nossa maior riqueza e é nossa obrigação conhecê-la de pertinho <3


Gostou do post?

Não esqueça de reservar o seu hotel clicando nos nossos links! A gente tem uma parceria bem legal com o booking, onde ganhamos uma pequena comissão em cima de cada reserva. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter!

 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

8 respostas

  1. Minha nossa! Conhece mais de Manaus do que eu que moro aqui rsrs. Obrigado por visitar nossa cidade, e volte quando possível (e assim que passar essa pandemia). Uma dica, na próxima viajem até Novo Airão município da região metropolitana que você pode nadar com os botos. Não é longe e é acessível por estrada pavimentada. 🙂

    1. Oi Alexandre! Se a vacina da febre amarela não é obrigatória, não é necessário tomá-la, mas nós recomendamos para todos que planejam uma viagem para Manaus!

  2. Bom dia. Estarei chegando em Manaus amanhã com minha família, tô tão animada pra conhecer e já estou pegando umas dicas aqui.
    Volto depois pra contar como foi ?

  3. Nos amazonenses ficamos felizes com a visita ao nosso estado ,so observando que se faz importante a vacina da covide se o turista for visitar as tribos indígenas que tem pouca resistência as doenças dos brancos. Bjs!

    1. Oi Jovluc! Obrigada pela observação. De fato, é muito importante informar-se sobre as vacinas necessárias antes de visitar o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *