Quer economizar durante suas viagens, planejar seu roteiro com mais facilidade e ter o mundo nas suas mãos? No post de hoje, compartilhamos 20 aplicativos de viagem que a gente já testou e aprovou!

Se você nunca usou nenhum desses aplicativos de viagem, não deixe de instalar e conhecer melhor suas funcionalidades para aproveitar essas tecnologias ao máximo durante seu próximo destino! Tem aplicativo para comprar passagem aérea, que indicam a previsão do tempo, que auxiliam no controle das despesas, mapas, entre outros!

Aplicativos de viagem

Internet ilimitada para viagens internacionais

Antes de falar sobre os aplicativos em si, vamos compartilhar uma dica MARA que testamos, aprovamos e temos certeza que você também vai curtir. Em nossas últimas viagens internacionais (EUA, Canadá, África do Sul e Israel) usamos um chip com internet ilimitada da EasySim4U para viajar e foi muito bom!


Compre aqui o seu chip da EasySim4U. Use o cupom MALADEAVENTURAS10 para 10% de desconto.


Poder falar com a família e mantê-los despreocupados, checar mapas e direções a qualquer hora, pesquisar restaurantes e lojas através dos aplicativos que listamos abaixo fazem toda a diferença na experiência da viagem. Acho que não sei mais viajar de outra forma. Rsrs

A gente fez a compra do chip online e já saímos aqui do Brasil com o celular conectado. Foi simples, rápido e prático. Mas lembre-se de se programar e adquirir seu chip com uns dias de antecedência. Não vá deixar para última hora!

Dica: se você adquirir seu chip através desse link, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o blog ativo! E pode ter certeza que a gente só indica produtos que realmente gostamos e sabemos que podem ajudar outros viajantes.

Confira como foi a nossa experiência na África do Sul e no Canadá.

Aplicativos de viagem para Passagem Aérea

Um dos itens que mais pesa no orçamento de uma viagem é, sem dúvida, a passagem aérea. Isso muitas vezes é determinante para escolhermos um destino, que pode ser de última hora porque surgiu uma boa promoção. Para você ver que isso é real, eu fui à Portugal em 2016 e paguei R$1500 com taxas! Na mesma época, a Nanda foi à Alemanha pelo mesmo preço! As passagens para a Europa custam no mínimo R$2500.

Confira as nossas dicas de aplicativos para te ajudar a economizar na passagem aérea:

  • Melhores Destinos

Este aplicativo irá te ajudar a se manter alerta sobre promoções de passagens aéreas nacionais e internacionais. Você pode selecionar se quer receber todas as notificações de promoções ou se deseja receber alertas somente de voos que partem de aeroportos específicos.

Vale lembrar que ele é gratuito e está disponível para Android e iOS.

  • Passagens Imperdíveis

Com interface bastante simples, o aplicativo envia notificações de passagens em promoção, mas não permite que o usuário escolha por exemplo um aeroporto preferido para ficar de olho. Ele é fácil de usar e permite que todos os usuários também enviem dicas de promoções.

Disponível para Android e iOS.

Adoro receber as notificações de ambos, tanto do Passagens Imperdíveis quanto do Melhores Destinos, pois sempre rolam altas promoções de passagens aéreas e eles avisam em primeira mão para quem tem o alerta ativado no aplicativo.

  • Skyscanner

O Skyscanner é um buscador de ofertas de passagens áreas. Com ele é possível fazer buscas na categoria “mês mais barato”, o que permite que o viajante encontre os melhores preços para curtir cidades turísticas que costumam ser caras.

O segredo de encontrar promoções com o Skyscanner é estar disponível e flexível com suas datas e horários. Por isso, a melhor forma de encontrar promoções com esse aplicativo é fazendo seu planejamento com antecedência da data pretendida para a viagem.

O aplicativo também fornece um gráfico com as datas mais baratas para que você possa viajar no dia que as passagens estão mais em conta.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

  • Kayak

Esse app é queridinho dos que gostam de viajar com conforto e economizar, porque ele tem uma base enorme de hotéis e companhias aéreas para encontrar os melhores preços para a sua viagem!

O usuário também pode criar um alerta de preços, deixando o app programado para avisar sobre promoções específicas.

Além disso, o app é disponível para Android e iOS.

Dica bônus: Não deixe de dar uma olhada no curso online da Ana Stier sobre como comprar passagens aéreas baratas. Dá pra economizar uma boa grana com as aulas dela.

Aplicativos de viagem para previsão do Tempo

Nada pior para uma viagem do que não saber como estará o clima do destino, especialmente na hora de organizar a mala e quais roupas levar para não pagar excesso de bagagem. Por isso, ao programar sua viagem, independente da estação, é sempre bom poder contar com aplicativos de previsão do tempo que são confiáveis e sérios.

  • Yahoo Weather

Além de mostrar o clima do local que você deseja, o Yahoo Weather disponibiliza fotos incríveis do local, associado a um design que facilita a navegação pelas informações relevantes.

Na parte inferior da tela, você obtém detalhes sobre as condições atuais do tempo, como: possíveis precipitações, vento e pressão atmosférica, além de horários de pôr-do-sol e nascer do sol.

A primeira tela sempre irá mostrar o clima da sua localização atual, mas basta clicar no sinal de + para verificar o clima de qualquer cidade.

O aplicativo é gratuito e por isso, não tem nenhum motivo para você não o testar. Disponível para Android e iOS.

  • AccuWeather

Mais uma opção de app para checar o clima no seu destino. Eu não sei você, mas não confio nunca em apenas um aplicativo, gosto de checar ao menos dois.

Já digo de antemão que os que odeiam anúncios acabam se incomodando com a presença deles no app. Porém, ele permite acompanhar não só a temperatura, mas também a sensação térmica. São inúmeros gráficos, mapas, radares de vídeos, além de uma opção para acompanhar a precipitação em tempo real.

Disponível para Android e iOS.

Aplicativos de viagem para Mapas

Este talvez seja o item mais importante dessa lista! Não sei mais viajar sem um mapa no celular, não só para facilitar a minha localização durante o dia, mas também para descobrir alguma loja específica ou farmácia nos arredores de onde estou durante uma viagem.

Com o uso dos apps certos você não precisa mais correr o risco de se perder em uma cidade totalmente desconhecida, confira nossas dicas para evitar esse tipo de situação:

  • Google Maps

O Google Maps é um dos melhores aplicativos para se localizar em qualquer lugar do mundo! Sua principal funcionalidade é a busca de locais. É possível pesquisar pelo endereço exato de um local ou ainda pelo nome de um estabelecimento comercial, praça ou parque. Assim, o aplicativo irá traçar a rota de onde você está para chegar ao local desejado.

Caso estejam disponíveis duas rotas para o mesmo local, o aplicativo informa qual a mais rápida e estipula o tempo de deslocamento nas duas rotas, colocando em vermelho trechos que estão engarrafados.

Uma forma bem interessante de descobrir lugares na região em que você se encontra quando está viajando, é realizando buscas genéricas como “restaurantes” daí o aplicativo irá te mostrar quais estabelecimentos estão mais próximos a você.

Ao traçar a rota entre dois lugares no aplicativo, também é possível ver quais transportes públicos circulam na região, o que ajuda muito a se deslocar durante viagens.

Disponível para Android e iOS.

  • Waze

O Waze é o melhor aplicativo para viagens de carro! Isso porque ele foi desenvolvido para traçar rotas para automóveis.

Os principais benefícios de usar o Waze, além de se localizar com as rotas, é que o app emite alertas de acidente, perigo na via, radares, lembretes de ligar os faróis do carro em estradas e rodovias, evitando multas.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

  • Maps.me

Uma das grandes vantagens do uso desse app é que você pode acessá-los offline. Basta carregar os mapas dos países ou regiões a visitar durante sua viagem antes de partir rumo ao destino ou até mesmo durante a viagem num local com Wi-Fi.

Além disso, uma boa notícia para os sedentários é que antes de traçar uma rota para pedestre, ele calcula inclusive as escadarias e aponta o percurso com menor esforço para que o pedestre possa seguir por ele.

Disponível para Android e iOS.

Aplicativos de viagem para Aventura

Para quem gosta de contato com a natureza e ama explorar novas trilhas, seja a pé ou de bike, existem dois aplicativos de viagem essenciais para você, viajante aventureiro.

  • Wikiloc

O Wikiloc está disponível para Android e iOS e conecta aventureiros a trilhas de todos os tipos! Você pode ver as trilhas mais próximas de você ou planejar uma expedição e conferir trilhas de outros aventureiros.

A tela inicial do aplicativo mostra as trilhas mais próximas de onde você está. Cada uma das trilhas mapeadas apresenta um ícone indicando como ela foi feita: caminhada, moutain bike, carro, dentre outros. Quem registrou a trilha ainda informa qual sua extensão, qual o ganho de elevação, a dificuldade e o tempo para realizá-la. Assim, você consegue se planejar, se vestir adequadamente e curtir ao máximo o percurso escolhido.

Caso você já tenha uma trilha em mente, você pode pesquisar pelo nome da trilha no canto superior da tela. Ao encontrar a trilha desejada você pode clicar no ícone do coração para tornar esta trilha favorita, e assim, acessá-la com mais facilidade.

Ao clicar na trilha escolhida, o ideal é que você role a tela até o final para saber as notas e comentários de outros usuários sobre ela. Assim, você terá como saber se o percurso é confiável e se vale realmente a pena a visita.

O aplicativo também disponibiliza filtros para a escolha das trilhas que mais combinam com o seu estilo, como por exemplo: trilhas circulares que começam e terminam no mesmo local.

No símbolo do mapa você também consegue baixar o mapa da região para uso offline, garantindo que você não irá se perder. E caso queira contribuir com outros aventureiros, você também poderá gravar suas trilhas e deixá-las disponíveis no app.

  • Strava

Esse é o melhor app para quem curte correr, nadar ou pedalar! O Strava pode ser usado durante não só durante viagens, mas também em passeios na sua própria cidade!

Ao se registrar nele, você poderá usar o GPS do seu celular para registrar suas atividades, e ainda utilizá-lo para conhecer pessoas que pedalam na mesma região que você.

Após o treino na bike, na corrida ou na água, você faz o upload do percurso percorrido para o Strava e compara seu desempenho neste percurso com os desempenhos anteriores, e seus amigos também podem acessar as suas informações de treinos e passeios.

Disponível para Android e iOS.

Aplicativos de viagem diversos

  • Pocket Expense

Com este app, você pode gerenciar seus gastos. Assim, você irá conseguir ver onde gasta mais e como economizar durante sua viagem! Eu uso e acho muito bom para ter um controle de gastos diários e, justamente, não extrapolar durante a viagem.

Dentro da tela overview no canto superior direito, existe uma opção onde você consegue extrair relatórios de seus gastos. O aplicativo está disponível para sistema Android e iOS.

  • Monefy

O Monefy é outra opção de app para auxiliar na organização das despesas pessoais. Com ele você controla as despesas de forma muito fácil, no botão verde você acrescenta os valores recebidos e no botão vermelho os valores gastos.

Você poderá organizar seus gastos de acordo com a categoria: comida, casa, carro, transporte, roupa, comunicações, contas, presentes e outros. Classificar os gastos é importante no uso do app porque você poderá ver na tela inicial um gráfico que revela em que categoria você mais gasta.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

  • Flight Radar 24

Esse app é excelente para quem tem um amigo ou familiar que está viajando de avião e nunca se lembra de avisar se chegou bem. Você pode rastrear o percurso do avião e verificar se o voo está ocorrendo como o programado, e qual o horário em que a aeronave pousou.

Disponível para Android e iOS.

  • Yelp

Esse aplicativo é perfeito para quem está em uma cidade desconhecida e precisa encontrar algum tipo de estabelecimento. Isso porque ele localiza através do GPS do seu smartphone restaurantes, postos de gasolina, shoppings, bares, padarias, e qualquer tipo de loja que você precise.

Na tela principal, o app localiza os principais estabelecimentos perto de você, sendo bom também para conhecer novos lugares até mesmo na cidade em que você mora.

Disponível para AndroidiOS e Windows Phone.

  • TripAdvisor

O app do TripAdvisor funciona para planejar sua viagem, e conta com o diferencial de ter uma enorme quantidade de usuários avaliando hospedagens, restaurantes e demais localidades, o que torna a escolha do que conhecer durante sua viagem muito mais fácil.

Assim, você poderá visitar pontos turísticos ou restaurantes bem avaliados e evitar experiências negativas no seu destino.

Uma das melhores funcionalidades do app é o “perto de mim agora”. Com ele, você pode encontrar instantaneamente diversos locais úteis e de lazer na região em que está.

O uso do app é bastante interessante porque as sugestões feitas por ele são baseadas nas avaliações dos outros usuários. Contudo, é importante salientar que nem sempre o que é interessante para os outros, é interessante para você. Já me aconteceu de eu visitar uma atração turística super bem cotada, mas que eu achei péssimo o passeio.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

  • Splitwise

Perfeito para viagens em grupos! Esse aplicativo resolve aquela confusão de quem-paga-o-que e quem-deve-a-quem. A interface é simples e permite que você coloque quanto foi gasto e de quem foi o gasto. No final, o app faz as contas e diz quem está devendo quem.

Disponível para Android e iOS.

  • Google Trips

O Google Trips tem o objetivo de facilitar a organização da sua viagem. É só você pesquisar pela sua cidade-destino e indicar quantos dias você irá ficar por lá. Assim você receberá dicas de restaurantes, pontos turísticos, transporte, segurança, aeroportos e até conversão monetária ou medidas de emergência.

Os pontos a serem visitados na região também aparecem para você no formato de um roteiro com dias e pontos a serem visitados. Tudo pode ser visualizado no mapa e é pensado de forma lógica para que você não precise perder muito tempo se deslocando de um ponto turístico ao outro.

Todos os roteiros são baseados em locais populares na cidade em que você está visitando.

Disponível para Android e iOS.

  • UnitConvert

Desenvolvido para o sistema Android, ele converte diversas medidas que costumam ser diferentes de um país para o outro como: comprimento, peso, volume, temperatura, tempo, velocidade, sapatos, roupa, pressão…

Assim, caso você deseje comprar algo em um país onde a medida é diferente e não esteja conseguindo, basta converter com o app que é gratuito e tornar a compra possível.

  • Google Translate

O Google Translate é ótimo para te tirar do sufoco se você está em um país que não entende nada da língua!

Ao colocar o pé na estrada e percorrer outros países, são diversas ocasiões que nos fazem sair da zona de conforto da nossa própria língua. São expressões, placas, cardápios e demais itens que usam o vocabulário local que talvez sejam difíceis de compreender.

Se você quer fazer um pedido em um restaurante, mas não está compreendendo o cardápio, para ter o texto traduzido basta selecionar o ícone do “world lens” e direcionar a câmera do celular ao cardápio. Simples assim!

Disponível para Android e iOS.

  • Uber / Cabify / Lift

E por último, mas não menos importante, deixo aqui os aplicativos de transporte, como o Uber, o Cabify e o Lift.

É importante verificar se na cidade em que você está o aplicativo funciona, pois o Uber, por exemplo, ainda não chegou em todas as cidades brasileiras. Há também cidades que não permitem nenhum aplicativo deste tipo, como Vancouver, no Canadá.

Num geral, esses aplicativos são uma excelente forma de otimizar sua viagem, para que você tenha sempre um meio de se locomover sem ter muitas preocupações de ficar perdido.

apps de viagem
Aplicativos de viagem: esse artigo foi útil para você? Salve no Pinterest!

Se você planejar sua viagem inteira com o uso dos aplicativos de viagem corretos, poderá economizar nas passagens, evitar levar bagagem demais e pagar pelo excesso, estará bem localizado, poderá otimizar sua ida aos pontos turísticos utilizando as dicas de visitação de acordo com a posição geográfica dos lugares que deseja ir, além de se divertir mais por estar despreocupado.

Portanto, os apps são aliados não só durante o período de programação da sua viagem, evitando que você marque sua ida para a praia no período chuvoso, mas também te ajudará a se locomover durante a sua estadia.

Antes de partir para a sua viagem dos sonhos, utilize os apps testando-os em local conhecido, assim, você terá mais segurança com relação ao uso dessa nova tecnologia que facilitará a sua diversão! Tem outros aplicativos de viagem para indicar? Compartilha aqui nos comentários. Adoramos novas dicas de apps. =)

Fotos do post via Freepik.


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *