GoPro Hero 6: portabilidade com fotos profissionais

Uma boa câmera fotográfica é essencial para que se possa registrar cada detalhe daquela viagem que a gente sonhou tanto em fazer! A GoPro é a queridinha de muitos aventureiros e por isso vamos te ajudar a decidir se ela é a câmera ideal para você e se irá atender às suas necessidades. Também vamos fazer um comparativo para você descobrir se vale a pena comprar a GoPro Hero 6, ou se o modelo anterior, a GoPro Hero 5, já é a câmera que você precisa.

Lembrando é claro, que a GoPro Hero 7 acabou de chegar ao mercado, mas neste artigo iremos focar nos modelos Hero 5 e Hero 6 após testarmos ambas.

Uma câmera fotográfica deve ser escolhida de acordo com a forma como você irá utilizá-la, e não somente por sua ficha técnica, ou preço. Afinal, a sua real necessidade de uso define qual o aparelho mais indicado para registrar suas fotos, então continue lendo para desvendar os detalhes da GoPro Hero 6.

A primeira coisa que você deve saber é que a GoPro é uma action camera, ou seja, ela foi pensada para pessoas que vão utilizá-la em ação. Se você pratica esportes radicais ou gosta da praticidade de ter uma câmera pequena e portátil em mãos, essa pode ser a sua opção de câmera.

Design da GoPro Hero 6

Se colocarmos a GoPro Hero 5 e a GoPro Hero 6 lado a lado, muito possivelmente você não irá perceber qual é qual.

GoPro hero 5
Notem a semelhança entre os modelos da GoPro Hero 5 e Hero 6

Por não ter tido alteração no design externo da câmera, todos os acessórios usados no modelo anterior podem continuar sendo usados na GoPro Hero 6, o que gera economia para os que desejam mudar de câmera, mas já possuíam o modelo anterior da marca.

O modelo Hero 6 também oferece resistência a água sem necessidade de proteção para uma profundidade de até 10 metros, ideal para quem gosta de curtir as férias de verão e não abre mão de boas fotos no mar.

Tela

Na parte traseira da GoPro Hero 6, há uma tela LCD de duas polegadas sensível ao toque. O modelo mais novo teve um upgrade e passou a exibir cores mais vibrantes mesmo em ambientes externos. O touchscreen da tela também está mais sensível, facilitando o uso.

Tela touchscreen da GoPro
Tela traseira da GoPro  

Estabilidade das imagens da GoPro Hero 6

Essa é uma câmera pensada para quem está em movimento! Com estabilizador eletrônico de imagens, o recurso tem 3 eixos e, segundo a empresa, conta com acelerômetro e o giroscópio para gerar imagens mais estáveis mesmo com o movimento de uma foto tirada durante uma caminhada por exemplo.

A funcionalidade promete mapear os seus passos de forma precisa justamente para eliminar os movimentos que possam atrapalhar a estabilidade perfeita da imagem, causando borrões nas fotos.

Quando o movimento é em linha reta, diagonal ou circular, ou seja, um movimento “previsível”, o recurso funciona de forma bastante eficaz.

Como é o processador da GoPro Hero 6?

Um dos grandes diferenciais do modelo novo para a GoPro Hero 5 Black é o processador! O GP1 que é fabricado pela própria GoPro, garante à GoPro Hero 6 praticamente o dobro de desempenho quando o assunto é gravar vídeos.

Você pode esperar pela perfeita combinação entre alta resolução e alta taxa de quadros por segundo, o que garante imagens mais nítidas.

Fotos em RAW

As fotos em RAW acabam consumindo muito mais da bateria da câmera, que também fica relativamente mais lenta, demorando cerca de 5 segundos para salvar a foto.

No entanto, os apaixonados por fotografia sabem que as fotos em RAW apresentam um formato muito mais completo que as fotos em JPEG. Algo que poderá te incomodar na GoPro Hero 6 é que com as fotos em RAW a câmera passa a esquentar um pouco, tornando o uso incômodo.

Bateria

A bateria do novo modelo é igual ao da GoPro Hero 5 Black. Ou seja, ela vem equipada com uma bateria removível de lithium-ion, com 1.220 mAh, 4.40V.

No entanto, com os avanços entre um modelo e outro, o fabricante deveria ter avaliado se de fato manter a mesma bateria seria uma escolha inteligente. Por conta disso, a GoPro Hero 6 leva 1 hora para carregar, e em casos de filmagens de vídeos em alta resolução e uso contínuo, a bateria não dura 60 minutos. Em casos de uso moderado para fazer fotos e alguns vídeos com resolução alternada a bateria dura pouco menos que um dia.

Resumindo, nesse ponto a GoPro Hero 5 Black ganha!

Dica: Durante suas viagens leve sempre um carregador portátil, garanto que ele vai te salvar muitas vezes.

Conexões

A GoPro Hero 6 oferece conexões Bluetooth, USB-C, Micro HDMI, e a grande novidade é a conectividade por Wi-Fi de 5 GHz, assim, você pode transferir com mais facilidade suas fotos para o seu smartphone.

Porém, isso acaba sendo um ponto negativo na GoPro Hero 6, já que para transferir os dados via Wi-Fi há um aumento significativo no uso da bateria. Por isso, a dica é que se você está viajando e pretende passar o dia fotografando, faça as transferências ao final do passeio. Chegando ao hotel você também poderá transferir usando o USB-C, evitando o consumo tão elevado de bateria.

Já um ponto positivo é o aplicativo da GoPro, que fornece uma visão ao vivo do sensor. Muito útil para enquadrar suas fotos quando você não tem a câmera ao alcance das mãos.

Com relação a isso, os travamentos são sutis e o aplicativo é mais eficaz que o modelo anterior.

Você pode baixar o app para iOS ou Android.

Dome + GoPro

Sabe aquelas fotos super legais, que aparece metade embaixo d´água e a outra metade a paisagem do lado de fora, sem ter distorção Essas fotos são feitas com o Dome, um acessório que pode ser acoplado a sua GoPro e cria um “efeito aquário”.

Água cristalina em Arraial do Cabo
Olha que efeito legal na foto usando o Dome

Vale lembrar que é bom estar atento antes de escolher o Dome. Você deve conferir se ele é compatível com o modelo da sua GoPro, até porque ele pode ser usado em câmeras DSLR também. Uma marca bastante popular aqui no Brasil é a Meu Dome, em que você encontra várias opções para quase todos os modelos de GoPro.

Preço: Você consegue encontrar o Dome por preços bem em conta, a partir de R$150,00.

Comando de voz na GoPro Hero 6

Vale ressaltar que a GoPro agora possui controle de voz em até 10 idiomas, incluindo o português. Essa funcionalidade é muito útil para quando se pretende fotografar ou gravar, capturando ângulos em que você não pode estar perto da câmera.

Lembrando que nos modelos anteriores os comandos só eram aceitos em inglês.

Vale a pena comprar a GoPro Hero 6?

Vendida por cerca de 2 mil reais, a GoPro Hero 6 está entre as melhores câmeras de sua categoria. Comparando, por exemplo, com a TomTom Bandit Premium Pack 4K HD, que foi lançada em 2016, e filma em 4K somente até 30fps, seu preço em média sai por R$ 2,6 mil, demonstrando que de fato a GoPro Hero 6 tem um preço bastante acessível para a qualidade que tem.

No entanto, se você é um usuário que deseja uma câmera de ação somente para viajar, postar as fotos nas redes sociais e usar a câmera em modos automáticos. Você pode economizar cerca de 900 reais e investir na GoPro Hero5 Black.

A GoPro Hero 5 Black tem o mesmo sensor, mesmo visual, mesma bateria, mesma resistência a água e ainda tem melhor desempenho de bateria do que a GoPro Hero 6. Ou seja, mesmo sendo um modelo não tão recente, a GoPro Hero5 Black se manteve funcional e útil.

Foto embaixo d'água com a Gopro
Nossa foto feita embaixo d’água com a GoPro

Já se você é um usuário que pretende produzir conteúdos audiovisuais de forma mais profissional, nesse caso, aposte na GoPro Hero 6 porque ela nasceu para as suas necessidades! E o melhor: A GoPro Hero 6 tem um dos melhores custos benefício do mercado.

Esperamos que essas dicas te ajudem a escolher uma câmera que seja realmente eficaz para as suas necessidades e que não cause um buraco no seu orçamento! Afinal, quem não ama fazer registros de suas férias ou até mesmo de locais bonitos da cidade em que mora?


Se você quer saber de mais novidades de fotografia, vai gostar de conhecer o Drone DJI Mavic Air

Você pode gostar de ver também:

Aplicativos para Stories que irão turbinar seu Instagram

Os melhores aplicativos para edição de fotos no celular