Poço Azul na Chapada das Mesas

Poço Azul e Encanto Azul: conheças as cachoeiras de águas azuis na Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas é um destino cheio de surpresas: grutas, cachoeiras, mirantes, trilhas, rios, montanhas e poços com águas azuis. Sim! A natureza caprichou nesse pedaço de terra do Maranhão com dois Poços Azuis fantástico. É tão impressionante que parece de mentira e chega a doer os olhos de tão vibrante!

Nesse post você vai conferir onde ficam os famosos poços azuis da Chapada das Mesas, como chegar, a melhor época para ir e claro, muitas fotos desse lugar mágico!

Se você está organizando a sua viagem para a Chapada das Mesas, recomendo que leia o post Chapada das Mesas: guia completo para planejar a sua viagem. Lá você vai encontrar todas as informações que precisa para chegar nesse paraíso das cachoeiras e paisagens surpreendentes!

Poço Azul visto de cima!
Poço Azul visto de cima!

Encanto Azul e Poço Azul na Chapada das Mesas

Já imaginou nadar em uma cachoeira com águas azuis? Então se prepara, pois se você está indo para a Chapada das Mesas, vai ter que reservar um dia da sua viagem para conhecer o Poço Azul e o Encanto Azul. São nascentes que formam esses poços com águas super cristalinas!

Os dois poços ficam próximos – são 6km de distância entre um e outro – e ambos estão no município de Riachão, a 135km de Carolina, cidade que recomendo que você se hospede para fazer os passeios pois possui uma estrutura melhor.

estradas chapada das mesas
Essa é a estradinha de terra por onde passamos para chegar nas cachoeiras azuis. Fomos de carro normal e foi bem tranquilo!

Reserve o seu carro através do Rent Cars e garanta o melhor preço!

Fizemos esse passeio por conta própria e não tivemos problema algum! Usamos o Waze e o Google Maps para nos localizar e estávamos em um carro de passeio – eles melhoraram a estrada que liga o Poço Azul ao Poço Encanto Azul, então agora ficou viável ir sem carro 4×4.

Veja abaixo mais informações sobre como chegar nos poços azuis da Chapada das Mesas!

Encanto Azul

O caminho para chegar nos dois poços é o mesmo: você deve dirigir 135km de Carolina até o município de Riachão, pela BR mesmo. A estrada é tranquila e na maior parte do tempo, uma reta.

Chegando perto de Riachão você vai ver alguma placas indicando o Complexo do Poço Azul. Mas, atenção, aqui vai uma primeira dica muito importante: o Encanto Azul não fica dentro do Complexo do Poço Azul!

Quando organizamos a nossa viagem não vimos essa informação em lugar algum e fomos direto para o Complexo com a intenção de visitar o Encanto Azul. Lá, descobrimos que esse poço não faz parte do complexo e fica a 6km dali.

Encanto Azul, poço na chapada das mesas
A cor da água do Encanto Azul é surreal!

A estradinha de terra que liga o Complexo do Poço Azul ao Poço Encanto Azul foi reformada recentemente, então agora é viável ir de carro de passeio. Foi bem tranquilo fazer esse trajeto por conta própria e não tivemos problemas para encontrar a entrada, tinham placas indicando!

A entrada do Encanto Azul custou R$20 por pessoa. Descemos uma escada bem íngreme e chegamos em um riacho que já tinha uma coloração super bonita. Andamos mais um pouco e nos deparamos com um verdadeiro paraíso: um poço muuuito azul, cheio de peixinhos e com uma caverna ao lado, deixando a paisagem ainda mais surpreendente!

Ficamos literalmente encantados: além de tudo isso, a água tinha uma temperatura perfeita para ficar horas nadando! Mas, como nem tudo é perfeito, a caverna é a casa de muitos morcegos que deixam o poço fedorento por causa do cocô deles.

Poço com água azul na Chapada das Mesas
Encanto Azul, um dos poços com águas azuis e cristalinas na Chapada das Mesas

Uma super dica: vá primeiro no Encanto Azul e depois no Complexo do Poço Azul conhecer
as outras cachoeiras. É importante chegar lá com bastante luz solar incidente para ver o
poço com uma cor azul ainda mais intensa.


Nós chegamos por volta das 10h30 e ficamos 1h por lá. Foi o suficiente para nadar bastante, apreciar a beleza do lugar e tirar muitas fotos!

Depois das 14h a luz do sol já não bate mais no poço, então é bom se planejar para vê-l0 tão lindo quanto na foto!

Dica de hospedagem na Chapada das Mesas: Pousada Rancho das Estrelas

Complexo do Poço Azul

O Complexo do Poço Azul reúne, além do incrível Poço Azul, outras cachoeiras imperdíveis como a Santa Bárbara com a sua queda com mais de 70 metros e também a Cachoeira dos Namorados, que não tivemos a oportunidade de conhecer dessa vez, pois o acesso estava interditado.

A entrada custa R$60 por pessoa e dá direito a usar toda a estrutura do local, que é super bem cuidado e organizado. O acesso às cachoeiras é feito por passarelas de madeira, com corrimão, deixando o passeio mais seguro e acessível. Dentro do complexo há também um ótimo restaurante para almoçar e banheiros.

Poço Azul Chapada das Mesas
O incrível Poço Azul!

Mas, vamos ao que importa? Para conhecer o famoso Poço Azul, caminhamos pelas passarelas de madeira cerca de 800 metros – o caminho era todo sinalizado e bem tranquilo!

Chegando perto do Poço, já pudemos avistá-lo de cima. Aquela coloração única e super convidativo para um mergulho! Apertamos o passo e logo chegamos no poço que é realmente sem palavras!

Um enorme espaço para nadar, algumas quedinhas formando mini cachoeiras e muitas pedras para descansar pegando um solzinho. Um lugar realmente incrível que você precisa conhecer!

poço azul chapada das mesas
Olha só a cor e a transparência da água!

Ficamos por lá cerca de duas horas, aproveitando cada segundo! Nos falaram que o melhor horário para aproveitar o poço é entre 11h e 14h, por causa da luz solar que é mais incidente. Então, fica a dica para você se organizar e conseguir aproveitar os dois poços da melhor forma!

Aproveite para ver o vídeo da nossa experiência no Poço Azul!

Mais informações

Onde se hospedar na Chapada das Mesas: a gente recomenda a pousada Rancho das Estrelas, que foi onde nos hospedamos em Carolina. A pousada tem um ótimo custo x benefício, café da manhã maravilhoso e quartos simples, mas confortáveis. Faça a sua reserva através do Booking!

Como se locomover na Chapada das Mesas: como falei no início desse artigo, alugamos um carro e fizemos a maioria dos passeios por conta própria. Reservamos o nosso carro através do site Rent Cars, que a gente indica muito e confia! Veja aqui os melhores preços.

Como planejar a sua viagem para a Chapada das Mesas: fizemos um artigo super completo com todas as informações que você precisa para organizar a sua viagem. Veja aqui: Chapada das Mesas: guia completo para planejar a sua viagem


Você também vai gostar de ler: