Catedral São Pedro de Alcântara Natal Imperial

Natal Imperial: 12 motivos para visitar Petrópolis em dezembro

Dezembro chegou e o clima de natal já está no ar. Se você é daqueles que ama essa época de festividades, irá se surpreender com o que já pode ser visto pelas ruas de Petrópolis. A cidade se destaca a cada ano com o seu Famoso Natal Imperial, que reúne turistas de todos os cantos para assistir ao imperdível espetáculo de luzes na cidade. Nesse ano serão mais de 1.000 horas de programação, que incluem atividades nos principais pontos turísticos além de shows de artistas renomados como a cantora Roberta Miranda, Alceu Valença, Diogo Nogueira, entre outros.

Para ir aquecendo e entrando no clima natalino, convidamos o blog Sou Petrópolis para compartilhar aqui 12 motivos para você visitar Petrópolis durante o Natal Imperial, que irá do dia 30 de novembro até 20 de janeiro. Mas antes, vamos colocar algumas dicas para você planejar sua visita à cidade!

Confira também: Petrópolis: as melhores dicas para você planejar a sua viagem

Como chegar em Petrópolis

Petrópolis fica a cerca de 2hs do Rio de Janeiro e é super fácil de chegar tanto para quem sobe a Serra de carro, quanto para os que fazem a viagem de ônibus.

No Terminal Novo Rio, a empresa Única Fácil faz o trajeto para Petrópolis. O valor da passagem é em média R$28,00 e há diversas opções de horários. Porém, para mais comodidade, nós sempre indicamos alugar um carro. Assim, você tem mais liberdade de fazer os passeios no seu tempo e com mais tranquilidade. Você pode encontrar ótimos preços no RentCars. A gente sempre usa e recomenda!

Onde se hospedar em Petrópolis

Se a sua viagem é exclusivamente para participar das inúmeras atividades do Natal Imperial, nós indicamos ficar hospedado bem no Centro Histórico, assim você conseguirá ir de um ponto a outro a pé. Vale lembrar que esse período é super concorrido, então reserve com o máximo de antecedência possível para garantir bons preços.

O Grande Hotel Petrópolis é uma acomodação que nós sempre indicamos. Ele tem academia e um café da manhã nota 10. O melhor é que ele fica a poucos minutos andando do Museu Imperial. Outra opção boa e acessível é o Um Hostel, que é um casarão bem descolado, e do ladinho do Palácio de Cristal. Se você quiser economizar e ainda fazer amizades pode escolher um quarto compartilhado.

Para quem gosta de uma opção com mais requinte, sem dúvidas, a nossa sugestão é o Hotel Solar do Império. Ele é enorme, ocupa duas residências do século XIX e a decoração é de muito bom gosto. O jardim também é um espetáculo a parte e ainda tem piscina e um spa. Também indicamos o Hotel Casablanca Imperial, cujo o grande diferencial é ficar ao lado do Museu Imperial. Ou seja, em uma ótima localização para quem quer passear pelo Centro Histórico de Petrópolis. Os quartos são bem amplos, confortáveis e charmosos. O hotel tem duas piscinas, bar e restaurante.

Como também há programação do Natal Imperial em Itaipava, que fica a 30 minutos do centro de Petrópolis, pode ser uma ótima ideia de hospedar por lá mesmo. Nossa sugestão é o Flat Itaipava, que fica super bem localizado, próximo ao Parque Municipal e os quartos são amplos e com ótimas instalações. Já para quem procura economizar um pouco, pode optar por ficar no Hostel 040, que é uma graça e tem opções de quartos compartilhados e privativos. Além de ter piscina e um jardim super agradável.

Agora que você já sabe onde se hospedar, confira as melhores atrações do Natal Imperial!

  1. Natal Imperial: Túnel de Luz

O Túnel de Luz é uma das atrações do Natal Imperial que mais fez sucesso no ano passado! Ela acontece na Rua 16 de Março, uma rua super charmosa que funciona como o principal “shopping” de Petrópolis. Fica a dica para você aproveitar o passeio e fazer umas comprinhas de Natal. Os espetáculos acontecerão todos os dias, às 20h, 20h30, 21h e 21h45.

Túnel de Luz da Rua 16 de Março
Túnel de Luz da Rua 16 de Março. Foto: Instagram @brunomargiotta / Sou Petrópolis
  1. Natal Imperial: Paradas Iluminadas

Entre os pontos altos da programação de 2018 estão as Paradas Iluminadas que transformam a Rua do Imperador, no Centro Histórico, em passarela para mais de 260 artistas. O desfile é um espetáculo a céu aberto, que acontecerá nos domingos de dezembro (dias 09, 16 e 23) às 20h. Mergulhe nesse clima de encantamento com uma trilha sonora encantadora e belas fantasias e alegorias natalinas!

*No sábado, dia 15/12, haverá uma edição especial da Parada Iluminada, de 15h às 21h.

Natal Imperial Paradas Iluminadas
Paradas Iluminadas. Foto: Divulgação / Sou Petrópolis
  1. Natal Imperial: “Doce Natal”, no Palácio de Cristal

No Centro Histórico, um dos cenários principais é o Palácio de Cristal. Transformado em “Doce Natal”, o ponto turístico se transforma em um verdadeiro paraíso das guloseimas, com doces, balas e pirulitos gigantes enfeitando os jardins do palácio. O lugar será palco de atrações, como shows, concertos e atividades para as crianças.

Já na gastronomia, a novidade este ano é a diversidade. As barracas de alimentação terão pratos inspirados nas culturas dos imigrantes que ajudaram a construir a cidade, como a alemã, italiana, japonesa, portuguesa, árabe, entre outras.

*Vai funcionar todos os dias: de 14h às 22h de segunda a quinta; de 14h a 00h às sextas; e de 11h a 00h aos sábados e domingos.

Natal Imperial Palácio de Cristal
Doce Natal. Foto: Instagram @brunomargiotta / Sou Petrópolis
  1. Natal Imperial: “Vila Imperial”, na Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade, que é chamada de “Vila Imperial”, receberá uma grande árvore de Natal de 35 metros! E ainda servirá de palco para grandes shows, chegada do Papai Noel, atividades para as crianças e praça de alimentação. As atrações acontecerão todos os dias até o Natal.

*Vai funcionar todos os dias: de 14h às 22h de segunda a quinta; de 14h a 0h às sextas; e de 11h a 0h aos sábados e domingos.

Natal Imperial Vila Imperial
Vila Imperial. Foto: Sou Petrópolis
  1. Natal Imperial: Shows e espetáculos na Praça Dom Pedro

Uma das novidades deste ano será na Praça Dom Pedro, que terá diariamente, às 19h30, espetáculos anunciando o acender das luzes em toda a cidade. Você poderá conhecer um pouquinho do cenário musical petropolitano com shows ao vivo.

Praça Dom Pedro Natal Imperial
Praça Dom Pedro. Foto: Sou Petrópolis
  1. Natal Imperial: Vídeo Mapping

Um espetáculo imperdível é o video mapping que acontece nas fachadas da Câmara Municipal e da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). As projeções acontecerão de sexta-feira a domingo (até o dia 23/12) às 20h, 20h30, 21h, 21h30 e 21h45.

Natal Imperial Vídeo Mapping
Vídeo Mapping. Foto: Sou Petrópolis
  1. Natal Imperial: Concerto Integração

Petropolis tem tradição em corais de excelência e eles não poderiam ficar de fora da programação do Natal Imperial! O Concerto Integração reúne 500 vozes dos principais corais da cidade no Palácio Quitandinha. Já anota na agenda: dia 19 de dezembro às 20h.

Natal Imperial: Concerto Integração
Concerto Integração. Foto: divulgação / Sou Petrópolis
  1. Natal Imperial: Atrações culturais no Sesc Quitandinha

De 8 de dezembro a 1º de janeiro diversas atividades culturais, como shows musicais, espetáculos de artes cênicas, exposições, atrações de literatura e audiovisual vão agitar o Palácio Quitandinha. Uma parte dessa programação será dedicada especialmente às crianças, oferecendo desde oficinas culinárias a espetáculos de teatro e música, passando por contação de histórias e sessões de filmes infantis.

*Para ver a programação completa do Sesc Quitandinha, clique aqui.

Natal Imperial: Sesc Quitandinha
Sesc Quitandinha. Foto: Foto Instagram @wallacepalmeiras / Sou Petrópolis
  1. Natal Imperial: Casa do Papai Noel

Não dá para deixar de fora da sua programação do Natal Imperial uma visita à Casa do Papai Noel. O local terá um restaurante e vai ajudar a completar o cenário de magia no Centro Histórico com a presença, claro, do bom velhinho alegrando e ouvindo os pedidos da criançada.

Quando e onde? Avenida Koeler, nº 187, no Centro Histórico, bem perto da Praça da Liberdade. Todos os dias, de 1º de dezembro a 20 de janeiro, de 14h às 22h, de segunda a quinta-feira; de 14h a 0h às sextas-feiras; e de 11h a 0h aos sábados e domingos.

Natal Imperial: Casa do Papai Noel
Casa do Papai Noel. Foto:divulgação
  1. Natal Imperial: “Natal Bem Brasileiro”, em Itaipava

O Parque Municipal de Itaipava também entrou no clima natalino e está pronto para receber toda a família! Além das opções gastronômicas, o espaço vai receber atrações culturais nos dias 08, 09, 15, 16, 22 e 23, de 11h às 22h; e nos dias 14 e 21 de 17h às 22h. Grandes shows estarão na programação do parque.

Natal Imperial em Itaipava
Natal em Itaipava. Foto: divulgação
  1. Natal Imperial: Presépio da Catedral

A Catedral São Pedro de Alcântara será a casa de um grande presépio do dia 1º de dezembro ao dia 6 de janeiro. A visitação será aberta ao público, das 9h às 17h30.

Natal Imperial Catedral São Pedro de Alcântara
Catedral São Pedro de Alcântara. Foto: Bruno Soares / Sou Petrópolis
  1. Natal Imperial: Shows de artistas locais e nacionais

Entre os destaques estão a cantora Roberta Miranda, no dia 15.12, Preta Gil no dia 05.01, e UM44K, no dia 12.01, na Praça da Liberdade; Roberta Sá no dia 16.12, no Sesc Quitandinha; Lenine, no dia 21.12, Diogo Nogueira, no dia 22.12, e Alceu Valença no dia 23.12, no Parque Municipal, em Itaipava; entre outros. O público também vai poder contar com os destaques locais da música , como Larissa Viana, Valentina Francisco, Gabriel Silva, Tokaia, Mariano Trio, Lucas Israel e muito mais! Confira mais sobre os shows que estão na programação aqui.

Shows do Natal Imperial de Petrópolis
Shows do Natal Imperial

Programação do Natal Imperial: clique aqui.

Veja também:

Centro histórico de Petropolis: roteiro de um final de semana

10 passeios de ecoturismo em Petrópolis

Itaipava: roteiro de um final de semana para quem curte natureza

E aí? Animado para o Natal Imperial de Petrópolis? =)

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.