Quando temos 20 e poucos anos parece que temos que viver tudo enquanto é tempo, porque depois estaremos velhas e ocupadas com contas a pagar. E devo dizer que parte dessa afobação de quem está nessa fase da vida é válida, porque os 30 vão chegando e as contas, de fato, vão aumentando.

Contudo, agora que estou na reta final dos meus 20, sinto que estou muito mais segura de mim, dos meus desejos, do que eu quero para a minha vida. Sinto gratidão por tudo que já vivi, mesmo que eu não tenha conseguido zerar minha lista de viagens e experiências pelo mundo.

E para relembrar todos o grandes momentos vividos nessa década de vida, resolvi fazer uma lista com 30 viagens para fazer antes dos 30. A maioria delas eu risquei da lista, mas algumas terão que esperar um pouquinho para saírem do papel.

Espero que essa lista inspire você  a sair da zona de conforto e expandir seus horizontes. Espero que você viva experiências inesquecíveis sozinha, com amigos ou com um parceiro. Espero também que você se permita viver sem se cobrar tanto, sem sofrer com uma constante FOMO (fear of missing out) comum na nossa geração.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Se parece impossível realizar seus sonhos de viagem neste momento por falta de grana recomendo ler esse post com 10 dicas imperdíveis para juntar dinheiro para viajar, esse passo a passo de como encontrar passagens aéreas baratas e essa lista com 15 maneiras de viajar o mundo e ser pago para isso.

Outra questão que pode estar te impedindo de se aventurar pelo mundo é não saber por onde começar. Neste caso, recomendo ler nossas dicas para montar um roteiro de viagem.

E se estiver falta a cia ideal, recomendo ler esta carta para quem não tem coragem de viajar sozinha, da Luísa Ferreira.

Agora vamos à minha lista de 30 lugares para conhecer antes dos 30? Tenho certeza que você encontrará destinos que já estavam na sua lista particular e outros que vão te surpreender.


1. Pular de paraquedas na Nova Zelândia

A Nova Zelândia é a capital mundial dos esportes radicais. Ou seja, tem tudo a ver com uma viagem para fazer antes dos 30 anos! Pular de paraquedas ou bungee jumping, caminhar sobre geleiras, fazer canoagem em fiordes e subir um vulcão são apenas algumas das experiências incríveis que você pode ter neste pequeno país insular.

viagens para fazer antes dos 30
Essa sou eu no auge dos meus 22 anos embarcando em todas as loucuras que apareciam pela frente.

Minha dica é: alugue um carro com os amigos e percorra o país de norte a sul. Não importa se você for verão ou no auge do inverno, o país é lindo em qualquer estação do ano.

2. Andar de bicicleta pelos campos de arroz de Ubud, na Indonésia

A Indonésia é um destino e tanto para conhecer nos seus 20 e poucos anos. Dos campos de arroz de Ubud às noites animadas de Gili Islands, esse destino é perfeito para quem curte uma viagem exótica.

viagem para fazer nos vinte anos mochilão pelo sudeste asiatico
A Indonésia foi uma viagem perfeita para curtir entre amigas.

Bali é o destino dos sonhos de todo viajante. E assim que pisei em terras balinesas, consegui entender o porquê: paisagens de perder o fôlego, uma cultura singular, gastronomia de lamber os dedos, um povo acolhedor e noites agitadas. Tudo isso a um preço acessível!

3. Mergulhar na grande barreira de corais da Austrália

Visitar o maior organismo vivo da Terra (visível até mesmo do espaço!) é definitivamente uma experiência para se ter ao menos uma vez na vida. Além de mergulhar na Grande Barreira de Corais, é possível também explorá-la por vias aéreas sobrevoando a região por meio de um aviãozinho.

para onde viajar em junho e mergulhar
Mergulhar na Grande Barreira de Corais é algo para se fazer ao menos uma vez na vida, seja você mergulhador certificado ou não!

Uma vez em Cairns, estenda sua viagem até a belíssima Witsundays e conheça também animais exóticos, como koalas e wallabies, em Magnetic Island.


Confira também:

13 lugares imperdíveis para conhecer na Austrália


4. Fazer uma Roadtrip pelas Rochosas Canadenses

Imagina percorrer estradas cinematográficas e encontrar lagos espelhados, ursos e cachoeiras de geleiras pelo caminho? As Montanhas Rochosas Canadenses têm uma beleza singular. Os olhos até doem de tão lindas que são as paisagens!

banff canada
Um dos belíssimos lagos entre Banff e Jasper.

E não pense que a região se resume apenas a Banff. Apesar de pouco conhecida, a pequena Jasper também merece entrar no seu roteiro, assim como os parques Yoho e Kootenay.

5. Conhecer o Mickey pessoalmente

Um clássico dos brasileiros: viajar para os parques de Orlando para conhecer o Mickey e a Minnie. Apesar de ser uma viagem mais associada à infância, experimente ir nos seus 20 e poucos anos para a Disney e você verá a magia que o local guarda para todas as idades.

viagem para jovens
Não importa a sua idade, você certamente ficará encantada com a magia da Disney!

Depois de explorar todos os parques temáticos, pode ser interessante fazer alguns bate-volta de Orlando para conhecer os arredores da cidade. E se tem um destino que não pode ficar de fora do seu roteiro é Crystal River!


Confira também:

Roteiro Flórida: o melhor da Flórida em 7, 10 ou 15 dias de viagem


6. Passear pelo jardim de Cingapura

Um jardim gigante e futurista? Cingapura tem! O Gardens by the Bay abriga mais de um milhão de plantas dos cinco continentes e é uma construção realmente impressionante, que combina paisagismo com modernidade em perfeita harmonia. Outro local imperdível em Singapura é a piscina de borda infinita localizada no 57° andar do hotel do Marina Bay Sands.

viagem sudeste asiatico
Singapura é cosmopolita, moderna e charmosa. Parada obrigatória para quem visita o Sudeste Asiático.

Durante a minha visita, eu tinha acabado de passar pela Tailândia e estava com um piriri daqueles. Espero que eu possa voltar para explorar com mais tranquilidade o local. rsrs

7. Dar um beijo na esfinge do Egito

Mas é mesmo  seguro viajar para o Egito? Minha mãe só me perguntava isso antes do meu embarque para o país. Apesar do medo do desconhecido, me lancei em uma aventura para desvendar os mistérios das Pirâmides do Egito e ainda dar um beijinho na esfinge! E foi realmente incrível ver de perto a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

viagens que você deveria fazer ao menos uma vez na vida
Da série: viagens que você deveria fazer ao menos uma vez na vida

Nesta viagem, descobri que o Egito vai muito além das pirâmides. Fiz um cruzeiro pelo Rio Nilo, fiquei encantada com as belezas de Aswan, com a rica história de Luxor (capital do Egito Antigo), fiz mergulho no Mar Vermelho e ainda descobri outros mil lugares que eu gostaria de visitar no país.


Não deixe de conferir este GUIA completíssimo sobre como montar seu roteiro no Egito e também minhas dicas para você planejar sua viagem para o Egito.


8. Curtir o carnaval de rua do Rio de Janeiro

Uma das maiores festas a céu aberto, o carnaval carioca é especialmente gostoso quando se tem vinte e poucos anos. Bloquinhos de rua se espalham por toda a cidade e não é preciso de mais nada além de alegria e muita purpurina para curtir a folia. Dica: os melhores blocos ficam em Santa Teresa e no Centro da cidade.

viagem para quem curte festa
O carnaval do Rio de Janeiro é pura energia! Indico para os party-lovers de plantão.

Depois de muito agito, nada como conhecer outros cantinhos da Cidade Maravilhosa, como Barra de Guaratiba, a Ilha da Gigoia e as trilhas do Rio. Ah! E não deixe de explorar as maravilhosas praias do Rio de Janeiro.

9. Explorar as praias desertas da Bahia

O litoral baiano é recheado de paraísos exóticos, lugares inóspitos e praias inteirinhas para você poder escolher uma para chamar de sua. Então junta a turma ou o seu parceiro e #partiuBahia!

praias desertas da bahia
Barra do Cahy em um dia ensolarado de verão, em Cumuruxatiba

Esse é um dos nossos lugares favoritos para passar aquelas férias longe de tudo! Aqui vão algumas das maravilhosas praias da Bahia que a gente já visitou e fica doida para voltar: Praia do Espelho, Ponta do Corumbau, Cumuruxatiba, Boipeba, Trancoso e Itacaré.

10. Fazer a travessia do Pati, na Chapada Diamantina

Para os amantes de natureza e ecoturismo no Brasil, a Chapada Diamantina é o destino perfeito para passar uma temporada explorando suas cachoeiras gigantes, grutas, poços negros e paisagens de perder o fôlego.

para onde viajar em outubro natureza
A Chapada Diamantina é melhor aproveitada se percorrida de carro, pois os pontos de interesse são muito distantes uns dos outros.

No coração do parque existe um local acessível somente por trilha chamado Vale do Pati. Para fazer este trekking, considerado um dos mais bonitos do mundo, são necessários ao menos 3 dias, mas recomendo que você selecione uma semana inteira para curtir ao máximo essa experiência intensa.

Não deixe de conhecer os outros atrativos dos arredores, como o Poço Azul, a Cachoeira da Fumaça, a Pratinha, o Buracão, entre outros!

11. Visitar Machu Picchu

Machu Picchu tem uma energia que não sei explicar! O local é considerado um dos monumentos arqueológicos mais importantes do mundo e era tido como sagrado pelos Incas.

As ruínas impressionam não apenas pela paisagem, mas também pela perfeição com que as pedras eram encaixadas e pela história de desenvolvimento da arquitetura e da astronomia daquela época. É realmente incrível mergulhar nessa cultura em meio a paisagens de perder o fôlego.

viagens para fazer antes de morrer
Trilhas de Machu Picchu: é incrível observar os locais por onde os incas passavam antigamente

Se você curte aventura, recomendo a Trilha Inca ou a Trilha Salkantay. Se você prefere um passeio Nutella, é possível chegar lá de trem. Minha sugestão é dormir em Aguas Calientes e fazer um passeio guiado de 1/2 dia até Machu Picchu.

Ah! Não deixe de incluir outros destinos em uma viagem ao Peru. Aqui vão algumas experiências inesquecíveis para incluir no roteiro: subir as montanhas coloridas do Peru, conhecer a história de Cusco – capital do Império Inca, visitar o Parque Nacional Huascarán e ir até uma das ilhas do Lago Titicaca.

12. Fazer um mochilão pelo Sudeste Asiático

O Sudeste Asiático tem paisagens de perder o fôlego, uma cultura riquíssima, uma culinária de lamber os dedos e muuuuita festa para gastar a energia nos seus vinte e poucos anos. Portanto, junte um grupo de amigas, planeje (mas nem tanto!) um roteiro e arranje um mochilão emprestado para fazer essa viagem que ficará marcada para sempre na memória de todas.

mochilão asia
Olha essa jovem Gaia mochileira no Sudeste Asiático. Kit completo: mochilão, mochilinha de ataque e garrafa dágua na mão.

Isso foi o que eu fiz aos 22 anos e me diverti baldes em um roteiro de 3 semanas (que poderia facilmente ter sido o dobro disso) pelo Camboja e pela Tailândia. Eu adoraria ter incluído o Laos, o Vietnã e o Myanmar na lista, mas preferi focar nestes dois países que foram excelentes escolhas.

Ah! E tem uma vantagem nessa viagem: o preço. Em tempos de alta de dólar/euro, nada como um destino barato para você curtir ao máximo com as amigas.

13. Curtir uma Full Moon Party na Tailândia

Uma das festas mais loucas e divertidas que fui na minha vida! A Full Moon Party é parada obrigatória para os mochileiros que viajam à TailândiaEntão já separa um tempinho em sua viagem para a Tailândia para curtir essa e outras festas incríveis que rolam na ilha de Koh Phangan.

viagem festa tailândia
Tinta neon, buckets e muito agito até o amanhecer

O mais legal dessa festa é que ela ocorre em todas as luas cheias do ano, ou seja, é só planejar direitinho para ela encaixar no seu planejamento de viagem.

Uma vez no país, não deixe de conhecer também as belas Ilhas Phi Phi, a cultural Chiang Mai e a vibrante Bangkok. Aliás, aproveite para conferir nosso post sobre quanto custa viajar para a Tailândia. Quem sabe você começa a planejar sua viagem agora mesmo!

14. Fazer uma viagem romântica à Paris

Conhecida mundialmente por ser a cidade do amor, a capital francesa é realmente apaixonante! A cada ano, mais de 30 milhões de turistas do mundo inteiro passeiam pelas ruas da capital francesa.

torre eiffel casal romantico
A Torre Eiffel é um clássico entre os apaixonados!

Eu e Jean entramos nessa estatística recentemente e, apesar das expectativas altas, nos encantamos por cada ruazinha, croissant e pôr do sol na beira do Sena. Isso sem falar da imponente Torre Eiffel!

Inspirada por esse clima romântico que a cidade proporciona, eu dei um passo importante no meu relacionamento e fiz um pedido de casamento em Paris durante a minha viagem!


Para planejar sua viagem para Paris pela primeira vez, não deixe de conferir quanto custa viajar para Paris, quais são os passeios imperdíveis em Paris e os melhores lugares para tirar foto em Paris.


15. Fazer um glamping no Deserto de Wadi Rum, na Jordânia

Acampar com os beduínos em um deserto da Jordânia foi uma das experiências mais remotas que tive na vida! Além de explorar o deserto a bordo de um 4×4, pude experimentar a culinária local, dançar com os beduínos e conhecer o modo de vida desse povo nômade. E no cair da noite, ainda pude observar um céu super estrelado em uma noite sem lua!

glamping na jordania
No meio do deserto, uma verdadeira experiência de glamping!

Essa foi apenas uma das experiências incríveis que tive durante minha viagem para a Jordânia. Durante uma semana visitei não só Wadi Rum, mas também Petra e o Mar Morto. Se ficou interessada nessa viagem exótica, confira essa lista sobre o que fazer na Jordânia com os TOP lugares para conhecer no país.

16. Fazer uma roadtrip com as amigas pela Califórnia

Juntar suas amigas para fazer uma roadtrip pela Califórnia parece um sonho, não é mesmo? Imagine a bordo de uma kombi inteirinha dos anos 70 chamada Bluu Max? Sim, isso é possível com as kombis vintage da VW Surfari.

viagem de kombi amigas
Eu e Nanda no Joshua Tree National Park: uma viagem inesquecível pela Califórnia!

Tive essa experiência inesquecível na primavera de 2018 com a Nanda e a Quel (do Vamos Pra Onde). Nós visitamos o Joshua Tree – um belíssimo e desértico parque nacional californiano, Laguna Beach – as praias mais lindas da Califórnia, San Diego – uma descontraída cidade praiana no sul do estado e a capital Los Angeles.

Você pode ficar por dentro de todos os detalhes nesse post sobre como é viajar de kombi pela Califórnia e ainda conferir em detalhes quanto custa uma viagem para a Califórnia. E para te inspirar a tirar essa viagem do papel, veja também 5 opções de roteiros de viagem pela Califórnia.

17. Se energizar nas águas da Chapada dos Veadeiros

Viajar pelo Brasil é ter certeza de paisagens naturais deslumbrantes e a Chapada dos Veadeiros é um desses cantinhos preciosos do nosso país que todo mundo precisa conhecer. O céu com nuvens baixas, um pôr do sol incrível, a secura do cerrado, a vegetação e as formações rochosas tão únicas são só algumas das coisas que você vai encontrar por lá.

destino de natureza brasil
Espere encontrar uma cachoeira mais linda e refrescante que a outra na Chapada dos Veadeiros!

Isso sem falar das cachoeiras maravilhosas! Em nossa viagem, encontramos as mais diversas quedas, desde as maiores e com fluxo intenso de água até as piscininhas, com poços ótimos para nadar. Ou seja, é uma viagem perfeita para quem curte natureza.


Para planejar seu roteiro pela Chapada dos Veadeiros, não deixe de conferir como viajar para a Chapada dos Veadeiros gastando pouco, as cachoeiras imperdíveis na Chapada dos Veadeirosonde ficar na Chapada dos Veadeiros.


18. Fazer um cruzeiro pela Amazônia

A maneira mais confortável (e menos aventureira) de visitar a floresta amazônica? A bordo de um cruzeiro pelo rio Solimões. Com as conveniências de hotel urbano, um serviço all-inclusive e passeios enxutos, essa é uma excelente opção para conhecer essa belíssima região do país sem precisar muito esforço. Outra opção deliciosa é hospedar-se em um hotel de selva. Confira como foi a experiência da Nanda no Juma Amazon Lodge.

viagem de natureza no brasil
A Amazônia proporciona paisagens incríveis e um mergulho na cultura indígena do norte do país.

Dica: outro local que fica pertinho de Manaus e que merece a sua atenção são as cachoeiras de Presidente Figueiredo.

19. Viajar de trem pela Suíça

Pensa num país sem defeitos! A Suíça é um país realmente encantador. Das paisagens bucólicas com vaquinhas em campos verdejantes aos pratos típicos regados a queijo fundido e chocolate (coisa que nós brasileiros amamos!), uma viagem à Suíça é nada mais, nada menos, que deliciosa!

lauterbrunnen suiça
Lauterbrunnen é uma vila encantadora que fica a menos de meia hora de Interlaken.

Escolhi Zurique como base e organizei viagens bate-volta para o entorno. Como o país é muito bem conectado por vias férreas, escolhi os trens como meio de transporte e consegui conhecer os highlights da região alemã do país. O famoso Restaurante Aescher, a bela trilha dos 5 lagos de Pizol,  a fofíssima vila de Appenzell, além de Lucerna, Berna e Interlaken não poderiam ficar de fora do roteiro!

Clique para saber mais sobre como montar um roteiro para a Suíça sob medida para você!

20. Conhecer Nova York com sua melhor amiga

Se você nasceu no final dos anos 80 e início dos anos 90, com certeza assistiu séries como Sex and the City, Gossip Girl e Friends! E uma das formas mais divertidas de conhecer NYC é justamente através de um roteiro pelas ruas e espaços que foram cenários destas séries.

Imagine relembrar suas cenas preferidas com a companhia de sua melhor amiga? Eu e Nanda fizemos uma viagem para a Big Apple no finalzinho de 2019 e adoramos cada segundo dessa viagem!

viagem entre amigas
Foto clássica em frente ao apartamento de Friends!

Além de termos explorado o melhor de Nova York, assistimos a um dos musicais da Broadway, visitamos os mais fofos cafés de Nova York e, claro, fomos nos lugares mais instagramáveis de NYC.

21. Fazer uma roadtrip pela Argentina

O país dos nossos hermanos é belíssimo de norte a sul e tem muuuito lugar incrível para inserir em um roteiro pela Argentina. Das montanhas coloridas de Purmamarca, no Norte Argentino, aos belíssimos lagos de Bariloche e San Martin de los Andes, você encontrará paisagens de perder o fôlego, uma cultura riquíssima e um povo super acolhedor pelo caminho.

viagem de carro america do sul
A América do Sul tem diversas rotas incríveis para percorrer de carro.

Eu tive a oportunidade de conhecer o país em duas viagens distintas, mas tenho MUITA vontade de voltar para percorrer toda a Ruta 40 a bordo de um trailer. Fica a dica para você que está lendo esta lista. Aliás, se você ficou com vontade de conhecer nossos vizinhos, confira o que fazer na Argentina em um post completo com nossa seleção com os TOP 10 lugares para conhecer no país.

22. Fazer a travessia Petrópolis x Teresópolis

Arrisco dizer que o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o mais bonito do Brasil. Talvez minha opinião seja tendenciosa e este seja meu lado bairrista de petropolitana falando mais alto. rsrs

para onde viajar em junho na natureza
Amanhecer no Morro Açú (Petrópolis) com vista para a Serra dos Órgãos.

De todo modo, o trekking do PARNASO é uma experiência para se ter ao menos uma vez na vida. Nada como dormir sob as estrelas, acordar com um mar de nuvens aos seus pés e se desafiar nos quase 30km de distância que interligam Petrópolis a Teresópolis pela trilha considerada de nível pesado.

Eu mesma só fiz um trecho da travessia (até o Morro Açú) e todas as vezes que planejei fazer o percurso inteiro o tempo não colaborou. Ô pé frio! Será que consigo riscar esse item da lista antes dos 30?


Petrópolis é uma cidade deliciosa de visitar. Não deixe de conferir nossos posts com dicas de onde ficar em Petrópolis, com dicas dos melhores bairros e hotéis, e o que fazer em Petrópolis, com 30 passeios e experiências imperdíveis na Cidade Imperial.


23. Fazer uma caça à Aurora Boreal

Luzes verdes dançando no céu? Tô dentro. Todo fotógrafo de natureza sonha em ver com os próprios olhos esse fenômeno e registrar com suas lentes o contraste da paisagem na escuridão com o verde brilhante no céu.

Esse é um sonho que eu venho cultivando a algum tempo e quase comprei minha passagem para a Islândia para 2020. Sorte a minha que deu errado, porque eu não teria conseguido embarcar por conta do coronavírus. Se vou conseguir riscar essa experiência da lista antes dos 30 eu não sei, mas cedo ou tarde o destino vai me levar até lá!

quando ver aurora boreal
Quer ver a aurora boreal de perto? Fevereiro é um excelente mês para isso, pois o inverno rigoroso já está ficando para trás e as chances de ver esse fenômeno continuam altas.

Se você também tem esse sonho, já adianto logo: é raro ter a sorte de estar no lugar certo na hora certa, olhar para cima e a aurora boreal estar ali. Planejamento é a palavra chave para o sucesso da caça à aurora boreal e $$$ também. Como ela acontece nos países do hemisfério norte (Finlândia, Suécia, Rússia, Islândia, Canadá, Noruega, Groelândia, Canadá), você precisa se programar financeiramente.

24. Voar de balão na Capadócia

Uma viagem para fazer antes dos 30? Certamente voar de balão na Capadócia. Esse é um clássico da Turquia e muito procurado por turistas do mundo inteiro. O preço é salgado, mas quem vai diz que vale cada centavo.

Eu ainda não tive a oportunidade de fazer essa viagem, mas pude voar de balão em Luxor, no Egito, e fiquei maravilhada com a experiência. Sobrevoar o Rio Nilo, o deserto e os templos antigos traz uma outra perspectiva à viagem.

Seguro Viagem: Ásia
GTA 67 EUROMAX GTA 67 EUROMAX Assistência médica USD 67.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 27/dia*
AC 60 MUNDO (Exceto EUA)  + TELEMEDICINA AC 60 MUNDO (Exceto EUA) + TELEMEDICINA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 19/dia*
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) + TELEMEDICINA AC 35 MUNDO (Exceto EUA) + TELEMEDICINA Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 16/dia*

25. Acampar com amigos em Ilha Grande

Imagina acordar com o pé na areia e o sol nascendo bem na sua frente? Isso é possível em Aventureiro, na Ilha Grande. Além do mar com água super azul e da Mata Atlântica que a cerca, você vai poder viver um pouco da cultura caiçara e ver o tempo passar de forma diferente.

viagem entre amigos
Acampar entre amigos é definitivamente uma experiência para os 20 e poucos anos. É provável que você queira uma cama de hotel confortável depois dos 30. rs

E se você for com amigos, tudo fica mais divertido. Das noites de forró às trilhas da região, dos passeios de barco aos perrengues do camping, tudo vira festa! Recomendo ir em feriados prolongados para curtir o agito da praia (especialmente carnaval e reveillon). Se você prefere curtir na sua e ter a praia só para você, evite essas datas.

26. Nadar nas lagoas dos Lençóis Maranhenses

As lagoas de água doce entre as dunas dos Lençóis Maranhenses formam um cenário único no mundo! São 155 mil hectares de dunas protegidas que mais parecem um paraíso.

lençois maranhenses
Não tem como não se apaixonar pelo infinito de areia dos Lençois Maranhenses

Se você deseja visitar o local, precisa escolher o período certo para essa viagem. Portanto, recomendo ler o post sobre a melhor época para visitar os Lençois Maranhenses.

Confira também onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses para entender qual é a vila ideal para você (Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro) e quais são os TOP passeios nos Lençeois Maranhenses para montar o melhor roteiro pela região.

27. Conhecer os ritmos e as cores de Cartagena de Índias, na Colômbia

Cartagena é uma cidade que definitivamente não pode ficar de fora da sua viagem pela Colômbia. Ela é a mistura perfeita de cidade histórica com o litoral caribenho, o que deixa a viagem bastante diversificada!

E se eu fosse definir Cartagena com uma palavra, seria “viva”. Sua história, suas ruas, suas flores, seu povo, sua cultura, sua natureza, sua alegria. Uma cidade totalmente viva, que respira cores e encantos! Eu e Nanda fizemos essa viagem em Novembro/2015 e voltamos de lá querendo mais um pouquinho do astral da cidade e das maravilhosas Ilhas do Rosário.

para onde viajar janeiro cartagena
As casinhas coloridas e muito charmosas de Cartagena!

28. Subir o Monte Roraima

Desafio. Essa é a palavra que me vem à cabeça quando penso no trekking do Monte Roraima. O contato intenso com a natureza, a superação de limites e uma dose forte de adrenalina é o que você deve esperar dessa trilha, que é certamente uma experiência para se ter ao menos uma vez na vida. Portanto, recomendo aproveitar o fôlego e a força do seu corpinho de 20 e poucos anos para embarcar nessa aventura!

trekking no monte roraima
Destino de exótico e desafiador: Monte Roraima

29. Fazer um safari na África do Sul

É incrível estar no meio do habitat natural de animais selvagens e imponentes e ainda ficar com aquele misto de expectativa e medo para ver se o rei da selva vai dar as caras.

Uma viagem pela África do Sul é perfeita para quem curte natureza e aventura. Ela vai muito além do safari e proporciona momentos inesquecíveis para quem curte roadtrips (não deixe de faezer a Garden Route) e também para quem curte enoturismo, com diversas vinícolas na África do Sul para visitar.


Sugestão de leitura:

Quanto custa uma viagem para Cape Town?

Roteiro Cape Town: o melhor de Cape Town em 3, 5 ou 7 dias de viagem


30. Alugar um carro, dirigir sem rumo e descobrir um lugar no meio do nada

Foi isso que aconteceu em uma viagem no sul da Austrália. Alugamos um carro em Melbourne e fomos dirigindo rumo a Adelaide. De repente, encontramos um LAGO COR DE ROSA no meio do nada! Imagine a nossa surpresa!

viagens para fazer antes dos trinta
Quando avistei esse lago cor de rosa fiquei chokita! Foi algo totalmente inesperado que encontramos pelo caminho entre Melbourne e Adelaide, no sul da Austrália.

Portanto, recomendo demais alugar um carro e dirigir sem rumo certo para se deliciar com as surpresas do caminho. É uma delícia.


E aí, pronta para zerar essas viagens antes dos 30?

O mundo é tão plural e tem tanta coisa legal para ver e fazer que fica difícil escolher apenas 30 para fechar essa lista. Selecionei aqui as viagens que mais gostei e aquelas que ainda gostaria de fazer antes dos 30.

Se não der para zerar essa lista, e daí? Você pode escolher destinos que façam sentido para você e experiências que caibam no seu bolso . Monte sua própria lista e encontre companhias que embarquem contigo em suas aventuras. E se não encontrar companhia, por que não ir sozinha? Tenho certeza que você fará grandes amizades na estrada.

Agora conta aqui embaixo, qual viagem você sentiu falta nessa lista? Adoro ouvir as experiências de vocês também =)

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *