6 trilhas no Rio de Janeiro com uma vista de tirar o fôlego

Esse post é para os amantes de ecoturismo, ou mesmo para quem quer começar a fazer trilhas e se conectar com a natureza. Nós selecionamos 6 trilhas no Rio de Janeiro que te levam a paisagens deslumbrantes. Descubra quais são as melhores, como chegar e dicas para encarar as trilhas sem passar perrengue.

#1 Pedra Bonita

Essa é a nossa queridinha. Fácil acesso, bem localizada e com um visual incrível para o Rio de Janeiro. Para chegar lá, basta subir uma trilha de leve a moderada, que fica dentro do Parque Nacional da Tijuca. São cerca de 40 minutinhos de caminhada.

A vista de lá é incrível: você consegue ver os Dois Irmãos, a Lagoa, o Cristo e, de quebra, a Pedra da Gávea logo ao lado.

Veja também: Nascer do Sol na Pedra Bonita

grupo reunido para aula de Yoga na Pedra Bonita
Aula de Yoga na Pedra Bonita

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita fica na Estrada das Canoas em São Conrado. O acesso até o portão de entrada pode ser feito pela linha de ônibus (448 – Maracaí), mas sugerimos que você vá de carro ou Uber, pois a subida até a entrada da trilha é muito íngreme e você se cansará com mais facilidade.

Horário: Todos os dias, das 8h às 17h (até 18h no horário de verão). Só é permitido que se inicie a trilha até às 15h.

# 2 Pedra da Gávea

Temida por muitos e amada por outros. Há quem nunca tenha chegado ao topo por medo de enfrentar a “carrasqueira”, parte da trilha onde temos que escalar uma pedra bem íngreme, perto de um penhasco. Fora isso, a trilha é longa, mas tranquila. O visual é parecido com o da Pedra Bonita, porém bem mais amplo.

De lá, você vê o contraste da floresta com o mar, é um desenho da natureza. Por mais cansativo que seja, o visual compensa, afinal é o melhor ângulo da cidade maravilhosa.

Essa é uma trilha considerada pesada e leva cerca de 3h para completar um trecho. Portanto, vá preparado e, se preferir, faça o passeio com um guia. Outra dica bem importante é usar sapatos adequados.

Veja também: Como escolher a bota de trekking ideal para você

Vista panorâmica do Rio de Janeiro do alto da Pedra da Gávea
Vista panorâmica do Rio de Janeiro do alto da Pedra da Gávea

Como chegar na Pedra da Gávea

Para começar a trilha da Pedra da Gávea você deve ir até a Estrada do Sorimã, que é acessada pela Barrinha. No final dessa estrada existe uma pracinha onde estacionamos os carros e uma placa indicativa do Parque Nacional da Tijuca com um mapa e um resumo das informações da trilha.

Horário: Diariamente das 8h às 17h (até 18h no horário de verão). Só é permitido que inicie a trilha até às 14h, para que dê tempo de voltar antes do fechamento do parque.

Leia mais sobre a Trilha da Pedra da Gávea

#3 Morro Dois Irmãos

Localizada num dos cartões postais do Rio de Janeiro, essa é uma das trilhas de melhor custo x benefício do Rio. Considerada de nível médio, são apenas 40min de subida até uma das vistas mais bonitas da cidade. De um lado você avista desde o Cristo Redentor até as águas da Praia do Leblon, do outro, a Pedra da Gávea e a Praia de  São Conrado.

Vista do alto do Morro Dois Irmãos
Morro Dois Irmãos

Leia também: Tudo sobre o Pico das Agulhas Negras

Como chegar no Morro Dois Irmãos

A entrada para a trilha do Morro Dois Irmãos é por dentro do Morro do Vidigal, mas já avisamos que é super tranquilo e é um trajeto feito com frequência por muitos turistas. É necessário pegar uma van ou um mototáxi para cruzar a comunidade até o ponto onde a trilha começa. Os preços são bem acessíveis e você não pagará mais de R$10.

A entrada do Morro do Vidigal fica na Avenida Niemeyer, como há diversas linhas de ônibus pelas proximidades, nós aconselhamos planejar o seu trajeto usando o Moovit, um aplicativo que você coloca a sua partida e destino e vê as melhores opções de transporte.

Também há diversas empresas especializadas que reúnem grupos para fazer esse passeios. Nós aconselhamos principalmente para quem não está acostumado com trilhas. Mas vale lembrar que é preciso ter um bom condicionamento físico, já que a trilha leva 45 minutos e tem algumas partes bem íngremes e com mata fechada. É uma trilha de nível moderado.

Não se esqueça de levar água, protetor, um lanche e não leve uma mochila muito pesada.

Leia mais sobre a Trilha Morro Dois Irmãos

 

#4 Costão de Itacoatiara

Localizada em Itacoatiara, Niterói, a trilha do Costão é famosa por proporcionar um belíssimo visual da praia de Itacoatiara e da cidade maravilhosa! São 40 minutos de subida íngreme, passando por cactos e paisagens lindas. Ao chegar no topo, as palavras falham. É encantador!

O Costão de Itacoatiara é pertence ao Parque Estadual Serra da Tiririca e o horário de visitação é de terça-feira a domingo, de 8h a 17h, para visitação em trilhas.

Leia mais sobre a Praia de Itacoatiara + Trilha do Costão

vista do alto do Costão de Itacoatiara
Costão de Itacoatiara

Como chegar no Costão de Itacoatiara

Para chegar no Costão de Itacoatiara é preciso ir até o Posto de Recepção ao Visitante, que fica na Praia de Itacoatiara, ao lado do Clube dos Engenheiros. Saindo do Rio basta seguir em direção a região oceânica de Niterói e se guiar pelas placas que indicam o caminho até a Praia de Itacoatiara.

Para quem vai de carro é ideal ir bem cedo para encontrar vaga.

De ônibus basta chegar em Niterói e pegar a linh 38 no Terminal Rodoviário de Niterói e descer na entrada de Itacoatiara. É bem simples.

#5 Pedra do Telégrafo

Lá no alto o visual é diferente. Nada clichê. Ao invés de vermos o Morro Dois Irmãos, clássico do cartão postal do Rio, encontramos uma imensidão de horizonte, onde o azul do mar se mistura com o azul do céu. Podemos ver as praias selvagens, as praias da zona oeste do Rio e também, beeem ao fundo, a Pedra da Gávea.

Para chegar a esse mirante, é preciso percorrer uma trilha de cerca de 40 minutos, com algumas inclinações e um pouco difícil para quem não está acostumado.

Veja também: Pedra do Telégrafo: onde fica, como chegar e dicas para a sua trilha

Vista do mirante da Pedra do Telégrafo
Pedra do Telégrafo

Como chegar na Pedra do Telégrafo

Ela está localizada na Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio. Basta seguir pela estrada Roberto Burle Marx até o centro de Barra de Guaratiba.

A trilha começa próxima ao quartel do Exército, o Campo de Prova da Marambaia. Dali, começa uma ladeira e é bom ir se orientando com os moradores. Uma dica é subir de mototáxi (tem inclusive um ponto de ônibus bem ali).

A linha de ônibus que deixa mais próximo é a 867, então planeje o seu trajeto pois é provável que tenha pegar mais de um ônibus para chegar lá.

Veja também: O que fazer em Barra de Guaratiba | Rio de Janeiro


Muitas vezes as trilhas são mais acessíveis se você estiver de carro, então nossa sugestão é alugar um veículo pelo site da RentCars. Além de ser de confiança, é tudo bem simples e com ótimos preços. 

Se você for passar alguns dias no Rio é ainda melhor, assim terá conforto e comodidade para ir a algumas (ou todas!) das trilhas. 


#6 Trilha da Urca

A trilha para chegar até o Morro da Urca é leve e bem tranquila. É uma boa alternativa para apreciar o visual lá do alto sem precisar pegar o bondinho. Ótimo programa para fazer em um domingo com a família!

A trilha leva cerca de 30 minutos, é bem sinalizada e segura, até porque fica dentro de uma área militar. Lá no alto há opções de restaurantes e lanchonetes, que atendem as pessoas que chegam pela trilha e também quem chega de bondinho. Afinal, o Morro da Urcaé onde fica a estação intermediária do bondinho do Pão de Açúcar.

Dica: Se você não quiser descer a trilha, pode optar por esperar até às 19h e descer de Bondinho. Os funcionários liberam a catraca depois desse horário!

Leia mais sobre a Trilha da Urca

vista do morro da urca
Morro da Urca

Como chegar no Morro da Urca

O acesso é bem fácil: basta chegar até a Praia Vermelha. A trilha começa no canto esquerdo, na Pista Cláudio Coutinho.

De metrô, é possível descer na estação de Botafogo e pegar uma linha de integração para a Praia Vermelha. De ônibus, a linha 107 deixa ali pertinho, mas ainda assim aconselhamos planejar o seu trajeto no Moovit.


E aí, gostou das trilhas no Rio de Janeiro? Fica a sugestão para um final de semana diferente e inspirador!

Se você quer descobrir mais lugares incríveis para conhecer no Rio, confira aqui nossa seleção de posts sobre passeios gratuitos, bairros específicos, restaurantes, etc.


Você pode gostar de ver também:

Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro

25 lugares incríveis para fotografar no Rio de Janeiro

20 destinos próximos ao Rio de Janeiro para visitar no verão


Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.