Não é à toa que o Rio de Janeiro leva a fama de “Cidade Maravilhosa“. Mar azul cercado por montanhas, calor praticamente o ano todo, um dos melhores carnavais do Brasil e um clima super gostoso de praia, surf e muito samba. Qualquer gringo pira! E nós, brasileiros, somos realmente privilegiados por termos essa cidade linda – mesmo com todos os problemas – no quintal de casa!

E não pense que só os pontos turísticos mais famosos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana devem estar no seu roteiro. Se você curte trilhas e paisagens deslumbrantes, precisa ver as 6 trilhas no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego!

Já fizemos todas elas e listamos aqui pra vocês as nossas preferidas. São trilhas incríveis no Rio de Janeiro para você conhecer durante a sua visita!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Trilhas no Rio de Janeiro: o que você precisa saber antes de ir

No Rio de Janeiro você vai encontrar trilhas para todos os níveis! A Pedra Bonita, por exemplo, é mais leve, tem fácil acesso e mais segura. Já a Pedra da Gávea demanda mais energia e condicionamento físico, mas garante uma das paisagens mais lindas.

É muito importante ficar atento com a sua segurança. Se for a sua primeira vez fazendo trilhas no Rio de Janeiro, contrate um guia para te levar nas trilhas! Ou, vá com amigos e pessoas mais experientes em fazer trilhas.

Além de tomar cuidado com o trajeto, usando uma boa bota de caminhada e equipamentos necessários, é importante se preocupar com a segurança no caso de assaltos – sim, acontece com frequência no Rio de Janeiro, e por isso é tão importante ir com guias.

Uma boa dica é optar pelos finais de semana – as trilhas mais cheias dão uma segurança maior, assim você não estará sozinho. Mas, se você só puder ir durante a semana, combine com antecedência com guias da região (abaixo daremos dicas de passeios para você reservar com antecedência!)

Itens essenciais para fazer trilhas no Rio de Janeiro:

  • Protetor Solar
  • Água (1.5l por pessoa)
  • Repelente
  • Boné
  • Tênis / Bota para caminhada

Trilhas no Rio de Janeiro: Top 6 trilhas com vista de tirar o fôlego

Como falei acima, selecionei apenas trilhas que nós já fizemos e adoramos! Você pode escolher o melhor horário para ir, mas te garanto que no nascer do sol ou no pôr do sol, a paisagem fica ainda mais especial e deslumbrante. É claro que não são todas que a gente consegue acessar bem cedinho, para o nascer do sol, mas, dependendo da trilha que você escolher, recomendo demais que acorde bem cedinho para ver as luzes da cidade apagando, enquanto o sol nasce do horizonte!

Vem conferir as 6 trilhas no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego!


01. Trilhas no Rio de Janeiro: Pedra Bonita

Essa é a trilha queridinha de muitos cariocas! Fácil acesso, trilha leve e uma paisagem de tirar o fôlego – é isso que te espera na Pedra Bonita.

A Pedra Bonita está situada no Parque Nacional da Tijuca (considerada a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem! Você sabia disso?), entre a praia de São Conrado e a Barra da Tijuca. É vizinha da Pedra da Gávea, que vamos falar mais abaixo, mas considerada bem mais leve e tranquila.

trilha pedra bonita
A imponente Pedra da Gávea, vista da Pedra Bonita! O visual é lindo!

Dependendo do seu ritmo, você vai levar entre 30 minutos e 50 minutos – a trilha é realmente tranquila, boa parte do tempo com subidas leves, bastante espaço para caminhar e até algumas escadas de pedra no caminho. É bem sinalizada e é considerada segura – apesar de que no Rio de Janeiro nada é 100% seguro, né? Então todo cuidado é pouco e a gente sempre recomenda que você vá com guia ou com um grupo de pessoas.

É na Pedra Bonita que está a Rampa do Vôo Livre, ponto de encontro dos amantes de parapente e asa delta no Rio de Janeiro. Inclusive, contamos Como é voar de parapente no Rio de Janeiro. Clique para ler!

pedra bonita
Foto da primeira vez que fomos na Pedra Bonita, em 2014!

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita fica na Estrada das Canoas em São Conrado. O acesso até o portão de entrada pode ser feito pela linha de ônibus (448 – Maracaí), mas sugerimos que você vá de carro ou Uber, pois a subida até a entrada da trilha é muito íngreme e você se cansará com mais facilidade. Se você optar por ir de carro, poderá estacionar bem pertinho da entrada da trilha.

Se estiver lotado, provavelmente você terá que parar na beira da Estrada das Canoas, o que significa que você vai caminhar por mais 15 minutos até chegar na entrada da trilha.

Horário: Todos os dias, das 8h às 17h (até 18h no horário de verão). Só é permitido que se inicie a trilha até às 15h.


Clique para reservar o tour guiado para a Pedra Bonita


02. Trilhas no Rio de Janeiro: Pedra da Gávea

Temida por muitos e amada por outros. Há quem nunca tenha chegado ao topo por medo de enfrentar a “carrasqueira”, parte da trilha onde temos que escalar uma pedra bem íngreme, perto de um penhasco. Fora isso, a trilha é longa, mas tranquila. O visual é parecido com o da Pedra Bonita, porém bem mais amplo e mais alto!

Lá do alto você vê o contraste da floresta com o mar, um desenho da natureza! Por mais cansativo que seja, o visual compensa, afinal é o melhor ângulo da cidade maravilhosa. A sensação de ter chegado no topo é demais, uma verdadeira recompensa depois de tanto esforço!

pedra da gavea
Visual lindo do topo da Pedra da Gávea, para a Zona Sul do Rio de Janeiro

Você pode optar por fazer a trilha via Pico dos 4 – leva, no total, cerca de 8h, com paradas em pontos estratégicos para fotos, como a Garganta do Diabo, uma espécie de caverna, com visual lindo! Além das paisagens diferentes, é um caminho mais difícil, consequentemente, mais vazio. Indicamos fazer essa trilha apenas com guia!

Essa é uma trilha considerada pesada e leva cerca de 3h para completar um trecho (pelo caminho normal. Via Pico dos 4, leva em torno de 4h ida e 4h volta). Vá preparado!


Aproveite para ler: Como escolher a bota de trekking ideal para você


pedra da gávea
A famosa “Cabeça do Imperador”

Como chegar na Pedra da Gávea

Para começar a trilha da Pedra da Gávea você deve ir até a Estrada do Sorimã, que é acessada pela Barrinha. No final dessa estrada existe uma pracinha onde estacionamos os carros e uma placa indicativa do Parque Nacional da Tijuca com um mapa e um resumo das informações da trilha.

Horário: Diariamente das 8h às 17h (até 18h no horário de verão). Só é permitido que inicie a trilha até às 14h, para que dê tempo de voltar antes do fechamento do parque.


Veja aqui o tour guiado para a Pedra da Gávea, passando pela Garganta do Céu


03. Trilhas no Rio de Janeiro: Morro Dois Irmãos

O Morro Dois Irmãos é um dos cartões postais do Rio de Janeiro! É difícil nunca ter visto antes as duas montanhas “gêmeas”, que já foram cenário de muitas fotos! E que tal vê-la por outro ângulo?

O que se vê de cima do Morro Dois Irmãos, após uma trilha que parte do Vidigal, é imperdível. Uma beleza sem fim! E não é só o cume do Morro Dois Irmãos que garante uma bela vista – há alguns mirantes no caminho. O primeiro, com vista para a Rocinha (maior favela da América Latina) é impressionante. Um mar de casinhas que realmente te deixa impactado. Já o segundo, tem vista para a Serra da Carioca, Gávea, Corcovado e Pedra Bonita.

morro dois irmãos trilha no rio de janeiro
Visual lindo do cume do Morro Dois Irmãos!

Curiosidade: o Morro Dois Irmãos é uma formação rochosa com aproximadamente 533 metros de altitude. Antigamente, as terras do seu entorno eram usadas como pastos e lavouras, e em seguida foram transformadas em canaviais até o século XIX. Só em 1930 que começou a ocupação urbana da área, onde nasceu o Alto Leblon e o Vidigal. No seu ponto mais alto, a vista é 360°, ou seja podemos ver toda a Zona Sul da cidade e até um pouquinho de outras regiões.

Localizada num dos cartões postais do Rio de Janeiro, essa é uma das trilhas de melhor custo x benefício do Rio. Considerada de nível médio, são apenas 40min de subida até uma das vistas mais bonitas da cidade.

mirante do morro dois irmãos
Um dos mirantes da trilha do Morro Dois Irmãos

Como chegar no Morro Dois Irmãos

A entrada para a trilha do Morro Dois Irmãos é por dentro do Morro do Vidigal, mas já avisamos que é super tranquilo e é um trajeto feito com frequência por muitos turistas. É necessário pegar uma van ou um mototáxi para cruzar a comunidade até o ponto onde a trilha começa. Os preços são bem acessíveis e você não pagará mais de R$10.

A entrada do Morro do Vidigal fica na Avenida Niemeyer, como há diversas linhas de ônibus pelas proximidades, nós aconselhamos planejar o seu trajeto usando o Moovit, um aplicativo que você coloca a sua partida e destino e vê as melhores opções de transporte.

Também há diversas empresas especializadas que reúnem grupos para fazer esse passeios. Nós aconselhamos principalmente para quem não está acostumado com trilhas. Mas vale lembrar que é preciso ter um bom condicionamento físico, já que a trilha leva 45 minutos e tem algumas partes bem íngremes e com mata fechada. É uma trilha de nível moderado.

Não se esqueça de levar água, protetor, um lanche e não leve uma mochila muito pesada.



04. Trilhas no Rio de Janeiro: Pedra do Telégrafo

Provavelmente você já viu alguma foto de pessoas penduradas em uma pedra, dando a ilusão de que não tem nada embaixo e elas estão correndo risco! Mas, tudo isso é ilusão de ótica – motivo pelo qual a Pedra do Telégrafo ficou super famosa e recebe, ainda hoje, muuitos turistas todos os dias para tirar a famosa foto por lá.

Pedra do Telégrafo fica em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A região fica a cerca de 50km de distância do Centro! É distante da Zona Sul do Rio de Janeiro, mas vale a pena fazer o passeio e aproveitar para conhecer outras praias e trilhas dessa região tão rica.

Com a alta popularidade da pedra, a trilha principal até o topo está bem aberta e é preciso prestar atenção apenas nas bifurcações – a trilha para as Praias Selvagens é a mesma. Siga sempre rumo acima, pois não há muitas sinalizações.

trilhas no rio de janeiro
A pedra mais famosa do Rio de Janeiro: Pedra do Telégrafo!

Lá no alto o visual é diferente. Nada clichê. Ao invés de vermos o Morro Dois Irmãos, clássico do cartão postal do Rio, encontramos uma imensidão de horizonte, onde o azul do mar se mistura com o azul do céu. Podemos ver as praias selvagens, as praias da zona oeste do Rio e também, beeem ao fundo, a Pedra da Gávea.

É preciso um pouco de preparo físico, pois há trechos bastante inclinados! E a dica para evitar fazer a trilha com muita gente e evitar e fila para tirar a foto na Pedra do Telégrafo (sim, isso tem acontecido!) é optar por ir durante a semana ou bem cedinho nos finais de semana. O nascer do sol é lindo por lá também, vale a pena!


Veja também: Pedra do Telégrafo: onde fica, como chegar e dicas para a sua trilha


Como chegar na Pedra do Telégrafo

Ela está localizada na Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio. Basta seguir pela estrada Roberto Burle Marx até o centro de Barra de Guaratiba.

A trilha começa próxima ao quartel do Exército, o Campo de Prova da Marambaia. Dali, começa uma ladeira e é bom ir se orientando com os moradores. Uma dica é subir de mototáxi (tem inclusive um ponto de ônibus bem ali).

trilhas rio de janeiro
Visual lindo de um dos mirantes no caminho para a Pedra do Telégrafo

A linha de ônibus que deixa mais próximo é a 867, então planeje o seu trajeto pois é provável que tenha pegar mais de um ônibus para chegar lá.


Veja também: O que fazer em Barra de Guaratiba | Rio de Janeiro


Muitas vezes as trilhas são mais acessíveis se você estiver de carro, então nossa sugestão é alugar um veículo pelo site da Localiza. Além de ser de confiança, é tudo bem simples e com ótimos preços. Se você for passar alguns dias no Rio é ainda melhor, assim terá conforto e comodidade para ir a algumas (ou todas!) das trilhas. 


05. Trilhas no Rio de Janeiro: Trilha da Urca

A trilha para chegar até o Morro da Urca é leve e bem tranquila. É uma boa alternativa para apreciar o visual lá do alto sem precisar pegar o bondinho. Ótimo programa para fazer em um domingo com a família!

A trilha leva cerca de 30 minutos, é bem sinalizada e segura, até porque fica dentro de uma área militar. Lá no alto há opções de restaurantes e lanchonetes, que atendem as pessoas que chegam pela trilha e também quem chega de bondinho. Afinal, o Morro da Urcaé onde fica a estação intermediária do bondinho do Pão de Açúcar.

Trilha da Urca
Visual liindo do Corcovado! Essa é a recompensa depois de subir a Trilha da Urca!

Dica: Se você não quiser descer a trilha, pode optar por esperar até às 19h e descer de Bondinho. Os funcionários liberam a catraca depois desse horário!


Como chegar no Morro da Urca

O acesso é bem fácil: basta chegar até a Praia Vermelha. A trilha começa no canto esquerdo, na Pista Cláudio Coutinho.

De metrô, é possível descer na estação de Botafogo e pegar uma linha de integração para a Praia Vermelha. De ônibus, a linha 107 deixa ali pertinho, mas ainda assim aconselhamos planejar o seu trajeto no Moovit.


06. Trilhas no Rio de Janeiro: Mirante Dona Marta (por trilha!)

O visual do Mirante Dona Marta é o nosso preferido, de tirar o fôlego! Você pode comprovar vendo essa foto que tiramos em um nascer do sol – parece até uma pintura!

E se você não é muuuuito fã de fazer trilhas, pode ficar tranquilo: essa é uma opção perfeita para quem quer ver o Rio de Janeiro do alto, sem muito esforço. Mas, se você é do time que gosta de uma boa aventura, também pode acessar o Mirante por uma trilha, que tem início na Favela Santa Marta.

mirante dona marta
Visual lindo do Mirante Dona Marta!

Trilha Morro Dona Marta começa pela Favela Santa Marta. Você deve pegar o elevador inclinado e subir até o alto da favela. De lá, caminhar pela trilha, no meio da mata, até chegar ao mirante. O percurso total fica em torno de 30 a 50 minutos.

É uma trilha bastante movimentada nos finais de semana, mas, ainda assim, achamos mais garantido ir com guia, alguém que conheça bem a região.

Para chegar ao mirante Dona Marta de carro é bem fácil: ele fica no caminho para o Corcovado. Suba pela Estrada das Paineiras e a partir daí é só seguir as placas. Não tem como errar. Ao chegar, você encontrará um amplo estacionamento.

Não recomendo que você vá de ônibus, pois é bem afastado e deserto. Ir de Uber é uma boa opção, mas vale a pena combinar com o motorista para ele te esperar lá mesmo, já que pode ser difícil conseguir algum Uber para retornar, principalmente se você for no nascer do sol.


Gostou das nossas dicas de trilhas no Rio de Janeiro com vistas de tirar o fôlego? A gente ama ver a cidade do alto, fazer um exercício e estar em contato com a natureza. É ótimo para renovar as energias, principalmente quando você vai com um grupo de amigos e pessoas queridas!

Se você quer descobrir mais lugares incríveis para conhecer no Rio, confira aqui nossa seleção de posts sobre passeios gratuitos, bairros específicos, restaurantes, etc.


Aproveite para salvar todas as dicas no Pinterest!

trilhas rj pinterest


Aproveite para ler também

Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro

25 lugares incríveis para fotografar no Rio de Janeiro

20 destinos próximos ao Rio de Janeiro para visitar no verão

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

13 respostas

    1. Oi Barbara!

      Não temos um grupo de trilha =(
      Mas fica de olho no nosso facebook que estamos pensando em organizar alguns passeios =)

      Beijos!

  1. Olá bom dia estou no Rio de Janeiro a passei e gostaria de ir a algumas trilhas , vcs indicam alguns guias turísticos?

    1. Oi Carlos,
      Se ainda for útil para você, tem alguns grupos que fazem trilhas pelo Rio, procure pelo Desbravando Rio ou 360 sports. 🙂
      Beijos

  2. Olá, primeiro quero dizer que são as melhores dicas da internet, amei tudo. Bom procurei em alguns lugares e vi que tem grupos cobrando por passeios em trilhas, eu achava que era tipo um lugar publico, quero saber de vcs se realmente é pago ou só grupos “privados” que cobram?

    1. oi Duh! Obrigada pelo elogio!

      As trilhas são públicas, não é preciso pagar nada não, a não ser que seja em algum parque nacional, por exemplo. Mas, acredito que nenhuma do Rio é preciso pagar. O que acontece, é que empresas oferecem esse serviço para quem não está acostumado a ir sozinho, e podem cobrar pelo passeio!

      Qual trilha você está pensando em fazer? A Pedra bonita, por exemplo, é bem tranquila! Dá para juntar umas 5 pessoas e ir sem problemas. Beijos e boas trilhas!

  3. Olá galera vou subir a pedra da Gávea na segunda devo iniciar a subida com mas 4 colegas por volta da 8:30 se alguém quiser e não tiver companhia pode se juntar com nosco será ótimo.

    1. Oi Fabiano,
      Eu nunca fui na Pedra da Gávea, acredita? A Nanda já subiu a um tempo atrás. Mas segunda fica complicado pra gente.
      Boa trilha pra vcs!!

  4. Oi pessoal, primeiro de tudo gostei muito do site, dicas legais, fotos legais, e muito boa suas dicas e explicações. Ótimo trabalho.
    Eu custumo fazer trilhas com meu filho de 11 anos.
    Essa pedra do telégrafo e tranqüila pra subir com ele, ele tem 11 anos e bem esperto. Oq VC acha nanda? Abraço.

    1. Oi Leandro! não há problema algum, ainda mais se vocês já fazem trilhas juntos 🙂
      É muito bonito o visual de lá e ainda dá pra tirar ótimas fotos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *