Alemanha

Alemanha

Alemanha

Ela é a terra das melhores cervejas, de carros super velozes e de uma História riquíssima. E com seu charme sem igual, a Alemanha ganhou não só o nosso coração, como o de muitos turistas brasileiros que resolvem explorar esse cantinho surpreendente no coração da Europa.

O país está repleto de cenários tão bonitos que parecem ter saído de um livro de conto de fadas. E sabe qual a melhor parte? A Alemanha é perfeita para ser visitada seja no inverno, seja no verão. Só isso faz com que a tarefa de montar um roteiro Alemanha  seja uma tarefa bem complexa, especialmente se você não souber como priorizar as cidades e organizar cada dia de sua viagem.

Se você está planejando fazer turismo pela Alemanha e está precisando de uma mãozinha para planejar sua viagem, não deixe de conferir esse guia de viagem pelo país.

Alemanha – dicas práticas sobre o país

A Alemanha é um país emblemático  na Europa Central, famoso por suas  paisagens espetaculares, economia poderosa e cultura diversificada. E como não poderia ser diferente, ela  é bastante popular entre turistas brasileiros.

Portanto, se você está planejando uma viagem para a Alemanha, é importante estar bem informado antes de montar seu roteiro. A seguir, compartilharemos dicas valiosas sobre documentação necessária, seguro viagem, moeda oficial e outras informações essenciais que podem fazer toda a diferença na sua experiência.

  • Língua oficial: o alemão é a língua oficial do país. Curiosamente, ele também é a língua mais falada da União Europeia, já que o alemão é também idioma oficial na Áustria, Suíça, Luxemburgo, Liechtenstein, Itália e Bélgica. No entanto, você consegue se comunicar bem com o inglês, especialmente nas cidades maiores.
  • Moeda: como um dos países fundadores da União Europeia, a Alemanha foi um dos primeiros países a utilizar o Euro como moeda oficial. Infelizmente a cotação nunca está a nosso favor, então pesquise bem antes de trocar seus reais para a viagem.

#DicaDaGaia: Recomendamos viajar com um cartão de débito internacional, como o Wise. Ele pode ser utilizado em hotéis e restaurantes. Contudo, é interessante levar euros em espécie para qualquer eventualidade no destino. 

  • Visto: assim como outros países europeus, você não precisa de visto para entrar  na Alemanha. De acordo com o site do Consulado Geral, o país exige apenas que o viajante possua passaporte com validade superior a 3 meses e que a viagem tenha duração inferior a 90 dias. 
  • Seguro viagem: semelhante a outros países signatários do Tratado Schengen, para entrar em território alemão é preciso apresentar um seguro viagem com cobertura mínima de EUR 30.000. Você pode usar a mesma plataforma de comparação de seguros que a gente utiliza para encontrar a apólice que mais se encaixa no perfil da sua viagem.
  • Saúde: diferentemente do nosso SUS, o sistema de saúde alemão é uma obrigatoriedade legal de todos os cidadão, sem exceção. Turistas só podem ter acesso aos médicos, hospitais e exames no país caso tenham seguro viagem. 
  • Eletricidade: a voltagem na Alemanha é 230v. Já o padrão das tomadas pode ser do modelo C ou F. Portanto, considere investir em um adaptador de tomadas e, possivelmente, um transformador para aparelhos que sejam 110v.

Turismo na Alemanha

A Alemanha é um destino fascinante e por todo o seu território contemplamos paisagens deslumbrantes. De norte a sul, de leste a oeste, o país revela múltiplas facetas, todas igualmente apaixonantes.

Ao todo, existem 16 regiões turísticas no país. No entanto, agora vamos te apresentar aquelas que são queridinhas dos turistas. Continue sua leitura para descobrir quais são:

Brandenburg

Localizado na porção leste do país, Brandenburg é, provavelmente, uma das regiões mais importantes da Alemanha. Talvez porque a capital, Berlim, fica aqui, mas ousamos dizer que a região vai muito além da famosa capital cosmopolita alemã.

A região está pontilhada de cidades fofas e vilas idílicas onde até o tempo parece passar mais devagar. Definitivamente, nada semelhante com a correria gostosa de Berlim! Repleta de belas florestas, lagos e campos extensos, essa é uma região para quem gosta de aproveitar a vida ao ar livre.

Chegando em Potsdam você sentirá novamente o ritmo das grandes cidades. Por lá, palácios e jardins prussianos são marca viva da história. Além deles,  museus, salas de concerto e teatros entretêm moradores e turistas dos mais variados gostos.

Baden-Württemberg

Coração econômico da Alemanha e da Europa, Baden-Württemberg não é só a região onde se localizam algumas das empresas mais importantes do mundo. Dentre os principais expoentes dessa região temos a espetacular Floresta Negra, a animada Heidelberg e a famosa cidade termal de Baden-Baden.

No sudoeste alemão, Baden-Württemberg surpreende com suas belíssimas paisagens naturais. E aqui vamos muito além da Floresta Negra. O Lago Constance e as Montanhas Suábias já fazem o passeio pela região valer a pena.

Quando o assunto é o cenário cultural, Baden-Württemberg surge deslumbrante. Cidades como Stuttgart, Freiburg e Konstanz transbordam tradição. Não faltam opções de museus e palácios para se explorar nessas e em outras cidades da região.

E não podemos deixar de destacar a pluralidade de Baden-Württemberg. A região é uma das que possui o maior número de imigrantes da Alemanha. Isso talvez se deva, não só às oportunidades de trabalho, mas também por seu povo sempre muito acolhedor.

Baviera

A terra da Oktoberfest original, a Baviera, é também a região mais rica da Alemanha. E não estamos falando somente de riqueza monetária, mas igualmente de riqueza cultural. Sabe aquela imagem clássica do alemão de shorts verde e chapéu engraçado tomando cerveja? Ela é originária justamente da Baviera.

Localizado no Sul do país, a Baviera é o maior Estado alemão e um dos mais antigos, com mais de 1.500 anos de história. A capital do Estado é Munique e ela é aquele tipo de cidade que dispensa apresentações. Mas a Baviera vai muito além da capital mundial da cerveja.

Seja você aquele turista que busca uma pausa relaxante, seja aquele do tipo mais esportivo, certamente há uma Baviera que vai lhe agradar. Por entre rios e lagos cristalinos, parques nacionais, florestas, vinhedos e os alpes, esse é um Estado com belezas naturais difíceis de superar. E se você é do tipo que gosta de passeios mais culturais, saiba que não faltarão castelos medievais, igrejas barrocas e museus para desbravar. 

Saxônia

Na fronteira com a Polônia e a República Tcheca se destaca por duas cidades vibrantes e cheias de história: Leipzig e Dresden. Entretanto, essa é uma das muitas facetas dessa região de paisagens contrastantes.

Enquanto a porção norte do Estado é marcada por planícies, à medida que se desce para o sul a paisagem muda drasticamente. montanhas escarpadas surgem imponentes, como é o caso da  Montanha Fichtelberg e das Montanhas Ore.

Sem dúvida, a Saxônia é uma região encantadora e apaixonante. Ainda mais por conta do intercâmbio cultural que a região da fronteira propicia.

Quer saber mais sobre o país? Então confira o que temos já publicado sobre a Alemanha:

Quando viajar para a Alemanha?

Com tantas regiões incríveis, qual a melhor época para desbravar a Alemanha? Nós já adiantamos que ela pode ser visitada durante todo o ano, né? Então, a melhor época depende muito do seu objetivo de viagem.

Mas se você ainda não sabe quando viajar, a seguir preparamos um panorama do clima no país nas principais estações do ano. Dessa forma será mais fácil escolher uma época para conhecer a Alemanha.

Verão na Alemanha

Diferentemente do nosso verão, o clima alemão nessa estação é mais ameno. A média das temperaturas varia entre 20 e 30°C. O bom é que à noite sempre fica um clima gostosinho para passear sob a luz das estrelas.

O verão na Alemanha é a época perfeita para curtir atividades ao ar livre. Entre junho e agosto está aberta oficialmente a temporada de tomar cerveja e relaxar com seus amigos em meio às vistas deslumbrantes. Durante os meses mais quentes do ano, os alemães gostam de sair à noite e se divertir até o raiar do dia seguinte.

Para aproveitar ao máximo o verão na Alemanha, esses são alguns destinos que precisam entrar em seu radar:

  • Colônia
  • Heidelberg
  • Munique
  • Rotemburgo
  • Floresta Negra
  • Berlim
  • Schoenau am Koenigssee

Inverno na Alemanha

Já no inverno a paisagem alemã muda completamente. Os meses mais frios vão de dezembro a fevereiro e você pode esperar temperaturas congelantes e neve a depender da região em que você está.

O inverno alemão marca o início da temporada de férias. Para muitos, esta época do ano é para passar tempo com a família e amigos e comer muitas comidas deliciosas. Certamente são os melhores meses para esquiar e praticar snowboard. 

Agora, aproveite esses destinos na Alemanha se a sua viagem for durante o inverno:

  • Bamberg
  • Dresden
  • Berlim
  • Nuremberg
  • Stuttgart
  • Hamburgo

Principais cidades para conhecer na Alemanha

Na hora de planejar um roteiro Alemanha perfeito, algumas cidades definitivamente não podem ficar de fora. Então vamos apresentá-las logo a seguir, junto com os artigos completos que já temos sobre cada uma delas no blog.

Berlim

Além de ser a capital, Berlim é a maior cidade da Alemanha e um destino imperdível. Localizada no nordeste do país, fica próxima da fronteira com a Polônia. Podemos dizer que Berlim é um verdadeiro caldeirão cultural e cheio de história. Você vai adorar como o moderno e o antigo se misturam nessa cidade vibrante.

Alguns de seus marcos históricos clássicos são o Portão de Brandemburgo, o Muro de Berlim e o Memorial do Holocausto. Mas em seu roteiro, outros pontos também não podem ficar de fora do seu radar: a Ilha dos Museus é Patrimônio Mundial da UNESCO e prato cheio para os amantes do turismo cultural.

Mas se você é do time que gosta de agito, Kreuzberg e Neuköln são bairros boêmios alternativos cheios de bares, restaurantes e também arte de rua que vão ser a sua cara. Não é à toa que Berlim pode ser considerada uma das cidades mais criativas da Alemanha, para onde se olha há numerosas galerias e a arte urbana é muito presente por toda a cidade.

Já deu para perceber que além de ser uma das principais cidades da Alemanha para conhecer, Berlim é sinônimo de muita cultura, arte, história e boemia. E quando o assunto é a rede hoteleira da cidade, são sugestões para todos os gostos e bolsos!

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Berlim:

Munique

Localizada no sudeste do país, às margens do Rio Isar e rodeada pelos Alpes, Munique é a  terceira maior cidade da Alemanha e capital da região da Baviera. A cidade é um misto de muitos palácios, parques e festivais. Sem dúvida, ela tem tudo para proporcionar momentos inesquecíveis.

A festa mais famosa da Alemanha acontece por lá. Todos os anos, a Oktoberfest reúne milhares de fãs da cerveja no mês de outubro para uma festa que tem por objetivo se superar a cada ano. Não deixe de visitar também um dos “Biergarten” da cidade, como o Augustiner Keller! Compre um traje tradicional e caia na farra como um legítimo alemão!

Continuando no meio cervejeiro, vale saber que a cervejaria mais famosa do mundo também fica em Munique. A Hofbräuhaus é controlada pelo governo da Baviera e lá eles oferecem pratos típicos alemães, além das melhores cervejas disponíveis na Alemanha. Você ainda pode embarcar em um tour magnífico pela cervejaria e ver como se dá o processo de produção da bebida mais adorada do país.

Mas existem muitos outros pontos turísticos em Munique. Dentre eles, o famoso relógio Glockenspiel, que fica na praça Marienplatz. Vale incluir no roteiro também os palácios de Nymphenburg e Residenz. Bacana também é visitar o Englischer Garten, um dos maiores parques urbanos do mundo! Já para quem é fã de tecnologia aconselhamos uma visita ao Deutsches Museum que é dedicado à ciência e tecnologia.

Com tantas atrações assim, você vai querer passar, pelo menos, um final de semana em Munique. A cidade conta com farta rede hoteleira, incluindo opções com ótimo custo-benefício.

Dresden

Na região da Saxônia, no leste da Alemanha. Dresden é praticamente uma fênix. A cidade é um exemplo de superação, pois foi quase que totalmente destruída em 1945 em um grande bombardeio da Força Aérea Britânica. Tendo sido reconstruída, Dresden se tornou um símbolo de resiliência.

Atualmente a cidade é conhecida como a “Florença do Elba”, por sua arquitetura barroca. Aliás, charmosa e atraente são dois adjetivos que caem muito bem com Dresden. Ela é uma das cidades na Alemanha mais diferentes para se visitar, especialmente pelo seu centro histórico que abriga prédios reformados, mas que ainda possuem um toque antigo em suas fachadas.

Dresden também chama a atenção por conta do seu patrimônio musical. Compositores clássicos como Richard Wagner e Carl Maria von Weber nasceram ou passaram a maior parte de suas vidas por lá.

Claro que a visita a Dresden não está completa sem a visita ao Frauenkirche, o Zwinger Palace e a ópera de Dresden. O Palácio Real ou Residenzschloss abriga um complexo de museus super interessantes e a Coleção de Jóias Grünes Gewölbe também é imperdível. E se você prefere ficar ao ar livre, pedalar pelas margens do rio Elba ou fazer os cruzeiros pelo rio são ótimas sugestões com belas paisagens, especialmente no final do dia. 

Frankfurt am Main

Por sua vez, Frankfurt é o centro financeiro da Alemanha. Além dos inúmeros arranha céus modernos, ela também possui um centro histórico super charmoso. O destino mistura economia e tradição e conta com diversos museus incríveis e pontos turísticos bem interessantes para se explorar passando alguns dias na cidade.

Em sua lista de o que fazer em Frankfurf, não deixe de visitar a casa do famoso escritor e filósofo alemão Goethe. Desfrute de momentos relaxantes ao passear pelas margens do Rio Main.

E para admirar a cidade de um outro ângulo, há opções de passeios de barco pelo rio super românticos. Agora, se você quiser ter uma vista panorâmica da cidade, não deixe de subir a Main Tower. E para finalizar, o centro histórico conta com prédios antigos belíssimos.

Nuremberg

Por fim, Nuremberg é uma das cidades mais importantes do país. Famosa por seu centro histórico medieval bem preservado, ruas de paralelepípedo, muralhas, edifícios antigos, igrejas góticas e castelos, a cidade conta ainda com diversas construções modernas que surgiram após a quase destruição da cidade durante a II Guerra Mundial.

Há muito o que se ver e fazer na cidade. Recomendamos começar pelo Castelo de Nuremberg, que oferece uma vista panorâmica e exposições que contam a história do lugar. Visite a famosa Frauenkirche, a igreja de St Laurenz, as muralhas e torres. A casa do famoso pintor Albrecht Dürer também fica por aqui e você pode incluí-la em seu roteiro.

Caso sua visita esteja programada para dezembro, saiba que aqui você encontrará um dos melhores mercados de Natal de toda a Alemanha. Ah! E a culinária local é um capítulo à parte, seja pelas salsichas de Nuremberg, pelo Schäufele (carne de porco com pele crocante) ou pelo pão de gengibre.

Pronto para fazer turismo na Alemanha?

Não há dúvidas de que a Alemanha é um destino apaixonante. Para planejar seu roteiro do sonhos, conte com as nossas dicas.

Mala de Aventuras
Rolar para cima