Durante este momento de quarentena que estamos vivendo por conta do coronavírus, se tem uma coisa que está em alta são as reuniões online. Pensando nisso, selecionei os melhores aplicativos para fazer video conferências com qualidade e praticidade.

Seja para o acompanhamento do trabalho de sua equipe, ou para conversar e rever amigos e familiares, existem aplicativos que podem facilitar (e muito!) a comunicação.

Todo mundo está buscando por ferramentas que facilitem o dia-a-dia em casa, sem mexer muito com a rotina habitual de cada um. E as reuniões online são uma excelente saída para isso!

Portanto, aqui nós vamos te contar quais são as melhores ferramentas para você usar na hora de fazer a sua chamada de vídeo com um ente querido ou com a sua equipe de trabalho. Nesses momentos, precisamos nos ajudar, não é mesmo? Então vamos para as dicas!


Veja também: O que fazer na Quarentena: 10 dicas para viajar sem sair de casa


Preciso pagar para fazer reuniões online?

Depende. Existem plataformas que são completamente gratuitas e outras que cobram pelos serviços de vídeo chamada. Há também aquelas que são de graça até a página dois, mas que quebram um super galho na hora de se comunicar.

E já que existem tantas ferramentas gratuitas disponíveis, você não precisa pagar por esse tipo de serviço ou funcionalidade. A única ressalva é para aquelas pessoas que precisam de videoconferências como parte essencial do seu trabalho.

É possível também que você goste muito da interface de uma plataforma específica ou que você pode precisar de recursos diferenciados na hora de utilizar a ferramenta.

Tirando isso, não vale a pena pagar para conseguir fazer chamadas de vídeo. Por estarem cada vez mais popularizadas, muitos sites e apps já disponibilizam esse tipo de comunicação de forma gratuita.

reuniões online avós
Aproveite para conversar com familiares que moram longe de você!

E aqui nós vamos indicar 5 ferramentas gratuitas para reuniões online que usamos no dia a dia. E convenhamos, economizar está sendo uma das prioridades nos tempos de hoje.


Melhores aplicativos para reuniões online

Então vamos começar as nossas dicas para você continuar sendo produtivo mesmo sem sair de casa. E também para você utilizar durante as suas viagens para falar com a família e amigos. Uma coisa legal de se dizer é que todas as ferramentas abaixo estão disponíveis também em aplicativos para celular. Ou seja, você poderá fazer as suas chamadas de todos os lugares! Demais, né?


1. TrueConf Server

aplicativos para reunião online
Novidade no mercado: TrueConf Server

TrueConf Server é uma plataforma de videoconferência auto-hospedada para comunicação de nível empresarial que pode operar online e sem conexão com a Internet!! Existem aplicativos  gratuitos para todas as principais plataformas e dispositivos (desktop, tablet, smartphone, etc.). Alternativamente, os participantes podem entrar via link de seus navegadores, se desejarem.

Você pode fazer conferências com até 1.000 participantes em resolução 4K. Também existe uma versão gratuita, para até 12 usuários, sem limitações quanto à duração da reunião, capacidades e recursos de colaboração. Apresentação de slides e compartilhamento de tela, gravação, agendamento de reunião, pesquisa e votação, bate-papo e outras ferramentas úteis estão disponíveis para todos os usuários TrueConf. Há um catálogo de endereços com status de presença, o que significa que uma reunião pode ser iniciada em qualquer lugar com apenas alguns cliques.

TrueConf Server se destaca de outras plataformas populares por seu forte foco em segurança. À medida que são implantados no local, todos os dados confidenciais são armazenados com segurança na rede local em seus próprios servidores, para que nenhum estranho possa obter acesso às gravações de sua conferência, perfis de usuário, histórico de bate-papo, programação de reuniões, etc.

A plataforma de videoconferência TrueConf é amplamente utilizada para reuniões online e colaboração por bancos, empresas de todos os tamanhos, instituições educacionais e de saúde, tribunais, etc. Esta solução é bastante adequada para a transição para trabalho remoto e educação à distância, pois é compatível com todos dispositivos, fácil de implementar e usar e não requer a compra de hardware adicional.


2.  Zoom

O Zoom é a plataforma que eu mais uso para me comunicar por vídeo. Uso em meu dia a dia, principalmente para fazer reuniões de equipe, já que a ferramenta deles permite fazer compartilhamento da tela.

reuniões online trabalho pessoas
O Zoom é perfeito para trabalhar em vários formatos.

Essa é uma excelente opção para quem deseja fazer webinars, por exemplo, suportando até 10 mil pessoas online. Cursos online, workshops e aulas também podem ser ministradas pela plataforma, que permite fazer video conferências em grupo com até 500 pessoas!

O Zoom tem sua versão gratuita, que é maravilhosa e super atende a maioria das pessoas, por permitir reuniões individuais ilimitadas. Já as reuniões em grupo com até 100 pessoas pode durar até 40 minutos.

reuniões online homem chamada de video
Aproveite a flexibilidade que é fazer chamadas de vídeo e faça de onde você estiver.

Sua versão paga, que custa a partir de 14 dólares, permite chamadas em grupo de até 24h, URLs personalizadas e outros serviços mais exclusivos. Essa modalidade pode ser interessante para grandes empresas que aderiram ao home office recentemente.

Além de tudo isso, o Zoom ainda te dá a praticidade de não precisar criar uma conta, nem de baixar algum programa no computador para utilizar a plataforma. É tudo muito intuitivo, fácil e rápido de usar.


3. Skype

O Skype é a ferramenta mais tradicional quando o assunto é vídeos chamadas. Conhecida por muitos como a pioneira desse ramo de comunicação por vídeo, ela existe até hoje com novas atualizações.

É verdade, o Skype não é a plataforma mais prática do mundo. Para usá-lo no computador você precisa baixá-lo e criar uma conta. Para conversar com alguém, você precisa que essa pessoa também tenha uma conta Skype e que vocês se localizem dentro da plataforma para começar a interação.

reuniões online chamada de vídeo
No Skype você precisa que a pessoa tenha uma conta na plataforma para poder se comunicar.

Ou seja, diante de outras ferramentas, o Skype sai perdendo no quesito praticidade. Mas ele não poderia ficar de fora dessa lista, pois ele realmente tem seu valor.

Já aconteceu algumas vezes de eu não conseguir fazer uma chamada com tanta qualidade de imagem e sinal, e o Skype sempre me salvou nesses momentos. É uma plataforma muito boa de ter em casos de emergência.

Nela você consegue gravar as suas chamadas de vídeo, por exemplo, e salvá-las no seu computador. O Skype também tem sua versão gratuita e versão paga. A gratuita sempre me atendeu muito bem, permitindo o contato com até 50 pessoas, por 1h.


4. Google Hangouts Meet

O Google Hangouts Meet não é tão intuitivo de mexer como as outras ferramentas já citadas aqui. Portanto, se você nunca mexeu na interface do site ou aplicativo, pode ser que você leve um tempinho para entender como funcionam as coisas.

A versão gratuita permite incluir até 10 pessoas em uma única chamada de vídeo. Para reuniões online com até 100 pessoas, é preciso ser assinante do G Suites, por R$24 reais mensais. Mas é válido dizer que para apenas participar da reunião, ou seja, no caso de você ser um convidado, não é preciso ser assinante, nem pagar nada, ok?

reuniões online criança
Converse e mate a saudade de quem está longe.

É importante também ressaltar que o Hangouts Meets é um dos melhores em chamadas de vídeo quando o assunto é qualidade de imagem. Sendo super bem avaliada pelos usuários, o sinal é uma das maiores vantagens da plataforma.

Em julho de 2020, está previsto também o lançamento da versão avançada, que permitirá até 250 pessoas interagindo em uma chamada de vídeo e até 100 mil pessoas em modo visualização. Logo, será uma opção perfeita para quem quiser dar palestras online, aulas, entre outras coisas.

5. Slack

O Slack é uma ferramenta ainda pouco conhecida, mas que faz milagres na hora das video conferências. Na versão gratuita, o aplicativo fornece a opção de reuniões com até 15 pessoas. E o melhor de tudo é que ele tem uma função bem diferenciada: a possibilidade de criar setores para cada equipe de trabalho.

reuniões online trabalho
Faça uma reunião mais descontraída e tenha vários recursos disponíveis para você.

Por exemplo, você faz parte da equipe de Comunicação. Dentro de Comunicação, pode haver os responsáveis por Redes Sociais, outros responsáveis por Imprensa e por aí vai. O Slack fornece canais para cada grupo, com notificações personalizadascompartilhamentos de arquivos e muito mais. Tudo isso na versão gratuita.

O Slack é famoso entre muitas empresas grandes, por utilizarem de seus serviços. Ele é uma plataforma completa que também pode servir de e-mail para os usuários.


Reuniões online: dica bônus de ferramenta

Nós não podíamos encerrar esse post sem falar de uma das plataformas mais utilizadas no Brasil e que também pode ser uma mão na roda na hora de realizar vídeos chamadas mais simples. Quer saber qual é? Então continue lendo!


WhatsApp

O famoso WhatsApp, que é diariamente acessado por nós, em nossos celulares, também é uma excelente ferramenta para reuniões online. Diferente das outras plataformas citadas aqui, ele não suporta tantas pessoas, nem tem tantos recursos, mas pode ser uma maneira bem rápida e fácil de se falar por vídeo.

reuniões online whatsapp
Desfrute de recursos como esse do WhatsApp.

No WhatsApp você consegue fazer reuniões com até 4 pessoas e de forma 100% gratuita, assim como é o restante do aplicativo. Muitas pessoas não conhecem ainda essa função do WhatsApp, mas ela pode ser muito útil para falar com familiares, onde não há necessidade de tantos recursos extras.

Também pode servir para fazer reuniões curtas de trabalho, sem precisar acessar qualquer outro site ou aplicativo. A qualidade de vídeo e áudio é bem boa para uma plataforma que não é especificamente de videoconferências.

Portanto, vale a pena deixar como dica essa funcionalidade do WhatsApp. Para mim mesma, esse recurso já foi muito útil, em diversos momentos pessoais e profissionais. E quanto mais opções disponíveis para nos ajudar nessas horas, melhor, não é mesmo?


Pronto para realizar as suas reuniões online sem estresse?

Depois de tantas dicas incríveis de aplicativos e sites para você fazer as melhores reuniões online possível, espero ter ajudado você a realizar sua vídeo conferência.

Seja para o seu trabalho home office, para facilitar a sua viagem ou para bater aquele papo gostoso os amigos e familiares, tenho certeza de que essas ferramentas te ajudarão muito, assim como ajudam a gente diariamente!

Depois nos conte como foi a sua experiência usando alguma das nossas sugestões, ok? Vamos adorar saber!


Outros posts que podem te interessar: 

Como aprender francês sozinho: 10 dicas imperdíveis para você começar agora mesmo

20 filmes sobre viagem no Netflix 2020

Quem escreve | @jenni_lemos
Jennifer
Jornalista, carioca e amante do Mundo, a coordenadora de conteúdo do Mala de Aventuras, é uma entusiasta do audiovisual, voluntária de ONG’s no Brasil e na África e fascinada em explorar diferentes culturas.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Publicidade

7 respostas

  1. Muito eficiente esta sua matéria….Bem clara e curta.. Só faltou mostrar como fazer as gravações no Jitsi… Vou procurar ver como se faz…Mas quero agradecer pelo post…

    1. Oi Ana Maria! O Jitsi é bem fácil de usar. Espero que tenha conseguido fazer suas video chamadas sem complicações =)

    1. Não entendi o comentário da Lydiane.
      O que tem a ver a ‘Agência Nacional de Vigilância Sanitária’ com o ‘Zoom’?

    2. Na verdade, um grupo de profissionais utilizou o ZOOM na rede interna da ANVISA, sem comunicar os Responsáveis pela segurança em TI. E como utilizaram sem observar os critérios que o próprio aplicativo solicita para a configuração de segurança e por não ter sido um produto avaliado e autorizado para uso em ambiente governamental, a Equipe de Segurança em TI encaminhou uma notificação interna para todos os colaboradores, proibindo o uso do ZOOM, uma vez que da forma que foi utilizado poderia ter criado problemas na segurança da rede e expor dados. Porém, algum funcionário compartilhou externamente o aviso interno da Equipe de Segurança em TI da ANVISA (O que foi mais um erro e falta de profissionalismo) e acabou viralizando a informação na rede. Por esse motivo, os executivos responsáveis pela plataforma ZOOM veio a público e explicou o que de fato ocorreu e implementou recursos de segurança mais visíveis e amigáveis para facilitar aos usuários a configuração das reuniões online.
      Atualmente o ZOOM possui o recurso de configuração de segurança disponível de forma bem visível e fácil de configurar.
      O problema sempre existirá enquanto as pessoas realizarem tarefas sem antes terem se preparado devidamente, e por não buscarem conhecer as informações corretas acerca dos recursos para uso de qualquer aplicativo.
      Vale lembrar que, em se tratando de softwares, nenhum é absolutamente seguro, porém existem políticas de segurança que todos devem adotar, começando pela leitura de manuais, tutoriais de configuração e utilização, além de utilizar informações a partir de fontes confiáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.