No deserto mais árido do mundo, com temperaturas extremas, muitos viajantes ficam em dúvida se vale a pena visitar o Atacama em Setembro. O mês marca o final do inverno na região, mas como é o clima? Será que dá para aproveitar todos os passeios com tranquilidade?
Quando estávamos procurando a melhor época para conhecer o Deserto do Atacama, mas fugindo da alta temporada, nos deparamos com o mês de setembro. Em nossas pesquisas, ele pareceu agradável: clima não muito quente, nem muito frio, pontos turísticos mais vazios e preços atrativos.
Então, embarcamos nessa aventura durante a primeira quinzena de Setembro e o resultado foi uma viagem inesquecível. E para te mostrar que esse mês é uma excelente alternativa para fazer uma viagem para o Atacama, preparamos esse guia com as principais características do deserto durante Setembro. Vamos lá:
Atacama em Setembro é bom?
Quando voltamos de viagem, a principal pergunta que recebemos foi: “O Atacama em Setembro é bom?”. E a resposta é simples: não poderia ser melhor! Com temperaturas amenas, dias de céu 100% azul e atrativos turísticos que pareciam exclusivos para nós, o Deserto do Atacama nos presenteou com uma viagem perfeita.
Se você ainda não sabe, uma característica dos desertos é que os dias são muito quentes e as noites muito frias. No Atacama, por conta da altitude, o frio ainda se agrava com os ventos gelados que são frequentes nos passeios mais altos. O passeio até os Geysers del Tatio, por exemplo, vai até os 4.300m de altitude e as temperaturas ficam entre -10ºC e -5ºC antes do nascer do sol!
Mas em Setembro no Atacama, nós conseguimos fugir da temporada de ventos e aproveitamos até mesmo passeios de mergulho, como em Termas de Puritama. Encontramos também noites não muito geladas e dias de sensação térmica nas alturas, o que não imaginávamos que ia acontecer já que ainda era inverno.
Se em Setembro, o calor já era notável, imagine durante os meses de verão? Foi assim que consideramos esse mês agradável para fazer todos os passeios que o deserto tem a oferecer com uma qualidade melhor, sem perrengues.
Como é o Deserto do Atacama em Setembro
Já mencionamos que o Deserto do Atacama em Setembro é marcado pelos dias de sol e noites frescas, com chances de chuva praticamente inexistentes. O vento sopra mais leve e é recomendado levar shorts e camisetas para as longas caminhadas ao sol (só não esqueça o protetor solar!).
Agora, vamos ver mais detalhes sobre San Pedro do Atacama em Setembro:
Clima no Atacama em Setembro
Se você está em dúvida sobre como é o clima no Atacama em Setembro, saiba que esse mês é marcado por temperaturas agradáveis. Apesar de ainda ser inverno, o frio não é mais congelante, mas se faz presente durante as noites. De dia, você certamente vai sentir bastante calor.
Vale lembrar que o Atacama é o deserto mais árido do planeta, então seu clima é seco e você deve manter-se hidratado.
Quantos graus faz no Atacama em Setembro?
As temperaturas variam entre 6ºC durante a madrugada e 25ºC durante o dia. Mas não se engane: a sensação térmica é muito maior e você vai sentir um calor de 30ºC, especialmente se estiver fazendo algum dos passeios que envolvem longas caminhadas, como no Valle de La Luna e no Magic Bus.
Quando chove no Deserto do Atacama?
As chuvas no Deserto do Atacama acontecem durante o verão, ou seja, entre dezembro e março. Dizem que o mês mais propício a encontrar dias chuvosos é fevereiro, mas as nuvens carregadas são passageiras.
O nosso guia nos contou que chovem cerca de 2 a 4 dias ao ano no Atacama. Esse é um evento tão raro que todos comemoram!
O que fazer no Atacama em Setembro
O mês de Setembro no Atacama é perfeito para curtir todos os passeios que o deserto tem a oferecer. Ainda não estará um calor extremo para caminhadas sem sombra e nem aquele frio intenso que te impeça de colocar roupas de banho para curtir as lagoas de sal.
Acompanhe agora como são os passeios no Atacama em Setembro:
01. Vallecito e Magic Bus
O passeio para o Vallecito é um dos primeiros que você deve incluir no seu roteiro Atacama para se aclimatar. Nesse deserto de altitude, o ideal é começar a explorar os atrativos turísticos do mais baixo para o mais alto, facilitando com que o seu corpo se adapte ao ar que vai ficando mais rarefeito.
Nessa aventura, você fará algumas caminhadas durante a tarde pela Cordilheira do Sal e algumas dunas incríveis. O Magic Bus é um dos pontos turísticos do Deserto do Atacama que estão inclusos pela rota e, dependendo da agência de turismo contratada, o dia termina com um delicioso piquenique ao por do sol!
No inverno, algumas pessoas fazem essa caminhada amparados por um corta vento, ao menos. Já no verão, o calor é tão intenso que alguns turistas passam mal. Em setembro, o dia estava lindo e quente, mas não o suficiente para que tivéssemos algum problema de mal estar. Conseguimos fazer todas as trilhas e aproveitar ao máximo a experiência sem qualquer casaco!
#DicaDaFê: Nós fechamos nossas aventuras com a Full Tour Chile e todos os passeios foram incríveis. Comidas gostosas, roteiros completos, pontos turísticos praticamente exclusivos para nós e nosso grupo, que era pequeno. Os motoristas e guias eram de confiança e muito competentes.
02. Valle del Arcoiris
O Valle del Arcoiris é uma outra dica de o que fazer no Atacama em Setembro, já que o passeio envolve longas caminhadas em um vale que parece mágico. As rochas encontradas aqui possuem colorações diferentes: verdes, azuis, roxas, brancas, pretas e laranjas. Por isso, o nome do lugar.
Como o solo do Atacama é rico em diferentes minerais, cada um deles possui uma reação diferente ao processo de erosão que vai colorindo o deserto.
03. Valle de la Luna
O Valle de la Luna tem a mesma pegada do passeio para o Vallecito. Então, esteja preparado para fazer caminhadas e trilhas em um terreno que se assemelha ao planeta Marte. Em setembro, você não vai precisar de um casaquinho para te acompanhar.
Dentre todos os passeios tradicionais do roteiro Atacama, esse é o que exige maior esforço físico. As caminhadas são longas e a exposição ao sol é intensa, com pouquíssimas sombras pelo caminho. Então, durante o verão, muitas pessoas não conseguem aproveitá-lo em sua plenitude.
04. Termas de Puritama
O passeio para Termas de Puritama é aquele que oferece uma das experiências mais imersivas do deserto, já que aqui você pode mergulhar em águas aquecidas por rochas quentes do interior da terra e magma vulcânico! Sim! Águas de geleiras que vão descongelando e são absorvidas pela terra, passam por galerias e são aquecidas pelo calor do centro da terra e pela atividade vulcânica que é intensa no Chile!
A uma altitude de 3.200m, existem 8 piscinas disponíveis em Termas de Puritama. A temperatura da água varia entre 25ºC – 32ºC. Mas, os ventos gelados assolam os visitantes que precisam vestir as roupas de banho e caminhar pelas passarelas entre uma piscina e outra. No inverno, há quem julgue isso impossível. Já em Setembro, final da estação fria, encontramos brisas frescas e a experiência foi tranquila.
#DicaDaFê: nesse passeio, a Full Tour nos emprestou roupões de banho quentinhos e confortáveis para que transitássemos entre as piscinas mais protegidos da brisa fresca. Ela foi uma das poucas agências que vimos mimar seus clientes assim. Nós amamos!
05. Lagunas Escondidas de Baltinache
Quando visitamos o Deserto do Atacama em Setembro, encontramos as Lagunas Escondidas de Baltinache fechadas para banho. Elas são lagoas onde a concentração de sal é tão grande que as pessoas não conseguem afundar! Mas, por motivos de preservação ambiental, nós pudemos apenas fazer o passeio de contemplação.
Valeu a pena contemplar a beleza das lagoas azuis envolvidas pelo sal branco. Caminhamos por um deck de madeira pela paisagem desértica onde as lagoas pareciam um oásis. Mergulhar teria sido incrível também, mas a temperatura da água fica entre 10ºC até mesmo no calor! Você teria coragem?
06. Geysers del Tatio
Conhecer os Geysers del Tatio em Setembro foi uma experiência incrível. O passeio mais gelado do deserto pode ser ainda mais congelante dependendo da época. Os geysers são erupções de água e vapor que brotam de crateras no solo e, ao entrar em contato com o ar frio, se transformam em cortinas de fumaça.
Chegando aos 4.300m de altitude, o vento frio marca presença antes do sol nascer. E é preciso chegar antes dos primeiros raios solares para garantir que você vai ver esse fenômeno natural em sua plenitude. Em setembro, a temperatura nos Geysers del Tatio era de -10ºC antes do nascer do sol.
Esse foi o único passeio em que precisamos usar um excelente casaco e três camadas de roupa. Estávamos com roupas térmicas por baixo, depois um fleece e, por fim, um casacão acolchoado e impermeável. Luvas, gorro e cachecol foram fundamentais também para manter as extremidades aquecidas nesse frio intenso.
07. Piedras Rojas
Considerado um dos pontos turísticos do Deserto do Atacama mais lindos, Piedras Rojas é uma experiência que dura o dia todo e passa por diversas lagoas, vulcões e, claro, o parque Piedras Rojas, que é repleto de rochas de tom avermelhado. Elas criam o contraste perfeito com a paisagem branca (de sal) e azul (das lagoas) ao redor.
Todo o passeio é realmente incrível: cruzar o exato lugar do Trópico de Capricórnio (um dos cinco principais círculos de latitude que marcam mapas da Terra) e conhecer as Lagunas Altiplânicas são experiências únicas.
No complexo Piedras Rojas, o vento é intenso e até mesmo desconfortável. Mas em Setembro, não encontramos uma brisa sequer.
Vale lembrar: fizemos todos os nossos passeios com a Full Tour Chile, uma das melhores agências de turismo no Atacama. O custo – benefício foi excelente e nós indicamos a empresa até mesmo de olhos fechados.
Conversamos com o dono e conseguimos até liberar um cupom de desconto para nossos leitores. Nesse link, você encontrará um formulário para preencher e garantir 10% de desconto com a Full Tour.
Dicas para curtir o Atacama em Setembro
Agora que você já sabe como é o Atacama em Setembro, veja as dicas extras que separamos para tornar a sua viagem ainda mais especial:
Como não passar frio no Atacama em Setembro
O frio intenso não será seu inimigo na sua viagem para San Pedro do Atacama em Setembro, então um corta vento será o suficiente para a maioria dos passeios. Mas se quiser conhecer os Geysers del Tatio, você precisará de um excelente casaco para temperaturas negativas e de roupas térmicas.
Fora isso, esteja preparado para um friozinho de manhã, antes das 10h, e a noite, após as 20h.
Como não passar calor no Atacama em Setembro
Não esqueça de incluir na sua viagem para o Deserto do Atacama em Setembro algumas mudas de roupas frescas. Calças de tecido daqueles modelos mais soltinhos e roupas de academia caem bem.
O que levar para o Atacama em Setembro
Você acredita que nós erramos na hora de escolher o que levar para o Atacama? Por ser inverno, acreditávamos que o frio seria mais intenso e focamos bastante em casacos e roupas térmicas, mas não precisávamos ter levado tantos assim.
Então, para que você faça uma mala funcional, veja as nossas dicas de o que levar para o Atacama em Setembro:
- top de academia
- shorts
- camisetas/regatas
- uma muda de roupa térmica
- um casaco para temperaturas negativas
- calças de tecido frescas
- protetor solar
- óculos de sol
- boné e/ou chapéu
- luvas, gorro e cachecol
- botas e/ou tênis confortáveis
E se quiser uma dica de o que não levar para o Atacama, anote aí: roupas claras, já que a poeira avermelhada do deserto é famosa por manchar as roupas. Também não leve sandálias, muito menos de salto. Esse é um destino rústico, com estradas de terra batida, terrenos irregulares e muita poeira!
Dúvidas frequentes de quem procura sobre o Atacama em Setembro
Se você ainda tem dúvidas sobre o Atacama em Setembro, veja só algumas perguntas que já recebemos por aqui:
Qual a temperatura no Atacama em Setembro?
O clima no Atacama em Setembro é seco e as temperaturas variam entre 6ºC durante a madrugada e 25ºC durante o dia. Mas prepare-se, a sensação térmica é bem diferente! Nós sentimos bastante calor durante os passeios.
Faz frio no Atacama em Setembro?
O mês de Setembro no Atacama não é considerado um mês frio, apesar de ainda ser inverno. Enquanto o sol estiver brilhando no céu, você certamente estará sentindo bastante calor, e quando ele se põe, uma brisa gelada toma conta, mas não chega a ser intensa como quando no inverno.
Chove no Atacama em Setembro?
Não, o mês de Setembro no Atacama é marcado por dias de céu azul, sem nuvens! O clima é tão seco que a prefeitura passa pelas ruas jogando água para abaixar a poeira, já que o chão é de terra.
Quando é alta temporada no Atacama?
A alta temporada no Atacama acontece entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Especialmente os brasileiros aproveitam as férias de verão para essa viagem, mas é válido lembrar que o calor é extremo e os passeios podem ser desconfortáveis.
Pronto para curtir o Atacama em Setembro?
Agora que você já sabe que o Atacama em Setembro é bom, prepare suas malas e vá viver uma das viagens mais incríveis da sua vida! Mas se ainda ficou com alguma dúvida, não hesite em comentar!
Continue seu planejamento pelo Deserto do Atacama:
O que levar para o Atacama: como arrumar a mala pro deserto
Onde ficar no Atacama: hotéis com bom preço
Hotéis baratos em San Pedro de Atacama: 10 opções econômicas na alta e na baixa temporada
Hotéis com piscina no Atacama: 10 opções que os brasileiros amam
Melhores hotéis no Atacama: 10 opções incríveis no deserto mais seco do mundo
Lua de Mel Atacama: hotéis, restaurantes e passeios para uma viagem romântica