Berna é a capital da Suíça e é aquele tipo de cidade pela qual você se apaixona à primeira vista! Cheia de particularidades e charme, a cidade é repleta de atrações para os turistas. Nesse post, nós juntamos tudo sobre Berna (Suíça) para você conseguir planejar sua viagem dos sonhos para lá!

Mesmo sendo uma capital, Berna não se parece com uma. Além da sua paisagem ser bem típica de cidades menores, ela possui uma atmosfera muito relaxante e pacata, nada parecido com toda a agitação de grandes centros como Nova York, Paris, Berlim, entre outras.

Portanto, se você está planejando sua viagem para a terra do melhor chocolate do mundo, trate de separar uns dias para conhecer Berna, a capital da Suíça, e se surpreender com tantas paisagens bonitas, como eu me surpreendi! Para saber mais, é só continuar lendo o post!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Por que visitar Berna (Suíça)?

Assim como várias outras cidades suíças, Berna parece ter saído de um livro de contos de fadas! A cidade fica no lado alemão da Suíça e é cortada pelo belíssimo Rio Aar, que possui uma tonalidade de água espetacular e está rodeada de muito verde.

Fundada no século XII o que mais me impressionou na capital é como o antigo e o moderno convivem em perfeita harmonia. Em meio a prédios medievais históricos, passam ônibus elétricos moderníssimos.

A capital suíça manteve a história preservada, sem deixar de se adaptar à modernidade. Toda essa harmonia inclusive fez o Centro Histórico de Berna ser tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Ah! E caso você não saiba, Berna foi lar de um dos maiores gênios da humanidade! Albert Einstein, criador da famosa Teoria da Relatividade, morou lá e inclusive você consegue visitar a casa onde ele viveu. Muito legal, né?

Por essas e outras razões, Berna é o tipo de cidade que vai ficar marcada para sempre em sua memória. Agora, se você quiser saber as melhores dicas para planejar a sua viagem para Berna, como onde se hospedar e quais são os passeios imperdíveis por lá, é só continuar a leitura!


Leia também: Lucerna (Suíça): como chegar, onde ficar, o que fazer e dicas imperdíveis


Como chegar em Berna (Suíça)?

Se você for procurar Berna no mapa da Suíça, vai ver que ela se localiza ao norte do país, mas já se encaminhando para o centro, em uma região que é conhecida como Cantão de Berna.

berna suíça cidade
A cidade de Berna é encantadora! Olha que cenário mais lindo.

A boa notícia é que tem um aeroporto em Berna, mas ele fica oficialmente em Belp – cidade da região metropolitana da capital. No entanto, não existem voos do Brasil direto para lá.

Tendo em vista que não existem voos diretos do Brasil para Berna (Suíça) vou te explicar direitinho como fazer para chegar à capital da Suíça partindo de duas outras cidades muito importantes: Zurique e Genebra.

Como chegar em Berna saindo de Zurique

A distância de Berna a Zurique é de cerca de 121km e você pode optar por alugar um carro, ou ir de trem – a viagem dura apenas 1h e sem baldeação. De qualquer forma, você terá uma viagem tranquila e segura, pois não só as estradas da Suíça são boas e bem sinalizadas, como a rede de transportes é excelente e super interligada.

No entanto, a opção que eu mais recomendo é alugar um carro e ter liberdade para se locomover por lá. Falando nisso, aqui vai uma dica: o site que eu sempre uso e recomendo é o RentCars. Sua grande vantagem é conseguir fazer um comparativo entre as melhores locadoras disponíveis no desitno. Clique aqui para conferir.

Uma dica para quem viaja de carro é não deixar de utilizar o GPS para se locomover, até porque você vai estar em um país totalmente diferente do seu. Pelo trajeto mais rápido de 121km entre Berna e Zurique, você vai levar cerca de 1h22min.

Como chegar em Berna saindo de Genebra

Bem na pontinha da Suíça temos Genebra, outra cidade bem importante do país. A distância de Berna a Genebra é um pouquinho maior do que de Zurique a Berna. São 159km pelo trajeto mais rápido e você consegue fazê-lo em cerca de 1h40min.

Contudo, de trem, você vai levar um pouco mais de tempo, cerca de 2h, porque é necessário fazer uma baldeação. Você terá de trocar de trem em Lausanne, mas nada que atrapalhe a sua viagem.


Qual é a melhor época para visitar Berna (Suíça)?

Na minha opinião, Berna é tão charmosa e tão gostosa de se visitar, que não existe uma época melhor para visitá-la. Mas é claro que dependendo do seu objetivo e das suas preferências de tempo, um período do ano vai ser melhor do que outro para conhecer Berna (Suíça).

Para facilitar, vou explicar mais ou menos como fica o clima e temperatura em Berna nas quatro estações. Vamos lá!

berna suíça alto
Veja qual época do ano te agrada mais para visitar a capital.

Berna no inverno

Para os amantes do frio, Berna (Suíça) no inverno pode ser o paraíso! Os meses mais frios na região são dezembro, janeiro e fevereiro e as temperaturas mínimas são em torno de -4oC. Ou seja, você certamente pegará temperaturas baixo de zero.

Sem dúvida essas temperaturas são um convite, não só para os esportes de inverno, mas também para aquele chocolate quente suíço MA-RA-VI-LHO-SO que só os suíços sabem fazer!

Berna no verão

Considerada alta temporada, esse é o momento que Berna atrai mais turistas. O verão é a estação do ano com temperaturas mais agradáveis, dias mais longos e termômetros em torno dos 23oC.

Durante junho e julho o tempo é mais firme, contudo, é possível pegar chuva na cidade. Então já deixo avisado para você levar um guarda-chuva na mala.

Berna temperatura: outono e primavera

Para quem prefere um meio termo e paisagens ainda mais bonitas, o outono e a primavera podem ser as épocas certas para se visitar Berna (Suíça). As temperaturas em Berna no outono e na primavera são bem agradáveis.

As cores que invadem a capital da Suíça nesses períodos são fantásticas! O dourado das folhas no outono e as flores coloridas na primavera geram fotos belíssimas para o seu álbum de viagem.


Quantos dias em Berna (Suíça)?

Berna é uma cidade pequena e que pode ser explorada em 1 ou 2 dias, a depender do tempo que você tiver disponível na sua viagem. Contudo, ela pode servir como sua base, sendo ponto de partida para você fazer alguns bate-volta para conhecer cidades do entorno, como Interlaken e Lucerna.

Marketgasse, Berna
Marketgasse, Berna

Onde ficar em Berna (Suíça)?

Apesar de ser uma cidade pequena, Berna (Suíça) possui uma rede hoteleira de primeira e com opções para todos os gostos e bolsos. Resolvemos então te mostrar quais são os melhores bairros para se hospedar em Berna e algumas sugestões ótimas de hotéis super confortáveis para você relaxar após passar o dia conhecendo a capital da Suíça.

Bairros para se hospedar em Berna

Em Berna você consegue fazer muita coisa a pé. Ou seja, é importante levar isso em consideração na hora da escolha do bairro que você se hospedará.

Sem dúvida alguma, para os turistas a melhor região para se hospedar em Berna é o centro histórico da cidade. Além de estar próximo a praticamente todas as atrações turísticas, você também estará perto de ótimos restaurantes, bares e lojas.

Outro lugar também bem interessante em Berna é o bairro Matte, reduto de artesãos desde os tempos medievais. Além disso, o centro de Berna tem hotéis excelentes e esse bairro está bem próximo da estação de trem por onde (provavelmente) você chegará.

Hotéis em Berna (Suíça)

Conforme eu disse anteriormente, Berna tem ótimas opções de hospedagem! E para facilitar o planejamento da sua viagem, separei as melhores opções levando em consideração o conforto e o preço.

1. Hotel Landhaus: Localizado a apenas 5 minutos do centro histórico de Berna o Hotel Landhaus possui um ar vintage e clássico que parece que entramos em uma espécie de máquina do tempo. Com vista para o Rio Aar e gerência familiar, o hotel oferece uma boa estadia para o hóspede. Nota: 8,9 no Booking.

2. Goldener Schlüssel: Com decoração minimalista e moderna o Goldener Schlüssel é o hotel mais antigo do centro de Berna. Localizado na Rathausgasse, famosa rua do centro histórico, e perto da estação de trem, o hotel conta com acomodações bem confortáveis e a possibilidade de fazer refeições no restaurante do hotel com o melhor da culinária local. Nota: 8,0 no Booking.

berna suíça goldener
Um dos quartos do Goldener Schlüssel. (Foto: divulgação Booking)

3. Hotel Jardin Bern: Um pouco mais afastado do centro de Berna (Suíça) o Hotel Jardin Bern passou por uma reforma completa em 2017 e se tornou um hotel muito moderno e confortável, pronto para receber os hóspedes mais exigentes. Se você busca uma acomodação mais afastada do centro e mais calma, esse é o lugar certo para você. Nota: 9,1 no Booking,

4. Hotel National: Localizado bem no centro de Berna temos o imponente Hotel National. Ele possui uma decoração clássica e tem acomodações bem confortáveis, além de possuir um restaurante com pratos excelentes e com produtos da estação. Nota: 8,1 no Booking.

Além desses hotéis que citei aqui, uma outra opção de hospedagem é através do Airbnb, onde você pode reservar apenas um quarto, ou até mesmo um apartamento inteiro só para você e para quem mais viajar com você. Essa opção é maravilhosa para quem faz viagens em grupo. Fica a dica!

berna suíça jardin bern
Um dos quartos do Hotel Jardin Bern. (Foto: divulgação Booking)

O que fazer em Berna (Suíça)?

A capital da Suíça está cheia de coisas legais para você conhecer. E como eu sei que você está curioso sobre o que fazer em Berna, separei alguns lugares que você não pode deixar de conhecer! Vem comigo que eu vou te mostrar!

1. Visitar as Fontes de Berna

Você sabia que Berna (Suíça) é conhecida como a cidades das fontes? Existem mais de 100 fontes espalhadas pela cidade, onde você pode perfeitamente parar para tirar fotos lindas e abastecer sua garrafinha de água, pois elas são todas de água potável e são geladinhas (perfeito para os dias mais quentes)!

Elas foram construídas em sua maioria no século XVI e são verdadeiras obras de arte, afinal de contas são ricamente decoradas, com estátuas de personagens históricos e figuras lendárias.

Vale a pena percorrer a cidade e descobrir muitas dessas fontes tão bonitas e coloridas. Tenho certeza de que vão sobrar fotos delas nos seu álbum de viagem.

fontes de berna, na suíça
Kindlifresserbrunnen: uma das fontes mais famosas de Berna, que ilustra um ogro comendo criancinhas.

2. Conhecer o Relógio Zytglogge

Como todo sabem, os suíços são famosos mundialmente pelos relógios que nunca atrasam, não é mesmo? E o Zytglogge, certamente, é um dos pontos mais famosos e importantes de Berna (Suíça).

Seu nome significa “sino do tempo” e ele foi construído em 1530! O Zytglogge é um relógio astronômico e além de marcar as horas, ele também marca o dia, o mês, e até o símbolo do zodíaco de cada época do ano e a fase da Lua!

berna suíça relógio
O famoso Relógio Zytglogge, em Berna.

Ah! E tem uma coisa importante sobre o relógio que você não pode perder. Faltando 4 minutos para completar uma hora cheia, você consegue apreciar figuras animadas fazendo um show e preparando para dar as badaladas.

Eu particularmente achei uma graça e super recomendo você ficar para ver essa apresentação.

3. Visitar a Casa de Albert Einstein

Conforme já disse antes, Albert Einstein, um dos maiores cientistas da humanidade, morou em Berna (Suíça) e sua casa foi transformada em um museu. A Casa de Einstein fica bem pertinho do Zytglogge (são apenas 200m de distância) e lá você encontra fotos e textos do cientista, além da mobília original da casa. A visita não é demorada e vale a pena para conhecer mais sobre o grande gênio.

Dica: Depois de conhecer o museu, vale dar uma parada no Einstein Kaffee para tomar um cafezinho ou uma cerveja. O lugar é super descontraído e serve um café ótimo!

4. Conhecer a Catedral de Berna

Imponente se ergue a Catedral de Berna no coração da capital da Suíça. Com mais de 4 séculos de idade, ela é considerada Patrimônio Histórico pela UNESCO e é tão bonita, por dentro e por fora, que chegamos a ficar sem fôlego diante de tanta beleza e grandiosidade.

berna suíça catedral
A belíssima e imponente Catedral de Berna.

Cada detalhe da Catedral de Berna é mais bonito do que o outro e quem tem disposição física, tem a chance de embarcar em uma experiência única! Você pode subir até o topo da torre mais alta da catedral e observar toda a cidade de lá (foto de capa). No entanto, prepare-se: são cerca de 344 degraus até o topo.

5. Passeio pela Marketgasse

A principal rua da cidade é repleta de lojinhas, restaurantes e fontes coloridas. Além disso, ela é ornada com diversas bandeiras suíças, o que tornam este o local mais instagramável de Berna!

Curiosidade: boa parte dos prédios do centro de Berna possuem arcadas, onde é possível se abrigar da chuva e da neve e transitar pela cidade tranquilamente.

Marketgasse Berna Suíça
Marketgasse, uma das ruas mais legais para se conhecer em Berna!

6. Bundeshaus – o Parlamento Suíço

Uma vez na capital suíça, você não pode deixar de conhecer de perto a sede de umas das primeiras democracias modernas do mundo. E o legal é que é possível realizar visitas guiadas (apenas em alemão e inglês).

O Parlamento Suíço
O Parlamento Suíço

7. Rosegarten – o jardim das rosas

Este parque público é uma delícia para curtir o fim de tarde e apreciar um pôr do sol em um belo dia de verão. Além do belíssimo visual, há dezenas de tipos de rosas (e outras flores!) que colorem os jardins durante a primavera e o verão.

8. Bärenpark – o parque dos ursos

Um dos atrativos de Berna é o Bärenpark. Este parque de ursos fica próximo ao Rio Aar e além de ser um lugar muito tranquilo e bonito para tirar fotos, possui uma família de ursos vivendo lá, que são considerados os mascotes da cidade.

Os ursos são o símbolo de Berna e inclusive o nome da cidade pode ter sido originado por conta desses animais, segundo contam as lendas.

berna suíça urso
Ursos no Bärenpark, em Berna

Vale saber: eu não sou muito fã deste tipo de passeio, que envolve animais domesticados. Contudo, achei que seria válido falar sobre ele nesta lista para você tirar suas próprias conclusões.

9. Passeios guiados

Existem muitas outras atrações em Berna (Suíça) e para conhecer em detalhes a cidade, sugiro fazer um passeio guiado. Nós sempre usamos o site da Get Your Guide para reservar tours e comprar tickets para evitar filas (o que é super comum em certas atrações na Europa!).

Veja mais sobre alguns desses passeios clicando abaixo:

 


Dicas extras para a sua viagem à Berna (Suíça)

Depois de conhecer mais sobre a capital, como chegar, onde se hospedar e o que conhecer, vou te falar sobre uns detalhes que podem deixar sua viagem ainda melhor.

Swiss Pass

Definitivamente o Swiss Pass é a melhor opção para se locomover na Suíça, caso você não esteja de carro. Ele é um cartão que permite você utilizar todo o sistema de transporte da Suíça por um preço maravilhoso e ainda dá descontos em diversas atrações turísticas.

Para adquirir o seu Swiss Pass você pode entrar no site da Swiss-Travel-Pass. A melhor coisa é que você pode recarregá-lo sempre que quiser. Sem dúvida ele é muito prático e acaba te ajudando a economizar com alguns passeios.

berna suíça telhados
Berna é uma cidade que vai fazer você se apaixonar.

Chip internacional Europa

Atualmente usamos a internet e os celulares para tudo, não é mesmo? E ninguém merece viajar para outro país e ficar desconectado. Isso sem contar que ficar por aí catando wi-fi gratuito é muito chato e faz a gente perder um tempo precioso da nossa viagem.

Sendo assim, a solução é adquirir um chip internacional e se tem um chip que usamos sempre e recomendamos, é o da Yes Brasil. Além dele ter cobertura em todos os países da Europa, a velocidade da internet é maravilhosa.

Com o chip internacional Europa você tem 12Gb de internet para usar em qualquer lugar do continente. E o melhor é que você consegue comprar pela internet e receber na sua casa acessando o site da Viaje Conectado.

chip de internet para londres
Não esqueça do seu chip internacional para fazer da sua viagem ainda melhor!

E nós do Mala de Aventuras temos um presentinho para você, nosso leitor. Utilizando o nosso código MALADEAVENTURAS no final da sua compra, você ganha 10% de desconto no valor final do chip. Então corre lá e aproveita!

Seguro viagem internacional

Por fim, mas não menos importante, nem mesmo pense em planejar a sua viagem sem contratar um seguro viagem internacional. Além de não ser possível entrar na Suíça ou no resto da Europa sem um seguro viagem contratado, por conta do Tratado de Schengen, ele é garantia de que você estará protegido de diversos imprevistos que podem acontecer,

Só para exemplificar, meu namorado quebrou a perna em uma estação de esqui na Argentina, em agosto de 2016. E um amigo meu já teve intoxicação alimentar, durante uma viagem para a Bolívia, em maio de 2014.

Graças ao seguro viagem, eles tiveram todo o atendimento médico necessário e não precisaram gastar nada além do que pagaram para contratar o seguro. Isso dá uma tranquilidade enorme durante a viagem, sem contar que te faz economizar muito em emergências fora do país.

E quando viajamos, nós utilizamos o site da Seguros Promo para achar as melhores cotações de seguro viagem internacional. Lá você encontra as melhores seguradoras e os melhores preços!

Dica: para os leitores do blog, adquirindo o seu seguro viagem pelo site da Seguros Promo e utilizando do nosso código MALADEAVENTURAS no final da sua compra, você garante 5% de desconto!


Pronto para embarcar para Berna, na Suíça?

E aí, gostou das dicas de Berna (Suíça)? Esperamos que a sua viagem seja maravilhosa!

Se tiver ficado alguma dúvida, é só deixar seu comentário aqui embaixo para a gente ver. E não deixe de nos contar também depois, como foi a sua experiência pela capital suíça. Boa Viagem!


Que tal continuar o planejamento da sua viagem pela Suíça? Confira também:

O que fazer em Zurique: 13 passeios incríveis na cidade mais cosmopolita da Suíça

Interlaken (Suíça): tudo sobre a cidade mais famosa dos Alpes

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *