Foto de drone de Bombinhas

Bombinhas: como chegar, onde ficar, passeios e dicas imperdíveis

Se você está planejando viajar para Bombinhas, se prepara para montar um roteiro incrível com as dicas desse post! Confira aqui nossas dicas de como chegar na cidade, quando ir, onde se hospedar e uma lista com as praias e passeios imperdíveis.

Esse pequeno paraíso do litoral de Santa Catarina conta com 39 praias, entre elas algumas selvagens e outras super badaladas onde você pode mergulhar nas águas cristalinas. Também há muito o que fazer pelo centrinho da cidade e pelas trilhas nos arredores.

Sobre Bombinhas

Bombinhas é uma cidade do litoral de Santa Catarina que fica a pouco mais de 70km ao norte de Florianópolis. Pela imensa quantidade de praias, o turismo local gira em torno delas, por isso é fácil encontrar atividades legais para todos os estilos de viajantes.


Quando ir à Bombinhas

Verão

De dezembro a meados de março a cidade fica bombando de turistas! É nessa época que as geladas águas catarinense dão uma brecha na friaca e ficam uma delícia para mergulhar. Contudo, as chuvas são constantes nesse período do ano. Apesar de não ter como prever, fique atento a isso ao planejar sua viagem.

Eu viajei bem no meio da temporada, em fevereiro, e encontrei dias de MUITA chuva e dias deliciosos de sol. Logo no dia que cheguei, chovia tanto, que cheguei a pensar em desistir de Bombinhas e voltar para casa, mas no dia seguinte o sol recompensou cada gota de chuva do dia anterior.

Dia lindo de sol na Praia Retiro dos Padres, em Bombinhas
Dia lindo de sol na Praia Retiro dos Padres, em Bombinhas

Natal e Ano Novo

Entre o período de Natal e Reveillon e no feriado do Carnaval fica até desconfortável andar pela cidade, especialmente por causa do trânsito. A cidade é relativamente nova e não tem uma infraestrutura de trânsito adequada para a quantidade de turistas que recebe durante o verão.

Outono e primavera

Os meses de outubro, novembro, março e abril são uma ótima opção para conciliar um tempo mais firme, dias lindos, praias tranquilas e preços não inflacionados.


Como chegar em Bombinhas

O aeroporto mais próximo é o de Navegantes (60km) mas é provável que você encontre voos mais baratos  para Florianópolis. O trajeto de carro entre as duas cidades é super tranquilo e as estradas são bem sinalizadas. Ou seja, é só colocar no GPS e seguir por cerca de 1h30.

Uma dica importante é ter um carro à disposição, pois facilita muito na hora de fazer os passeios em Bombinhas. Desse modo você consegue ter mais mobilidade para andar por lá e conhecer várias praias, mesmo se for o caso de ficar pouco tempo.


Se precisar de aluguel de carro, nós indicamos o site da RentCars. Lá você faz uma cotação entre as várias opções de veículos e garante sempre o melhor preço. Nós sempre usamos o site pra viajar, inclusive usamos durante essa viagem! 


Atenção: Ao chegar na cidade é necessário pagar uma tarifa de preservação ambiental, que funciona como um pedágio. Ou seja, você paga toda vez que entrar na cidade.

Na verdade, a taxa de R$27,50 para veículos de passeio (preço do verão 2019), é cobrada na saída e pode ser paga em um dos guichês no local ou até na internet. Para facilitar, sugiro que você pague pela internet. O processo é bem rapidinho!

Pórtico de entrada em Bombinhas
Pórtico de entrada em Bombinhas

Dica: evite chegar na cidade pela manhã em um dia de sol, pois o trânsito para passar pelo pórtico é surreal! Essa é a única entrada e saída da cidade e, com o tempo bom, todo mundo quer curtir uma prainha!

Como chegar em Bombinhas de ônibus

Quem chega em Santa Catarina pelo Aeroporto de Navegantes precisará primeiro ir até a Rodoviária de Itajaí, que fica a uns 30 minutos de distância. Chegando lá, basta pegar um ônibus da Viação Praiana até Porto Belo. Depois resta a opção de pegar um táxi ou outro ônibus (da mesma viação) de Porto Belo até Bombinhas. Essa opção pode ser bem cansativa se você estiver com malas pesadas mas sem dúvidas é uma opção bem econômica.

Para quem sai de Florianópolis o trajeto é feito pela Viação Navegantes até Porto Belo. Em seguida é só escolher uma das opções sugeridas acima.

Veja também: Roteiro de Florianópolis: Um fim de semana na Ilha da Magia


Passeios imperdíveis em Bombinhas

Bombinhas é uma cidade praiana, portanto a maioria dos passeios se resume a curtir o dia inteirinho em uma das belas praias da cidade! Mas há diversas outras atividades em terra e alto mar para você curtir ao máximo suas férias em Bombinhas!

Praias

Cada praia tem sua peculiaridade, sendo a Praia da Sepultura super procurada para fazer snorkel e a Praia de Zimbros uma excelente opção para o pôr do sol. Se você quer passar o dia todo na praia, sugiro a Praia Retiro dos Padres, que tem uma estrutura legal de restaurantes. E se você quer paz, pegue um barco até a pouco explorada Praia do Cação!

Litoral de Santa Catarina
Vista de drone das Praias de Bombinhas
  • Praia de Bombas e Bombinhas

Localizadas na entrada da cidade, a Praia de Bombinhas é a continuação da Praia de Bombas. Ambas são bem urbanas, populares e possuem boa rede hoteleira, ambulantes na areia e comércio farto.

  • Praia das Quatro Ilhas

Ela costuma ficar entre a lista de praias preferidas dos turistas e dos locais. Com prédios do lado esquerdo e mata preservada do lado direito, essa praia tem um bom equilíbrio entre urbano x natureza.

Ela é procurada para o surfe e também por famílias que podem deixar as crianças brincando a vontade na larga faixa de areia.

  • Praia Retiro dos Padres

Praia agradável para ir com a família. Estrutura de bar e restaurante pertinho da areia com diversas mesas na sombra das árvores, o que é um grande diferencial para quem não gosta de ficar torrando o dia todo no sol.

  • Praia da Sepultura

Uma praia bem pequena que foi muitas vezes citada como a preferida dos nossos seguidores no @maladeaventuras. A água é perfeita para um mergulho e você pode ainda alugar um snorkel para ver os peixinhos nadando por ali.

Há um restaurante que atende na areia e algumas outras construções desajeitadas, o que, na minha opinião, estraga um pouco o visual. Dica: chegue cedo, pois ela fica lotada logo quando o sol começa a bater na areia, o que ocorre por volta das 8h da manhã.

Praia da Sepultura, Bombinhas
Praia da Sepultura, Bombinhas
  • Prainha

É da Prainha que saem os passeios de barco de Bombinhas. Contudo, isso não compromete o uso da praia para mergulho! A areia é fina e branquinha e a água é uma calmaria.

  • Praia da Lagoinha

Essa praia é quase uma piscina natural! Sua água em tom esverdeado e sem ondas é uma boa pedida para famílias com crianças. A Praia da Lagoinha tem também um bar que serve petiscos e almoço.

  • Praia do Ribeiro

Essa mini praia fica escondida entre as praias de Bombas e Bombinhas. Ela é um pequeno paraíso de água azul turquesa. Fica a dica para quem gosta de praias com poucas pessoas e sem vendedores ambulantes.

  • Praia de Zimbros

Praia com extensa faixa de areia, muitos barquinhos e criação de ostras e mariscos. A Praia de Zimbros é uma boa pedida para uma caminhada de fim de tarde.

  • Praia do Mariscal

São 4km de areia, o que torna a Praia do Mariscal a mais extensa de Bombinhas. As ondas são fortes nesta praia urbana, que é muito procurada pelos surfistas.

Praia do Mariscal, Bombinhas
Praia do Mariscal, Bombinhas
  • Praia da Conceição

Na sequência da Praia do Mariscal, você encontra a Praia da Conceição. Mais intimista, essa praia é pequena, tem areia mais escura e ondas tranquilas. É ótima para dar um mergulho1

  • Praia da Tainha

A Praia da Tainha tem um acesso complicado, pois a estrada de terra que vai até lá pode ficar muito esburacada na época das chuvas. Se você quiser se aventurar com seu carrinho, encontrará uma praia tranquila que fica protegida entre dois paredões. Lindíssima!

  • Praia do Cação

A Praia do Cação foi “recém” descoberta e caiu no gosto dos turistas que a desbravaram. O acesso por terra é complicado, pois a trilha passa dentro de propriedade privada. Sugerimos ir de barco.

Mergulho de cilindro

E para curtir o máximo de Bombinhas, não pode faltar um mergulho de cilindro! A região é muito procurada por mergulhadores amadores e profissionais, pois tem uma visibilidade legal. É um verdadeiro paraíso para quem busca nadar ao lado de diferentes espécies de peixes, tartarugas, ouriços e cavalos-marinhos. Pico principal: Ilha do Arvoredo.

Trilhas e mirantes

Quanto aos mirantes mais legais para observar a cidade de cima, você pode fazer a trilha do Morro do Macaco ou o Mirante ECO 360. A primeira é considerada de nível médio e a caminhada é em terreno íngreme por cerca de 1h. Já a segunda, é uma boa opção para todas as idades. O acesso é facilitado por meio de escadas de madeira e a trilha leva 15min. A entrada custa R$10 por pessoa.

O que fazer em Bombinhas: Trilha do Mirante ECO 360
Mirante ECO 360

Outras trilhas legais que você pode fazer durante sua viagem à Bombinhas são: a Trilha da Galheta, a Trilha da Tainha e a Trilha Costeira de Zimbros. Essa última passa por belíssimas praias desertas, como a Praia do Cardoso, a Praia Triste e a Praia Vermelha, além de cachoeiras e lagoas. O percurso todo leva cerca de 6 horas.

Passeio de barco

E se você quiser se aventurar em alto mar, você pode fazer um passeio de barco ecológico com os locais. Indico a Zimbros Ecotour. Você vai passar pelas fazendas marinhas com cultivo de ostras e mariscos, visitar praias desertas e de difícil acesso por terra, além de dar uma paradinha para mergulho na Praia do Cação.


Onde se hospedar em Bombinhas

Se você quiser ficar próximo do comércio e das praias mais urbanas, opte por um hotel na Praia de Bombinhas. Dali você chegará em um pulo na Praia da Sepultura, Praia Retiro dos Padres e outras pequenas prainhas da região.

Nossa sugestão é a Pousada Vila do Bosque. Ela fica a alguns minutos de caminhada da praia, tem uma área externa bem grande, toda arborizada e com uma linda piscina. Você pode escolher entre as suítes, apartamentos ou chalés. Todos são muito confortáveis, com varanda e uma vista incrível.

Quarto da Pousada Vila do Bosque
Pousada Vila do Bosque

As diárias para casal custam a partir de R$340


Se você procura uma opção mais aconchegante, em uma pousada menor e acolhedora, nossa sugestão é a Pousada Kia Ora Bombinhas. Ela fica na beira da praia, super bem localizada, os quartos tem varanda com vista para o mar, ar-condicionado, TV e frigobar no quarto. Ainda tem piscina e um café da manhã excelente!


Para quem busca tranquilidade, a Praia de Zimbros é uma ótima opção! E ficar em um lugar que te dê a sensação de estar em casa, não tem preço.

Os chalés da Pousada Canto das Trilhas, com rede nas varandas, muito verde e área comum com churrasqueira, proporcionam exatamente isso. E ainda têm a vantagem de estar em frente à praia. Você vai acordar já com o pé na areia.

Quartos a partir de R$150.

Pousada Canto das Trilhas
Pousada Canto das Trilhas

Obrigada Pousada Canto das Trilhas pela carinhosa recepção e pela parceria que tornou nossa ida à Bombinhas ainda mais incrível! Apesar de ter sido um convite, expresso aqui minha opinião baseada na minha experiência no estabelecimento.

Agora que você já tem todas as dicas para planejar sua viagem para Bombinhas, é só curtir muita praia, sombra e água fresca!

Você pode gostar de ver também:

Roteiro de Florianópolis: Um fim de semana na Ilha da Magia

1

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.