Bahia
Itacaré, Caraíva, Trancoso, Península de Maraú... Essas são apenas algumas das nossas praias preferidas desse Estado tão querido! Vem descobrir os nossos achados e se inspirar pra sua próxima viagem!
Você já foi à Bahia? Não? Então não sabe o quanto de praias maravilhosas você está deixando de conhecer nesse Estado tão gostoso.
A Bahia é de todos os Santos, todas as cores, sabores e culturas. Por isso, esse post é perfeito para quem está pensando em fazer turismo na Bahia. Além de conhecer mais sobre o Estado, vamos te mostrar os principais destinos turísticos e sugestões de roteiro imperdíveis!
Turismo na Bahia
Sem dúvida, há opções para todos os gostos e bolsos para fazer turismo na Bahia. E, quando pensamos na “Baêa”, a primeira coisa que vem em nossa mente é o carnaval de Salvador. A festa arrasta milhares de pessoas atrás dos trios elétricos todos os anos e atrai muitos turistas para Salvador.
Outra coisa que também chama a atenção nesse Estado, certamente é sua cultura: das tradicionais baianas, aos festejos e tradições de cada região.
E é claro que não podemos deixar de falar das belezas naturais deste Estado. Definitivamente a natureza foi generosa com a Bahia.
A Chapada Diamantina é um lugar que sempre me fascinou. Para os amantes do ecoturismo, certamente há muitas opções de turismo na Bahia.
O litoral baiano é de fazer inveja em muitos litorais de todo o mundo. Ao longo dos seus 1100km você vai se deparar com praias super badaladas e outras que parecem desertas.
De norte a sul as praias são, em sua maioria, de águas calmas e quentinhas, areias brancas e belos coqueirais que emolduram o cenário com perfeição. E apesar de ter sido uma tarefa bem difícil, nós fizemos um post com as 10 melhores praias da Bahia que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Você poderá conferir também esse conteúdo que cuidadosamente produzimos sobre as nossas praias baianas favoritas:
Em termos de estrutura para o turismo, podemos dizer que depende muito da região que você vai conhecer. A estrutura hoteleira da capital baiana, por exemplo, é ótima e há opções com todas as faixas de preço.
Aproveite para ler:
Onde ficar em Salvador
Por outro lado, na região da Chapada Diamantina, você vai encontrar opções de acomodações com uma pegada mais rústica. Certas cidades possuem pousadas mais simples, mas muito acolhedoras.
Opções de restaurantes também não faltarão. No litoral, o carro chefe são os frutos do mar sempre frescos. Mais para o interior, aquela comidinha caseira deliciosa deixa qualquer um com água na boca.
E para aproveitar todos esses destinos incríveis em segurança, vale a pena fazer um seguro viagem nacional. Além de te assegurar e dar total cobertura em caso de problemas médicos, ele também evita que você tenha dores de cabeça com bagagens extraviadas, dentre outros problemas que podem atrapalhar sua viagem.
Sugestão de leitura:
Pontos turísticos Bahia: 15 lugares imperdíveis para conhecer na Bahia
Quando visitar a Bahia
Na hora de planejar seu roteiro de viagem, é importante saber bem sobre o clima do lugar. Além disso, saber se é alta ou baixa temporada pode fazer muita diferença no seu orçamento.
Assim como a grande maioria dos Estados do Nordeste, é possível conhecer a Bahia ao longo de todo o ano. Mas vejamos como fica o clima durante as duas principais estações.
Verão na Bahia
Durante o verão, a Bahia é muito procurada por turistas de todo o Brasil e do mundo – principalmente no carnaval! Com isso, os hotéis lotam com facilidade na maioria das cidades. É preciso reservar acomodações e passeios com antecedência.
Os meses de verão também são ótimos para mergulhar em Abrolhos e percorrer as trilhas da Chapada Diamantina. Além de ser a época perfeita para pegar uma cor bem bonita no sol. Às vezes, podem ocorrer pancadas de chuva, mas logo o sol volta a brilhar.
Inverno na Bahia
Por sua vez, o inverno é considerado baixa temporada na Bahia, exceto no mês de junho com as festas juninas que se espalham por todos os cantos.
E, para quem não gosta muito de frio, pode ficar tranquilo. Mesmo durante o inverno as temperaturas da Bahia não costumam cair muito. Então você pode aproveitar bem os destinos. No entanto, a incidência de chuva é maior.
Aproveite e leia: Airbnb na Bahia: 15 casas incríveis nas melhores praias da Bahia
Cidades turísticas da Bahia
Se você está montando seu roteiro para fazer turismo na Bahia, vale a pena saber quais são as principais cidades turísticas desse Estado.
E para montar o roteiro dos sonhos, temos um artigo imperdível aqui no blog com 10 dicas incríveis para te ajudar a montar o seu.
Salvador
Dentre as principais cidades turísticas da Bahia, Salvador é uma das mais importantes. A capital é um importante centro histórico, tanto que o Pelourinho foi tombado pela UNESCO em 1985 como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Aliás, o Pelourinho é um grande marco na cidade. Além da história preservada nos casarões e ruas de paralelepípedo, a região ficou conhecida mundialmente quando o astro Michael Jackson gravou seu clipe “They don’t care about us” por aqui.
O Mercado Modelo é um dos lugares que não podem ficar de fora de um roteiro por Salvador. Passear por lá é mergulhar na cultura baiana, explorando aromas, cores e sabores.
Saindo do Mercado Modelo, vale a pena andar no Elevador Lacerda. Ele parece muito com o de Santa Justa em Lisboa e conecta a cidade alta e a cidade baixa.
Para os amantes de passeios culturais, inclua no seu roteiro a Casa do Carnaval, Fundação Casa de Jorge Amado e o Museu da Gastronomia Baiana. A Basílica do Senhor do Bonfim é outro ponto imperdível na cidade. E nem pense em voltar para casa sem provar um legítimo acarajé baiano. Você vai amar!
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Salvador:
- Onde ficar em Salvador: Barra, Rio Vermelho ou Pelourinho?
- O que fazer em Salvador: 20 passeios imperdíveis
- Passeios em Salvador: TOP 20 passeios para fazer na cidade (e região)
- Onde comer em Salvador + dicas de comidas regionais que você não pode perder
- Roteiro Salvador: o que fazer em 2, 4 ou 6 dias na cidade
- As 10 melhores praias para conhecer em Salvador
Morro de São Paulo
Localizado na Costa do Dendê, Morro de São Paulo é um dos destinos de praia mais disputados da costa baiana. A ilha apresenta praias super badaladas, como a primeira e a segunda e outras que são praticamente desertas.
As praias são a grande estrela da ilha. As águas são calminhas e os recifes de corais formam piscinas naturais que mais parecem banheiras relaxantes. Nessas piscinas é possível mergulhar com snorkel e ver muitas espécies de peixes e corais.
A infraestrutura em Morro de São Paulo é ótima. Alguns hotéis são verdadeiros refúgios para quem quer relaxar e esquecer da vida. Os restaurantes da região também são muito elogiados. Inclusive nós fizemos um ótimo post com indicações de restaurantes em Morro de São Paulo.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Morro de São Paulo:
- Onde ficar em Morro de São Paulo: melhores praias e hotéis da Bahia
- Roteiro Morro de São Paulo: o melhor GUIA para montar seu roteiro de 5 dias
- Dicas Morro de São Paulo: 8 dicas para planejar a sua viagem
- Lugares perfeitos para ver o pôr do sol em Morro de São Paulo
- A maravilhosa piscina natural da Praia do Forte em Morro de São Paulo
Corumbau
Em seguida, Corumbau é um dos meus xodós da costa baiana. Embora chegar até esse destino não seja das tarefas mais fáceis, todo o esforço vale a pena ao se deparar com praias quase desertas e preservadas.
Corumbau faz parte de uma reserva da Marinha e é bem próximo de Abrolhos. Por isso, a natureza por aqui é muito preservada. Tanto que as baleias jubarte sempre vem para a região procriarem e aproveitar as águas quentes.
Outro ponto bastante procurado pelos turistas é a Ponta do Corumbau. Ela é uma faixa de areia que se estende mar adentro, como uma espécie de banco de areia gigante. Mas para ver esse espetáculo da natureza é preciso observar a tábua das marés, pois ela só é vista na maré baixa.
E se você quer conhecer mais da cultura indígena, em Corumbau é possível visitar a Aldeia Barra Velha. Lá você vai descobrir como vivem os índios da etnia Pataxó.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Corumbau:
Chapada Diamantina
Grande destino de ecoturismo no país, a Chapada Diamantina é perfeita para quem quer mergulhar de cabeça na natureza. O Parque Nacional da Chapada Diamantina engloba diversas cidades e percorrer suas trilhas não é tarefa para amadores.
As trilhas da região levam a cenários deslumbrantes, como a Cachoeira da Fumaça, a Cachoeira do Mosquito, o Morro do Pai Inácio, diversas grutas e poços e a desafiadora travessia do Vale do Pati (a travessia pode durar até 7 dias de viagem a pé).
As cidades em volta do parque são uma graça. Mucugê, Lençóis, Andaraí e Palmeiras são as principais. Lençóis, por exemplo, é a principal sede e onde você encontra a maior disponibilidade de acomodações. Em Mucugê, um dos pontos mais curiosos é o Cemitério Bizantino e seus túmulos todos brancos.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre a Chapada Diamantina:
- Onde ficar na Chapada Diamantina: Lençóis, Capão, Mucugê ou Andaraí?
- O que fazer na Chapada Diamantina: GUIA dos melhores passeios
- Melhores agências de turismo Chapada Diamantina: quais são confiáveis e têm bons pacotes
- Roteiro Chapada Diamantina: o que fazer em 10 dias de viagem
- Chapada Diamantina: as melhores dicas para você planejar a sua viagem
- O que fazer no Vale do Capão (Bahia): as melhores trilhas e cachoeiras
- Pousadas no Vale do Capão: as 10 opções mais charmosas
- Cachoeira Águas Claras: uma trilha imperdível no Vale do Capão
- Cachoeiras para conhecer no Vale do Capão: Rio Preto, Purificação e Conceição dos Gatos
- Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina: dicas para conhecer a segunda maior cachoeira do Brasil
- Por do sol no Morro do Pai Inácio: passeio imperdível na Chapada Diamantina
- Chapada Diamantina: conheça a Gruta da Pratinha e a Gruta Azul
- Chapada Diamantina: Rio Mucugezinho e Poço do Diabo
- Rio de Contas (Bahia): o que fazer, como chegar e onde se hospedar
- Vale do Pati: como é a trilha? Quantos dias? Quanto custa?
Cumuruxatiba
Cumuruxatiba, ou simplesmente Cumuru para os mais chegados, é um lugar onde temos a sensação de que o tempo passa mais devagar. A vila é uma das estrelas da chamada Costa das Baleias e suas praias são emolduradas por falésias e coqueirais que formam uma verdadeira pintura.
Para quem gosta de mais badalação, a Praia do Centro é ideal. Para quem prefere uma praia quase deserta, não deixe de visitar a Praia do Moreira. Por fim, Barra do Cahy é famosa por ter sido o local onde os portugueses chegaram em terras brasileiras e por suas belas falésias que encantam quem chega lá até hoje.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Cumuruxatiba:
- Pousadas em Cumuruxatiba (Bahia): as 10 opções mais charmosas
- Cumuruxatiba (Bahia): guia completo para sua viagem
- Costa das Baleias (Bahia): principais atrativos, roteiro e dicas de viagem
Boipeba
Boipeba é um destino na Bahia ainda pouco explorado, mas repleto de belezas naturais. A ilha fica próxima a Salvador e fascina por suas praias quase desertas, manguezais cheios de vida, intermináveis coqueirais e muito mais.
O vilarejo mais antigo da ilha se chama Velha Boipeba e é a região com mais agito desse destino. Mas se você quer ficar mais tranquilo, recomendo o vilarejo da Praia de Moreré.
As praias em Boipeba são maravilhosas. Água quentinha, calma e com areias brancas e fofas. Particularmente eu adorei a Praia de Bainema que tem aquela vibe de praia deserta que eu adoro.
Já a Praia da Boca da Barra é melhor para quem não abre mão de ficar próximo ao centro.
Em relação aos passeios, é possível fazer um passeio de barco até as piscinas naturais, ou andar de caiaque pelo mangue rio acima.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Boipeba:
- Onde ficar em Boipeba: Velha Boipeba, Moreré ou Praia da Barra?
- O que fazer em Boipeba: 15 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro
- Ilha de Boipeba na Bahia: GUIA COMPLETO para planejar a sua viagem
- Praia de Moreré: guia completo para planejar sua viagem para a vila mais charmosa de Boipeba
Arraial D’Ajuda
Se você está explorando a chamada Costa do Descobrimento e quer indicação de um destino econômico e tranquilo, Arraial D’Ajuda é uma excelente opção. A cidade fica bem próxima a Porto Seguro e para chegar até Arraial é preciso pegar uma barca.
Em Arraial você encontra praias para todos os gostos. Na Praia do Parracho a agitação rola solta. Em contrapartida, a Praia do Taípe é bem mais sossegada.
Outra praia que chama atenção por sua beleza é a Praia do Rio da Barra, mas seu acesso até ela é pago, pois a entrada fica na Pousada Rio da Barra.
O centro histórico de Arraial D’Ajuda é bem charmoso. Vale o destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e o mirante que fica atrás da igreja com uma vista espetacular. Também no centrinho há várias lojinhas de presentes e opções de restaurantes.
E bem pertinho de Arraial D’Ajuda ainda é possível explorar outro vilarejo baiano que é muito charmoso, com praias calmas e uma energia hippie, com muito artesanato local. Estamos falando de Trancoso, um destino muito explorado no estilo bate e volta saindo de Porto Seguro ou Arraial D’Ajuda, mas com pousadinhas charmosas para quem quiser passar um final de semana.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Arraial D’Ajuda:
- Roteiro Costa do Descobrimento: sugestões de roteiros para 5, 7 ou 10 dias no litoral sul da Bahia
- Trancoso (Bahia): as melhores dicas para você planejar a sua viagem
São Desidério
São Desidério vem se transformando em um verdadeiro ponto de ecoturismo na Bahia. A cidade que está a 900 km da capital baiana é cheia de trilhas, grutas e paredões de escalada que impressionam a todos.
E a história de São Desidério é mais antiga do que se pensa. Na região foram encontradas cavernas com diversas inscrições rupestres em suas paredes. Há também 7 sítios arqueológicos, dentre os quais 3 são de indígenas e datam muito antes do descobrimento do Brasil
Um passeio imperdível em São Desidério é o Buraco do Inferno. Você vai embarcar em um bote e percorrer o maior lago subterrâneo do Brasil. E para os mais corajosos, o Paredão Deus Me Livre possui 30m de altura e atrai praticantes do rapel e da escalada.
Porto Seguro
Provavelmente depois de Salvador, Porto Seguro é a cidade mais conhecida de quem faz turismo na Bahia. A cidade é famosa pelo seu carnaval e pelas imensas barracas, como o Tôa Tôa, que são verdadeiros centros de diversão pé na areia. A rede hoteleira em Porto Seguro é ótima e a cidade conta até com um aeroporto.
Dentre as atrações turísticas da cidade, vale a pena explorar o centro histórico com suas casinhas coloridas. O centro fica na parte alta da cidade, garantindo uma vista incrível do mar. À noite, é na Passarela do Álcool que todo mundo se encontra para comer, beber e comprar lembrancinhas.
E é claro que não faltam praias paradisíacas em Porto Seguro. Algumas das mais bonitas são a Praia de Itacimirim e a Praia de Ponta Grande com suas piscinas naturais.
Já quem gosta do agito as Praia de Mundaí e Praia Taperapuan abrigam as famosas barracas Axé Moi e Tôa Tôa, onde música e diversão tocam o ritmo o dia inteiro.
Península de Maraú
Outro destino na Bahia que me cativou foi a Península de Maraú. Esse pedaço de paraíso nada mais é do que uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. Além disso, aqui você encontra a maior piscina natural em extensão do país.
Ela fica localizada na chamada Costa do Dendê, entre dois outros destinos de peso: Itacaré e Boipeba. Maraú é perfeito para quem quer relaxar e curtir a natureza em meio a recifes de corais, manguezais, cachoeiras e trilhas ecológicas.
Em Barra Grande está localizada a maior infraestrutura da região, incluindo praias com barracas à beira-mar. Entretanto, se você prefere praias desertas, a dica é conhecer a Praia de Algodões e as Piscinas Naturais de Taipu de Fora.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre a Península de Maraú:
- Pousadas na Península de Maraú: as 10 opções mais charmosas
- Península de Maraú: melhores praias e passeios no litoral da Bahia
- Praia de Algodões: um paraíso escondido na Península de Maraú
- O que fazer em Barra Grande (Bahia): guia completo para sua viagem
- Pousadas em Barra Grande, Bahia: as 16 mais charmosas
Aproveite também as nossas dicas da Península de Maraú bem na palma da sua mão, com esse mapa mostrando os lugares que você não pode deixar de conhecer nesse paraíso. São restaurantes, hotéis, praias, mirantes, piscinas naturais e muito mais. Tudo isso disponível no seu celular e super acessível Veja mais detalhes aqui.
Caraíva
Também próxima a Porto Seguro, Caraíva é aquele tipo de lugar que você não consulta nem o relógio e apenas vive a experiência de estar em um lugar paradisíaco. O vilarejo é bem rústico e as casinhas coloridas dão um toque todo especial. Para você ter uma ideia, a luz elétrica só chegou por aqui em 2007!
Localizada no encontro do rio com o mar, Caraíva possui praias de tirar o fôlego. Na Praia de Caraíva, você encontra mais infraestrutura, como barracas e barzinhos. Já a Ponta do Corumbau e a Praia do Satu são praias mais roots e se você for conhecer recomendo levar água e alimentos.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Caraíva:
- Caraíva: o que você precisa saber sobre esse lugar mágico na Bahia
- Conheça a Praia do Espelho, uma das mais bonitas do Brasil
Itacaré
Outro destino que nós amamos é Itacaré, tanto que já estivemos por lá três vezes! Localizada nas proximidades de Ilhéus, a pacata Itacaré é um refúgio “good vibes” para quem quer se desconectar da correria do dia a dia.
O destino é bem rústico, com trilhas que te levam a praias paradisíacas e cachoeiras refrescantes. A Prainha é uma dessas praias, mas para chegar até esse paraíso é preciso estar disposto a percorrer quase 1 hora de trilha. Mas te confesso que todo o esforço vale muito a pena porque a praia é sensacional.
Outras praias acessíveis por trilha são a Praia de São José e Jeribucaçu. Nessa segunda você encontra barracas onde é possível saborear deliciosos peixes frescos.
Ah! E os amantes do chocolate não podem deixar de conhecer as fazendas da região e provar os chocolates artesanais. Super recomendo a fazenda Vila Rosa Cacau e Cultura.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Itacaré:
- Onde ficar em Itacaré: os 15 melhores hotéis da região e as dicas mais incríveis de hospedagem
- O que fazer em Itacaré: 16 passeios e experiências imperdíveis para incluir no seu roteiro
- Roteiro Itacaré: o melhor da Bahia em 3, 5 ou 7 dias de viagem
- Itacaré: as melhores dicas pra você planejar a sua viagem
Uruçuca
Ainda pouco explorado, Uruçuca é um pequeno município baiano com aproximadamente 20 mil habitantes. Situada entre Itacaré e Ilhéus, a cidade é famosa por ter um belo litoral de um lado e a Mata Atlântica bem verdinha do outro, fazendo um contraste inesquecível.
Dentro de Uruçuca, um dos destinos mais frequentados é a vila de Serra Grande. E como já mencionamos anteriormente, mesmo durante os meses de alta temporada, a região ainda apresenta um ritmo calmo, sem agito. Ou seja, Serra Grande é perfeita para se desconectar, relaxar e curtir a natureza. Até o Wi-Fi das pousadas e restaurantes não é dos melhores, sabe? Então, aproveite para curtir uns diazinhos offline por aqui, nas mais belas praias quase desertas e também nas fazendas de cacau!
Apesar de ser um vilarejo rústico, é possível encontrar pousadas bem legais em Serra Grande. A região também conta com airbnbs e bangalôs que fazem da hospedagem uma experiência a parte. E sabe o que também pode ser uma experiência bem legal por aqui? Fazer uma expedição de bike. A região abriga um dos mais desejados roteiros de cicloturismo no Brasil.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Serra Grande:
- Pousadas em Serra Grande (Bahia): as 15 opções mais charmosas
- O que fazer em Serra Grande: descubra este paraíso escondido entre Ilhéus e Itacaré
- Costa do Cacau: as 10 melhores praias para conhecer nesse trecho do litoral baiano
Ilhéus
Com o título de maior litoral do Estado, Ilhéus é um destino imperdível para quem quer fazer turismo na Bahia. Só a Praia do Norte possui 50 km de extensão e com sua areia batida é o lugar perfeito para andar de bicicleta e curtir o ventinho que vem do mar.
Em contrapartida, a Praia do Sul possui ondas. Com isso, muitos turistas vão lá para aproveitar as ondas e fazer várias manobras. E para quem gosta de mergulho, as piscinas naturais da Praia Mar e Sol são um verdadeiro espetáculo da natureza.
O centro histórico de Ilhéus é famoso por ter sido cenário da célebre obra “Gabriela Cravo e Canela” de Jorge Amado. E os apaixonados por história vão adorar conhecer as fazendas coloniais de cacau.
Roteiro na Bahia
Para montar um roteiro na Bahia é importante planejar com cuidado e muito pé no chão. Por ser um Estado grande, é impossível conhecer tudo em uma viagem só. Assim sendo, veja agora algumas sugestões de roteiro no Estado.
Sugestão de Roteiro na Bahia: praias
Com o maior litoral do Brasil, a melhor coisa é separar o litoral baiano em partes. Há a Costa das Baleias, Costa do Cacau, Costa do Dendê, dentre outras.
Aqui no blog você vai encontrar vários posts com roteiros pelo litoral baiano que podem te ajudar a montar seu próprio roteiro. Veja só:
- Prado
- Itacaré
- Caraíva
- Salvador
- Trancoso
- Serra Grande
- Cumuruxatiba
- Costa das Baleias
- Morro de São Paulo
- Ponta do Corumbau
- Costa do Descobrimento
Sugestão de Roteiro na Bahia: interior
O interior da Bahia também é repleto de destinos belíssimos e nós já montamos roteiros bem legais em posts aqui do blog. Confira alguns deles:
Sugestão de Roteiro na Bahia: Chapada Diamantina
Por fim, a Chapada Diamantina é um destino que não dá para ser conhecido em poucos dias. Ainda mais se você está planejando explorar o Parque Nacional da Chapada Diamantina, nós recomendamos 10 dias para visitar todos os pontos de interesse.
Aqui no Mala de Aventuras nós já postamos um artigo com dicas para montar um roteiro de 10 dias na Chapada Diamantina que você não pode deixar de ler.
Meu roteiro na região foi o seguinte:
- Dia 01: Rio de Contas
- Dia 02: Pico do Itobira
- Dia 03: Cachoeira do Buracão
- Dia 04: Cachoeira das Três Barras
- Dia 05: Poço Encantado e Rio Paraguaçu
- Dia 06: Igatu e Cachoeira do Roncador
- Dia 07: Cachoeira do Mosquito e Morro do Camelo
- Dia 08: Fazenda da Pratinha e Gruta Lapa Doce
- Dia 09: Cachoeira da Fumaça
- Dia 10: Vale do Capão
Pronto para turistar na Bahia?
A Bahia é um Estado surpreendente e está repleto de destinos apaixonantes. Nós amamos cada viagem nossa a esse Estado e temos muito a compartilhar com você. Caso tenha alguma dúvida é só deixar seu comentário aqui embaixo. E não esqueça de olhar nossos posts com dicas de roteiro na Bahia.