Mato Grosso | Categorias / Mala de Aventuras
Mato Grosso

Mato Grosso

Singular e fascinante, esse é o único Estado berço de 3 biomas diferentes: Pantanal, Cerrado e Amazônia. A biodiversidade é riquíssima e a natureza tem muitas belezas a oferecer.

Mato Grosso

Situado na região Centro-Oeste, o Mato Grosso é um daqueles destinos favoritos para quem ama viagens no estilo de ecoturismo no Brasil. Com fauna e flora preservadas e surpreendentes, esse Estado tem muito a oferecer no quesito belezas naturais e vida animal!

Muitas vezes o Mato Grosso é associado apenas ao turismo no Pantanal, mas agora você vai encontrar outros motivos para visitar esse Estado singular.

viagem para o mato grosso
Safari no Pantanal mato-grossense. Foto: @nandahudson

Turismo no Mato Grosso

Se engana quem pensa que não há muito o que fazer no Mato Grosso. A verdade é que há muitas atrações em diversos destinos. Como você já pode imaginar, todas elas tem a natureza como destaque, mas as paisagens mudam de região para região.

Sendo assim, vamos conhecer as principais regiões turísticas do Mato Grosso:

Pantanal

Certamente uma das regiões mais famosas, o Pantanal Norte (como é conhecido o Pantanal do MT) é o destino ideal para aqueles que querem avistar onças em seu habitat natural, além de muitas aves, jacarés, sucuris e ariranhas.

passeio de barco pantanal mato grosso
Os passeios de barco para avistar os animais do Pantanal partem de Porto Jofre. Foto: @nandahudson

A principal cidade para aqueles que querem fazer safari no Pantanal e aproveitar uma experiência imersiva nesse bioma é Porto Jofre. Ela fica ao final da Transpantaneira – que inicia em Poconé –  e possui desde hotéis simples até hotéis “lodges” mais completos, sem perder o charme rústico do destino.

A região do Pantanal Norte é menos explorada turisticamente e ainda mais roots. Então, prepare-se para aproveitar a fauna e a flora local em seu aspecto de intocada, com incontáveis belezas naturais.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre o Pantanal:

Região da Chapada dos Guimarães

Essa é uma região próxima da capital onde o avistamento de animais selvagens praticamente não acontece, mas em troca você será recompensado com paisagens únicas em trilhas, cachoeiras e paredões rochosos singulares.

o que fazer no mato grosso chapada dos guimaraes
As formações rochosas da Chapada dos Guimarães.

O Parque Nacional Chapada dos Guimarães e seus arredores são uma área de cerrado brasileiro, com características bem diferentes das encontradas no Pantanal.

Região Médio-Norte

Talvez você ainda não saiba, mas é possível fazer turismo no Mato Grosso e aproveitar passeios de flutuação em rios de água cristalina, assim como aqueles inclusos em qualquer roteiro Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Os principais destinos da região Médio-Norte do Estado para essas aventuras são Nobres, Rosário Oeste e Diamantino. Como o turismo aqui é menos explorado, espere encontrar cidades mais tranquilas e pontos turísticos mais vazios, até mesmo na alta temporada.

cidades para conhecer no mato grosso - nobres
Nobres é um ótimo destino para fazer snorkel! Aproveite os rios de água cristalina com visibilidade incrível!

Amazônia Mato-grossense

O Mato Grosso é o único Estado que consegue ser berço de 3 biomas diferentes: o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia. Com toda essa diversidade, o turismo por aqui sempre consegue encantar alguém.

Situada no Norte do Estado, a região Amazônica não tem um movimento turístico intenso, exceto por aqueles que desejam conhecer a riqueza da biodiversidade na Floresta Amazônica, observar aves no Parque Estadual do Cristalino e também praticar um pouco de pesca.

Vale do Araguaia

Por fim, você também não pode deixar de conhecer o Vale do Araguaia com suas belas praias de rio durante a estação da seca. A principal cidade da região é Barra do Garças, na divisa com o Estado de Goiás.

Além das praias de rio, aproveite para explorar cavernas e grutas, além de se refrescar em deliciosas cachoeiras que estão espalhadas pela região.

vale do araguaia mato grosso brasil
Na estação das secas, diversas praias de rio aparecem!

Quando visitar o Mato Grosso

A melhor época para visitar o Mato Grosso depende do seu objetivo. Enquanto o verão é marcado pelas chuvas, o inverno possui clima mais ameno. Veja só como você pode aproveitar o Estado:

Verão no Mato Grosso

Como mencionamos, o verão é conhecido como a estação das chuvas. Isso significa que, além de encontrar dias nublados, os rios estarão cheios, o que pode ser ótimo para passeios de barco no Pantanal, por exemplo. Os preços dos passeios e hospedagens ficam mais baratos, já que essa é considerada baixa temporada, e os pontos turísticos ficam mais vazios.

Por outro lado, dependendo da intensidade das chuvas, alguns acessos podem ser fechados e talvez sua viagem não consiga cumprir todo o planejamento.

Inverno no Mato Grosso

O inverno no Mato Grosso é marcado por lindos dias de sol e céu azul. O Estado tem temperaturas quentes, mas agradáveis e esse período é considerado como estação seca, o que é perfeito para curtir os atrativos naturais da melhor maneira.

o que fazer no mato grosso
Nobres é surpreendente!

É nessa época também que as aves retornam do processo migratório e você poderá observar uma variedade muito maior do que em meses de verão.

Sendo assim, independente do seu destino, o inverno costuma ser a melhor época para visitar o Mato Grosso.

Cidades turísticas do Mato Grosso

O Estado do Mato Grosso é rico em atrações naturais com aquela beleza selvagem e intocada. Mas, por ser agraciado com uma variedade de biomas, cada região turística oferece uma paisagem e algumas programações diferentes.

Então, vamos agora conhecer as principais cidades turísticas do Estado com um resuminho do que você vai encontrar em cada uma delas.

Porto Jofre

Porto Jofre é uma pequena cidade situada ao final da Transpantaneira, uma das estradas brasileiras mais famosas, com 150km de extensão que corta todo o Pantanal Norte, de Poconé até Porto Jofre na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul.

transpantaneira mato grosso
A Transpantaneira é uma estrada de terra que corta o Pantanal do Mato Grosso. Foto: @nandahudson

Rústica e agradável, Porto Jofre é bastante procurada pelos turistas que buscam onde ficar no Pantanal. As opções de hotéis são variadas (desde pousadas, até hotéis boutiques) e é daqui que partem os passeios de barco para avistar animais selvagens.

O Pantanal Norte é marcado pela certa facilidade de avistar onças pintadas em seu habitat natural e é nos arredores de Porto Jofre que elas reinam lindamente. Por isso, essa é uma das principais cidades-base para explorar a região.

Se você não quiser se hospedar em Porto Jofre, saiba que ao longo da Transpantaneira existem boas opções de hotéis, como o SouthWild Pantanal Lodge no km60. Mas, aqueles que buscam experiências mais imersivas vão amar se hospedar em um Flotel (um hotel flutuante). Nós nos hospedamos no South Wild Flotel.

hoteis no pantanal
Vista aérea do South Wild Flotel. Foto: @brenomadeira

Chapada dos Guimarães

A Chapada dos Guimarães é uma cidade próxima da capital do Estado. Apenas 70km de distância separam os dois destinos, o que torna o passeio bate e volta ideal para quem tem pouco tempo disponível no roteiro.

A cidade em si é pequena, mas ela pertence ao enorme Parque Nacional de mesmo nome. Nele, é possível desbravar paisagens que parecem pintadas à mão, passando por imensos paredões rochosos, trilhas, cachoeiras, rios e até mesmo cânions. Não deixe de ir mirante do Morro dos Ventos e nem de contemplar a Cachoeira Véu da Noiva, com seus 86 metros, já que esses são cartões-postais da região. Mas saiba que existem muitas outras para serem desbravadas.

Além disso, o Parque Nacional Chapada dos Guimarães abriga as nascentes de diversos grandes rios brasileiros, como o rio Tocantins, o rio São Francisco, o rio Paraguai e muitos outros. No calor do Mato Grosso, um mergulho cai bem, e você encontrará muitos rios cristalinos para se refrescar, como o Rio Paciência – ideal para famílias – e o rio Salobra – ótimo para flutuação.

parque nacional chapada dos guimaraes
A belíssima queda d’água da Cachoeira do Véu da Noiva.

É válido saber que, mesmo sendo um destino pequeno, a infraestrutura no quesito hospedagem é ótima. É possível encontrar opções para todos os gostos e bolsos.

Cuiabá

Engana-se quem pena que o Mato Grosso só tem belas paisagens a oferecer. É na capital, Cuiabá, onde os melhores passeios histórico-culturais se localizam. A cidade foi um ponto importante para o Ciclo do Ouro, no século XVIII, e atraiu muitos brasileiros e europeus de trabalhar e administrar a exploração do ouro no país.

Por isso, até hoje é possível encontrar muitos pontos turísticos de Cuiabá que são ligados à esse passado, principalmente no Centro Histórico. Casarões coloniais, igrejas católicas, praças e monumentos são de grande valor imaterial e se consagraram como patrimônios históricos.

Mas, como Cuiabá é também a porta de entrada do Estado, não deixe de conhecer mais da cultura brasileira estando aqui. Você vai poder conferir de perto do artesanato local e provar as delícias da gastronomia. A Casa do Artesão é ótima para comprar lembrancinhas únicas e os restaurantes do Centro Histórico servem comidas deliciosas, inclusive o tradicional prato Maria Isabel, que mistura arroz, charque e farofa de banana.

E no quesito hospedagem, o centro histórico e os arredores também são perfeitos para quem quer ficar bem localizado. Há uma boa variedade de hotéis por ali.

Nobres

Nobres é uma cidade próxima da Chapada dos Guimarães, mas que se destaca principalmente pelas atividades aquáticas. Aqui é possível fazer flutuação, boia cross, mergulho e até nado com peixes bem diferentões. As cachoeiras do Mato Grosso situadas em Nobres também são belíssimas e valem a visita.

Se você já ouviu falar de Bonito, no Estado do Mato Grosso do Sul, consegue imaginar a vibe de Nobres. Ambos os destinos possuem rios com águas azuis inigualáveis e uma rica vida marinha. Mas Nobres é a opção ideal para quem quer fugir do agito e sair do óbvio.

cachoeiras mato grosso
As mais belas cachoeiras de Nobres!

O Aquário Encantado é perfeito para praticar snorkel e ver muitos peixinhos e no rio Triste, você poderá nadar até mesmo com arraias. Agora, se o seu objetivo é relaxar, o Balneário Estivado é uma opção interessante e muito linda. Com restaurante, muitas famílias passam o dia curtindo o banho de rio nele.

Barra do Garças

Barra do Garças é a principal cidade do Vale do Araguaia, bem próxima ao Estado de Goiás. O município é considerado porta de entrada para quem quer explorar as belezas naturais da Serra do Roncador, mas há muito mais o que fazer na região.

Por isso, não deixe de separar uns dias no seu roteiro Mato Grosso para explorar os passeios em Barra do Garças. Esteja preparado para conhecer cachoeiras encantadoras através de trilhas que vão do nível fácil ao difícil. Por exemplo, a trilha do Santuário das Araras é a mais desafiadora, mas que tem a melhor recompensa. Além de poder ver araras vermelhas, ameaçadas de extinção, voando livremente, no local há um lago azul turquesa límpido e refrescante.

Além disso, existem diversos outros poços nos mais variados tons de azul e verde que vão te encantar. Essas paisagens são tão preservadas que você vai se sentir como a primeira pessoa a pisar ali.

E se você não é tão aventureiro assim ou se só precisa relaxar um pouco antes de partir para a Serra do Roncador, saiba que em Barra do Garças existe um parque com piscinas de águas termais super convidativas. O local fica próximo ao centrinho e é bem completo, com restaurantes, banheiros e tudo mais.

Serra do Roncador

A Serra do Roncador é outro lugar imperdível para quem quer fazer turismo no Mato Grosso. Estamos falando de uma serra situada em uma enorme cadeia montanhosa que atravessa parte do Brasil. Ela tem início aqui, no Mato Grosso, e finaliza no Estado do Pará! A serra leva esse nome por, curiosamente, lembrar o barulho dos ventos batendo nas rochas a noite.

Assim como em outros destinos do Estado, na Serra do Roncador você encontrará paisagens surpreendentes e muitas atividades de ecoturismo. São trilhas, cachoeiras, formações rochosas, cânions e até mesmo sítios arqueológicos. Mas atenção: não há hospedagens no caminho, então você precisará buscar um hotel em Barra do Graças, que é a cidade mais próxima, e fazer passeios no estilo bate e volta.

As melhores dicas de o que fazer na Serra do Roncador são visitar as cachoeiras mais famosas – a da Bailarina e a de Jatobá – com quedas d’água de mais de 80m de altura! Aproveite a trilha da Lagoa Encantada se você quer mergulhar em uma das lagoas mais cristalinas do Estado e não deixe de ir até a Gruta da Pedra Encantada e ao Portal do Roncador, lugares místicos repletos de lendas locais, e de assistir ao sol se por no Morro do Chapéu.

Parque Indígena do Xingú

O Parque Indígena do Xingú trata-se de um grande território indígena brasileiro que visa proteger as terras, culturas e histórias dos povos originários aqui do Brasil. A região é muito bem preservada e tem uma rica biodiversidade.

Com isso, o turismo por aqui é um pouco fora do óbvio e você só poderá adentrar com autorização da FUNAI, órgão responsável pela proteção dos povos indígenas, ou também com algum convite de alguma das aldeias da região.

Pronto para turistar no Mato Grosso?

Safaris, onças, jacarés, praias, rios, cachoeiras, trilhas, grutas… O Mato Grosso é um Estado riquíssimo, que tem muito a oferecer com a sua beleza natural.

Agora você já pode fazer as malas e curtir as mais belas paisagens brasileiras! Boa viagem!

Mala de Aventuras