Piauí
Apesar de ser o menor litoral do Brasil, o Piauí possui praias, dunas e lagoas de uma beleza sem tamanho e com características de natureza intocada. Além disso, o Estado entrega turismo ecológico, histórico e cultural para aqueles que visitam parques e cânions no interior.
Ainda pouco explorado no circuito do turismo nacional, o Piauí é um Estado repleto de atrações turísticas impressionantes. A natureza foi generosa com a região e os roteiros pelo Estado são apaixonantes.
Nós aqui do Mala de Aventura já exploramos alguns destinos no Estado e adoramos. Agora, vamos amar compartilhar com você mais informações sobre o Estado e te ajudar a montar um roteiro inesquecível.
Assim sendo, venha com a gente descobrir os encantos do Piauí.
Turismo no Piauí
Para quem busca uma verdadeira imersão na natureza, o Piauí é um dos melhores Estados do Brasil. A entrada na Rota das Emoções fez o Estado começar a despontar no cenário do turismo nacional e a cada ano, mais e mais turistas procuram as praias do litoral. No entanto, se você se aventurar, verá que há muito mais para se explorar pelo interior.
Aproveite para ler
Litoral do Piauí: conheça as 7 melhores praias + dicas de viagem
De acordo com a Secretaria do Turismo, O Estado possui alguns segmentos turísticos:
Praias
Sem dúvida, quando pensamos no Nordeste, as praias são a primeira coisa que vem à nossa mente. Um dos lugares que chama a atenção no Estado é o Delta do Parnaíba, incluído na Rota das Emoções que começa em Jericoacoara e vai até os Lençóis Maranhenses. Outros lugares como Luís Correia e Barra Grande também possuem praias incríveis e que não podem ficar de fora de um roteiro pelo litoral.
Parques Naturais e Arqueológicos
O Parque Nacional da Serra da Capivara é o principal expoente dos parques arqueológicos do Piauí. Lá você tem a oportunidade de ver pinturas rupestres de milhares de anos e aprender mais sobre nosso passado, inclusivo nos Cânions do Viana.
Turismo Religioso
No Brasil inteiro, a fé movimenta milhares de pessoas em datas festivas. Isso acaba sendo benéfico para várias regiões que vivem em função desse segmento. No Piauí, cidades como Floriano, Santa Cruz dos Milagres e Oeiras são exemplos de locais que se movimentam ao longo do ano por conta de festas religiosas.
Sugestão de leitura:
O que fazer no Piauí: 15 pontos turísticos para incluir no roteiro
Quando visitar o Piauí
Da mesma forma que os demais Estados do Nordeste, podemos dizer que o inverno no Piauí é praticamente inexistente. Os termômetros variam entre 20 e 35 graus ao longo do ano e as estações são divididas entre chuvosas e secas.
O período ideal para visitar o Piauí é entre maio e novembro. Ótimas temperaturas e poucas chuvas deixam sua viagem sensacional.
Verão no Piauí
O verão coincide com a estação das chuvas, mas isso não significa que elas vão atrapalhar seu passeio. No geral, os dias são lindos e do nada uma pancada de chuva aparece e some após alguns minutos. Entretanto, os fortes ventos podem acabar sendo um incômodo.
Sendo assim, os principais destinos de verão do Estado são:
- Luís Correia
- Barra Grande do Piauí
- Delta do Parnaíba
Você também pode gostar: Litoral do Piauí: conheça as 7 melhores praias + dicas de viagem
Inverno no Piauí
Definitivamente, a melhor época para visitar os pontos turísticos Piauí, já que a chance da chuva atrapalhar o passeio é bem pequena. E dependendo do seu destino vai até pegar um friozinho bem gostoso.
Dito isso, veja só o que é recomendado conhecer no inverno no Piauí:
- São Raimundo Nonato (Serra da Capivara)
- Teresina
- Floriano
- Pedro II
Cidades turísticas do Piauí
Tempo sempre bom, cultura, história, natureza e praias paradisíacas transformam o Piauí em um destino perfeito para sua próxima viagem. Mas você sabe quais são as principais cidades turísticas do Estado?
Continue sua leitura e veja esse resuminho que preparamos para você.
Teresina
Tida como a primeira cidade planejada do Brasil, Teresina é a capital do Piauí e apresenta algumas peculiaridades. Antes de mais nada, a cidade é a única das capitais da região do Nordeste que não se localiza no litoral. Teresina também carrega o título de Cidade Verde por conta das suas inúmeras áreas verdes.
Considerada a cidade mais desenvolvida do Nordeste, a capital do Piauí possui diversas atrações turísticas. Comece seu roteiro conhecendo os parques da cidade, tais como o Parque Ambiental do Encontro dos Rios, Potycabana, Parque da Cidade, Jardim Botânico, dentre outros. O Centro Histórico de Teresina é espetacular e possui muitos museus e igrejas para conhecer.
A rede hoteleira em Teresina é muito boa. Você encontra hotéis dos mais econômicos aos mais confortáveis.
Luís Correia
Em seguida, Luís Correia é outro paraíso do litoral piauiense. Bem ao lado de Parnaíba, o Mala de Aventuras já teve o privilégio de conhecer esse destino e se apaixonou. Inclusive temos um artigo bem completo com super dicas para montar seu roteiro aqui no blog.
Dentre os passeios turísticos Piauí em Luís Correia, as praias chamam a atenção. A Praia do Coqueiro é bem extensa e com ótima infraestrutura. Não deixe de conhecer também a Praia do Arrombado, Carnaubinha e Macapá. Também são bastante procuradas pelos turistas a Lagoa do Portinho e a Árvore Penteada com sua formação bastante curiosa.
Já em termos de hospedagem, nós recomendamos escolher opções pé na areia. Nada melhor do que acordar todo dia com a visão sem igual do mar. Não faltam opções pra lá de charmosas em Luís Correia para você escolher.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Luís Correia:
- Pousadas em Luís Correia (Piauí): 10 pousadas e hotéis para se hospedar
- Luís Correia (Piauí): praias, pousadas, passeios e mais dicas
Parnaíba
Localizada no litoral do Piauí, Parnaíba possui alguns dos cenários mais bonitos do nosso litoral. A cidade é muito boa e ideal para quem quer relaxar e recarregar as baterias.
Na Rota das Emoções, o Delta do Parnaíba é o encontro do Rio Parnaíba com o mar e proporciona um visual único e deslumbrante. As dunas lembram bastante os Lençóis Maranhenses e impressionam por sua beleza. Outra opção de passeio é a Praia da Pedra do Sal, única do município e que oferece ótima estrutura para os turistas. Com águas calmas e quentinhas, essa praia é ótima para toda a família. E se você gosta de história e cultura, não deixe de conhecer o Porto das Barcas, local onde é possível se aprofundar mais na cultura da região.
Procurando onde se hospedar? Parnaíba oferece opções bem confortáveis de hotéis e pousadas.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Parnaíba:
São Raimundo Nonato
Ao sul do Piauí, São Raimundo Nonato é uma cidade pequena, mas muito acolhedora. Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade é importante por seu patrimônios histórico e cultural.
A principal atração da cidade é o Parque Nacional da Serra da Capivara. O local é considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Pinturas rupestres de mais de 110 mil anos atraem turistas e pesquisadores do Brasil e do mundo. Do Alto do Cruzeiro você tem uma vista linda da cidade. À noite, bares e restaurantes no centro da cidade garantem a diversão.
Há opções de hospedagem na cidade, mas vale lembrar que elas não apresentam muito luxo.
Aproveite para ler: Serra da Capivara: guia completo para planejar sua viagem
João Costa
Também abrangendo parte da região da Serra da Capivara, o município de João Costa é pequeno, mas muito charmoso. É nele que estão situados grandes atrativos do Piauí que são os Cânions do Viana e a rusticidade toma conta por aqui, tanto nos passeios, quanto nas hospedagens. Isso não quer dizer que não seja confortável, muito pelo contrário, moradores e guias turísticos fazem de tudo para deixar qualquer turista a vontade.
A região é ótima para ser explorada no inverno, que coincide com o período das secas e com clima mais ameno para explorar os tesouros naturais ao ar livre. Por aqui também é possível encontrar pinturas rupestres de mais de 10 mil anos.
Leia também: Cânions do Viana: onde fica e como conhecer os cânions do Piauí
Floriano
Às margens do Rio Parnaíba, Floriano é também chamada de Princesinha do Sul. O nome da cidade é em homenagem ao herói nacional Marechal Floriano e é considerada a quarta maior do Estado.
Ao longo do ano diversos eventos agitam a cidade. Começando com o carnaval de Floriano que é um dos melhores do Estado. Também vale a pena conhecer a Regata de Canoas a Vela e o Festival de Pesca. Já na Semana Santa a cidade celebra a história de Jesus Cristo no maior Teatro a Céu aberto.
Floriano conta com poucas, mas boas opções de hospedagem. Alguns hotéis oferecem piscina e academia em suas dependências para o hóspede.
Barra Grande
Por último, mas não menos importante, Barra Grande é um dos destinos mais badalados do Piauí, embora ainda pouco conhecido no circuito nacional. A cidade possui uma vibe rústica, mas é bem organizada. Se você quer fugir da correria do dia a dia e aproveitar o sossego à beira-mar, Barra Grande é o local perfeito para sua próxima viagem.
Não faltam opções de turismo em Barra Grande. Uma das mais procuradas é a chamada Rota do Cavalo Marinho, onde pescadores locais levam os turistas para conhecer o habitat natural desse animal ameaçado de extinção. O manguezal de Barra Grande também é bastante procurado e impressiona pela variedade de espécies da fauna e flora. E não esqueça de incluir em seu roteiro o Parque Nacional das Sete Cidades.
Opções de hospedagem também não faltam. Algumas delas são muito charmosas. Confira nosso post das 10 pousadas mais charmosas.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Barra Grande do Piauí:
- Pousadas em Barra Grande do Piauí: as 15 pousadas mais charmosas
- O que fazer em Barra Grande do Piauí: as melhores dicas para o seu roteiro
Pedro II
Conhecida como a Suíça piauiense, Pedro II é uma cidade para quem quer curtir o friozinho no Nordeste. Seu Festival de Inverno é bem famoso e atrai pessoas de muitos lugares.
Os amantes do ecoturismo adoram as trilhas da região. Dentre elas destacamos a trilha do mirante do Gritador e do Mirante do Arara. A recompensa pelo esforço é uma bela visão da Serra dos Matões. A Cachoeira do Salto Liso é outro ponto bastante visitado em Pedro II. Por fim, os sítios arqueológicos são a oportunidade de conhecer mais sobre os vestígios deixados por homens pré-históricos.
Diferentemente de outras cidades do Estado, não existem muitas opções de hospedagem em Pedro II. As pousadas são simples, mas aconchegantes e sempre com um atendimento nota 10.
Campo Maior
Próximo à Teresina, Campo Maior é um destino no Piauí perfeito para quem aprecia boa comida e festejos tradicionais. Mas a cidade tem muito a oferecer em diversos aspectos.
No Açude Grande a população se reúne para se refrescar e praticar esportes aquáticos. Para quem curte história, não deixe de incluir em seu roteiro o Monumento aos heróis de Jenipapo, a Catedral de Santo Antônio e o Museu do Zé Didor. A gastronomia também é forte na região, tanto que nos meses de outubro e novembro o Festival Gastronômico Sabor Maior enche a cidade de sabores e aromas deliciosos.
Os poucos hotéis da cidade são simples, mas cumprem a finalidade de ser um local de descanso ao final do dia.
Pronto para turistar por Piauí?
E aí, já decidiu qual será seu primeiro destino no Piauí? Se ainda ficou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo. Ah! E não esqueça de compartilhar suas experiências nesse Estado tão diverso.