Piauí

Piauí

Piauí

Ainda pouco explorado no circuito do turismo nacional, o Piauí é um Estado repleto de atrações turísticas impressionantes. A natureza foi generosa com a região e os roteiros pelo Estado são apaixonantes. 

Nós aqui do Mala de Aventura já exploramos alguns destinos no Estado e adoramos. Agora, vamos amar compartilhar com você mais informações sobre o Estado e te ajudar a montar um roteiro inesquecível.

Assim sendo, venha com a gente descobrir os encantos do Piauí.

Turismo no Piauí

Para quem busca uma verdadeira imersão na natureza, o Piauí é um dos melhores Estados do Brasil. A entrada na Rota das Emoções fez o Estado começar a despontar no cenário do turismo nacional e a cada ano, mais e mais turistas procuram as praias do litoral. No entanto, se você se aventurar, verá que há muito mais para se explorar pelo interior.


Aproveite para ler 

Litoral do Piauí: conheça as 7 melhores praias + dicas de viagem


De acordo com a Secretaria do Turismo, O Estado possui quatro segmentos turísticos:

  • Turismo Religioso:

No Brasil inteiro, a fé movimenta milhares de pessoas em datas festivas. Isso acaba sendo benéfico para várias regiões que vivem em função desse segmento. No Piauí, cidades como Floriano, Santa Cruz dos Milagres e Oeiras são exemplos de locais que se movimentam ao longo do ano por conta de festas religiosas.

  • Cachoeiras:

Outra riqueza sem igual do Piauí são as cachoeiras. Diversas trilhas premiam os turistas com quedas d’água belíssimas e poços refrescantes para banho.

  • Praias:

Sem dúvida, quando pensamos no Nordeste, as praias são a primeira coisa que vem à nossa mente. Um dos lugares que chama a atenção no Estado é o Delta do Parnaíba, incluído na Rota das Emoções que começa em Jericoacoara e vai até os Lençóis Maranhenses. Outros lugares como Luís Correia e Barra Grande também possuem praias incríveis e que não podem ficar de fora de um roteiro pelo litoral.

  • Parques arqueológicos:

O Parque Nacional da Serra da Capivara é o principal expoente dos parques arqueológicos do Piauí. Lá você tem a oportunidade de ver pinturas rupestres de milhares de anos e aprender mais sobre nosso passado.


Quando visitar o Piauí

Da mesma forma que os demais Estados do Nordeste, podemos dizer que o inverno no Piauí é praticamente inexistente. Os termômetros variam entre 20 e 35 graus ao longo do ano e as estações são divididas entre chuvosas e secas.

O período ideal para visitar o Piauí é entre maio e novembro. Ótimas temperaturas e poucas chuvas deixam sua viagem sensacional.

Verão no Piauí

O verão coincide com a estação das chuvas, mas isso não significa que elas vão atrapalhar seu passeio. No geral os dias são lindos e do nada uma pancada de chuva aparece e some após alguns minutos. Entretanto, os fortes ventos podem acabar sendo um incômodo.

Inverno no Piauí

Definitivamente a melhor época para visitar os pontos turísticos Piauí. E dependendo do seu destino vai até pegar um friozinho bem gostoso.


Cidades turísticas do Piauí

Tempo sempre bom, cultura, história, natureza e praias paradisíacas transformam o Piauí em um destino perfeito para sua próxima viagem. Mas você sabe quais são as principais cidades turísticas do Estado?

Continue sua leitura e veja esse resuminho que preparamos para você.

  •  Teresina

Tida como a primeira cidade planejada do Brasil, Teresina é a capital do Piauí e apresenta algumas peculiaridades. Antes de mais nada, a cidade é a única das capitais da região do Nordeste que não se localiza no litoral. Teresina também carrega o título de Cidade Verde por conta das suas inúmeras áreas verdes.

Considerada a cidade mais desenvolvida do Nordeste, a capital do Piauí possui diversas atrações turísticas. Comece seu roteiro conhecendo os parques da cidade, tais como o Parque Ambiental do Encontro dos Rios, Potycabana, Parque da Cidade, Jardim Botânico, dentre outros. O Centro Histórico de Teresina é espetacular e possui muitos museus e igrejas para conhecer.

A rede hoteleira em Teresina é muito boa. Você encontra hotéis dos mais econômicos aos mais confortáveis.

  • Luís Correia

Em seguida, Luís Correia é outro paraíso do litoral piauiense. Bem ao lado de Parnaíba, o Mala de Aventuras já teve o privilégio de conhecer esse destino e se apaixonou. Inclusive temos um artigo bem completo com super dicas para montar seu roteiro aqui no blog.

Dentre os passeios turísticos Piauí em Luís Correia, as praias chamam a atenção. A Praia do Coqueiro é bem extensa e com ótima infraestrutura. Não deixe de conhecer também a Praia do Arrombado, Carnaubinha e Macapá. Também são bastante procuradas pelos turistas a Lagoa do Portinho e a Árvore Penteada com sua formação bastante curiosa.

Já em termos de hospedagem, nós recomendamos escolher opções pé na areia. Nada melhor do que acordar todo dia com a visão sem igual do mar.  Não faltam opções pra lá de charmosas em Luís Correia para você escolher.

  • Parnaíba

Localizada no litoral do Piauí, Parnaíba possui alguns dos cenários mais bonitos do nosso litoral. A cidade é muito boa e ideal para quem quer relaxar e recarregar as baterias.

Na Rota das Emoções, o Delta do Parnaíba é o encontro do Rio Parnaíba com o mar e proporciona um visual único e deslumbrante. As dunas lembram bastante os Lençóis Maranhenses e impressionam por sua beleza. Outra opção de passeio é a Praia da Pedra do Sal, única do município e que oferece ótima estrutura para os turistas. Com águas calmas e quentinhas, essa praia é ótima para toda a família. E se você gosta de história e cultura, não deixe de conhecer o Porto das Barcas, local onde é possível se aprofundar mais na cultura da região.

Procurando onde se hospedar? Parnaíba oferece opções bem confortáveis de hotéis e pousadas.

  • São Raimundo Nonato

Ao sul do Piauí, São Raimundo Nonato é uma cidade pequena, mas muito acolhedora. Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade é importante por seu patrimônios histórico e cultural.

A principal atração da cidade é o Parque Nacional da Serra da Capivara. O local é considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Pinturas rupestres de mais de 110 mil anos atraem turistas e pesquisadores do Brasil e do mundo. Do Alto do Cruzeiro você tem uma vista linda da cidade. À noite, bares e restaurantes no centro da cidade garantem a diversão.

Há opções de hospedagem na cidade, mas vale lembrar que elas não apresentam muito luxo.

  • Floriano

Às margens do Rio Parnaíba, Floriano é também chamada de Princesinha do Sul. O nome da cidade é em homenagem ao herói nacional Marechal Floriano e é considerada a quarta maior do Estado.

Ao longo do ano diversos eventos agitam a cidade. Começando com o carnaval de Floriano que é um dos melhores do Estado. Também vale a pena conhecer a Regata de Canoas a Vela e o Festival de Pesca. Já na Semana Santa a cidade celebra a história de Jesus Cristo no maior Teatro a Céu aberto.

Floriano conta com poucas, mas boas opções de hospedagem. Alguns hotéis oferecem piscina e academia em suas dependências para o hóspede.

  • Pedro II

Conhecida como a Suíça piauiense, Pedro II é uma cidade para quem quer curtir o friozinho no Nordeste. Seu Festival de Inverno é bem famoso e atrai pessoas de muitos lugares.

Os amantes do ecoturismo adoram as trilhas da região. Dentre elas destacamos a trilha do mirante do Gritador e do Mirante do Arara. A recompensa pelo esforço é uma bela visão da Serra dos Matões. A Cachoeira do Salto Liso é outro ponto bastante visitado em Pedro II. Por fim, os sítios arqueológicos são a oportunidade de conhecer mais sobre os vestígios deixados por homens pré-históricos.

Diferentemente de outras cidades do Estado, não existem muitas opções de hospedagem em Pedro II. As pousadas são simples, mas aconchegantes e sempre com um atendimento nota 10.

  • Campo Maior

Próximo à Teresina, Campo Maior é um destino no Piauí perfeito para quem aprecia boa comida e festejos tradicionais. Mas a cidade tem muito a oferecer em diversos aspectos.

No Açude Grande a população se reúne para se refrescar e praticar esportes aquáticos. Para quem curte história, não deixe de incluir em seu roteiro o Monumento aos heróis de Jenipapo, a Catedral de Santo Antônio e o Museu do Zé Didor. A gastronomia também é forte na região, tanto que nos meses de outubro e novembro o Festival Gastronômico Sabor Maior enche a cidade de sabores e aromas deliciosos.

Os poucos hotéis da cidade são simples, mas cumprem a finalidade de ser um local de descanso ao final do dia.

  • Barra Grande

Por último, mas não menos importante, Barra Grande é um dos destinos mais badalados do Piauí, embora ainda pouco conhecido no circuito nacional. A cidade possui uma vibe rústica, mas é bem organizada. Se você quer fugir da correria do dia a dia e aproveitar o sossego à beira-mar, Barra Grande é o local perfeito para sua próxima viagem.

Não faltam opções de turismo em Barra Grande. Uma das mais procuradas é a chamada Rota do Cavalo Marinho, onde pescadores locais levam os turistas para conhecer o habitat natural desse animal ameaçado de extinção. O manguezal de Barra Grande também é bastante procurado e impressiona pela variedade de espécies da fauna e flora. E não esqueça de incluir em seu roteiro o Parque Nacional das Sete Cidades.

Opções de hospedagem também não faltam. Algumas delas são muito charmosas. Confira nosso post das 10 pousadas mais charmosas.


Pronto para turistar por Piauí?

E aí, já decidiu qual será seu primeiro destino no Piauí? Se ainda ficou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo. Ah! E não esqueça de compartilhar suas experiências nesse Estado tão diverso.


Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre o destino:

Litoral do Piauí

Serra da Capivara

Delta do Parnaíba

Cânions do Viana

Luis Correia, Piauí

O que fazer no Piauí

Pousadas em Luis Correia

Pousadas em Barra Grande, Piauí

O que fazer em Barra Grande, Piauí

Mala de Aventuras