Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul:

Bah tchê! O Estado mais ao sul do país é repleto de paisagens únicas, cultura marcante e gastronomia de dar água na boca. E para quem pensa que o Rio Grande do Sul é apenas sinônimo de Serra Gaucha, nós vamos te mostrar que há muito mais a ser explorado!

Começando pelo litoral com suas praias e penhascos, subindo a serra para aproveitar o friozinho e chegando até a fronteira com a Argentina, o RS é apaixonante. A influência europeia é forte, tanto que em algumas cidades você ouve mais o alemão ou italiano do que o próprio português.

Por isso, temos muito o que falar sobre esse Estado rico de cultura e paisagens naturais. Venha com a gente descobrir os encantos do Rio Grande do Sul!


Turismo no Rio Grande do Sul

Dentre os destinos turísticos do Brasil, certamente o RS está entre os primeiros. E do litoral até a outra ponta do Estado, o turista encontra diversidade cultural, de paisagens, gastronomia e muito mais.

De acordo com a Secretaria Estadual de Turismo, são 27 regiões no Estado, mas vamos falar das principais a seguir:

Serra Gaúcha:

Com toda certeza, a região turística mais famosa do Estado. Todo ano, milhares de turistas sobem a serra em busca de aproveitar o frio nas cidades de Gramado, Canela, Bento Gonçalves, dentre outras. O Natal também é bem forte e conseguir vaga nos hotéis da região nesse período é uma missão praticamente impossível.

Litoral:

Pois se você pensava que no Rio Grande do Sul só havia frio está muito enganado. O litoral gaúcho apresenta temperaturas bem agradáveis no verão, belas praias e águas bem geladas.

Missões:

Em seguida, a região das Missões fica na fronteira Oeste e guarda alguns dos cartões-postais mais antigos do RS. A região teve grande importância no período colonial com as missões jesuíticas e até hoje é possível visitar as ruínas que vencem a barreira do tempo.


Quando visitar o Rio Grande do Sul

Como a maioria das pessoas que planejam viagens para o RS buscam a serra gaúcha, a melhor época para visitar o Estado são os meses de inverno. Mas se você quer aproveitar o litoral, os meses de verão são os mais indicados.

O clima é temperado/subtropical e apresenta estações bem marcadas. Já as chuvas se distribuem de forma mais ou menos igual pelos meses do ano.

Verão no Rio Grande do Sul

Entre dezembro e março, o verão no RS se apresenta com temperaturas bem altas. Os termômetros chegam a passar dos 30º e em certas áreas o tempo fica bem abafado.

Sem dúvida, o verão é a época perfeita para explorar as cidades do litoral, como Torres. As cidades da fronteira Oeste também são legais de serem visitadas nessa estação.

Inverno no Rio Grande do Sul

Já o inverno no Rio Grande do Sul é bem rigoroso. Entre junho e setembro os termômetros não passam dos 20º e se você der sorte consegue até ver neve.

Aproveite o inverno gaúcho para planejar sua viagem para:

  • Gramado
  • Canela
  • Nova Petrópolis
  • Bento Gonçalves
  • Caxias do Sul
  • Cambará do Sul

Cidades turísticas do Rio Grande do Sul

Com tantas regiões turísticas diversas e ricas, todas as tribos encontram seu lugar no Rio Grande do Sul. A seguir, listamos as principais cidades turísticas do Estado com um resuminho de o que se pode encontrar por lá.

Vamos lá!

  • Gramado

De colonização alemã e italiana, Gramado é um dos destinos mais famosos de turismo no Rio Grande do Sul. A cidade a 120 km de Porto Alegre é bastante romântica e charmosa, tanto que muitos casais procuram a região para passar a lua de mel. Gramado é uma cidade extremamente limpa e organizada. Contudo, os preços por lá costumam ser mais salgados.

Há diversas atrações turísticas na cidade para se conhecer. O Lago Negro é um dos cartões-postais de Gramado e as fotos lá ficam lindas. No centro da cidade você encontra diversas fábricas de chocolate com visitação aberta à produção e até degustação! Seguindo, o Mini Mundo é um lugar muito fofo para se visitar e você vai poder ir a diversos pontos do mundo sem sair do Brasil. Outros pontos turísticos em Gramado são a Casa do Colono, Parque de Lavanda, Snowland, Museu de Cera e muito mais.

Com uma farta rede de hotéis e pousadas, você não terá muitos problemas para encontrar uma acomodação que se encaixe no seu orçamento. No entanto, se você pretende ir durante o inverno ou na época do Natal de Luz, aí já recomendamos reservar seu hotel com antecedência, pois a cidade lota rapidamente.

  • Canela

Junto com Gramado, Canela é uma das principais cidades da Serra Gaúcha. Como ambas são bem próximas, dá para conhecer as duas em apenas uma viagem sem nenhum problema.

Além do centro da cidade, inclua em seu roteiro a visita ao Parque do Caracol, Mundo a Vapor e se você tiver coragem o SkyGlass, uma ponte totalmente de vidro em um penhasco de 360m de altura!

Os hotéis de Canela são ótimos e você pode optar por se hospedar em Gramado também.

  • Bento Gonçalves

Também conhecida como “Capital Nacional do Vinho”, Bento Gonçalves é uma cidade de colonização italiana onde as tradições seguem fortes, mesmo após tanto tempo de fundação. A cidade abriga diversas vinícolas e os campos com videiras se estendem por grande parte da paisagem, deixando tudo ainda mais charmoso.

Se você está planejando conhecer Bento, as vinícolas, certamente, devem fazer parte do seu roteiro. Além delas, o passeio de Maria Fumaça é super romântico e nostálgico. E o Caminho de Pedra é a oportunidade de ser transportado para a Itália, além de ter a chance de visitar as casas dos colonos e provar quitutes dos deuses e um bom e quente chimarrão.

A cidade possui ótimas opções de hospedagem. Pousadas charmosas são ótimas para casais e algumas possuem lareira nos quartos, deixando o clima romântico aflorar no ambiente.

  • Nova Petrópolis

Na região de Gramado e Canela, Nova Petrópolis é uma cidade menos conhecida do que suas vizinhas famosas. Entretanto, a pacata cidade de colonização alemã e italiana é charmosa e muito acolhedora.

Na sua lista de passeios em Nova Petrópolis inclui o Parque do Panelão, o ninho das Águias (que possui uma vista impecável da região), Praça das Flores, Aldeia do Papai Noel e a Aldeia do Imigrante. O mais interessante é que há passeios em Nova Petrópolis tanto para quem gosta de ficar mais ao ar livre, quanto para quem quer mergulhar na cultura local. A culinária da cidade é imperdível, então não perca a chance de almoçar nos restaurantes tradicionais.

A cidade possui boas opções de hospedagem. No entanto, se você preferir, pode ficar em alguma cidade da redondeza, já que é bem fácil ir de uma à outra.

  • Caxias do Sul

Se você é daqueles que aprecia um bom vinho ou espumante, então Caxias do Sul não pode ficar de fora do seu roteiro pelo Rio Grande do Sul. Situada em uma área de colonização italiana, a cidade é bastante procurada durante a Festa da Uva e do Vinho, mas mesmo ao longo do ano há locais para visitar.

Não deixe de incluir em seus passeios por Caxias do Sul o Chateau Lacave, o belo castelo é também uma vinícola. Aliás, é a única construção desse tipo na América Latina. Conheça também o Monumento do Imigrante, Museu Casa de Pedra, Cascata dos Molin e os charmosos roteiros ao interior nos arredores da cidade.

A rede hoteleira em Caxias do Sul é excelente. Você encontra opções bem confortáveis e aconchegantes, mas também há escolhas mais econômicas.

  • Cambará do Sul

Em seguida, Cambará do Sul é um dos destinos no RS que o Mala de Aventuras já foi conferir de perto e se apaixonou! A região fica na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina e é famosa pelos imponentes cânions. Para os amantes do ecoturismo, Cambará do Sul é surpreendente e imperdível.

O Parque Nacional de Aparados da Serra é a grande atração da região. Suas trilhas levam o turista até os cânions, paredões rochosos que se estendem por muitos metros e possuem centenas de metros de altura. O mais famoso é o Cânion Itaimbezinho e é possível percorrê-lo tanto por cima, quanto por seu interior. A região também é abundante em cachoeiras e uma é mais bonita do que a outra.

Cambará do Sul possui muitas pousadas com ares rústicos e românticos. O destino é perfeito para viagens a dois, principalmente de lua de mel.

  • Porto Alegre

A capital do Rio Grande do Sul também guarda pontos turísticos bem interessantes. Embora muitas pessoas apenas utilizem a cidade como porta de entrada no Estado para ir a outros destinos, achamos muito válido reservar uns dois dias para explorar as redondezas.

O Lago Guaíba é um dos símbolos da cidade e o local é um ponto turístico. Além de ser um ponto ótimo para assistir ao pôr-do-sol, há uma ótima área de lazer. O Centro Histórico é repleto de museus e prédios históricos e os parques da cidade ficam cheios nos finais de semana.

Não faltam opções de hotéis em Porto Alegre. A capital tem opções para todos os gostos e bolsos.

  • Torres

No litoral gaúcho, Torres é um município que atrai muitos turistas durante o verão. Suas praias com penhascos formam um cenário incrível e de tirar o fôlego. Mas o que mais Torres tem a oferecer? Continue sua leitura para descobrir.

A Praia da Guarita é o principal cartão postal da cidade. A praia, aliás, é a queridinha dos surfistas. Aproveite e visite o Parque da Guarita, as trilhas te levam aos topos dos penhascos e proporcionam a melhor vista da região. Já nos arredores, a Ilha dos Lobos é uma reserva ecológica que vale a pena ser explorada.

Torres conta com boas opções de pousada. As que estão à beira-mar oferecem um visual maravilhoso, que temos certeza de que você vai adorar.

  • São Miguel das Missões

São Miguel das Missões é um dos pontos turísticos do Rio Grande do Sul com grande importância histórica e cultural. Suas ruínas são patrimônio da humanidade e preservam a memória das missões jesuíticas que ocorriam na região.

Sem dúvida, as Ruínas de São Miguel Arcanjo são uma das principais atrações da cidade. Lá você vai poder ver de perto construções do século XVI que pertenciam a uma missão jesuítica que catequizou índios da região. À noite o parque sedia o espetáculo de luz e som que conta toda essa história. Visite também o Museu do Colono e o Ponto de Memória Missioneira.

Para passar a noite, São Miguel das Missões tem hospedagem de boa qualidade. Hotéis e pousadas são confortáveis e com boa infraestrutura.

  • Derrubadas

Por fim, na fronteira com a Argentina, Derrubadas é uma pequena cidade do Rio Grande do Sul que pode te surpreender. Suas belezas naturais e o charme do interior gaúcho são apaixonantes.

Sua principal atração turística é o Salto do Yucumã, a mais extensa queda longitudinal do planeta! Ela ocorre ao longo do Rio Uruguai e possui 1800 m de extensão, além de alturas que chegam a 20 m. Já no Parque Estadual do Turvo o turista tem a chance de um contato maior com a natureza, nesse que é chamado de reduto da onça pintada no Rio Grande do Sul.

Há algumas opções de hospedagem bem completas nos balneários da cidade. O local é ideal para famílias, pois há diversão para todos.


Pronto para turistar pelo Rio Grande do Sul?

E aí, gostou de conhecer mais sobre o Rio Grande do Sul? Conta para a gente qual a cidade mais te surpreendeu nesse Estado. Adoramos interagir com você.


Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre o destino:

Gramado no Natal

Pousada Vale dos Vinhedos

Pousadas em Cambará do Sul

Cabanas no Rio Grande do Sul

O que fazer em Bento Gonçalves

Cânion Fortaleza, Cambará do Sul

Mala de Aventuras