São Paulo
O Estado de São Paulo é um destino plural, onde os viajantes encontram desde um badalado e cosmopolita centro financeiro na capital, até praias incríveis nas cidades litorâneas. O interior do Estado também guarda paisagens de natureza e um charme único para curtir o inverno.
São Paulo é um dos Estados mais importantes do país. Grande parte dos negócios do Brasil acabam passando por lá. Contudo, o Estado é muito mais do que um entreposto comercial.
Praias, serra, cultura, história e natureza: tudo isso e mais um pouco fazem parte da lista de o que fazer em São Paulo. Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre o turismo do Estado e as principais cidades turísticas.
Continue sua leitura e se renda aos encantos de São Paulo.
Turismo em São Paulo
Sem dúvida, São Paulo é um Estado bastante eclético. Nele você encontra turismo para todos os gostos, tribos e bolsos. A própria capital, por si só, já abriga uma grande diversidade de estilos.
Existem inúmeras regiões turísticas segundo a Secretaria Estadual de Turismo, mas vamos falar um pouco mais sobre as que mais se destacam:
Capital
Em primeiro lugar, é na capital que praticamente todo mundo se encontra. Além de ser a capital mais populosa do país, São Paulo é uma cidade que não dorme. Não importa a hora do dia ou da noite, sempre há uma atividade diferente rolando na cidade, então é fácil agradar os diferentes públicos.
Os números dessa gigante impressionam: 130 museus, 110 espaços de cultura, 30 mil bares, 20 mil restaurantes, mais de 1000 salas de cinema e mais de 60 parques municipais. Todos esses atrativos estão espalhados em cerca de 10 bairros turísticos e com propostas diferentes. Por exemplo, se quiser curtir uma noitada na capital, Vila Madalena pode ser uma opção descontraída, enquanto o Itaim Bibi pode ser melhor para casais que querem uma noite romântica.
É incrível perceber que até a street art em São Paulo se torna um ponto turístico. Então, você vai ter muito o que explorar na capital paulista. Não esqueça de separar um tempo no seu roteiro para conhecer os principais atrativos, como o MASP, o Museu da Língua Portuguesa, a Estação da Luz, o Parque Ibirapuera, o bairro Liberdade, a Pinacoteca, o Farol Santander e o Mercadão.
Mas, com tanta dinamicidade, tente encaixar nos seus passeios algumas sugestões fora do óbvio, como a Galeria do Rock, o Museu do Futebol e o Edifício Martinelli.
Costa da Mata Atlântica
Também conhecida como Baixada Santista, essa região engloba grande parte do litoral sul do Estado. As mais de 200 praias e o sabor da culinária caiçara atraem turistas de todo o Brasil.
As cidades de Santos e Guarujá são as queridinhas dos turistas que procuram por praias com excelente infraestrutura. Não deixe de conhecer a Praia do Gonzaga, em Santos, onde o movimento é intenso dia e noite. Os quiosques à beira mar são uma boa pedida para curtir a noite santista. Outra sugestão é a Praia da Enseada, no Guarujá. Ela é a mais extensa do município e chama atenção porque não possui prédios enormes em sua orla, o que favorece o sol na areia o dia todo!
Mas as cidades de praia em São Paulo não param por aí: os municípios belíssimos Peruíbe, Praia Grande e Cubatão podem ser perfeitas para as suas férias de verão. Além de um mar delicioso pra se refrescar, essas cidades contam com trilhas, cachoeiras e áreas de preservação ambiental para os amantes de ecoturismo. Em Peruíbe, por exemplo, a Trilha das Sete Praias é bem conhecida e, como o próprio nome já indica, passa por 7 paraísos diferentes.
Litoral Norte de São Paulo
Emolduradas pela Serra do Mar e a Mata Atlântica preservada, as praias do Litoral Norte impressionam por sua beleza. Essa região é muito boa de vibe e cheia de trilhas, cachoeiras, mirantes e muito mais. Para quem curte ecoturismo, essa é uma região que não pode deixar de ser visitada.
Não deixe de incluir Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela em seu roteiro pelo litoral norte de SP. Você irá se surpreender com os mais diferentes tipos de praias em cerca de 180km de costa. As opções vão desde enseadas tranquilas, até praias maiores com excelente infraestrutura para passar o dia.
Mantiqueira Paulista
A região conhecida como Mantiqueira Paulista abrange a porção da Serra da Mantiqueira que está situada no território do Estado de São Paulo. Aqui, o clima é perfeito para quem gosta de aproveitar o frio no inverno e o calor ameno no verão.
Cidades como Campos do Jordão e Santo Antônio do Pintal transportam a Europa para mais perto e fazem a alegria de casais apaixonados que buscam destinos românticos. Especialmente no inverno, essas cidades se enchem de turistas que aproveitam as temperaturas próximas de 0ºC para curtir vinho, fondue, lareira e hidromassagem.
Mas os amantes do ecoturismo também se impressionam com as possibilidades de atrativos, desde parques ao ar livre, até trilhas como a da Pedra do Baú, na cidade de São Bento do Sapucaí, e o Pico do Itapeva que fica na divisa de Campos do Jordão e Pindamonhangaba.
Por fim, não deixe também de conhecer as cachoeiras de São Francisco Xavier. Elas são bem menos visitadas e o aspecto intocável realmente impressiona.
Quando visitar São Paulo
São Paulo é um Estado que pode ser visitado o ano todo dependendo do objetivo de sua viagem. Ao longo do ano as temperaturas máximas variam entre 25º e 30º, sendo que em regiões mais altas, os invernos possuem menores médias do que no restante do Estado.
Verão em São Paulo
Verão em São Paulo é sinônimo de aproveitar o litoral. Contudo, fique atento, pois as chuvas são mais incidentes nesta época do ano. Planeje bem sua viagem para não acabar ficando só dentro do hotel.
O verão é uma época ótima para ir a destinos como:
- São Paulo capital
- Santos
- Guarujá
- Ubatuba
- Ilhabela
Leia também: 10 praias imperdíveis no litoral paulista
Inverno em São Paulo
Por outro lado, o inverno é a hora de subir a serra e relaxar ao pé da lareira com um bom vinho. Os melhores destinos dessa estação são:
- Campos do Jordão
- São Roque
- Holambra
- Águas de Lindóia
Aproveite para ler: Cabanas em São Paulo: 15 opções charmosas no interior de São Paulo
Cidades turísticas de São Paulo
Deu para perceber que não faltam opções de lugares para conhecer, né? Preparamos então um resuminho com as principais cidades turísticas de São Paulo. Assim você tem uma visão geral do que encontrará por lá.
São Paulo
Claro que não poderíamos deixar de começar nossa lista de principais cidades turísticas de São Paulo com a capital mais importante do país. Moderna e urbana, São Paulo é uma cidade que fervilha de coisas para se fazer. Nela você encontra atividades para qualquer horário do dia ou da noite e também para todas as tribos.
Para quem gosta de história e cultura, existem diversos museus espalhados pela cidade, sendo o MASP um dos mais importantes. Os amantes da boa gastronomia devem aproveitar os restaurantes descolados em SP mas, além de restaurantes premiados, não podem deixar de ir ao famoso Mercadão Municipal e provar os pastéis e o famoso sanduíche de mortadela gigante. Já o Ibirapuera é um dos espaços verdes da cidade que além de ser ótimo para praticar esportes, possui diversos eventos sazonais.
O turismo de compras também é forte na cidade. Milhares de pessoas percorrem as ruas do Brás, da 25 de Março e do Bom Retiro em busca de pechinchas para revender. Ah! E nem pense em deixar de conhecer os bairros tradicionais dos imigrantes, Liberdade e Bixiga são redutos de japoneses e italianos na capital.
Ufa! Haja tempo para conhecer tudo que essa cidade cosmopolita tem a oferecer, mas tenho certeza de que você vai adorar.
Com farta rede hoteleira, as sugestões de onde ficar em São Paulo vão dos hostels mais baratos a hotéis de luxo com todas as mordomias possíveis. Tudo vai depender do seu orçamento e em qual região da cidade você deseja se hospedar. É possível até encontrar com facilidade hotéis românticos em São Paulo para casais que buscam um final de semana diferenciado.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre São Paulo capital:
- O que fazer em São Paulo: os 22 melhores passeios pela capital e arredores
- Onde ficar em São Paulo: os 10 bairros mais seguros
- Hotéis românticos em São Paulo: as 21 melhores opções para casais
- Roteiro São Paulo: o melhor da capital em 2, 4 e 7 dias de viagem
- 9 restaurantes descolados em São Paulo
- 5 lugares para encontrar street art em São Paulo
Santos
Descendo a serra que ficou eternizada na música de Roberto Carlos você chega à Baixada Santista. Essa região é bastante procurada nos finais de semana e feriados prolongados devido a proximidade com a capital. Nessa região, Santos é um dos municípios mais famosos e oferece boas opções de lazer para os turistas e residentes.
No Centro Histórico você pode fazer uma viagem de volta no tempo no passeio de bondinho. A antiga Bolsa do Café hoje abriga um museu que conta a história desse produto tão importante da nossa agricultura. No parque do emissário submarino, além de um ponto ótimo para curtir o pôr-do-sol, playgrounds, ciclovias e pistas de skate fazem a diversão de todos.
Outra atração bastante disputada são as praias de Santos. Aproveite e passeie pelo maior jardim de praia do mundo margeando a orla. Fechando com chave de ouro, dê uma passada no Aquário de Santos.
A cidade também oferece boa oferta de hotéis e pousadas. Mas recomendamos que dê preferência aqueles que estão à beira-mar, pois a vista é fenomenal.
Guarujá
Também na baixada Santista, Guarujá é um município repleto de praias encantadoras. Chamada de Pérola do Atlântico, a cidade é bastante disputada em feriados e fica bem próxima da capital.
As praias do Guarujá são ótimas. Mas além delas, a cidade possui mirantes bem legais de onde se tem uma vista perfeita da região. Os Fortes são construções históricas abertas à população. E se você gosta de trekking, não deixe de se aventurar nas trilhas das redondezas.
Por ser uma cidade bem estruturada, você não terá problemas para encontrar um hotel ou pousada no Guarujá. Dos mais econômicos aos mais luxuosos, um deles será sua escolha. Outra opção são os muitos apartamentos de temporada que ficam disponíveis na cidade.
Campos do Jordão
Se você quiser curtir temperaturas bem baixas no inverno sem precisar ir até o Sul do Brasil, então Campos do Jordão é o destino no Estado de São Paulo perfeito para você! Conhecida como a Suíça brasileira, a cidade é um dos lugares queridinhos de casais. Além do charme da região serrana, as construções no estilo europeu dão o toque final para o clima romântico.
Começando sua lista de o que fazer em Campos do Jordão, recomendamos o passeio de teleférico no Parque Capivari até a Pedra do Elefante. Lá de cima a vista é linda! Amantikir é um parque com belíssimos jardins onde se tira fotos perfeitas. Inclui também em seu roteiro o passeio de trem, o Palácio de Inverno do Governo de São Paulo e as fábricas de chocolate.
Quando a noite cair, se agasalhe e vá passear pelas ruas do bairro Capivari. Além de um delicioso fondue, experimente a variedade de cervejas da Baden Baden, cervejaria mais tradicional da cidade.
Você encontra diversas opções de onde ficar em Campos do Jordão em todos os bairros da cidade. Para ficar mais perto do centro, o bairro Capivari é o mais indicado. Já bairros mais afastados acabam tendo preços mais em conta.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Campos do Jordão:
- Onde ficar em Campos do Jordão: 24 melhores hotéis, pousadas e casas
- O que fazer em Campos do Jordão: 14 pontos turísticos imperdíveis
Ubatuba
A gente AMA Ubatuba! Sempre que dá a gente arruma um jeito de ir se refugiar nesse charmoso balneário no litoral norte de São Paulo. O município fica na divisa com o estado do Rio de Janeiro e é repleto de paisagens deslumbrantes. Emoldurada pelo oceano e pela Serra do Mar, Ubatuba é uma cidade que leva a preservação da natureza a sério. Por isso, você encontra praias belíssimas e algumas quase intocadas pelo homem.
Sem dúvida, as melhores praias de Ubatuba são o grande destaque! Ao longo dos 80 km de litoral existem 102 praias catalogadas. Das mais badaladas até as desertas, certamente você encontra uma praia que é a sua cara. Se você se animar, pode ainda pegar um barco e explorar as ilhas próximas que também são incríveis.
O Centro Histórico da cidade é uma opção de o que fazer em Ubatuba para os dias em que o sol não coopera. Aproveite e conheça a sede do Projeto Tamar e veja como a ONG colabora para a preservação da tartaruga marinha.
Como toda cidade turística, você encontrará uma variedade de pousadas em Ubatuba. Nós inclusive temos um artigo ótimo com dicas em todas as faixas de preço. Não deixe de conferir.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Ubatuba:
- Pousadas em Ubatuba para casal: as 12 pousadas mais charmosas
- O que fazer em Ubatuba: melhores praias, restaurantes e mais
- Qual é a Melhor Praia de Ubatuba? TOP 15 praias + a nossa favorita
Ilhabela
Considerada uma das praias mais bonitas do Estado de São Paulo, Ilhabela é um destino sempre muito disputado. Para chegar até a ilha é necessário pegar a barca que parte de São Sebastião. Mas fique atento às condições do tempo e saiba que na alta temporada filas longas podem se formar. A ilha é super agradável e democrática. Para quem gosta de destinos mais roots, certas regiões de Ilhabela são quase desertas, então vale a pena explorar.
Sendo uma ilha, os principais passeios do seu roteiro em Ilhabela são as praias. As melhores são a Praia do Curral, da Feiticeira, das Pedras Miúdas, do Perequê e da Praia do Bonete. O Centro Histórico também vale a visita, principalmente para visitar as construções antigas. À noite, diversos restaurantes e bares oferecem música ao vivo e pratos de frutos do mar maravilhosos.
Para se hospedar, a região norte da ilha é a mais recomendada, já que fica próximo a balsa e possui mais ofertas de restaurantes e lojas. Mas se a intenção é se desligar do mundo, a parte sul da ilha é a escolha ideal.
São Roque
Outro destino em São Paulo para aproveitar o inverno é São Roque. A cidade está a cerca de 2h da capital paulista e é famosa por suas inúmeras vinícolas. Claro que um bom vinho sempre cai bem, mas a região tem muito mais a oferecer, inclusive passeios com uma boa dose de adrenalina.
Na lista de passeios em São Roque temos a antiga estação de trem, o Morro do Cruzeiro e o Sítio Santo Antônio. Nos arredores da cidade, a Trilha e o Mirante do Saboó fazem a alegria dos amantes de trekking. E lembra que eu falei de uma dose de adrenalina? No Ski Mountain Park você tem a oportunidade de praticar o esporte e outras muitas atividades, como paintball e escalada.
A rede de hotéis de São Roque é ótima e você encontra sugestões para todos os gostos e bolsos. Para os casais há diversas opções românticas e aconchegantes.
Holambra
“Cidade das Flores” como é popularmente conhecida, Holambra é um lugar super agradável e aconchegante para se passar alguns dias e sair da rotina. Escolhida como lar de muitos holandeses que vieram para o Brasil, podemos dizer que ir a Holambra é se transportar um pouco para a Europa sem sair da região Sudeste.
Ao longo do ano, eventos como a Expoflora e Carnaflores agitam a cidade, mas existem outras opções de atrativos caso sua viagem seja fora desses períodos. Não deixe de visitar o campo de flores. Você ficará impressionado com a variedade de formas, cores e aromas que se encontra por lá. Respeitando suas raízes, o Memorial do Imigrante, o Portal do Moinho e o Moinho Povos Unidos celebram o povo holandês. Já as praças e parques da cidade são sempre lugares agradáveis para passeios em qualquer hora do dia.
Os hotéis do centro de Holambra são, no geral, mais econômicos e mais simples. Já os que ficam nas estradas de acesso apresentam ótimas estruturas e preços mais elevados.
Águas de Lindóia
Na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, visitar Águas de Lindóia é uma boa sugestão de o que fazer em São Paulo. A cidade integra o chamado Circuito das Águas Paulista e é um destino agradável e bem sossegado. Além das famosas águas termais, a região é forte no turismo de natureza. Assim sendo, se você é do time que curte o contato com o verde, tenho certeza de que vai se encantar pela cidade.
E já que as águas termais são o principal atrativo da cidade, não deixe de fazer uma visita ao Balneário Municipal e às Thermas Hot World para aproveitar os benefícios das águas. A Praça Adhemar de Barros é um ótimo lugar para uma caminhada ao final da tarde. Já para quem busca turismo rural, nos arredores da cidade existem diversos ranchos e fazendas que oferecem fartas opções de lazer.
Em termos de hotéis e pousadas, a cidade conta com opções confortáveis e charmosas. Na região central se localizam as maiores opções, mas se você quiser mais contato com a natureza, no interior existem empreendimentos bem completos.
Aparecida
Localizada no Vale do Paraíba e bem próximo à divisa com o Rio de Janeiro, Aparecida do Norte é uma cidade de grande importância para o turismo religioso. Na região foi encontrada a imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e desde então, milhares de fiéis se deslocam para lá, seja para agradecer, seja para pedir intercessão da Santa de devoção.
A principal atração, é claro, é o Santuário Nacional de Aparecida. Construído em 1955 ele é o segundo maior do mundo e realmente impressiona por toda a estrutura montada para receber os romeiros. O visitante também pode pegar o teleférico e acessar a Torre do Mirante. No final do dia você pode ainda aproveitar um passeio relaxante de barco pelo Rio Paraíba do Sul.
Por conta do santuário, existem muitas opções de hotéis e pousadas em Aparecida. No entanto, as acomodações são simples, voltadas para o pernoite dos romeiros.
Pronto para turistar em São Paulo?
São Paulo é surpreendente e apaixonante. Sua diversidade faz do Estado um lugar de todos. E aí, qual cidade você já quer visitar? Conta pra gente nos comentários aqui embaixo.