Visitar os campos de lavanda da França também está na sua wishlist de viagem? Essa experiência estava na minha até recentemente e ainda nem acredito que consegui realizar esse sonho!
Se você está planejando a sua viagem para o sul da França e deseja incluir os campos de lavanda da Provance no seu roteiro, está no lugar certo! Compartilho aqui as melhores dicas para você tirar esse sonho do papel: quando visitá-los, quais cidades incluir no roteiro, o melhor horário para fotografar e outras dicas imperdíveis!
Deslumbrantes campos de lavanda sobre colinas criando um perfume encantador no ar, pequenas aldeias fofas com ruas de paralelepípedos e uma comida de lamber os dedos. Como não amar esta região da França?
O local ainda não é tão badalado como a capital Paris ou a Riviera Francesa, mas é turístico o suficiente para ter ótimos restaurantes, lojas de souvenirs e maravilhosas butiques de lavanda e artesanais.
E se você é uma dessas pessoas que gosta de planejar cada detalhe da viagem, especialmente quando se trata de um lugar onde as pessoas não falam a sua língua, vem comigo descobrir como conhecer os campos de lavanda da França!
Antes de mais nada: você já garantiu seu seguro viagem para a França?
Você sabia que não é necessário visto para os turistas brasileiros entrarem na França? No entanto, é necessário um seguro viagem para entrar no país e ele deve ter uma cobertura mínima de € 30.000 para eventuais despesas médico-hospitalares.
Isso se deve ao Tratado de Schengen, um acordo assinado entre 26 países, entre eles a França, que trata da política de livre circulação de pessoas entre os países signatários (União Europeia).
Ou seja, além de ser super importante contratar um seguro viagem para minimizar eventuais problemas e danos durante a viagem, é importantíssimo ter este documento em mãos para pisar na Europa.
Eu costumo usar o site Seguros Promo para comprar os preços e sempre encontro ótimas ofertas. Clique aqui para fazer sua cotação. E se você não está muito seguro sobre qual seguro viagem escolher, eu escrevi um post para tirar todas as dúvidas sobre este assunto, como a obrigatoriedade, os preços e o melhor seguro viagem para a França.
Onde ficam os campos de Lavanda da França?
Se tem um lugar em particular que se tornou sinônimo de lavanda é a Provence, na França. Com vilas pitorescas e campos ondulantes, arrisco dizer que a região da Provence é melhor lugar do mundo para ver campos sobre campos de lavanda.
Mas onde fica a Provence? Ela fica localizada no sudeste da França, mais especificamente na costa do Mar Mediterrâneo e é um lugar repleto de belezas naturais para conhecer. Além dos campos de lavanda, há alpes, florestas, vinhedos… E mais! A Provence ainda faz fronteira com a Itália, te permitindo fazer essa conexão com mais um país lindo da Europa.
Agora vamos ao que interessa? Aqui está tudo o que você precisa saber para visitar a bela explosão de cores dos campos de lavanda na Provença.
01. Quando visitar os campos de lavanda da França?
Os campos de lavanda da Provence são visíveis apenas do final de junho a meados de julho. Se você não estiver planejando sua viagem para este período, pode ser que os adoráveis campos de lavanda estejam mais escassos.
Em junho, a lavanda começa a florescer, mas ainda estará verde. No final de julho e no início de agosto, ela será colhida. Portanto, não adianta ir em abril ou dezembro esperando vê-las. O melhor momento para encontrá-las (segundo minha pesquisa on-line, perguntando às pessoas e olhando fotos do ano anterior) é a primeira ou a segunda semana de julho.
Vale saber que a Provence está dividida em várias áreas e cada uma delas têm tempos diferentes de floração e colheita. Tudo depende da altitude, clima e variedade. Portanto, se você chegar um pouco mais cedo ou mais tarde na temporada, pode ser que encontre um ou outro campo com belas lavandas roxas (foi o meu caso!).
- Os campos da região dos vales de Luberon e Rhone começam a florescer por volta de meados de junho
- Os campos provençais do Drome e o planalto de Valensole começam por volta do início de julho
- Os campos ao redor de Sault começam a florescer em meados de julho
02. Como é o clima na Provence?
Julho e agosto são os meses mais quentes do ano. As temperaturas giram em torno de 35°C, mas pode ter sensação térmica de mais de 4o°C. No entanto, a boa notícia é que o clima é bem seco.
Se você é alguém que não consegue lidar muito bem com calor ou sol, lembre-se disso e reserve um carro com bom ar-condicionado. Eu também recomendo levar protetor solar, chapéu e bastante água! Com o clima quente e seco, é fácil desidratar.
Aliás, aqui vai mais uma dica: a água da torneira é potável na França, então você pode reabastecer seu estoque facilmente!
Leia também:
O que fazer em Aix en Provence: 10 passeios imperdíveis na charmosa Provença
03. Como passear pelos campos de lavanda da França?
A forma ideal de explorar os campos de lavanda da Provence é de carro. Embora existam ônibus que circulam por toda a região, os horários são limitados e é quase impossível fazer essa viagem sem carro.
Nós alugamos um carro com antecedência pelo site Rent Cars. Aliás, fica a dica para quem estiver planejando uma viagem para a Provence ou qualquer outro destino: o Rent Cars é um ótimo buscador e compara preços entre as principais locadoras disponíveis no seu destino. Clique aqui para fazer a sua cotação gratuitamente.
Eu realmente recomendo que você faça uma reserva, pois a alta temporada da Provence é justamente no verão e você pode não conseguir seu carro preferido ou talvez encontre preços exorbitantes em cima da hora.
Ao fazer a reserva, preste atenção no seguinte detalhe: os carros europeus costumam ser bem compactos, então malas grandes podem ser um problema. Outro ponto importante para obter é um GPS – isso facilitará bastante a sua viagem.
E aqui vai mais uma dica MARA: eu usei o chip da YesBrasil e funcionou muito bem em todo o território da França (com exceção de locais que não tinham nenhuma rede telefônica disponível). Comprei esse chip no site Viaje Conectado e ele chegou direto no meu endereço do Brasil. Conclusão: desembarquei na França já conectada.
Como uso bastante esse serviço em minhas viagens, consegui inclusive um cupom de desconto para leitores do blog. É só clicar aqui usar o código MALADEAVENTURAS na hora de realizar a sua compra.
04. Como planejar a sua road trip pelos campos de lavanda da França?
Planeje quais campos de lavanda você pretende incluir no roteiro, mas mantenha a mente aberta. Como muitas dessas estradas rurais não têm nomes ou número, talvez você não consiga encontrar um campo exato que tinha em mente, mas haverá outro ao virar da esquina!
Aqui vão dois nomes de produtores importantes na região para que você possa colocar no GPS para te guiar:
- Abbaye Notre Dame de Sénanque, em Gordes;
- Lavandes Angelvin, em Valensole.
Mapa com os campos de lavanda da Provence
E aqui vai o mapa com as principais regiões da Provence onde florescem lavandas. A fonte é o site Provence & Beyond.
05. Quais cidades visitar na região da Provence?
A melhor forma de conhecer a Provence é com flexibilidade e tempo para flanar entre as vilas do interior da França que compõem essa belíssima região. Vá com um esboço do que você gostaria de conhecer, mas deixar espaço para as surpresas do caminho. Não deixe seu roteiro tão duro e cheio de horários para tudo.
Há muito o que ver e fazer na região de Provence! Dos campos de lavanda de Valensole às Calanques de Cassis, há ainda diversas cidadezinhas medievais e outras vilas consideradas as mais belas da França. Aqui vão algumas das vilas que não podem ficar de fora do seu roteiro:
- Roussillon – a cidade Ocre
- Gordes – uma das mais belas cidades da França
- Avignon – a residência dos Papas
- Arles – a paixão de muitos artistas
- Les Baux-de-Provence – a calmaria em cidade
Para saber mais, confira esse post com as 10 cidades imperdíveis para visitar na Provence.
Nem todo mundo curte explorar lugares desconhecidos por conta própria. Se este é o seu caso, recomendo conferir os passeios guiados oferecidos no Get Your Guide. Esse site é realmente muito bom quanto se trata de experiências pelo mundo. Já usamos no Egito e na Itália e tivemos ótimas experiências em ambos!
06. Qual é a melhor cidade base para conhecer os campos de lavanda da França?
Não existem grandes cidades nas áreas de lavanda na França. Portanto, não há muitas opções para se hospedar na região, especialmente se você não tiver um orçamento alto.
Gordes, Luberon, Sault e Valensole são as melhores opções de hospedagem se você quiser ficar bem pertinho dos campos de lavanda. Caso você prefira fazer apenas um bate e volta de algumas das cidades principais da Provence, recomendo pesquisar hotéis em Avignon ou Aix en Provence. A gente optou pela segunda opção e nos hospedamos em Aix.
Aqui vão minhas sugestões de hotéis em ambas as cidades:
- Avignon: para quem busca requinte, recomendo o La Mirande e o Hôtel Cloitre Saint Louis, ambos super charmosos – especialmente por serem edifícios históricos. Para viajantes com um perfil econômico, o Hôtel Central e o HO36 Avignon são boas pedidas.
- Aix en Provence: o Hôtel de France é ideal para quem busca conforto e boa localização. Para quem prefere um hotel mais luxuoso e com atendimento impecável, nossa sugestão é o Aquabella Hôtel & Spa. E se seu interesse é um hotel com bom custo x benefício, sem deixar o conforto de lado, pode apostar no La Caravelle ou no Apart-hotel Odalys.
Dica: lembre-se que na alta temporada os hotéis atingem quase lotação máxima. Então é legal reservar seu hotel com antecedência.
07. Quantos dias preciso para conhecer os campos de lavanda da França?
É claro que isso depende do seu estilo de viagem. Nós ficamos 3 dias inteiros na Provence, mas eu teria ficado facilmente uma semana inteira. Além de paisagens incríveis para fotografar, o local também é ótimo para experimentar produtos locais, conhecer sobre a história da França e comer muuuuito bem!
Recomendo ao menos 1 dia inteiro destinado às lavandas. Logo, você deveria separar ao menos 4 dias para a região da Provence. Esse é o tempo mínimo para conhecer a região com calma e não se sentir na correria.
Leia também:
Calanques de Cassis (França): tudo para você planejar a sua viagem
08. Festivais da lavanda
Sim! As lavandas são uma tradição da Provence e a região entra em festa quando chega a época da colheita. Há desfiles de rua com carros alegóricos coloridos, campeonatos de colheita e outras atividades interessantes!
Como tivemos apenas três dias completos na Provence, não tivemos tempo de ir a um festival da lavanda, mas eles acontecem em diversas cidades da região durante o verão. Você pode encontrar mais informações sobre as datas no site oficial: Fêtes de la lavande.
Essas festas são um ótimo lugar para encontrar todo tipo de produto relacionado a lavanda: mel de lavanda, sabonetes, óleos essenciais, buquês de lavanda secos e muitos outros produtos artesanais dessa mesma planta.
09. Dicas para fotografar os campos de lavanda da França
Comece sua viagem de manhã bem cedo para obter a melhor luz e, consequentemente, as melhores fotos. Além disso, é importante evitar o sol depois das 10h, pois ele pode causar aquelas sombras horríveis nas suas fotos e você pode sofrer com o calor em excesso.
Outro motivo para você sair da cama ainda de madrugada é que a paisagem ficará apinhada de turistas ao longo do dia! Mas vale saber que, mesmo que você chegue cedo, não há garantia de que você terá o lugar para si.
Geralmente, às 7h da manhã, os principais lavandários já estão movimentados.Como os locais para estacionamento costumam ser pequenos, isso também pode ser um problema para quem chegar depois das 9h.
Outra opção é deixar sua expedição fotográfica para o fim do dia. Como é verão e horário de verão, não escurece antes das 21h, então você tem tempo de sobra para fotografar!
10. Campos de girassol
Apesar de não ser tão procurado pelos turistas, os campos de girassol costumam florir exatamente na mesma época que as lavandas. Imagina encontrar um campo amarelinho coberto de flores enormes? Eles são um ótimo cenário para fazer algumas cliques, não é mesmo?
Apesar de menos frequentes, é provável que você encontre alguns no seu caminho. Não deixe de parar para aproveitar a oportunidade de fazer umas fotinhos!
Pronta para conhecer os campos de lavanda da França?
Espero que essas dicas ajudaram você a planejar a sua viagem para a Provence. Uma coisa é certa: você vai se apaixonar pelos campos de lavanda da região e vai voltar para casa com memórias incríveis dos seus dias no sul da França.
Se ficou qualquer dúvida, é só deixar um comentário! Será um prazer ajudá-la a realizar esse sonho =)
Outros posts que podem te interessar:
Fotos em Paris: +30 lugares incríveis para tirar fotos em Paris
Vale a pena subir na Torre Eiffel? Quanto custa o ingresso? Qual é o melhor horário?
Onde ficar em Paris: quais são os bairros bem localizados (e mais baratos!) para se hospedar
Olá,
Teu conteúdo é muito esclarecedor! Mas, gostaria de tirar algumas duvidas, tais como: se eu for na primeira semana de junho, tem algum campo de lavanda florido?
desde já, muito obrigada!!!
Oi Paula, tudo bem?
Depende muito das áreas de lavanda que você planeja visitar e do clima experimentado na Provença durante a primavera. Ou seja, não dá para prever, sabe? Eu acredito que você já encontrará alguns campos floridos sim, mas é mais garantido no final do mês de junho.
oiiii, tudo bem?
tem campos de lavanda/girassois proximo a Nice?
tem campos de quais outras flores?
obrigada
Oi Evelyn! Puxa, não sei dizer se há campos de lavanda nessa região da França. Na Provance eu vi campos de girassóis também. Um destino belíssimo!!!