Seu roteiro pelo Canadá não estaria completo sem uma visita às imponentes Cataratas do Niágara. O passeio até essa, que é uma das mais emblemáticas quedas d’água do continente, atrai milhões de visitantes todos os anos. Mas será que a experiência é encantadora?
Se você está planejando a sua viagem para contemplar este verdadeiro espetáculo da natureza, prepare-se para um passeio repleto de beleza e emoção. Neste post, vamos compartilhar tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua visita às Cataratas do Niágara: descobrindo como chegar, como aproveitar o passeio e dicas de atrações ao redor.
Então, continue lendo para descobrir como tornar o seu tour pelas Cataratas do Niágara pelo lado canadense uma experiência inesquecível.
Onde ficam as Cataratas do Niágara?
Saber onde ficam as Cataratas do Niágara é um dos primeiros passos para planejar a visita à atração, que está situada na fronteira entre o estado de Nova York, nos Estados Unidos, e a província de Ontário, no Canadá.
Também conhecida como Niagara Falls, trata-se de um dos maiores espetáculos naturais do mundo e o volume de água é realmente impressionante. Além da beleza, a força da água também proporciona a geração de energia elétrica para o Canadá e Estados Unidos.
Você pode visitar o complexo tanto pelos EUA quanto pelo Canadá. O lado dos Estados Unidos é menos desenvolvido para explorar as Cataratas turisticamente. Por isso, visitar pelo lado canadense é uma opção mais interessante, com atrações turísticas em abundância.
Como nossa experiência recente visitando esse ponto turístico se deu a partir do Canadá, você vai encontrar aqui todas as nossas percepções da aventura a partir desse ponto. O lado canadense é encantador e a proximidade com Toronto torna o passeio prático, já que o deslocamento é de aproximadamente 1h30 saindo do centro de Toronto.
Para conhecer as Cataratas do Niágara partindo de Toronto, é possível ir de trem, carro alugado ou, simplesmente, contratar um tour. Nós optamos pela última alternativa e achamos o passeio bem completo e agradável.
E é claro que a gente vai te dar todas as dicas para curtir intensamente a atração que está no imaginário de todos que pensam no desenho animado do pica-pau descendo as Cataratas do Niágara barril, um clássico dos anos 90!
Como chegar nas Cataratas do Niágara?
Essa é uma decisão que depende diretamente de quanto tempo você tem disponível, para ir de carro, ônibus, trem ou até avião. É possível fazer o passeio por conta própria ou fazer um tour a partir de Toronto. Nós vamos explorar mais detalhes para você entender as opções disponíveis.
Aluguel de carro
Ideal para quem gosta de autonomia e liberdade, o aluguel de carro permite que você percorra aproximadamente 130 km de distância de Toronto até Niagara Falls. São quase duas horas de deslocamento dependendo do trânsito. Contudo, você terá a oportunidade de passar um dia divertido e voltar a hora que quiser para o hotel.
Vale a pena considerar que o trânsito em Toronto é intenso de manhã e no final da tarde. Então, para não perder muito tempo no deslocamento dirigindo pela cidade, evite esses horários de pico.
Apesar do trânsito intenso, o percurso até Niagara Falls é bem sinalizado e fácil de percorrer. Outra grande vantagem é que existem muitas opções de estacionamentos nas proximidades das Cataratas, portanto, você não precisa se preocupar demais com a logística.
#DicaDaGaia: A nossa dica é aproveitar a Rentcars, que é a plataforma online que sempre utilizamos para comparar preços de aluguel de carro até encontrar a melhor opção de veículo para nosso passeio.
Se deslocar de carro alugado te dá mais liberdade para curtir cada momento da experiência, podendo ir e voltar no horário que achar mais agradável, evitando a necessidade de se encaixar no roteiro de um grupo.
Trem Toronto x Cataratas do Niágara
Existe também a possibilidade de ir de trem Toronto x Cataratas do Niágara, que sai da Union Station em direção a estação em Niágara que fica a 5,3 km de distância das Cataratas. É útil saber que o percurso de trem entre Toronto e Cataratas só é feito nos finais de semana.
Atualmente são oferecidos 3 trens diretos, saindo um pela manhã, outro de tarde e o último durante o período noturno. O horário de saída pode mudar sem aviso prévio, por isso, é importante conferir durante a semana para se programar para o passeio.
A viagem de trem leva, em média, duas horas e meia e você precisará pegar um ônibus até o ponto das Cataratas. Justamente por isso, alguns viajantes preferem a comodidade de estar de carro alugado, para evitar se preocupar com diferentes tipos de transportes e a com a perda de tempo no deslocamento.
Quem deseja curtir somente Niágara Falls e o centrinho pode achar a ida de trem confortável. Contudo, se você quer explorar mais a região, a logística pode ficar complicadinha, principalmente por ter que recorrer a múltiplos transportes e ter horário para voltar no último trem para Toronto.
Passeio Toronto x Cataratas do Niágara
A nossa opção preferida para fazer o passeio foi o tour que encontramos pelo Get Your Guide, que é a plataforma que sempre usamos em nossas viagens internacionais para reservarmos experiências e comprarmos ingressos.
O passeio foi simplesmente perfeito, durou um dia inteiro, com almoço incluso e proporcionou bons momentos na região. Com base na nossa experiência recente, consideramos que um dia é tempo suficiente para explorar as Cataratas do Niágara, aproveitamos as horas livres para explorar a pé todo o complexo e valeu a pena cada minuto.
Nós trouxemos uma tabela comparativa das opções de passeios na região, confira:
PASSEIO | O QUE INCLUI | LINK |
---|---|---|
Toronto: excursão com cruzeiro guiado | O passeio inclui o Hornblower Niagara Cruises, Journey Behind the Falls e degustação de xarope de bordô, além de garantir tempo livre para curtir Niagara Falls. | Conferir preço |
Toronto: Viagem 1 dia para pequenos grupos | Com parada nas Cataratas do Niágara e passeio em Niagara on the Lake, o passeio também oferece a experiência de barco ou atração alternativa – nossa escolha! | Conferir preço |
Toronto: Viagem de 1 dia com cruzeiro opcional | O passeio oferece parada no Relógio Floral, Niagara Whirlpool, Maple Leaf Place, Sir Adam Beck, Cataratas do Niágara, Hornblower Niagara e Journey Behin the Falls. As paradas não incluem ingressos. | Conferir preços |
O que fazer nas Cataratas do Niágara?
Além de contemplar a força da natureza na região, existem muitas atividades para curtir as Cataratas do Niágara, aproveite algumas sugestões para que seu dia seja repleto de atividades:
1. Caminhar pela Niagara River Parkway
Um passeio gratuito e excelente para curtir seu tempo livre é caminhar pela Niagara River Parkway, que é a avenida principal percorrendo a extensão do Rio Niágara. Ao longo do passeio é possível apreciar a vista de 3 quedas d’água, sentir o vento no rosto e aproveitar o cenário encantador para curtir o dia.
2. Fazer um passeio de barco até as quedas
O passeio que se chama Hornblower Niagara Boat Ride é um dos mais tradicionais da região e uma dica imperdível de o que fazer nas Cataratas do Niágara, levando o visitante até pertinho das quedas d’água de barco. Essa aventura vale super a pena! Mas cabe a dica: você deve levar uma muda de roupa para se trocar depois.
O grande diferencial é que você consegue aproveitar os 20 minutos de passeio de barco para se conectar com a força da água, que respinga o tempo inteiro dentro do barco, nos passageiros. É aquele momento em que você se sente pequenininho e percebe como a natureza é bela, forte e gigante.
Ao entrar no barco você pode optar por ficar no deck superior ou inferior, sabendo que: no superior a visão é melhor, mais panorâmica da queda d’água, enquanto no deck inferior você se conecta mais com a força da água.
É importante saber que o passeio tradicional só ocorre no verão, entre os meses de abril e novembro. Dependendo da data da viagem, também é possível fazer o passeio noturno e viver um verdadeiro show de luzes na cachoeira.
3. Almoçar com vista para a cachoeira
Você sabia que é possível almoçar com um visual incrível para a cachoeira? Sim! No Sheraton Hotel, você encontra um buffet variado e bem gostoso! Mesmo sem ser hóspede do hotel, você pode almoçar no restaurante tranquilamente. Nosso passeio de 1 dia às Cataratas do Niágara incluía esse almoço no buffet do Sheraton que era muito variado, a gente descobriu na hora conhecendo o restaurante.
Além da comida gostosa, o que mais chamou a nossa atenção foi o visual realmente encantador para as Cataratas. Jamais imaginamos almoçar com aquela paisagem imponente ao fundo. Isso nos rendeu um almoço descontraído, ideal para recuperar as energias após uma manhã de passeios e aproveitando o visual exuberante.
4. Journey Behind the Falls
Para quem gosta de explorar as atrações ao máximo, uma maneira de se conectar com a força da Niagara Falls é justamente desbravando o Journey Behind the Falls. A atração nada mais é do que uma rede de túneis localizados exatamente atrás da cachoeira Horseshoe Falls, que é a maior do complexo de Niágara. Ao longo do passeio é possível ouvir o barulho e experienciar a força da água de uma forma única.
Através dos diversos túneis dá para conhecer mais sobre as antigas formações rochosas. Feito em grupo, o Journey Behind the Falls faz jus ao nome, sendo uma verdadeira jornada para conhecer mais sobre as quedas d’água e aproveitar pontos de observação com vista panorâmica exclusiva.
Enquanto caminha pelos túneis é possível ouvir a força da água e sentir a pressão que a água exerce esculpindo as rochas. Vale muito a pena dedicar um tempinho para viver essa jornada exploratória. O passeio é seguro para todos, inclusive crianças que até 2 anos não pagam, os adolescentes até 13 anos pagam meia e os adultos pagam USD 25 pelo acesso.
5. Whirlpool Aero Car
Para quem gosta de sentir o frio na barriga, o Whirlpool Aero Car é uma atração certa! O passeio consiste em um teleférico que oferece aos visitantes uma experiência nas alturas incrível sobre o redemoinho de Niágara, conhecido como Whirlpool.
Por ter janelas de vidro, o passeio com duração de aproximadamente 10 minutos proporciona aquele visual inesquecível, super diferenciado, oferecendo visão até mesmo do lado americano das Cataratas. Apesar de dar aquela adrenalina por causa da altura, o passeio é totalmente seguro e é muito divertido.
Durante a experiência são acomodados até 36 passageiros no Whirlpool Aero Car, mas atenção: a atração só está disponível entre meados de abril e meados de outubro, nos outros meses fica fechado por questões de segurança.
A nossa dica é aproveitar os primeiros horários de funcionamento ou o fim da tarde para que possa evitar a lotação máxima do Whirlpool Aero Car. Para curtir o frio na barriga adultos pagam USD 16,50, crianças de 5 anos ou menos acessam gratuitamente e de 6 a 12 anos pagam metade do ingresso.
6. Skylon Tower
A Skylon Tower é um prédio que se tornou uma atração turística por ter uma das vistas mais espetaculares sobre as Cataratas do Niágara, por isso, quem deseja aproveitar um passeio contemplativo, não pode deixar de subir!
Com vista panorâmica de 360 graus das Cataratas e da cidade, é possível ter uma experiência incrível aproveitando a torre. Um grande diferencial do Skylon é que ela tem um restaurante giratório, o Revolving Dining Room, que gira suavemente enquanto você faz sua refeição aproveitando o visual 360 que a torre oferece. Também é possível contar com um restaurante buffet na torre, o Summi Suite Buffet.
E se você gosta de ver filmes, também pode aproveitar um cinema 4D que exibe o Legends of Niagara Falls, um filme sobre o lugar.
Se você não vai fazer uma refeição, ainda vale a pena visitar o Skylon Tower! De cima é possível ver com clareza as diferenças entre o lado dos Estados Unidos e o lado do Canadá. Uma dica para o seu passeio: é possível comprar o bilhete night and day, subir de dia e voltar à noite para aproveitar o visual incrível com duas iluminações diferentes.
7. Sobrevoo das Cataratas do Niágara
O sobrevoo das Cataratas do Niágara de monomotor é aquele tipo de experiência inesquecível. Com duração de aproximadamente 30 minutos e guia explicando todos os detalhes da região em inglês, o passeio proporciona uma visão única da região e também causa uma emoção diferente, com o frio na barriga de ver toda aquela força da natureza do alto.
Podemos dizer que a experiência é bem completa. Além de sobrevoar as grandiosas cataratas, o passeio passa por outros pontos turísticos super interessantes, como as antigas fortificações militares do Fort George e do Fort Niagara. As barragens da hidrelétrica de Niagara Falls, o parque Queenston Heights Park e o canal Weeland também são contemplados nessa aventura às alturas!
Mas atenção: esse é um passeio que você precisa já ter contratado ao chegar no destino, já que eles não são comercializados ali na hora. Portanto, opte por comprar online e não fique sem essa experiência.
O que fazer em Niagara Falls além das Cataratas?
Por ser uma região que se desenvolveu muito devido às famosas quedas d’águas, existem outras sugestões de o que fazer em Niagara Falls além de visitar as Cataratas. Nós trouxemos algumas dicas para você incluir no roteiro:
8. Conhecer as vinícolas da região
Para quem é fã de vinícolas, é possível aproveitar muitas opções nas proximidades, como o Portão dos Anjos em Beamsville, onde é possível degustar alguns vinhos e aproveitar para fazer compras de algumas garrafas.
Outra opção de local para visitar é a Vinícola Reif Estate em Niagara on the Lake, que encanta por ainda preservar as características de uma empresa familiar, com vinhos de uvas vermelhas encorpadas e muito saborosas. A estrutura arquitetônica da vinícola é muito charmosa, além de ser um ótimo cenário para registrar seu passeio enquanto degusta um dos deliciosos sabores dos vinhos locais.
Também é possível conhecer o Stratus Vineyard, inclusive, o local faz grandes festas da colheita, garantindo ainda mais diversão para quem visita a vinícola. Portanto, são várias opções na região e, além das vinícolas, também é possível aproveitar os destiladores locais. Lugar perfeito para curtir os dias sem pressa aproveitando boas bebidas.
Esse é um passeio em que o ideal é ter um tour contratado, afinal bebida e direção não combinam! Mesmo que você esteja de carro alugado, para que todos possam aproveitar as degustações, o ideal é optar pelo tour pelas vinícolas. Inclusive, encontramos esse passeio bem completo que passa por 3 vinícolas e já tem as degustações inclusas.
9. Visitar a charmosa Niagara on the Lake
Conhecida pelo vinho, a região de Niagara on the Lake é uma cidade charmosa e que vale a pena visitar, distante apenas 22 km de Niagara Falls. É um lugar excelente para passar um fim de semana ou curtir uma tarde despreocupada. A cidade conta com arquitetura incrível, muitas flores em toda parte e bons restaurantes, ideal para relaxar.
Dependendo do dia de sua visita, é possível aproveitar para conferir de perto o trabalho do Teatro Shaw Festival, que apresenta 13 produções ao vivo. Além disso, não deixe de conhecer a Torre do Relógio Memorial, que é uma memória da guerra na rua principal do centro. Também é possível visitar uma fazenda da região e consumir frutas frescas ou simplesmente fazer compras no centrinho.
Sem dúvidas, a Niagara on the Lake é uma daquelas cidadezinhas que parecem ter saído do cenário de um filme e que vale a pena visitar com tênis confortáveis para explorar cada uma das ruas sem pressa.
10. Butterfly Conservatory
Para quem é apaixonado por vida ao ar livre, fauna e flora, o passeio no Butterfly Conservatory é uma atração divertida, com borboletas envidraçadas e um belo jardim tropical.
A estrutura arquitetônica do lugar é impressionante e belíssima, com salas de vidro que chamam a atenção. O jardim tem caminhos estreitos que dão a sensação de estar imerso em um ambiente ao ar livre, repleto de borboletas de todas as cores. Vale a pena comprar seus ingressos com antecedência aqui, para evitar filas e perda de tempo sem necessidade.
#DicaDaGaia: O tour que escolhemos para o bate e volta de Toronto até as Cataratas do Niágara superou nossas expectativas. Além da incrível experiência de conhecer as famosas quedas, tivemos a oportunidade de explorar as vinícolas locais e a encantadora Niagara on the Lake, um charminho à parte. Com certeza, foi uma jornada inesquecível. Nota 10/10.
Dúvidas frequentes de quem pesquisa pelas Cataratas do Niágara
Mesmo após conferir todas as dicas anteriores, é normal ter dúvidas em relação a como visitar as cataratas do Niágara. Pensando nisso, nós trouxemos respostas para algumas das questões mais comuns, para te ajudar a planejar sua experiência, confira:
Qual é a melhor época para visitar as Cataratas do Niágara?
O verão é a melhor época para visitar as Cataratas do Niágara, com temperaturas agradáveis durante o dia e a oportunidade de fazer o passeio de barco. Todavia, é a época mais lotada ao longo do ano e os hotéis são mais caros.
No outono, você terá a paisagem mais encantadora, com cores espetaculares, no entanto, pode chover frequentemente durante esse período. Vale a pena curtir o colorido da paisagem para fazer trilhas e aproveitar o clima agradável para visitar as vinícolas da região, mas precisará ter um pouco de sorte para não pegar dias chuvosos.
Já o inverno é uma época mais barata, justamente por ter uma procura menor devido ao clima e água gelada que acabam incomodando a experiência, deixando a gente desconfortável com aqueles respingos gelados. Por fim, na primavera, a época é agradável para visitar por ter temperaturas amenas e menos turistas que o período do verão.
Quantos dias em Niagara Falls?
É possível dedicar dois dias para curtir a região pelo lado canadense. No primeiro dia, você pode fazer os passeios mais tradicionais como apreciar o visual e fazer o passeio de barco Hornblower Niagara Cruises. Durante o período da noite, as Cataratas ficam iluminadas e é um verdadeiro espetáculo que vale a pena apreciar.
Já no dia seguinte, é possível aproveitar atrações com um toque de aventura com um sobrevoo das cataratas. Caso prefira um passeio mais tranquilo, conheça o Butterfly Conservatory. Dois dias são plenamente suficientes para curtir intensamente as principais atrações da região.
Um dia é suficiente em Niagara Falls?
Dependendo de seu perfil, é completamente suficiente. Em um dia é possível fazer um compilado de atrações, para que você possa fazer um passeio de barco, se deslumbrar com o visual e encerrar a noite curtindo shows e a iluminação do Niagara Falls.
O passeio é divertido e proporciona experiências variadas mesmo com o tempo curto para desbravar a região. Nós fizemos um bate e volta de um dia e recomendamos demais, por ser um tour completo que desbrava não só as Cataratas como também o entorno passando por Niagara on the Lake. A experiência toda vale a pena.
Visitar as Cataratas do Niágara é de graça?
Você já sabe quanto custa visitar as Cataratas do Niágara? O acesso é gratuito e o local está aberto 365 dias do ano. Contudo, a região é repleta de experiências e passeios que precisam ser pagos a parte para acessar.
A nossa dica é aproveitar a diversidade de opções para que você possa escolher se deseja fazer passeio de barco, sobrevoo, almoçar com vista ou curtir outra atração que se encaixa em seu orçamento e suas preferências.
É seguro levar as crianças para o passeio nas cataratas?
Sim, levar as crianças e fazer passeios na região é seguro, como o próprio passeio Hornblower Niagara Cruises. Entretanto, é importante levar uma roupa seca para que todos possam se trocar após as experiências que molham.
Toda a experiência é divertida e segura com crianças, contudo, é preciso vigiar os pequenos de perto, para que todos possam curtir a região ao máximo.
Qual é maior: Niagara Falls ou Cataratas do Iguaçu?
É normal querer saber qual é maior, Niagara Falls ou Cataratas do Iguaçu? Em relação à extensão, as Cataratas do Iguaçu são mais altas, com quedas d’água que variam entre 60 e 80 metros, enquanto as Cataratas do Niágara medem 57 a 58 metros em seus pontos mais altos.
Mas a questão aqui não se resume ao tamanho. Cada qual oferece um visual totalmente único, com experiências diferentes que proporcionam o contato com a exuberância da natureza e a força da água.
Se você tiver a oportunidade de visitar as duas, saiba que ambas são passeios que valem a pena. Cada qual possui suas belezas e atrações e ambas são encantadoras, proporcionando uma forma única de se conectar com a natureza em todo o seu esplendor e força.
Qual lado é melhor: o americano ou o canadense?
O lado dos Estados Unidos é menos desenvolvido para explorar os passeios turisticamente falando. Visitar pelo lado canadense é uma opção mais interessante, com atrações para diferentes perfis de viajantes. Por isso, a gente recomenda curtir a experiência pelo lado do Canadá para aproveitar ao máximo as atrações.
Vale a pena visitar as Cataratas do Niágara?
Sem dúvidas! Além de ser uma atração belíssima, podemos classificar como uma das atrações naturais mais impressionantes do mundo. As Cataratas do Niágara oferecem uma experiência única, com paisagens deslumbrantes e atividades variadas para curtir seu dia.
Aproveite tudo que você acaba de descobrir sobre as Cataratas do Niágara. Planeje seu passeio e aproveite para montar um roteiro repleto de experiências em sua viagem ao Canadá. E se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário, nós teremos prazer em responder para te ajudar.
Leia também:
Viagem de trem no Canadá: quanto custa? vale a pena?
O que fazer em Toronto: 20 pontos turísticos e passeios para incluir no roteiro
Onde ficar em Toronto: melhores bairros e hotéis
Seguro viagem Canadá (2024): qual é o melhor seguro? quanto custa?
Chip de internet Canadá: qual é o melhor? como comprar? quanto custa?