O Cicloturismo no Brasil é uma prática relativamente jovem, mas que vem conquistando cada vez mais pessoas. Enquanto isso, principalmente nos países europeus como França, Inglaterra, Países baixos e Itália essa já é uma paixão antiga e super tradicional, ótima para aqueles que gostam de curtir as paisagens e belezas naturais, muitas vezes sem pressa.

Nós do Mala de Aventuras, por exemplo, nos identificamos e amamos esse jeito de explorar as cidades que visitamos. Mas é mesmo preciso um certo preparo para essa atividade e, principalmente, saber como funciona esse tipo de roteiro pedalado, com dicas de o que levar, quais trajetos percorrer, por exemplo.

Portanto, foi pensando em trazer mais clareza para esse assunto que reunimos nesse post as 7 melhores rotas de cicloturismo no Brasil. Deixe as incertezas de lado e vem com a gente descobrir os momentos preciosos que só esse tipo de viagem proporciona!

cicloturismo no brasil
O cicloturismo é super divertido, aqui estamos no vale das Videiras em Petrópolis, RJ – Foto: @nandahudson

O que é cicloturismo?

O cicloturismo nada mais é do que viajar utilizando a bicicleta como meio de transporte. À primeira vista, podemos dizer que essa prática teve seus primeiros registros em 1884 nos EUA e dali em diante essa ideia foi aos poucos se espalhando pelo mundo.

Os passeios de bike podem ser curtos ou até mesmo longas viagens por trilhas e estradinhas, às vezes mesclando asfalto e terra, passando por praias, cachoeiras, montanhas e florestas. O bacana é que acaba incluindo o turismo ecológico, cultural, podendo incluir também o turismo de aventura.

Sendo a bike seu meio de transporte, o contato com a natureza é bem próximo, proporcionando momentos únicos. Também é nítido que trata-se de um modo saudável e até econômico de explorar destinos incríveis onde outros meios de transporte não chegariam.

Para quem gosta de um estilo de vida saudável e que além de tudo contribua com o meio ambiente, o cicloturismo é a pedida.

cicloturismo no brasil rota do cacau
Pedalando pela Rota do Cacau – Foto: Elo Bike Trips

Vale a pena fazer cicloturismo no Brasil?

O aumento do cicloturismo no Brasil é a prova viva que compensa muito escolher esse estilo de tour pelo território nacional. Nós, como praticantes dessa modalidade, afirmamos que a sensação é muito mágica. Todo mundo ao menos uma vez na vida deveria fazer uma viagem de bicicleta!

Estamos falando das mais impressionantes rotas de cicloturismo no Brasil, que não deixam a desejar e recompensam com paisagens de tirar o fôlego. Sentir a experiência de pedalar por praias paradisíacas, florestas, rios, cachoeiras é algo único e até mesmo energizante. Um verdadeiro privilégio que só a diversidade brasileira proporciona!

Ah, e o cicloturismo no Brasil e no mundo não é necessariamente algo exclusivo para atletas, viu? Claro que para conseguir curtir bem a viagem, com maior conforto, é recomendável ter uma rotina ativa fisicamente. No entanto, todos que desejam mergulhar nessa aventura são muito bem-vindos.

Sobre a estrutura e as condições para realizar o cicloturismo no Brasil podemos dizer que são ótimas. Adiante iremos falar em detalhes sobre esse assunto, tanto nos roteiros longos, quanto nos deslocamentos mais curtos. Mas, no geral, os trajetos são bem-sinalizados, você pode ir por conta própria ou acompanhado por um guia turístico profissional, os mapas são de fácil acesso e entendimento.

cicloturismo cresce no Brasil
existem rotas para todos os níveis de dificuldade – Foto: Elo Bike Trips

Cicloturismo no Brasil: roteiros para iniciantes

Tá começando agora nesse tipo de aventura? Então é melhor pegar um pouco mais leve e optar por trajetos mais fáceis e rápidos para ir se acostumando e pegando o ritmo. Para te ajudar com essa escolha, temos a nossa seleção das melhores rotas de cicloturismo no Brasil para iniciantes.

1. Rota do Cacau

A Rota do Cacau é uma das mais surpreendentes rotas de cicloturismo no Brasil, perfeita para quem procura ama a combinação de contato com a natureza, esporte, cultura e gastronomia regional. O nível de dificuldade é baixo nesse roteiro que cruza 3 cidades baianas (Ilhéus, Serra Grande e Itacaré), então ter o espírito aventureiro e ser fisicamente ativo já é o suficiente.

Ao longo do caminho, a Rota do Cacau recebe seus visitantes com uma vasta biodiversidade, que se destaca graças as paisagens preservadas de Mata Atlântica, rios, lagoas, cachoeiras de águas límpidas e praias desertas. Não tem nada mais gostoso do que apreciar todas essas maravilhas sem pressa!

Mas você deve estar se perguntando sobre como é o trajeto em si. Bom, vale dizer que ele inclui, além do pedal convencional, alguns momentos de mountain bike, outros de trilha e até uma parte em uma canoa havaiana. Claro que tudo isso sempre inclui uma paisagem fenomenal ao fundo, hora do mar, outrora da mata.

Agora falando das estradas, elas são tranquilas de percorrer e bem sinalizadas, mas nem sempre tão movimentadas porque alguns trechos são mais selvagens. Independente disso, elas são sempre seguras. Logo de cara serão 35 km só passando de uma praia a outra, só precisando descer para atravessar alguns riachos carregando a bike, a fim de preservar a corrente da água salgada.

Depois disso, o caminho percorrerá estradas de asfalto pelo acostamento e novos caminhos na areia. Dá para ir de forma independente ou com uma agência, o que nós particularmente preferimos. Poder contar com guias profissionais durante todo o percurso é precioso se você é iniciante.

Nós já fizemos alguns tours pedalando com a Elo Bike Trips enquanto estivemos na Bahia e foi uma ótima experiência. Eles cuidaram de tudo para nós, inclusive carregam as nossas bagagens, providenciam refeições e hospedagens. É muito confortável e prático, os guias são experientes e sempre trazem dicas úteis para a jornada. Se essa for a sua primeira vez, recomendamos esse serviço, que é bem completo.

Dica: entre em contato com eles via WhatsApp e use o cupom MALADEAVENTURAS para garantir 5% de desconto


cicloturismo no Brasil


cicloturismo bike
A rota do cacau é um espetáculo – Foto: Elo Bike Trips

Quantos dias leva para fazer o roteiro?

A distância total da Rota do Cacau é de aproximadamente 130 km. Sendo assim, em um ritmo constante e tranquilo, você consegue completar uma das melhores rotas de cicloturismo no Brasil em 7 dias. Valorize cada um dos 6 pernoites, relaxe bem! Pois eles são a chave para recarregar as energias para o próximo dia.

Melhor época para fazer o roteiro

Quando falamos de rotas de cicloturismo no Brasil passando por praias, a melhor época sempre vai depender das tábuas de maré. Então, vale ficar de olho e até mesmo selecionar a data da sua viagem de acordo com essa informação, para garantir uma experiência satisfatória.

Pensando nisso, recomendamos ir na primavera. Outubro é uma época do ano excelente, por ser no período de maré baixa (seca) e não ter um calor tão intenso como o de verão. Esses dois fatores fazem uma diferença e tanto! Outra alternativa que também pode funcionar é o mês de abril, mas não deixe de conferir a previsão do tempo e da maré.

onde praticar o ciclotursimo no Brasil
O cicloturismo proporciona momentos únicos! Foto: Elo Bike Tours

Cidades para conhecer

Que as cidades da Bahia são uma mais incrível que a outra, isso não é segredo para ninguém. Mas um grande privilégio que só o cicloturismo no Brasil proporciona na Rota do Cacau é a oportunidade de conhecer pequenos vilarejos e praias praticamente intocadas. As principais cidades desse roteiro são Ilhéus, Serra Grande e Itacaré.

  • Em Ilhéus, as praias são paradisíacas e ainda há uma rica histórica colonial, especialmente ligada a produção de cacau e a obra do escritor Jorge Amado! Se quiser uma sugestão de hospedagem, gostamos da Pousada Praia Bela, que fica a 100 mts da praia, tem piscinas incríveis, sauna, e um café da manhã tropical delicioso! Perfeito para sair depois para a praia ou para uma boa pedalada.
  • Em Serra Grande, você vai encontrar praias quase exclusivas, restaurantes fenomenais e fazendas de cacau. Um bom refúgio para dormir a noite é a We Love Beach House, uma casa super simpática e bem pé na areia que, aliás, foi a nossa escolha!
  • Agora, Itacaré é um verdadeiro paraíso baiano. Aqui você vai encontrar praias ainda muito preservadas, trilhas, cachoeiras, muito surf e um clima bem “good vibes”. Uma excelente dica de pousada é a Pousada Vila do Dengo, que foi nossa escolha. Super charmosa, com piscinas e muita natureza, o lugar é ideal para o descanso pós pedalada!
cicloturismo bicicletas
We Love Beach House. Foto: @gaiavani

2. Península de Maraú

Localizada na Costa do Dendê ao Sul da Bahia, a Península de Maraú é um destino sensacional que se encaixa muito bem com o cicloturismo no Brasil. Na verdade, podemos dizer que é o casamento perfeito, porque a região prioriza muito a conservação ecológica e a bike é o meio de transporte mais conveniente.

Fica bem ao lado de Itacaré, então é a “desculpa” perfeita para esticar a viagem pós Rota do Cacau e ficar mais uns dias nesse pedacinho paradisíaco do nosso país. O diferencial é que nessa área, o trajeto é 100% em areia ou estrada de terra, que pode estar irregular dependendo da época. Então é fundamental ter os equipamentos apropriados para a ocasião.

É preciso ter cuidado também com o trânsito, que é intenso em alta temporada com turistas em veículos off-road e até por moradores locais. Mas, no geral, é bem tranquilo até para iniciantes. As belas paisagens naturais e as praias paradisíacas tornam a aventura recompensadora.

O ideal é fechar passeio com a Elo Bike Trips, que é especializada na rota. Eles indicam exatamente quais são os caminhos caminhos seguros e estratégicos. Na experiência estão inclusos trechos com mountain bike, rafting, canoa havaiana e mergulho livre. O diferencial em ter um guia nesse roteiro é conhecer os caminhos muito bem, porque facilita bastante saber quais estradas estão em melhores condições de acordo com o tempo seco ou molhado.

onde praticar cicloturismo no Brasil
Foto: Elo Bike Trips

Dica: entre em contato com eles via WhatsApp e use o cupom MALADEAVENTURAS para garantir 5% de desconto

Quantos dias leva para fazer o roteiro?

Considerando que esse é um percurso mais completo saindo de Ilhéus e indo até Barra Grande, o trajeto compreende em torno de uns 70 km de distância. Logo, o tempo estimado para completar a viagem é de 8 dias. Dentre eles, 7 pernoites avançando a cada próxima cidade adiante.

Melhor época para fazer o roteiro

Aqui a nossa dica de quando viajar é a mesma para quem também tem interesse na Rota do Cacau. O mês de outubro é a melhor época para pedalar em ambas as rotas de cicloturismo no Brasil, já que é quando a maré está baixa e a faixa de areia seca aumenta. Sem contar que por ser um período com menos chuvas, as estradas de terra em Maraú ficam menos dificultosas.

Cidades para conhecer

O roteiro de cicloturismo para iniciantes pela Península de Maraú passa por diversas cidades e vilarejos baianos. Cada um com seu charme especial. Iniciando em Ilhéus, você já encontra praias maravilhosas e uma gastronomia típica sem igual. Sendo o próximo destino Itacaré, conhecido por suas praias paradisíacas, cachoeiras, trilhas ecológicas e ondas perfeitas para o surfe. Considere a opção de dormir na Pousada Vila do Dengo, onde nós já ficamos e foi incrível.

Saindo de lá, a Lagoa do Cassange te espera com uma praia sossegada, perfeita para andar de caiaque ou stand up paddle. A nossa sugestão de pernoite ali é a Pousada do Cassange. No dia seguinte, ao chegar em Barra Grande, a vila mais famosa de Maraú, estará muito bem acompanhado de areias douradas, águas cristalinas, piscinas naturais e coqueirais. Uma boa opção de pousada é a SUP House Barra Grande, que é espetacular, indicamos por experiência própria!

cicloturismo no brasil de bike
Praia Taipu de fora na Peninsula de Marau, Bahia – Foto: @gaiavani

3. Circuito das Araucárias

Localizado em Santa Catarina, o Circuito das Araucárias é um trajeto ideal para quem está começando, visto que é bem fácil de concluir e tem uma infraestrutura super completa. Ativo desde 2012 esse roteiro de cicloturismo no Brasil reserva as mais belas paisagens ao longo do caminho, com fauna e flora exuberantes desde os vales até as montanhas, inclusive as lindas árvores de Araucária.

Podemos dizer que esse é um percurso mais movimentado em relação aos anteriores, tendo maior índice de visitantes constantemente. Todas essas pessoas têm algo em comum: a paixão pelo pedal e o desejo de ir ao encontro das lindas cachoeiras, paisagens cenográficas de montanhas e vales, assim como a tradição cultural herdada dos imigrantes europeus na região.

Esse já é um circuito tão queridinho e tradicional entre os entusiastas do cicloturismo no Brasil, que é possível realizar um cadastro na plataforma Circuito das Araucárias para participar oficialmente. Para comprovar que completou o percurso basta parar nos pontos de carimbo para garantir o seu.

Sobre o trajeto, esse roteiro segue em estradas de chão batido, sempre rodeado por muito verde e com vistas panorâmicas privilegiadas. Uma vantagem é a qualidade da sinalização, permitindo maior autonomia para cumprir todo o caminho ou pelo menos alguns trechos, também com o auxílio do mapa oficial.

Quanto a segurança, é recomendável manter uma velocidade constante e sempre estar atento a possíveis obstáculos nas vias como animais peçonhentos, pedras soltas ou excesso de água. Em hipótese alguma abra mão de usar todo o equipamento de segurança.

rotas de cicloturismo no Brasil
A beleza das araucárias que você poderá ver nesse circuito!

Quantos dias leva para fazer o roteiro?

Mesmo fazendo a inscrição oficial de participação no site, a verdade é que cada viajante pode fazer o percurso no seu próprio tempo e conforme preferir. Estamos falando de uma rota extensa com 287 km, divididos em 9 trechos. Encontramos alguns ciclistas que completaram o trajeto em 5 dias, mas não são a maioria.

Melhor época para fazer o roteiro

O clima em Santa Catarina costuma ser favorável durante o ano inteiro para os adeptos do cicloturismo no Brasil. A nossa recomendação é que você fique atento na previsão do tempo e evite períodos chuvosos, porque podem ocorrer deslizamentos de terra na região.

Em relação ao frio do inverno, se você estiver bem equipado com as roupas certas (roupa térmica e um bom corta-vento), tem mais chances de ir até o final sem problemas. Seja qual for o cenário, hidrate-se e alimente-bem, isso irá contribuir para um passeio muito mais proveitoso.

Cidades para conhecer

As principais cidades que compõem o Circuito das Araucárias são Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Cada uma delas tem uma personalidade única, mas juntas são o combo perfeito e merecem lugar de destaque nas rotas de cicloturismo no Brasil.

Em Campo Alegre, você será recebido com o clima da vida no campo, a fartura de produtos coloniais e comida caseira preparada em fogão à lenha. Uma boa opção para passar a noite por lá é a Mini House Park, que tem até área kids e churrasqueira. Seguindo adiante, talvez Corupá seja o verdadeiro auge de todo o circuito graças as 14 lindas e refrescantes quedas d’água. Em Rio Negrinho, as várias cachoeiras também são grandes destaques.

Ao final do percurso, em São Bento do Sul, a capital nacional dos móveis, recomendamos o Araucária Hostel e Pousada para desacelerar e descansar à noite. Em contrapartida, durante o dia tem como visitar o Parque Nacional das Aves e suas belas cachoeiras, ir às compras nas chocolaterias e lojinhas de produtos coloniais, além de pedalar pelo planalto.

onde surgiu o cicloturismo
A Satisfação do objetivo alcançado para presenciar paisagens únicas!

4. Vale Europeu

Os registros indicam que o Vale Europeu, situado no Vale do Itajaí (SC), foi o primeiro roteiro planejado de cicloturismo no Brasil. Ele conta com estradas de terra, áreas rurais e urbanas. A vantagem é que a sinalização é excelente, placas indicativas enormes, o que ajuda muito quem decidir pedalar de maneira autoguiada.

Melhor ainda são as recompensas que essa viagem proporciona em abundância: os bons restaurantes de comidas típicas alemãs, as famosas cervejarias da região, as pousadas aconchegantes e, claro, as paisagens maravilhosas, que são a grande atração principal. Esse roteiro de cicloturismo no Brasil combina com quem está disposto a apreciar a beleza dos vales e suas cachoeiras.

Mas, precisamos dizer que aqui o nível de dificuldade no Vale Europeu é maior do que os circuitos anteriores. O que complica aqui são os morros íngremes entre as cidades da rota, então depende de maior resistência física e um pouco mais de habilidade. Como todas as cidades têm boa oferta hoteleira, você pode talvez alongar o tempo e fazer mais paradas para descansar.

Inicialmente, você pode fazer apenas um trecho ou combinar mais alguns, mas se tiver mais tempo, disposição e prática, compensa realizar todo o percurso completo que abrange 9 municípios. Para se inscrever, basta adquirir o kit (R20,00) orientações e o passaporte em Timbó.

Depois disso, só precisa carimbar o passaporte nos pontos comerciais indicados, para receber o certificado de conclusão do circuito. Mas nem só de pedal você vai viver nessa viagem, que tem muitas outras aventuras disponíveis, como: rapel, rafting, trilhas, escaladas, voos de paraglider, balonismo e tirolesas.

onde praticar cicloturismo no Brasil
A rota do Vale Europeu depende de maior resistência física e um pouco mais de habilidade

Quantos dias leva para fazer o roteiro?

Em um ritmo constante de 40 a 50 km pedalado por dia, 7 dias são suficientes para completar o circuito circular de 330 km. Entre as rotas de cicloturismo no Brasil essa é uma das mais cansativas, portanto uma opção para quem quer pegar mais leve é fazer em um ritmo mais devagar e aumentar a quantidade de dias.


Melhor época para fazer o roteiro

Essa é uma das rotas de cicloturismo no Brasil que mantém sua beleza e seu charme inabaláveis em qualquer época do ano. Porém, o mês ideal vai depender da sua resistência ao calor e ao frio. A nossa dica é considerar a janela entre abril e agosto que chove menos, mas fique sempre atento as previsões do clima e leve sua jaqueta impermeável na bagagem.

Para fugir do frio sulista, outubro tem uma temperatura primaveril agradável. Agora, se você está na expectativa de percorrer caminhos floridos repletos de hortênsias, vá entre novembro e janeiro. A vantagem do verão é se refrescar nos rios e cachoeiras cristalinas.

modalidades do cicloturismo no Brasil
Pomerode em Santa Catarina está na rota de cicloturismo no Brasil

Cidades para conhecer

O circuito de uma das melhores rotas de cicloturismo no Brasil começa em Timbó, passa por outros municípios e então retorna para o ponto de partida. A sequência é a seguinte: Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Benedito Novo, Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros e o retorno a primeira cidade.

  • Conhecida como a Pérola do Vale, Timbó, o marco inicial e final do percurso te aguarda com muita diversidade na fauna e na flora exuberantes, arquitetura ítalo-germânica, cervejarias artesanais e esportes radicais.
  • Pomerode é como ter um pedaço de terra alemão em solo brasileiro, com cultura e tradição colonial pulsantes.
  • Em Indaial, as belezas naturais são novamente as protagonistas, há muito verde e quedas d’água.
  • Em Ascurra, você encontra rios, bosques, trilhas e cachoeiras que são uma verdadeira terapia.
  • Enquanto em Rodeio se destacam a vista dos vales e montanhas e a cultura forte italiana.
  • Para quem ama ver jardins bem floridos, Benedito Novo é o lugar certo, que também conta com esportes radicais, cachoeiras e deliciosos produtos artesanais.
  • É em Dr. Pedrinho que você vai encontrar as melhores cachoeiras da região e uma aldeia indígena que recebe visitação.
  • Quem busca uma dose extra de adrenalina vai encontrar em Rio dos Cedros, cachoeiras, trilhas, pista de voo livre, parque aquático e lagos.

Em todas elas tem as mais variadas opções de hospedagem, incluindo hotéis, hostels, pousadas, casas de aluguel ou até casas de família. Nossa sugestão para uma escolha acertada é procurar pelas acomodações que são participantes oficiais do roteiro.

rotas cicloturismo no Brasil para iniciantes
É preciso avaliar com cuidado, existem roteiros que exigem mais preparo físico

Cicloturismo no Brasil: roteiros avançados

Para quem já tem bastante experiência e procura roteiros mais avançados onde praticar cicloturismo no Brasil, trouxemos um top 3 muito legal, que compensam todo o esforço. Veja qual deles pode ser interessante para você.

5. Caminho da Fé

Provavelmente o circuito mais famoso de cicloturismo no Brasil seja o Caminho da Fé, que também é percorrido a pé por muitos peregrinos católicos vindos de todas as partes do país em direção ao Santuário de Aparecida, em Aparecida (SP). Mas não se engane, essa não é uma programação necessariamente religiosa.

O trajeto que engloba os estados de Minas Gerais e São Paulo cruza a Serra da Mantiqueira, revelando paisagens de tirar o fôlego, alternando entre trechos urbanos e rurais, mas tudo muito bem sinalizado. E uma curiosidade é que ele foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Europa.

Por ter uma altimetria elevada (bastante subida!), a rota tem lugar fixo na lista de trajetos mais dificultosos. Mas um ponto positivo é que o mapa é totalmente personalizável, então dá para percorrer no seu ritmo, conforme for mais agradável. Também é recomendável não transitar à noite, então se quiser aproveitar ao máximo, inicie o dia junto com a luz do sol.

Tenha em mente que esse é um caminho muito movimentado, então esteja sempre atento e aproveite a oportunidade para fazer amizades, permita-se viver a experiência completa. Mas afinal, o que realmente faz com que essa seja uma das melhores rotas de cicloturismo no Brasil é a beleza única dos rios, cachoeiras, bosques em harmonia com a fauna.

rotas bike Brasil
O que realmente faz com que essa seja uma das melhores rotas de cicloturismo no Brasil é a beleza única dos rios, cachoeiras, bosques em harmonia com a fauna.

Quantos dias leva para fazer o roteiro?

Apesar da dificuldade encontrada nas subidas ao longo do caminho, esse percurso pode ser feito em apenas 5 dias. Partindo de Águas da Prata em SP, passando por MG e concluindo em Aparecida são percorridos ao todo 320 km.

Melhor época para fazer o roteiro

No mês de agosto é quando acontece oficialmente a peregrinação que atrai milhares de pessoas caminhando e pedalando na mesma direção. Portanto, se a sua intenção for apenas curtir as paisagens e o passeio em si, recomendamos evitar esse período de mais lotado.

Em relação ao clima, setembro e outubro são os melhores meses para seguir nessa rota de cicloturismo no Brasil, porque a temperatura é agradável, não chove tanto e de quebra ainda tem as belas floradas dos ipês de todas as cores.

Cidades para conhecer

As cidades que você vai conhecer nesse percurso em São Paulo são Águas da Prata, Campos do Jordão e Aparecida. Em Minas Gerais, o roteiro passará por Inconfidentes, Estiva e Luminosa. A rota oficial inicia em Águas da Prata, segue para Inconfidentes, Estiva, Luminosa, Campos do Jordão e enfim Aparecida.

Águas da Prata oferece muito contato direto com a natureza, repleta de verde, muitas cachoeiras boas, bosque estadual e o mirante do Cristo. A Pousada Casa do Fábio – Bikers point é a hospedagem especializada em receber os cicloturistas na região.

cicloturismo Brasil
Pousada do Fabbio, ideal para cicloturistas – Foto: Divulgação Booking

Chegando em Inconfidentes, recomendamos a Pousada Bela Vista para passar a noite e dali seguir curtindo os atrativos da cidade. Conhecida como a capital do crochê, dona de uma gastronomia mineira bem diversificada, também conta com cachoeira e trilha para renovar as energias.

A montanhosa Estiva é banhada por diversos rios e oferece uma boa estrutura para prática de esportes radicais, mas é conhecida principalmente como Terra do Morango. Luminosa por sua vez também tem cachoeiras lindas, observatório de astronomia e o ambiente perfeito para caminhada, pedal e cavalgada.

Campos do Jordão é muito popular por ser um destino romântico e com estilo arquitetônico suíço, mas as paisagens e parques ao ar livre, com florestas de pinheiros e montanhas encantam a todos. A oferta hoteleira é grande, mas os preços costumam ser salgados, uma boa opção mais em conta é a Pousada Araucária.

Chegando em Aparecida, o turismo é majoritariamente católico, então os atrativos basicamente se resumem a conhecer a Basílica e aprender mais da história local. Para repousar durante a noite, recomendamos o Hotel Caminho do Rosário.


Leia também: Onde ficar em Campos do Jordão: 24 melhores hotéis, pousadas e casas


parque amantikir
Parque Amantikir em Campos do Jordão. Foto: @nandahudson

6. Caminho de Cora Coralina

Entre as rotas de cicloturismo no Brasil não poderíamos deixar de incluir o Caminho de Cora Coralina. Esse circuito de longo curso em Goiás recebe esse nome em homenagem a poetisa goiana Ana Lis dos Guimarães, que ficou conhecida pelo pseudônimo de Cora Coralina.

Recomendamos essa opção a todos que já tem maior resistência e procuram por cultura, poesia, aventura e natureza. Ele é repleto de paisagens deslumbrantes, principalmente nas unidades de conservação como o Parque Estadual dos Pirineus, Geoparque dos Pirineus, o Parque Estadual da Serra de Jaraguá, APA da Serra Dourada e o Parque Municipal da Estrada Imperial.

Para participar, basta adquirir no site oficial o passaporte por R$45 reais. Ele te identifica pelo caminho e registra a cada carimbo a comprovação de que você completou o trajeto. A retirada pode ocorrer em Corumbá de Goiás, na Cidade de Goiás ou em Goiânia. Somente com o passaporte todo carimbado você terá direito de receber o certificado.

A sinalização foi planejada para seguir no estilo autoguiado, portanto você e seu grupo terão total autonomia. E o trajeto é bastante seguro, porém não é regular. Ao longo dele você irá passar por várias estradas movimentadas, várias trilhas e apenas alguns trechos de asfalto. Grande parte encontra-se na zona rural, encerrando o percurso no Museu casa de Cora Coralina.

melhores rotas cicloturismo Brasil
O recomendável é completar em 7 dias com calma, realmente apreciando uma das melhores rotas de cicloturismo no Brasil

Quantos dias leva para fazer o roteiro?

Como já mencionamos, esse é um caminho de longo curso. Ao todo são 300 km, divididos em 13 trechos, passando por 16 cidades e povoados. O recomendável é completar em 7 dias com calma, realmente apreciando uma das melhores rotas de cicloturismo no Brasil. Porém em um ritmo intermediário dá para concluir até mesmo em 5 dias.


Melhor época para fazer o roteiro

Seguindo a dica dos próprios organizadores desse circuito, o recomendado é ir entre maio e outubro, porque a temperatura não atinge níveis muito altos, então fica um clima mais agradável. Além disso, não há tanta incidência de chuva, o que facilita muito em casos como esse, com boa parte em área rural e estrada de terra.

Cidades para conhecer

São 8 as cidades que compõem o circuito completo, iniciando em Corumbá de Goiás e terminando na Cidade de Goiás. O caminho é repleto de vilarejos interessantes, hospitaleiros e sempre com uma paisagem linda ao fundo.

A grande vantagem desse percurso é que em todos os trechos há hospedagem e alimentação, uma estrutura muito boa. Isso é um diferencial importante nas rotas de cicloturismo no Brasil, tornando a experiência ainda mais aconchegante e enriquecedora graças ao contato com os locais.

O mais prático é que as pousadinhas e casas são aconchegantes estão espalhadas por todos os trechos, então dá para fazer uma pausa sempre que necessário. Mas não deixe de reservar com antecedência, especialmente as acomodações nos vilarejos, porque esgotam rápido.

roteiros de cicloturismo no brasil
Aqui estamos no Vale das Videiras em Petrópolis, que faz parte do caminho Novo da Estrada Real – Foto: @nandahudson

7. Estrada Real

Por fim, temos o maior e mais intenso percurso de cicloturismo no Brasil, a Estrada Real, que cruza Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Esse é um conjunto de caminhos históricos que originalmente foram utilizados durante o período colonial para transportar ouro e diamantes das minas do interior até o litoral.

São 4 as principais rotas da estrada Real:

  • Caminho Velho: Vai de Ouro Preto (MG) ao Porto de Paraty (RJ). Este foi o primeiro caminho utilizado na época colonial, imagine a importância histórica dele, que vai desde o litoral do RJ, passando por SP e chega às regiões de extração do ouro em MG, também hoje em dia.
  • Caminho Novo: Foi criado no século XVIII para facilitar o transporte de ouro, ligava Ouro Preto ao Rio de Janeiro, passando por regiões da Zona da Mata mineira. Hoje parte de Petrópolis no RJ e segue rumo a Juiz de Fora (MG).
  • Caminho dos Diamantes: Esse caminho ligava Diamantina a Ouro Preto passando por diversas cidades históricas de Minas Gerais, ainda assim hoje em dia.
  • Caminho Sabarabuçu: A rota surgiu com as ferrovias para transportar ouro e outros minerais. Começa em Ouro Preto, passa por Mariana e segue para Sabará!

Esses 4 caminhos reunidos somam mais de 1.600 km de extensão. É ou não é a realeza das rotas de cicloturismo no Brasil? Para os corajosos de plantão que decidirem encarar esse desafio, apenas retire seu passaporte sem custo no Instituto Estrada Real e solicite os carimbos nos comércios ao longo do caminho.

Seja qual for a sua escolha, todos os circuitos reservam muitas belezas naturais e cidades históricas para contemplar. Atente-se as condições dos trechos da Estrada Real que são compostos por trilhas e algumas partes em asfalto. Importante saber que o Instituto Estrada Real (IER), responsável pela gestão do Circuito, instalou placas e marcos de sinalização ao longo das rotas históricas para orientar os visitantes.

trilhas em petropolis
Petrópolis tem trilhas lindas faz parte da Estrada Real! Foto: @nandahudson

Quantos dias leva para fazer o roteiro?

A quantidade de dias depende muito do ritmo do seu grupo e o caminho escolhido muda tudo! O Caminho dos Diamantes com seus 395 km pode ser feito em 8 dias, já o Caminho Novo, que possui 515 km, pode ser concluído em 11 dias. Enquanto isso, o recomendável para atravessar os 395 km do Caminho Velho são 15 dias e no Sarabuçu apenas 4 dias são suficientes para completar os 160 km.

Melhor época para fazer o roteiro

Milhares de cicloturistas viajam pela Estrada Real em todos os meses do ano, mas precisamos te alertar que de novembro a fevereiro costuma chover bastante e isso acaba atrapalhando um pouco. Portanto recomendamos organizar sua viagem de cicloturismo no Brasil pela Estrada Real entre março e outubro.

Cidades para conhecer

Uma preciosidade que esse roteiro inclui são várias cidades turísticas incríveis, com muita história interessante, gastronomia deliciosa, cultura rica e belezas naturais impressionantes. Algumas das principais cidades são as charmosas Ouro Preto e Lapinha da Serra.

Inclusive já tivemos a oportunidade de visitar esses dois paraísos do cicloturismo no Brasil e recomendamos muito a visita! Se você for fazer pernoite em alguma delas, recomendamos ficar na Pousada Casa dos Contos em Ouro Preto, assim como em Lapinha da Serra o Sítio Jatobá pode ser uma boa opção, aprovadíssimo por nós.

cicloturismo pelo Brasil
Lapinha da Serra é um lugar incrível para explorar com o cicloturismo! – Foto: @gaiavani

Dúvidas frequentes de quem pesquisa sobre cicloturismo no Brasil

Se você tem pesquisado por cicloturismo no Brasil, já percebeu que tem muita informação nova para assimilar. Então é normal surgirem algumas dúvidas. Por isso, reunimos a seguir as perguntas que mais recebemos sobre o assunto. Veja se a sua está entre elas:

Onde surgiu o cicloturismo?

O cicloturismo surgiu no século XVII nos Estados Unidos, com o que foi a primeira volta ao mundo em cima de uma bicicleta, fazendo alguns trechos a pé, navegando e outros em linhas férreas. O autor desse feito foi o inglês Thomas Stevens, que inicialmente cruzou os EUA, depois atravessou a Europa e em seguida a Ásia, finalmente retornando para a América do Norte.

Quais as características do cicloturismo?

As principais da modalidade são: turismo usando bicicleta para locomoção, economia, ritmo lento e intenso, conhecer melhor as regiões do país, maior relacionamento com moradores e aprendizado de novas culturas por uma perspectiva local e interativa!

Sendo assim, todos os viajantes com espírito livre, aventureiro e apaixonados por belezas naturais podem gostar dessa experiência. Resumidamente, o cicloturismo no Brasil e no mundo não funciona como uma competição, mas foca na contemplação da natureza e ainda eleva muito o seu bem-estar.

pacotes de cicloturismo no brasil
O cicloturismo é uma experiência introspectiva que contribui para uma evolução pessoal interna e externa

Precisa de uma bicicleta especial para fazer cicloturismo no Brasil?

Será que é preciso ter uma bicicleta especial e caríssima ou é possível fazer roteiros com bikes mais simples? À medida que o cicloturismo cresce no Brasil, muitas pessoas têm se perguntado sobre isso, acreditando ser um empecilho diante dessa jornada. Mas não é obrigatório gastar uma fortuna comprando equipamentos profissionais de alta performance.

É suficiente optar por uma bicicleta que seja adequada a sua altura e peso, assim garantindo conforto e segurança. Outra opção válida é alugar a bike no destino direto com uma agência especializada.

Nós preferimos contratar o pacote completo na Bahia e tivemos uma experiência muito satisfatória com a Elo Bike Trips, eles tinham equipamentos de ótima qualidade e davam o suporte necessário sempre.

cicloturismo rotas
Maria Comprida em Petrópolis, paisagem que você verá na rota da Estrada Real – Foto: @nandahudsnon

Quais as melhores rotas de cicloturismo no Brasil na região Sudeste?

Confira a lista que preparamos com as melhores rotas de cicloturismo no Brasil na região Sudeste:

  • Caminho da Fé (SP/MG)
  • Estrada Real Caminhos dos Diamantes (MG)
  • Estrada Real Caminho Velho (MG/SP/RJ)
  • Estrada Real Caminho Novo (MG/RJ)
  • Estrada Real Caminho do Sabarabuçu (MG)
  • Serra da Canastra (MG)
  • Circuito Lagamar (SP)
  • Circuito das frutas (SP)
passeio de lancha na peninsula de marau
Península de Marau – Foto: @gaiavani

Quais as melhores rotas de cicloturismo no Brasil na região Nordeste?

Para quem sonha em conhecer algumas das praias paradisíacas do nosso país, estas são as melhores rotas de cicloturismo no Brasil na região Nordeste:

rotas de cicloturismo no Brasil
A sensação de liberdade é indescritível – Foto: Elo Bike Trips

Quais as melhores rotas de cicloturismo no Brasil na região Sul?

Aqui reunimos todas as melhores rotas de cicloturismo no Brasil na região Sul, para você aproveitar as belezas desse canto do país:

  • Vale Europeu (SC)
  • Circuito das Araucárias (SC)
  • Circuito das Cascatas e Montanhas (RS)
  • Costa Verde e Mar (SC)
  • Estrada da Graciosa (PR)
  • Vale dos Vinhedos (RS)

Quais as melhores rotas de cicloturismo no Brasil na região Norte?

Por último, mas não menos importante, listamos a seguir as melhores rotas de cicloturismo no Brasil na região Norte:

  • Belterra – Alter (PA)
  • Pindobal – Aramanai (PA)
  • Ponta de Pedras (PA)
  • Santarém Ponte Velha (PA)
Aramanaí Belterra
Bangalôs na Praia de Aramanaí em Belterra, Pará. Foto: @gaiavani.

Pronto para fazer cicloturismo no Brasil?

Depois de conhecer as principais rotas e entender sobre como cada uma dessas jornadas pode te proporcionar momentos inesquecíveis e empolgantes, você já está um passo à frente para se permitir uma aventura de cicloturismo no Brasil. Não deixe de se organizar seguindo as nossas dicas.


Ah, e se surgir alguma dúvida, manda aqui nos comentários para que possamos te ajudar. Bom pedal!


Você pode se interessar também:

Costa do Cacau: As 10 melhores praias para conhecer nesse trecho do litoral baiano

Ecoturismo no Brasil: os 25 melhores destinos nacionais para os amantes da natureza

Parque Estadual do Jalapão: guia completo para os amantes de ecoturismo

10 passeios de ecoturismo em Petrópolis

 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *