Se você chegou até aqui é porque, provavelmente, já entendeu que o Pinterest é uma excelente ferramenta de marketing digital para o seu negócio. Saber como criar um pin no Pinterest é essencial para ter sucesso e aumentar o tráfego do seu blog, site, e-commerce e até canal do youtube.

É muito importante criar pins atraentes, que valorizem as palavras-chave e mostrem o quão importante é o seu conteúdo. Não esqueça que o Pinterest é uma ferramenta totalmente visual e, para te ajudar, preparamos um checklist com 5 dicas muito boas para criar o seu pin perfeito para o Pinterest.


Aqui no Mala de Aventuras você vai encontrar também outros posts para te auxiliar dentro do Pinterest: 

Como usar o Pinterest: 10 dicas imperdíveis para alavancar seu perfil na plataforma
Rich Pins: o que são e como usar os pins avançados do Pinterest

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


1. Como criar o pin perfeito: Formato

Você sabia que 80% do acesso do Pinterest é feito pelo celular? Então, é quase obrigatório você criar pins na VERTICAL, para facilitar a navegação dos usuários. A ideia é valorizar a rolagem do feed, e manter a pessoa em contato com o seu conteúdo por mais tempo.

O formato padrão ideal é 1.500px x 1.000px, mas você pode realizar testes de tamanhos diferentes para ver qual apresenta um melhor desempenho de acordo com o seu conteúdo. Lembrando sempre que a altura deve ser maior do que a largura.

Outros ótimos formatos para você testar na hora de criar um pin no Pinterest:

  • Para infográficos: 800px x 2000px
  • Para tutoriais: 800px x 1200px
  • Para inserir dentro do blog e repinar: 600px x 900px

2. Como criar o pin perfeito: Imagens com alta resolução

O Pinterest é uma ferramenta totalmente visual e, por isso, você deve selecionar as suas imagens com muito cuidado – é importante que elas sejam atraentes, que tenham a ver com o conteúdo do pin e que tenham alta qualidade.

Quando uma pessoa está navegando no Pinterest e aparece uma imagem com todas as características descritas acima, a tendência é que ela clique para saber mais sobre aquele conteúdo ou salve em sua pastinha de inspirações.

Como criar um Pin no Pinterest: checklist do PIN PERFEITO
Exemplo de um pin do Mala de Aventuras com imagem bonita e com alta resolução

Uma imagem bonita se destaca e passa a ideia de um conteúdo profissional, verdadeiro – o que não acontece quando nos deparamos com uma imagem sem qualidade, pixelada, né? Não dá vontade de clicar e muito menos salvar.

Então, a dica é gastar um tempinho selecionando a sua imagem ou até produzi-la, já pensando nas características de um pin perfeito.

No perfil do Pinterest do Mala de Aventuras, a gente aproveita diversos conteúdos das nossas viagens, mas sempre damos uma carinha mais bonita pras fotos, fazendo o uso dos nossos presets, que são filtros prontos para serem usados no programa Lightroom.

A gente até brinca que as fotos ficam “Pinterest”, por ficarem com uma carinha diferente, bem “Gringa”, sabe? Veja abaixo um exemplo de antes e depois de uma foto que foi editada com o nosso preset JTI, do pacote Joshua Tree.

Como criar um Pin no Pinterest: checklist do PIN PERFEITO
Antes e Depois de uma foto tirada em Petrópolis, usando os nossos presets. Que diferença, né?

Aliás, se você tem interesse em editar as suas fotos com presets e deixá-las ainda mais bonitas para o seu perfil no Pinterest, clica aqui para conferir os nossos pacotes de presets!


3. Como criar o pin perfeito: Texto atraente

Já parou para pensar que o seu PIN vai aparecer no meio de outros milhares de pins?! É muito importante aprender a se destacar no meio da “multidão”. O que vai diferenciar o seu conteúdo do conteúdo de outra pessoa? Há algumas respostas para essa pergunta, e uma delas, é elaborar um texto atraente, que capte a atenção do usuário.

Algumas dicas para elaborar textos difíceis de serem ignorados:

  • Aposte em frases curtas e diretas
  • Destaque a palavra-chave do seu conteúdo
  • Use diversos tamanhos de fonte
  • Gere curiosidade (chamada para a ação)
  • Use adjetivos difíceis de serem ignorados
  • Use fontes de fácil leitura e cuidado com o contraste de cores
  • Evite inserir informações no canto inferior direito (pois ali entram ícones do Pinterest)

Muito cuidado ao escolher a fonte que será usada no seu pin. O ideal é que ela seja de fácil leitura, extremamente legível. Ela precisa estar em um tamanho bom para que chame atenção e seja lida de forma rápida pelo celular.

Escolhe as fontes mais grossas e simples. Algumas boas opções são:

  • Montserrat
  • Roboto
  • Josefin
  • OpenSans

Essas fontes estão disponíveis no site CANVA, que é perfeito para você criar layouts online, de forma prática e rápida, sem precisar recorrer ao Photoshop ou Corel Draw. É a ferramenta perfeita para quem não quer investir em um designer e não leva muito jeito com os programas profissionais.

A gente usa o Canva há muito tempo e ama! Todos os nosso pins são criados por lá. Inclusive, lançamos recentemente um E-BOOK com os segredos do Canva, um guia muito bom para quem quer aprender a usá-lo da melhor forma! Clique aqui para baixar  o seu e-book.

E agora você deve estar se perguntando: o que escrever para chamar atenção do usuário? A nossa dica é usar adjetivos atraentes, que despertam a curiosidade do usuário. Veja abaixo alguns exemplos e perceba a diferença:

Bolo de cenoura fofinho com calda cremosa de chocolate  OU
Bolo de cenoura com chocolate

O checklist perfeito para noivas OU
Checklist para noivas

5 dicas imperdíveis para organizar o closet OU
Dicas para organizar o closet

Plantas de apartamento OU
As melhores plantas para ter em apartamento

Vale ressaltar que texto demais na imagem pode atrapalhar mais do que ajudar. Logo, você pode fazer um trabalho para despertar a curiosidade no usuário casando uma chamada na imagem e outra no título do Pin. 

Outra dica importante é incluir o seu logotipo ou o website do seu negócio em todos os pins. Assim, você reforça a sua identidade e as pessoas se lembrarão da sua marca ao encontrarem outro conteúdo com o logo ou website.

como criar um pin perfeito
Não esqueça de incluir o link do seu site em todos os pins!

4. Como criar o pin perfeito: Conteúdo de qualidade

E muito importante pensar no objetivo do seu pin. Um conteúdo de qualidade e que responda à dúvida do leitor é essencial para o sucesso do seu pin.

Use os textos sobre as imagens para chamar a atenção do leitor, e inclua também a palavra-chave escolhida para aquele pin, pois o algoritmo do Pinterest consegue identificar esses textos e irá usar isso para distribuir o seu Pin na Plataforma.

como criar um pin no pinterest
Pensar no objetivo do seu pin é o primeiro passo para criar um pin perfeito!

Um bom exemplo de conteúdo de qualidade, que chame a atenção do leitor é ensinar alguma coisa, seja através de ícones ou colagens com o passo a passo. Esse tipo de pin deixa bem claro para o usuário que o conteúdo será uma receita ou um tutorial, e costuma atrair bastante o público do Pinterest.


5. Como criar o pin perfeito: Cores e Elementos

O site Curalate fez uma pesquisa para entender porque alguns Pins recebem mais interação do que outros, e levantou alguns pontos interessantes:

  • Fotos com cores dominantes (vermelho, laranja, amarelo) são mais clicadas do que fotos de uma cor só 
  • Tons médios são 20 vezes mais clicados do que tons mais escuros
  • Fotos mais “clean”, sem muitas informações no fundo, recebem mais cliques.

É claro que o que funciona para um perfil talvez não funcione tão bem para outros. Usando o nosso Pinterest como exemplo, observamos que cores mais chamativas, como o rosa, o laranja e o azul tem um melhor desempenho. Pins com as nossas fotos de viagens, editadas com os presets, também recebem mais engajamento.

como criar um pin exemplo
Exemplo de um pin do Mala de Aventuras: texto com boa leitura e frase estratégica

Usar a cor dominante da sua marca, fontes e elementos que fazem parte da sua identidade visual é muito importante para gerar reconhecimento imediato. Nossa sugestão é criar 10 opções de artes (que remetam à identidade visual da sua marca) para os seus pins e variar o conteúdo dentro delas. 

O uso de ícones e outros elementos é importante para ajudar a deixar o seu conteúdo mais direto e funcional. Em pins com infográficos, receitas ou passo a passo, por exemplo, é super bem vindo usar elementos que deixem a explicação ainda mais prática e explicada. 


Que tal alavancar o seu negócio digital usando o Pinterest?

Usar o Pinterest como ferramenta para gerar mais tráfego e, consequentemente, alavancar o seu negócio digital, seja um site, blog ou e-commerce, é relativamente fácil de entender, apesar de ser um assunto super extenso!

A melhor maneira de construir uma boa estratégia de marketing digital no Pinterest é estabelecer os objetivos do seu negócio e entender como a ferramenta pode te ajudar, traçando estratégias certeiras.

No nosso curso online Pinterest Pro, a gente te ajuda a entender como funciona o Pinterest, desde o primeiro passo, que é criar uma conta Business, essencial para quem quer usá-lo de forma profissional.

pinterest pro
Clique para conferir o curso online Pinterest Pro!

Nos módulos mais avançados, falamos também como funciona o algoritmo do Pinterest e a importância de um bom SEO, além de dar mais dicas sobre como criar um pin perfeito e um pin viral.

Falamos também sobre as ferramentas pro que você precisa conhecer para te ajudar no dia a dia de postagens, facilita demais a vida.

E se você quiser saber mais sobre o melhor curso online Pinterest Pro, clique aqui! Quem está lendo esse post ainda garante um desconto EXCLUSIVO de 25% no valor do curso. Use BLOGMALADEAVENTURAS ao concluir a compra e pague 25% a menos!


Pronto para criar um pin no Pinterest?

Chegamos ao fim desse post e espero ter te ajudado a criar um pin para o Pinterest de forma mais estratégica e eficiente. Lembre-se de responder a dúvida do usuário com o seu pin, alinhando o seu conteúdo com uma imagem de alta resolução, textos atraentes e de fácil leitura, além do uso de elementos que destaquem ainda mais o seu conteúdo.


Você também pode gostar de ler:

Como utilizar o Pinterest para planejar a sua próxima viagem

Decoração Chá de Panela: ideias de decoração com o tema VIAGEM
Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *