O post de hoje é da Duda, nossa colaboradora que viveu uma aventura mágica no Marrocos! Vem ver todas as dicas para acampar no Deserto do Saara, se vale a pena ir com ou sem guia e algumas curiosidades sobre Marrakesh!

Ficha técnica: 5 dias no Marrocos

Valor

Gastei em torno de R$480 com o pacote que fechei para 5 dias, incluindo hospedagem e passeios. Marrakesh não é uma cidade cara e existem diversas opções de restaurantes para todos os bolsos. Na Medina, mercado principal, é possível pechinchar bastante e comprar souvenirs, pashminas e artigos de decoração à preços bem baixos.

Época da visita

Fevereiro 2014

Tipo de viagem

Aventura e cultura. Além de visitar diversos pontos turísticos em Marrakesh, fizemos um dos passeios mais incríveis da minha vida: acampar no Deserto do Saara com direito à passeio de camelo!

Hospedagem

Ficamos no Hotel Cecil 2 em quarto quádruplo com banheiro e com café da manhã. Localizado no centro da cidade, bem perto da Medina, o famoso mercado local. A decoração era linda, bem típica e o café da manhã era uma delícia, super completo.

Nunca na minha vida achei que dormiria sob as estrelas numa tenda entre as dunas de um deserto. Mas a oportunidade veio junto meu intercâmbio pra Lisboa, em 2014. Vendo fotos de alguns conhecidos que já tinham ido para o Marrocos, comecei a pesquisar e vi que era uma viagem possível! Vem que eu te conto tudo sobre essa experiência incrível 🙂

Ir com Guia ou Ir Sozinho?

Eu fui em um grupo só de meninas e nós estávamos um pouco receosas em relação a irmos sozinhas pro Marrocos. Uma amiga que ia também já tinha feito uma viagem pelo leste europeu com um guia da empresa Meeting Point e amou. Como eles também faziam pacotes pro Marrocos, acabamos fechando e eu acho que valeu super a pena! Me senti bem mais segura e não tive que me preocupar com nada.

Estão incluídos no pacote a hospedagem no Hotel Cecil 2 em quarto quádruplo e com café da manhã (mara, diga-se de passagem), passeios guiados pela cidade, translado pro aeroporto, apresentação de dança do ventre com jantar incluso e o acampamento no deserto com jantar e café da manhã incluso também.

Tudo isso por 140 euros, fora a passagem aérea que eu paguei 216 euros ida e volta saindo de Lisboa com escala em Madrid. A passagem foi bem mais cara que o pacote, mas como as datas da viagem eram fixas, não tivemos muita escolha. Conheço algumas pessoas que foram pra Marrakesh sem guia e foi tranquilo também, mas o passeio pro deserto é sempre guiado. Vai de cada um decidir o que prefere.

Chegando em Marrakesh

A cidade é completamente diferente de tudo o que eu já vi. Costumes, hábitos, cultura, comida, roupas, tudo. Ficamos hospedadas perto da Medina, o mercado famoso que fica no centro de Marrakesh. É um certo baque andar pelas ruas da cidade, é muita gente andando, pessoas de bicicleta e até mulas carregando mercadorias.

marrakesh

A comida por lá é cheia de tempero, principalmente o curry. Não dá pra confiar em qualquer lugar e quando estávamos na cidade optei por comer coisas mais conhecidas como pizza e batata frita, as comidas típicas não me fizeram muito bem.

marrakesh

O comércio é o ponto alto da cidade, nos arredores da Medina ficam diversos comerciantes vendendo produtos típicos marroquinos, como tapetes, pashminas, artigos de decoração e suco de laranja (provei e aprovei!).

Tem algumas pessoas com animais tipo macacos ou cobras que cobram por fotos, o que eu acho maldade e não tirei. Era tranquilo andar pela cidade, mas os homens mexem muito com mulheres turistas, por isso a noite só andávamos com o guia se fossemos muito além do nosso hotel.

marrakesh

A Viagem para o Deserto do Saara

São 10 horas de van de Marrakesh até Zagora, a porção do deserto onde acampamos. A estrada é cheia de curvas e confesso que fiquei bastante enjoada. Apesar disso, é tanto lugar bonito que a gente vê no caminho que até esquece do enjoo. Como fomos no inverno, apesar do sol que fazia, pegamos um pouco de frio e vimos até neve pela estrada e no topo das montanhas.

acampar deserto do saara

É uma viagem bem cansativa, mas fomos parando em alguns locais famosos, como Ait Benhaddou, cidade fortificada, ou ksar como os locais chamam. A cidade não tem energia elétrica, mas 8 famílias ainda moram lá! Foi usada de set de filmagens para diversos filmes, como A Múmia e Gladiador, e séries como Game of Thrones. Além disso, paramos pra almoçar e não teve jeito: só comidas típicas, bastante kafta com curry que eu dei uma disfarçada comendo bastante pão, o tempero é muito forte!

marrakeshmarrakesh

A ideia era chegar no deserto no pôr do sol e ir de camelo até o acampamento, mas como chegamos a noite não deu pra apreciar a paisagem. De qualquer forma, foi uma experiência única andar de camelo! Eles são enormes, muito maiores do que eu imaginei. Não é muito confortável, mas chegamos em uns 15, 20 minutos no acampamento.

Deserto do saara dicas

Lá, diversas tendas-quarto ficam espalhadas pela areia, além da tenda principal onde fizemos as refeições. No meio de tudo, uma fogueira e alguns tapetes estendidos com almofadas para deitarmos e apreciarmos o céu. Existia até uma tenda-banheiro, mas que estava sem água quando eu fui.

marrakesh deserto do saaraacampar deserto do saara

No dia seguinte, nos levantamos por volta de 5 da manhã para aproveitarmos o nascer do sol. Subimos em uma duna de areia e avistamos o sol acordar e começar a iluminar mais um dia na África. Foi uma experiência inesquecível!

nascer do sol deserto do saara

Estar no meio do deserto, observando um céu lindo e ouvindo músicas tocadas por locais ao redor de uma fogueira é um momento que eu vou levar pra sempre e que desejo que todos tenham a oportunidade de vivenciar.

Espero que tenha gostado!

Beijos,

Duda


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @maladeaventuras
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *