Sem dúvida, o Airbnb é uma estilo de hospedagem que vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos aqui no Brasil. Mas você sabe como funciona o Airbnb?

Quem nunca utilizou esse serviço acaba se perguntando se é confiável, se vale a pena ou se é muito caro. Caso você tenha essas ou outras dúvidas fique tranquilo, pois nesse post vou esclarecer todas elas. Vou te explicar direitinho como funciona a plataforma e como encontrar a acomodação dos seus sonhos para sua próxima viagem.

Curioso(a) para conhecer mais do Airbnb Brasil? Então vem comigo e descubra!


O que é o Airbnb

Antes de mais nada, o Airbnb é uma plataforma genial que permite que pessoas de todo o mundo ofereça e procurem acomodações para passar as férias. Esse serviço começou em 2008 quando 3 amigos na cidade de São Francisco (EUA) decidiram alugar espaços de seu apartamento, como a sala, cozinha e quartos dos fundos para pessoas que estavam na cidade por conta de uma conferência de designers.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Tendo em vista que as acomodações tradicionais como hotéis e pousadas estavam lotados, eles resolveram criar um site para oferecer sua acomodação e por incrível que pareça na primeira noite eles já conseguiram alugar para três pessoas! Assim nascia o Airbnb – Air Bed and Breakfast (porque eles alugavam um colchão inflável).

A ideia desses três amigos deu tão certo que a empresa cresceu e hoje já está presente em 191 países ao redor do mundo.  Além disso, em pouco mais de uma década de funcionamento, o Airbnb já proporcionou o encontro de mais de 400 milhões de chegadas, o que demonstra a credibilidade do serviço. No site você encontra anfitriões que oferecem quartos e acomodações inteiras para você e sua família, sempre seguindo ótimos padrões de qualidade, para que sua viagem seja perfeita.

casa de temporada na praia do rosa
No Airbnb você encontra excelentes opções de hospedagens pelo Brasil e pelo mundo!

Diferentemente dos hotéis e pousadas que você já sabe como funcionam, acho que o Airbnb é um espaço mais intimista. Você consegue ver o anfitrião que vai te hospedar, as classificações de pessoas que já se hospedaram naquele lugar e até mesmo falar direto com seu host. Ah! E existe também uma seção onde você pode comprar uma experiência… Que tal aprender a fazer massa fresca com um legítimo italiano? No Airbnb você pode.

E mais recentemente, por conta da pandemia, eles passaram a oferecer as experiências online. Dessa forma você nem precisa sair de casa!


Ainda não conhece o Airbnb? Clique aqui para acessar o site!


Airbnb é confiável?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a plataforma, tenho certeza de que está se perguntando se o Airbnb é confiável. E a resposta é sim. Nós já usamos o Airbnb diversas vezes, assim como vários amigos já usaram e nunca tivemos problema.

Com toda certeza a empresa leva a questão da segurança bastante em conta. Tanto hóspedes quanto anfitriões são verificados com relação a infrações e seus documentos ficam na base de dados da plataforma. Além disso, o site possui uma ótima segurança, garantido a privacidade dos seus dados pessoais e bancários.

Contudo, antes de fazer sua reserva é sempre bom ficar atento para alguns aspectos, como por exemplo as fotos e os comentários dos hóspedes. Observe também como o anfitrião responde aos comentários. Assim, você vai conseguir ter uma opinião melhor sobre a acomodação que está prestes a alugar.

Como funciona o Airbnb: é confiável? vale à pena?
Ótima dica de hospedagem em Angra: alugar casas em condomínios pelo Airbnb

Uma outra dica de segurança é checar se o anfitrião possui as informações verificadas. Isso significa que aquela pessoa enviou seus documentos para a base de dados do Airbnb e está tudo em dia. Procure dar preferência para os chamados superhosts, anfitriões que possuem boa classificação dos usuários.

No mais, fique tranquilo sabendo que o Airbnb conta com atendimento ao usuário 24h por dia, os sete dias da semana em 11 idiomas diferentes. Qualquer problema que você tenha é só entrar em contato com a central. E em caso de algum tipo de dano sofrido na sua viagem o Airbnb também possui um seguro contra danos patrimoniais e a terceiros.


Como funciona o Airbnb?

Para quem não conhece como funciona o Airbnb, saiba que é muito tranquilo encontrar a acomodação para a sua viagem. Além do site, você também pode baixar o aplicativo do Airbnb no Google Play ou na Apple store (é totalmente gratuito).

E é bem fácil entender como funciona o Airbnb. Ele é uma plataforma que proporciona o encontro de viajantes em busca de uma experiência única e econômica de viagem com anfitriões que possuem o lugar perfeito para te hospedar. Você pode ter a chance de conhecer melhor a vida das pessoas que moram naquela cidade através da interação com seu anfitrião.

Quando você acessa o site ou abre o app ele lembra muito os passos que você faria para reservar um hotel em um site. Você deve selecionar destino, datas e uma das três opções de hospedagem (quarto compartilhado, quarto inteiro ou lugar inteiro). O mais interessante é que existem diversos filtros que você pode aplicar para selecionar melhor a acomodação que você deseja.

como funciona o site airbnb
A página inicial do Airbnb. Nessa barra branca vc consegue definir as informações para a sua pesquisa

Use os filtros e os comentários a seu favor

Definitivamente os filtros do site podem te ajudar a encontrar a acomodação perfeita. Você pode escolher se o lugar aceita cachorro, se possui ar-condicionado, wi-fi, piscina, entre outros. Você também tem a comodidade de selecionar uma faixa de preço para a acomodação que deseja, mas é sempre bom lembrar que o preço pode influenciar não só na localização, mas também no grau de sofisticação da acomodação.

Como funciona o Airbnb: é confiável? vale à pena?
Use os filtros para encontrar o Airbnb perfeito para você!

Quando você estiver escolhendo a acomodação, procure sempre observar os comentários feitos por quem já se hospedou naquele lugar. Normalmente as pessoas descrevem bem como é o lugar, as condições do imóvel, o anfitrião e se houve algo que desagradou. Esses pequenos detalhes podem pesar muito na hora da sua escolha e também vão te dar uma visão mais realista daquele lugar e do anfitrião.


Localização é importante

Outra dica para quem está querendo saber como funciona o Airbnb é que você cheque também a localização do imóvel no mapa para você ver se está próximo aos lugares que você deseja ir. Embora a localização exata só seja fornecida a partir da confirmação do pagamento da reserva, pela localização no mapa, no momento da busca, você vai ver se aquela acomodação está bem localizada ou não.

Utilize também o Google Maps para explorar a região e ver restaurantes e outros pontos de interesse nas proximidades.

Como funciona o Airbnb: é confiável? vale à pena?
Use a abuse do mapa! Assim você consegue se localizar melhor no destino e escolher a melhor região para se hospedar

Por fim, alugar pelo Airbnb é muito melhor do que direto com o proprietário, pois você tem a segurança da plataforma caso ocorra alguma problema. Seu anfitrião só recebe o pagamento 24h após sua saída da acomodação e caso algo dê errado o Airbnb vai te ressarcir integralmente, ou você pode utilizar o dinheiro em outra locação. Com seu complexo sistema antifraude, a empresa está sempre buscando garantir a você a melhor experiência.


Vale à pena usar o Airbnb no Brasil?

Na verdade, eu acho que vale a pena usar o Airbnb no Brasil e no mundo todo. Se você está viajando com a família ou grupo de amigos, vocês podem encontrar uma acomodação que seja suficiente para todos ficarem juntos e aproveitarem melhor cada momento da viagem.

Por outro lado, se você está viajando sozinho, experimente se hospedar na casa de um anfitrião. Muitas vezes eles te acolhem super bem e você acaba fazendo novos amigos. Eu mesma uma vez me hospedei em São Paulo na casa da Patrícia e além do espaço ser incrível com um jardim maravilhoso, a família dela foi super receptiva e uma bela tarde estávamos todos na cozinha fazendo um lanche e conversando sobre tudo. Com certeza foi uma experiência incrível!

Além disso, se hospedando pelo Airbnb Brasil você consegue economizar durante a sua viagem. Não só no preço da hospedagem em relação a hotéis, mas também porque quando você escolhe o espaço inteiro tem cozinha e utensílios à disposição e você pode comprar coisas no mercado e fazer suas próprias refeições em casa sem precisar gastar em restaurantes.


Aproveite e faça uma busca agora mesmo para o seu próximo destino!



Quanto custa alugar um Airbnb? É caro?

Essa é uma das dúvidas que as pessoas mais me perguntam quando o assunto é Airbnb. A verdade é que isso depende bastante do tipo de acomodação, do local, do tamanho da casa e comodidades que ela oferece.

Como eu disse antes, quando você está escolhendo a acomodação, você pode selecionar os preços mínimos e máximos que você deseja para as opções. De fato, existem opções para todos os gostos e bolsos. Para quem está com o orçamento mais apertado, sempre há opções que cabem no seu bolso e muito boas.

Mas fique atento, principalmente se você estiver viajando em grupo, para escolher uma casa ou apartamento que receba todos vocês de maneira confortável.

casa em paraty
Um Airbnb diferente em meio à natureza de Paraty!

Como funciona o Airbnb: para fazer reservas

Depois de tudo que você já aprendeu até aqui, eu tenho certeza de que você já está curtindo alugar um Airbnb na sua próxima viagem, né? Então agora vou te mostrar um passo a passo bem simples do Airbnb como funciona para fazer uma reserva. Olha só:

  • Em primeiro lugar, acesse o site do Airbnb clicando aqui e preencha os dados básicos da sua viagem: Local, datas e números de hóspedes. Logo em seguida clique na lupa para pesquisar.
  • Depois você será direcionado para uma página com a lista de acomodações disponíveis e o mapa. Aqui você vai poder aplicar os filtros que deseja, refinar a localização pelo mapa e selecionar a faixa de preço.
  • Para ver mais detalhes das casas, clique sobre o anúncio. Você vai ter a descrição completa da casa, dos preços, além dos comentários de quem já se hospedou. Gaste o tempo que for necessário para ver as fotos, as comodidades para os hóspedes e os comentários. E em caso de dúvidas basta clicar em “fale com o anfitrião”. Ah! E não esqueça de ler também as regras da casa (lá estará escrito se é permitido animais, fumar, dentre outras coisas). Não feche a sua reserva sem antes falar com o anfitrião e tirar todas as suas dúvidas.
  • Se tudo estiver de acordo e você se apaixonou por aquela acomodação aí você clica em reservar. Nesse momento, se você não tem cadastro deverá fazer e isso inclui enviar foto do seu documento de identidade para as verificações de segurança.
  • Após concluído o cadastro, preencha as opções de pagamento e espere a confirmação da sua reserva. E com relação ao Airbnb como funciona o pagamento, é através do cartão de crédito (o Airbnb Brasil passou a permitir parcelamento no cartão para os brasileiros mesmo em viagens ao exterior).
  • Antes de finalizar sua reserva nós temos um presente para você! Utilizando nosso cupom você garante até R$179,00 de desconto na sua primeira reserva no site. Clique aqui e não perca essa oportunidade.

Diferentemente dos hotéis e pousadas convencionais, no Airbnb você deve combinar o check-in com seu anfitrião. Mande uma mensagem para ele(a) e veja qual sistema ele(a) adota. Alguns possuem self check-in, outros deixam a chave na portaria do prédio e por aí vai.


Como encontrar boas hospedagens no Airbnb?

E chegou a hora de compartilhar com você algumas dicas incríveis de como encontrar boas hospedagens no Airbnb. Vamos lá!

Antes de tudo, saiba selecionar os filtros para a sua viagem.  Só para exemplificar, se você vai para o Rio de Janeiro em pleno verão, marcar opções que tenham ar-condicionado é essencial. Se você planeja viajar com seu bichinho de estimação, selecione o filtro de permitido animais.

Você pode escolher exatamente quais as comodidades que espera encontrar na casa, como estacionamento, wi-fi, cozinha, máquina de lavar, piscina, detector de fumaça e muitos outros. Até o idioma do anfitrião você pode escolher (para viagens internacionais esse filtro pode ser bem interessante).

onde ficar em itacaré dica
A piscina maravilhosa da Casa Boa Sorte, onde nos hospedamos em Itacaré!

Outra dica é dar preferência para as acomodações de superhosts. Eles são os queridinhos dos hóspedes e possuem as melhores classificações em virtude do bom atendimento aos clientes.

No entanto, como existem tantas opções de hospedagem no Airbnb, nós estamos fazendo uma série de posts de sugestões de Airbnb em cidades que nós já visitamos. Veja alguns abaixo:

Airbnb em Búzios

Airbnb em Petrópolis

Airbnb em Paraty

Airbnb na Praia do Rosa

Airbnb na Bahia

Nesses posts você vai encontrar uma lista que fizemos com todo o carinho para te ajudar a planejar sua viagem. E tem opção para todos os tipos de viagem, seja em grupo, ou à dois.


Conseguiu entender como funciona o Airbnb? Fuja do convencional e experimente essa nova forma de hospedagem na sua próxima viagem. Tenho certeza de que você vai adorar! Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse serviço, deixe seu comentário aqui embaixo. Ah! Não deixe de contar sua experiência com o Airbnb para a gente depois.

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *