Quer saber como usar o Pinterest profissionalmente mas não sabe por onde começar? Vem com a gente que vamos mostrar as melhores dicas para você se destacar na internet com a ajuda dessa plataforma.

Se você está na dúvida se o Pinterest é ou não para você, saiba que ele é uma rede social mais focada no visual. Ele serve para ajudar os usuários a encontrar inspirações, ideias e referências visuais para experimentar nas próprias vidas.

O público é majoritariamente feminino, portanto se você trabalha com moda, beleza, decoração, DIY, culinária, pets, casamentos, viagem ou outros assuntos relacionados, pode apostar nessa plataforma!

Aqui no Mala de Aventuras nós usamos o Pinterest para divulgar nosso conteúdo e trazer leitores para o blog. Temos também pins voltados para a divulgação da nossa lojinha virtual e outros para a geração de leads.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Sim, o Pinterest pode trazer um ótimo retorno relacionado a e-commerce e criação de uma lista de e-mails consistente. E caso você não saiba, muitas marcas e empresas já começaram a investir na rede social para divulgação e engajamento de seus negócios.

Ou seja, o Pinterest vai muito além de uma rede social com fotos bonitas. Ele está incluso em estratégias de Marketing Digital de muitos profissionais, além de também ser a rede social favorita e a mais indicada para você buscar por qualquer assunto e se inspirar.

E para saber como usar o Pinterest para divulgar o seu blog ou negócio, é só continuar lendo!


O que é o Pinterest e como ele pode ser útil para o seu negócio?

O Pinterest é uma rede social de imagens, lançada em 2010 e muito usada para buscar referências visuais de decoração, moda, casamento, viagem, DIY, culinária, entre outros.

O que diferencia o Pinterest de outras redes sociais e é que ele se tornou quase um catálogo de imagens e referências. E não à toa muitas marcas começaram a entender a importância de se ter um catálogo próprio para aproximar o público, influenciar pessoas e montar estratégias de branding e conversão.

Algumas das grandes vantagens do Pinterest para negócios são:

  • cada pin pode ter um link direcionando para o seu site (muito melhor do que o Instagram, não é mesmo?);
  • é possível colocar uma tag de preço que direciona direto para a sua loja;
  • a plataforma é utilizada pelos usuários no momento em que eles estão planejando e tomando decisões;
  • 57% dos usuários disseram que fizeram uma compra depois de ver o conteúdo de marcas no Pinterest (fonte).
como usar o pinterest perfil
Esse é o nosso perfil no Pinterest.

Então se você ficou curioso para saber como usar o Pinterest profissionalmente, veja abaixo todas as nossas dicas, que irão te ajudar muito a entender melhor dessa ferramenta maravilhosa que temos nas mãos.


Leia também: Como utilizar o Pinterest para planejar a sua próxima viagem


Como criar um perfil atraente no Pinterest

Se você quiser ter uma conta profissional no Pinterest para divulgar seu trabalho, saiba que é tudo bem simples e intuitivo. Basta criar o seu perfil totalmente gratuito na plataforma ao acessar o site do Pinterest Business (business.pinterest.com).

como usar o pinterest celular
Repine, salve, baixe todos os pins que você quiser.

Nome + descrição

Uma vez que seu cadastro esteja finalizado, prepare seu perfil para receber seu seguidores. Seu nome e sua descrição são altamente importantes!

Utilize estes espaços para fortalecer seu posicionamento na plataforma, ou seja, se você fala sobre receitas veganas e dicas sustentáveis, adicione isso ao seu perfil de forma direta e assertiva.

A descrição também é importante para que as pessoas encontrem seu perfil ao buscar pelos temas de seu interesse.

Ex: Blog X | Receitas veganas + sustentabilidade

Encontre as melhores receitas de pratos veganos para o seu dia a dia, além de dicas práticas para ser mais sustentável.

Reivindicação de site / redes sociais

Outro passo importante na criação da sua conta business do Pinterest é reivindicar seu site, seu Instagram ou sua página no Etsy de modo a ampliar a presença da sua marca no Pinterest.

Isso permitirá que seu nome e sua foto de perfil aparecerão em todos os pins relacionados ao seu conteúdo, criados por você ou por qualquer pessoa que acessar um dos seus sites.


Como usar o Pinterest profissionalmente

Para aqueles que querem saber como usar o Pinterest com um intuito mais profissional, aqui nós vamos te ensinar tudo o que você precisa fazer para deixar a sua conta no Pinterest mais interessante e atraente.

Além disso, vamos compartilhar algumas das melhores estratégias para que o seu perfil no Pinterest vire cada vez mais um agregador e impulsionador do seu trabalho.

1. É preciso “pinar” diariamente

Como em qualquer rede social, você precisa movimentar e atualizar sempre o seu perfil. E no Pinterest não é diferente: é pinando que você consegue fazer com que os seus seguidores estejam sempre vendo seu conteúdo, lembrando da sua marca/site e acessando seu canal.

A dica principal para um crescimento constante da sua conta, e de maneira rápida, é pinar os seus próprios pins diariamente, ou seja, criar conteúdo fresquinho para a plataforma todos os dias.

Vale a pena também repinar os pins de outras pessoas, ou seja, compartilhar outros pins que tenham a ver com o seu conteúdo. Você logo perceberá o retorno vindo do Pinterest, o que ajuda demais na divulgação do seu trabalho.

como usar o pinterest
Pinar todo dia é uma das coisas mais importantes que você pode fazer na plataforma.

Por exemplo, quando você publicar algo em seu site ou blog, tente fazer um pin ou simplesmente escolher uma foto especial e pinar no mesmo dia no seu perfil do Pinterest. Isso ajuda muito no engajamento.

2. Escolha títulos atraentes para o seu Pin

O título é uma das coisas mais importantes na hora de criar um pin. Isso porque o Pinterest precisa entender do que se trata a sua imagem e você poderá ajudá-lo utilizando as palavras-chave do seu produto ou serviço.

Ex: se você trabalha com semi jóias e sabe que a tendência para o próximo verão são colares com pingentes de búzios, aposte em fotos lindas e coloque um título matador: “Tendência verão 2021: aposte nas gargantilhas com búzios”.

Além de facilitar a vida do Pinterest e dos algoritmos responsáveis por indexar o seu conteúdo, você também quer chamar a atenção dos usuários da plataforma. Portanto, capriche nas palavras e crie títulos incríveis!

3. Chame atenção das pessoas com imagens e vídeo atraentes

Como usar o Pinterest para chamar a atenção do seu cliente em potencial? Para fazer com que as pessoas cliquem nos seus pins, repinem em suas contas e, acima de tudo, acessem o seu site ou blog, você precisa ter imagens e vídeos atraentes.

Dica: o ideal é combinar texto + fotos atraentes, com fontes que tenham uma boa leitura e cores que tenham bom contrate. Se possível, adicione uma chamada para uma ação (call to action), de modo que a pessoa clique no seu pin e seja direcionada para o seu site.

como usar o pinterest design
Crie artes, imagens e vídeos criativos e atraentes para o seu público.

Nossa dica para facilitar a sua vida neste quesito é usar o Canva para criar o design ideal para as postagens e que ao mesmo tempo represente a imagem da sua marca. Essa ferramenta é uma mão na roda para fazer designs incríveis de forma prática e rápida.

Caso você não faça ideia de como fazer isso, use o próprio Pinterest para se inspirar! Busque por assuntos que tenham a ver com o que você faz e veja as infinitas possibilidades de criação.

Dica: crie uma pasta secreta para salvar as referências visuais de pins que você gostou para que você possa se inspirar na hora de fazer os seus próprios pins.

Outro ponto importantíssimo que você precisa saber é que imagens e vídeos na vertical são mais bem aceitos pela plataforma. Logo, procure investir em pins na vertical para uma melhor apreciação das pessoas. O tamanho ideal é: 1000 x 1500 px.


Veja também: Frases Para Foto Sozinha no Instagram: +30 frases para usar na legenda


4. Organize os seus Pins em pastas

Utilize a organização das suas pastas de forma que seus futuros seguidores saibam qual é o seu posicionamento, que assuntos você costuma publicar e o que eles podem esperar de você. Além de mais organizado e atraente para o público, seu perfil ficará mais profissional e mostrará que você tem cuidado com o seu conteúdo.

Ex: se você é decoradora de interiores, pode separar por ambientes distintos. Se você é tatuadora, pode separar por estilos diferentes de tatuagem. Ou se você trabalha com viagem, por que não separar por destinos?

Aliás, é possível criar subpastas para facilitar a navegação do usuário. Em nosso Pinterest, nós temos uma pasta única com destinos do Brasil e dentro temos subpastas com os estados brasileiros.

como usar o pinterest pastas
Essas são algumas das nossas pastas lá no Pinterest.

Vale saber: as pastas não são tão importantes quanto você pode imaginar, mas elas facilitam MUITO a navegação do seu possível cliente pelo seu perfil. Por isso é importante deixá-las organizadas e atraentes para o seu público.

5. Como usar o Pinterest aproveitando a sazonalidade

Conteúdos sazonais são sempre maravilhosos de serem inseridos no seu planejamento de postagens. Aproveitar o timing das datas especiais para criar conteúdo é a chave para um maior engajamento.

Ex: no início de novembro, as pessoas já começam a pensar nas festas de final de ano, nos presentes de natal para amigos e familiares e nas viagens de verão. Isso significa que esses assuntos estarão em alta e que é um ótimo momento para publicar conteúdo que converse com este momento do ano.

Aliás, nós desenvolvemos um Pinterest Planner com com datas sazonais e ideias de conteúdo para você publicar de janeiro a dezembro. Clique aqui para baixar! É gratuito. =)

6. Crie ao menos dois pins diferentes para cada Pin (teste A/B)

Produzir mais que um pin sobre o mesmo assunto é importante para explorar abordagens diferentes sobre um mesmo assunto. Além disso, é interessante testar fotos e até palavras-chave distintas para entender como o público reage. Esse tipo de atividade chama-se teste A/B.

como usar o pinterest planejamento
Solte a criatividade e crie variedades de pins!

Você pode criar tipo “coleções” de pins de assuntos diferentes, ou seja, pegar um tema e produzir 2 ou 3 pins sobre ele, por exemplo. Assim você consegue fazer um conteúdo contínuo e consistente, até mesmo para conseguir separar melhor nas pastas.

Mas o que é muito importante de dizer, é que mais vale você adicionar novos pins constantemente do que postar vários de uma só vez. Existe um recurso no Pinterest, chamado “agendamento de posts”, que te permite agendar todas as suas publicações, com até duas semanas de antecedência.

Isso tudo é para facilitar com que o produtor de conteúdo mantenha a consistência de postagens, que é muito importante. E tudo isso ajuda você a atingir um público maior.

7. Pense como o seu público. O que eles estão buscando?

Essa é quase a mesma estratégia dos conteúdos sazonais. Precisamos antecipar quais são os maiores interesses do público, o que ele está buscando e procurando na internet. Além disso, o que está em alta? O que está chamando a atenção das pessoas no momento?

como usar o pinterest
Pense como o seu público e a partir disso, monte o seu planejamento de conteúdo.

Não adianta nada você sair produzindo pins sem existir uma razão para ele ser produzido naquela hora e naquele momento. É preciso identificar as necessidades do público, para poder ser assertivo na produção e criação dos conteúdos.

Tentar pensar como as pessoas estão pensando em relação aos interesses, é uma das melhores táticas para um bom planejamento de comunicação para o seu negócio.


Leia também: 50 frases de viagem perfeitas para legendas de fotos do Instagram


8. Coloque o link do seu site, blog ou Instagram em todos os pins

Em qualquer pin publicado, você sempre deve colocar um link que leve aquela pessoa até você. Logo, se você tem um site, blog ou Instagram de trabalho, aproveite para disponibilizar o link para o seu público.

Só assim será possível que as pessoas conheçam seus produtos ou serviços através do Pinterest. Isso é parte importante da sua divulgação, não esqueça de utilizar esse recurso.

como usar o pinterest design
Nunca esqueça de linkar o seu blog, site ou perfil do Instagram, para as pessoas continuarem te acompanhando.

9. Escreva uma descrição completa e use hashtags

Mais uma dica importantíssima para o seu sucesso no Pinterest é preencher todos os campos disponíveis na hora da criação dos seus pins, inclusive a descrição.

Não é só o título que é importante e sim saber utilizar também do campo de descrição para aprofundar um pouco mais no assunto tratado e fazer o público clicar no seu link.

Tente ser o mais completo possível em suas descrições, pois isso faz com que o usuário entenda o contexto do pin e saiba o que esperar ao clicar nele. Além de tudo isso, uma boa descrição influencia onde o seu conteúdo aparece no Pinterest e quem o vê.

As descrições podem ter até 500 caracteres, então aproveite todo o espaço para cativar o público com o máximo de informações úteis que você puder dar. Apesar das descrições serem exibidas de formas diferentes, se vistas pelo celular ou pelo computador, a importância delas continua sendo a mesma.

A descrição no Pinterest é essencial para levar seu conteúdo aos usuários certos. E uma ótima dica, é você usar os primeiros 50 a 60 caracteres para colocar as informações mais importantes. Pois essas primeiras palavras, são as que os usuários verão logo de cara.

Como usar o Pinterest: 10 dicas imperdíveis para alavancar seu perfil na plataforma
Lembre-se: capriche nas suas descrições.

Lembre-se de sempre incluir uma chamada para ação ou call to action, ou seja, estimular o usuário a clicar no seu link, comprar algum produto, entre outras coisas.

Adicione palavras-chave relevantes à sua descrição e use e abuse das hashtags, elas são muito importantes para as buscas. Usando as hashtags certas, os usuários conseguem te encontrar com mais facilidade. Recomendamos de 3 a 5 # por pin com palavras-chave únicas.

Ex: se você trabalha com casamentos, pode ser interessante colocar hashtags como #casamento #noiva #campo #boho #pordosol em um pin que reflita essa situação.

10. Como usar o Pinterest Analytics

Para conseguir analisar os seus números, suas métricas e tráfego, você precisa consultar o analytics do Pinterest. Mas para isso, é essencial que você tenha uma conta business, ou seja, uma conta profissional na plataforma.

No Pinterest Analytics, é possível ver métricas relacionadas ao público que interage com a sua conta e empresa. Além de conseguir ter um parâmetro e controle maior das pessoas que mais te acompanham e gostam do seu trabalho.

Também é possível ver várias informações sobre os seus pins, como os que trouxeram bons resultados para o seu negócio, os que foram mais salvos, repinados e acessados.

O Analytics com certeza é uma ótima ferramenta da plataforma para te guiar e mostrar se você está no caminho certo.

pinterest dicas business
Gostou desse post? Salve no Pinterest para consultar sempre que quiser!

Veja também: Como criar presets no Lightroom para editar suas fotos


Agora que você já sabe como usar o Pinterest profissionalmente, mãos à obra!

E aí? Conseguiu entender tudo sobre como usar o Pinterest? Nós do Mala de Aventuras particularmente amamos explorar e usar essa rede social que nos permite tantas possibilidades.

E depois de tantas dicas incríveis, a gente espera ter ajudado você a criar a sua própria conta profissional e expandir o seu trabalho para outras plataformas, com as técnicas certas para ter resultados maravilhosos.

Não esqueça de nos contar depois, por aqui nos comentários, como foi a sua experiência na rede. Nós vamos amar saber!

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *