Se você está lendo esse post é porque, provavelmente, já entendeu que o Pinterest é uma excelente ferramenta de marketing digital. Ele pode alavancar o seu negócio digital de inúmeras formas, principalmente gerando tráfego orgânico pro seu blog, e-commerce e até seu perfil no Instagram.

Já publicamos por aqui uma sequência de posts com dicas para você melhorar o seu perfil no Pinterest e usá-lo de forma profissional. Falamos sobre Como criar um pin perfeito, Dicas de SEO, Rich Pins e uma lista com 10 dicas para alavancar o seu perfil.

Hoje vamos falar sobre como usar o Tailwind – uma ferramenta importantíssima para trabalhar de forma profissional, otimizada e eficiente.


Continue lendo para entender mais como usar o Tailwind!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


O que é o Tailwind

O Tailwind é uma ferramenta fora do Pinterest. Seu principal objetivo é ser um agendador de pins – ou seja, você pode criar vários pins de uma vez só e agendar no Tailwind para ir publicando de forma automática ao longo das semanas e meses.

Vale a pena dizer que ele é aprovado pelo Pinterest, o que significa que a sua API foi aprovada para se conectar ao Pinterest. Ele entende o algoritmo da rede e estão sempre se atualizando para estarem 100% compatíveis.

Além da função de agendar os posts de forma prática e eficiente, o Tailwind apresenta outras funções para os usuários: tribes, uma espécie de “comunidade” para repinar pins de outros criadores do mesmo segmento e o smart looping. Mais abaixo vou falar sobre essas duas ferramentas importantíssimas para o seu crescimento dentro do Pinterest.

Parece um bicho de 7 cabeças quando você acessa o Tailwind pela primeira vez (aconteceu com a gente!), dá até uma preguiça de começar a mexer, mas pode ter certeza que vai valer a pena e que aos poucos você vai se entendendo. Começar a usar o Tailwind vai ser um divisor de águas no seu gráfico de acessos e engajamento.

O Tailwind é em inglês – o que pode ser um empecilho para quem não entende muito a língua – mas, ao mesmo tempo, é bastante intuitivo e aqui nesse post você vai aprender algumas funções de como usar o Tailwind.

É uma ferramenta paga mensalmente, no valor de U$15. Mas, pode ficar tranquilo, pois você pode testar o Tailwind gratuitamente por 30 dias clicando nesse link aqui.


Como agendar posts no Tailwind

Agendar posts através do Tailwind é libertador! Isso porque além da praticidade de você fazer o upload de vários pins ao mesmo tempo, ele ainda distribui os seus pins analisando os melhores dias e horários para o seu perfil. Você nem precisa ficar selecionando qual a data e horário deseja publicar!

Mas, claro, se você preferir colocar datas e horários do seu jeitinho, também tem essa opção.

como agendar posts no tailwind
Interface do agendador do Tailwind

O passo a passo é bem simples: vá em Create New Pin, selecione o arquivo do seu computador. Ele vai aparecer nessa aba chamada Drafts, que são os rascunhos. Depois, é só você selecionar em qual pasta deseja salva-lo, adicionar o título, a descrição e, muuito importante, o link para onde você quer direcionar aquele clique.

Há ainda a opção Tribes e Smart Looping, que vamos falar mais na frente.

Depois de clicar em Add To Queue, aquele seu pin entrará no seu calendário de posts. que fica ali na parte direita da tela. Nesse print, você consegue ver os dias da semana e alguns horários. Conforme você for inserindo os pins, ele vai preenchendo de forma automática.

Na aba “Scheduled” você consegue ver todos os posts que já estão agendados e pode editar alguma informação, caso precise.

Como usar o Tailwind: a melhor ferramenta para alavancar o seu perfil no Pinterest
Essa é a aba onde você encontra os posts agendados!

Como analisar resultados no Tailwind

Além de usar o Google Analytics para analisar quais são os seus melhores Pins, você pode obter essa informação através do Insights do Tailwind!

Algumas funções bem legais que você vai encontrar no Insights são:

  • Pin Inspector: nada mais é do que uma “Inspeção” dos seus Pins, ele exclui repins e outros Pins que não partiram de você e faz uma análise minuciosa. 
  • Board Insights: você consegue analisar o crescimento de todas as suas pastas
  • Profile Performance: uma visão geral do seu perfil! Ótimo para acompanhar o alcance, impressões e a performance dos seu perfil.

como usar o tailwind


Tribes e Smart Looping

Essas duas funções fazem do Tailwind uma ferramenta indispensável para a sua estratégia de crescimento no Pinterest. Abaixo, vou resumir o que são cada uma delas:

Como usar o Tailwind: Tribes

Tribos, em português, são comunidades de profissionais com o mesmo conteúdo, que se reúnem para aumentar o alcance de seus Pins. 

Para você entender melhor, aqui vai um comparativo: é como se fossem as comunidades do falecido Orkut ou os grupos do Facebook. Você pode participar de uma “tribo” chamada Blog de Viagem, por exemplo. Nessa tribo, você vai encontrar outros blogueiros de viagem, compartilhando conteúdos interessantes e recentes, somente relacionados à viagem. 

Ao fazer parte de uma tribo, você deve prestar atenção nas “regras”. A maioria indica que, ao inserir um Pin com o seu conteúdo dentro da tribo, você deve, obrigatoriamente, repinar o conteúdo de outra pessoa. Dessa forma, todos aumentam o alcance e crescem juntos. 

tribes tailwind
Essa é a interface inicial da função Tribes

Como usar o Tailwind: Smart Looping

Smart Looping é uma ferramenta nova no Tailwind, muito útil e recomendada para quem deseja crescer o seu perfil no Pinterest e não tem muito tempo disponível. 

Antes de explicar sobre a ferramenta, é importante você saber que o Pinterest valoriza muito os Pins novos e os repins – ou seja, quanto mais conteúdo novo você colocar e quanto mais você pinar esse mesmo conteúdo em outras pastas e grupos, melhor para o seu desempenho. 

Porém, fazer tudo manualmente leva um tempo enorme, e muitas vezes não temos esse tempo disponível, pois precisamos dar conta de outras redes sociais, da criação do  conteúdo e outros aspectos dos nossos negócios. Você sabe como é, vida de empreendedora digital não é fácil e sempre temos mil coisas para fazer!

E aí, para te ajudar a fazer esses repins e dar mais algumas “chances” para o seu conteúdo viralizar, existe a ferramenta Smart Looping do Tailwind. Ela simplesmente repina um mesmo conteúdo ao longo das semanas e meses de forma automática!

Se você quiser saber mais sobre essas duas ferramentas que estão dentro do Tailwind e como usá-las de forma correta para alavancar o seu conteúdo no Pinterest, recomendo o Curso Online Pinterest Pro.

Nesse curso ensinamos como usar o Tailwind de forma profissional, além de ensinarmos também todas as dicas e estratégias para você bombar o seu perfil: como criar o pin perfeito, SEO para o Pinterest, como crescer o Pinterest e muito mais. 

pinterest pro
Clique para conferir o curso online Pinterest Pro!

Como se cadastrar no Tailwind e ganhar 30 dias gratuitos

Após o cadastro você poderá testar as funções do Tailwind e terá 100 pins para programar. Nesta primeira etapa você não precisa informar cartão de crédito ou outra forma de pagamento.

Após a degustação de 100 pins agendados, você poderá usar os 15 dólares, que você vai ganhar através desse link aqui, para testar por mais 30 dias.

Nesta etapa você precisará informar um meio de pagamento, mas não será cobrado se tiver os 15 dólares iniciais. Caso você teste e decida não continuar utilizando a ferramenta, basta cancelar antes do período de 30 dias, no site mesmo do Tailwind.


Gostou das dicas? Lembrando que nesse post citei as principais funções do Tailwind, mas ainda há muito o que descobrir e algumas técnicas para obter um resultado ainda melhor. Se você se interessa pelo assunto e quer alavancar os seus negócios digitais usando o Pinterest, recomendo demais o Curso Online Pinterest Pro para você aprender mais.


Você também pode gostar de ler:

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *