Um roteiro pela China não ficaria completo sem uma visita a essa marcante maravilha da engenharia. Pensada para ser um moderno sistema de defesa contra povos invasores, hoje ela se consagrou como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Mas afinal, como visitar a Muralha da China?
Se você está planejando sua visita a essa importante atração chinesa, não deixe de ler as dicas que separamos para você. Nesse post, você vai descobrir todas as informações relevantes sobre o local: qual a melhor época para conhecer, quais seções valem a pena visitar, horários de funcionamento, preços de ingresso e muito mais.
Então, continue sua leitura para descobrir como planejar seu tour pela Grande Muralha. Estivemos por lá recentemente e já que dica boa é dica compartilhada, chegou a hora de compartilhar aqui todos os detalhes!

Como visitar a Muralha da China em 2025
A Muralha da China é uma atração que desperta a curiosidade de muitos. Aliás, essa grandiosa obra de engenharia é cercada de mistérios e há inclusive quem diga que a Muralha da China pode ser vista do espaço.
A muralha está divida em seções e cada uma delas possui características únicas. Algumas estão mais conservadas, outras possuem um visual mais impressionante, mas todas valem a pena serem visitadas. A grande maioria das seções podem ser visitadas a partir de Pequim. Veja a seguir os melhores passeios para quem procura pela visitação da Muralha da China:
SEÇÃO | POR QUE É IMPERDÍVEL | Link |
---|---|---|
Badaling | Mais próxima de Pequim e mais popular. | Conferir preço |
Mutianyu | O trecho mais bem conservado. | Conferir preço |
Jinshanling | Trecho que mescla partes restauradas e intocadas. | Conferir preço |
Simantai | Famosa por suas subidas íngremes e vistas espetaculares. | Conferir preço |
Como planejar uma visita à Muralha da China?
Muitos viajantes que buscam como visitar a Grande Muralha da China não sabem ao certo como começar a planejar o passeio. A Muralha é enorme e dividida em seções e não é possível visitar todas em um mesmo dia.
Por isso, vamos te ajudar a organizar seu passeio compartilhando algumas dicas super importantes que nós mesmas gostaríamos de saber antes de viajar.
Qual a melhor época para visitar a Muralha da China?
Muitos viajantes ficam na dúvida em qual a melhor época para visitar a Grande Muralha da China. Sem dúvida, a melhor época para visitar é na primavera. Entre os meses de abril e maio, as colinas ao redor da muralha ficam repletas de flores e o clima é bem mais agradável. Além disso, essa é uma época do ano sem grandes multidões.
Também recomendamos planejar sua visita durante os meses de outono. Entre setembro e novembro, as colinas ficam com um lindo tom dourado. Prepare sua câmera para tirar fotos super instagramáveis. O clima também é agradavelmente fresco e sem muita chuva.
Agora, se você quer saber como visitar a Muralha da China de perto sem pessoas, então inverno pode ser uma boa época. Apesar da paisagem ficar linda quando coberta por uma fina camada branca, esteja preparado para temperaturas congelantes e ventos cortantes.
#DicaDaNanda: Não recomendamos a visitação à Muralha da China durante o verão chinês. Além do atrativo ficar lotado de turistas, o clima fica muito quente e a neblina causa pela poluição de Pequim pode deixar a paisagem um pouco mais apagada.

Onde fica a Grande Muralha da China?
Tida por muitos como a maior obra de engenharia militar já feita pelo homem, a Grande Muralha da China é uma das sete maravilhas do mundo moderno e possui mais de 20 mil quilômetros de extensão. Mas você sabe exatamente onde fica a Muralha da China?
Ela corta o território chinês de leste a oeste desde o passo de Jiayuguan (província de Gansu) no lado oeste, até a foz do rio Yalujiang (província de Liaoning) já no lado leste. Esse imponente monumento atravessa o Deserto de Gobi, quatro províncias chinesas (Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu) e duas regiões autônomas; a Mongólia e Ningxia.
Qual trecho da Muralha da China visitar?
O potencial turístico da Muralha da China é enorme. A construção milenar que serviu como importante fortificação para o Império Chinês, hoje se transformou em uma das atrações turísticas mais importantes do país. Confira a seguir alguns dos melhores trechos ao longo da Muralha para você visitar.
Badaling
Primeiramente, a seção de Badaling é mais próxima de Pequim e a mais fácil de acessar via transporte público. Aberta à visitação desde 1958, este trecho da Muralha foi amplamente restaurado e se tornou o mais visitado da Grande Muralha.
No pé do trecho de Badaling da Muralha, o turista encontra diversos restaurantes e barracas de souvenirs, assim como o Museu da Grande Muralha. Ela inclusive foi adaptada para as pessoas que possuem dificuldade de locomoção, através de um teleférico que leva os visitante da bilheteria até o topo da muralha.
Dica: Dada a popularidade da seção de Badaling, o governo chinês teve que impor um limite diário de 65.000 visitantes. Por isso, recomendamos reservar seu ingresso com antecedência. Você pode escolher se quer visitar a Muralha durante o dia ou à noite.

Mutianyu – o trecho que visitamos!
Distante cerca de 140km do centro de Pequim, a seção de Mutianyu da Muralha possui 2 km de extensão, é o mais longo trecho totalmente restaurado. Esta seção é menos movimentada que sua vizinha e ideal para quem busca como visitar a Muralha da China pela primeira vez, como fizemos!!
Fechamos este passeio através do site Get Your Guide, que inclusive sempre recomendamos aqui no site. O tour incluía:
- transporte em ônibus de turismo saindo da estação de metrô Dongzhimen
- Ticket de entrada na Muralha da China
- Acompanhamento de guia até a entrada da Muralha da China
O que não estava incluído:
- almoço
- subida e descida de teleférico (pago a parte na hora)
- descida de tobogã (pago a parte na hora)
Achei o esquema desse tour muito bom, pois tivemos todo o suporte até chegar na entrada da Muralha, e, depois de estarmos com os tickets em mãos, tivemos bastante tempo para andar por lá, sem guia.

#DicaDaNanda: Nas opções do Get Your Guide, você pode optar por incluir almoço ou não. Fechamos sem almoço, mas na hora decidimos almoçar no restaurante da empresa do tour, que era muuito bom! Um buffet com comida chinesa e algumas opções de comidas mais tradicionais pra gente, que estava muito gostoso! Então, se eu fosse fechar esse tour novamente, fecharia com o almoço.
Mutianyu é dividido em duas rotas: West Route e East Route. Você pode optar por visitar apenas uma das rotas, mas nós optamos pelas duas e foi ótimo! Subimos de teleférico pela West Route, andamos cerca de 4km pela muralha, até chegar na East Route, onde há o tobogã para descer – que aliás, foi o ponto alto do passeio, recomendo demais que você desça assim! Você controla a velocidade, é muito legal!!
O valor total do nosso passeio, incluindo o tour comprado pelo Get Your Guide + subida de teleférico + descida de tobogã + almoço ficou em R$340 por pessoa. (valor de março 2025)

Jinshanling
Em seguida, a seção de Jinshanling é bastante interessante, pois mescla partes restauradas e porções ainda intocadas. Embora seja mais distante de Pequim, Jinshanling também é bastante procurada pelos turistas.
Em relação as outras seções da Grande Muralha, Jinshanling apresenta algumas características peculiares, como muros de obstáculos e torres de vigia ovais. Este trecho também apresenta poemas esculpidos em tábuas e colocados na alvenaria que datam do século XVI.
Por causa de suas peculiaridades e da distância de Pequim, recomendamos fazer uma excursão de um dia inteiro até a Seção Jinshanling. Assim você não precisa se preocupar com deslocamento.
Simantai
Por fim, Simantai é uma seção da Grande Muralha famosa por suas subidas íngremes e vistas extraordinárias. Ela é bem mais vazia do que Badaling e Mutianyu, mas há limite de visitantes diários. Por isso é melhor reservar seu bilhete com antecedência.
Nesse trecho de Simantai os visitantes podem observar vários padrões de construção, incluindo um pedaço de 5 km de extensão que remonta à Dinastia Ming. No entanto, essa seção não é aconselhável para quem viaja com crianças pequenas ou pessoas com mobilidade limitada, pois há bastante desnível.
O ponto de partida para a visitação da Muralha da China em Simantai é a Gubei Water Town, a reconstrução de uma antiga cidade chinesa que fica na base do muro. Já para retornar você pode optar pelo teleférico ou pela tirolesa.
Dicas práticas para visitar a Muralha da China
Quanto custa para visitar a Muralha da China? Qual o horário de funcionamento? E o valor do ingresso? A seguir, daremos essas e outras dicas importantíssimas para quem visita o local pela primeira vez.
Que horas abre a Muralha da China?
Antes de mais nada, o horário de visitação da Muralha depende do trecho que você está planejando conhecer. Confira abaixo alguns dos horários de abertura para o público:
TRECHO DA MURALHA | HORÁRIO DE VISITAÇÃO |
---|---|
Badaling | 6:30 – 19:00 (Abril a Outubro)
7:00 – 18:00 (Novembro a Março) |
Mutianyu | 7:30 – 18:00 (Abril a Outubro) 8:00 – 17:00 (Novembro a Março) |
Jinshanling | 8:00 – 18:00 (março a novembro) 9:00 – 16:00 (dezembro a fevereiro) |
Simantai | 8:00 – 18:00 (Abril a Outubro) 8:00 – 17:30 (Novembro a Março) |
Quanto custa visitar a Muralha da China?
O valor da taxa de entrada para a Grande Muralha também varia de acordo com o trecho. Você pode comprar nas bilheterias locais, mas é sempre bem cheio de turistas. A opção que recomendamos é adquirir o ingresso com antecedência pela internet. Assim você evita fila e garante seu lugar, especialmente porque em algumas seções há limite diário de visitantes por dia.
No geral, o valor do ingresso varia entre 40 CNY e 65 CNY. Mas vale ressaltar que pode haver alteração desse valor de acordo com a época do ano.
TRECHO DA MURALHA | VALORES |
---|---|
Badaling | 45 CNY (abril a outubro) 40 CNY (novembro a março) |
Mutianyu | 45 CNY |
Jinshanling | 65 CNY (março a novembro) 55 CNY (dezembro a fevereiro) |
Simantai | 40 CNY |
Fique atento: As tarifas dos teleféricos e tobogãs são pagas a parte quando você chega à Muralha.
Dá para comprar o ingresso da Muralha da China online?
Sim! Inclusive nós achamos mais prático e seguro. Nós geralmente adquirimos nossos passeios no GetYourGuide e na Civitatis. Ambos os sites são confiáveis e possuem uma excelente curadoria de passeios. Veja a seguir onde comprar Ingressos para Muralha da China que sugerimos nesse post:
- Clique aqui para reservar seu ingresso para a Grande Muralha da China em Badaling.
- Reserve seu tour até a Muralha da China Mutianyu aqui.
- Para reservar seu passeio até Jinshanling clique aqui.
- Clique aqui para reservar seu ingresso para a Muralha da China Simantai.

Dá para visitar a Muralha da China por conta própria?
Caso você não queira contratar um tour propriamente dito, saiba que é possível visitar a Muralha por conta própria a partir de Pequim. Badaling é o trecho mais próximo a Pequim e você leva cerca de 1h30 de trem até lá.
Também é possível visitar Mutianyu se você estiver hospedado em Pequim. Você deve ir até o terminal Dongzhimen e lá embarcar no ônibus 916 Express até Huairou Beidajie. Ao chegar lá, o ônibus que leva até a Muralha é o H23.
#DicaDaNanda: Se você não se sentir seguro para pegar o transporte público na China, recomendamos utilizar o serviço dos táxis regulares. Eles são identificados pelo nome Huairou e pelas cores branco e azul. A vantagem é que eles utilizam o taxímetro e o preço é justo.
Preciso contratar um guia na Muralha da China?
Vale destacar que você não é obrigado a contratar um guia para conhecer as seções da Grande Muralha. No entanto, diríamos que contratar um guia faz toda a diferença em um passeio histórico como esse. Ele vai te contar mais sobre esse grande feito da construção da muralha e vai enriquecer sua experiência.

Breve história da Grande Muralha
Para quem não sabe o que esperar desse ponto turístico e está tentando entender como visitar a Muralha da China, aqui vai um breve descritivo da importância histórica dessa mega obra de engenharia militar:
Antes de tudo, o que conhecemos hoje como a Grande Muralha da China é, na verdade, uma coleção de sistemas de fortificação construída ao longo de 2.000 anos! E ao contrário do que muitos pensam, ela não é uma parede contínua.
A muralha começou a ser construída pelo Primeiro Imperador da China em 221 a.C. Já as dinastias subsequentes fizeram importantes adições à Muralha, especialmente a Hans entre 202 a.C. e 220 d.C., a Qi do Norte entre 550 e 574 e a Ming de 1369 a 1644. Essa última dinastia fez as contribuições mais impressionantes, utilizando materiais e técnicas mais sofisticados e fortes.
Inicialmente, o propósito da Muralha era a defesa contra exércitos hostis e a unificação do novo império sob. Com o passar dos anos, a Muralha passou a servir como controle de fronteiras, imposição de impostos sobre mercadorias que passavam pela Rota da Seda, regulamentação do comércio e controle de imigração.
Após a queda da dinastia Ming, a dinastia Qing se estabeleceu e o império chinês se expandiu para o norte além do Muro. Isso fez com que a Grande Muralha da China se tornasse obsoleta, levando à descontinuação da construção.

Dúvidas frequentes de quem pesquisa pela Muralha da China
Afinal, quantos quilômetros tem a Grande Muralha? Quanto tempo ela levou para ser construída? Essas e outras dúvidas que nossos seguidores tiveram nós reunimos para responder a seguir. Confira abaixo e veja se a sua já foi resolvida também.
Quantos km tem a Muralha da China?
Quanto tempo demorou para a Muralha da China ser construída?
Quanto tempo leva para atravessar a Muralha da China?
É possível andar na Muralha da China?
Vale a pena conhecer a Muralha da China?
Sem dúvida, Grande Muralha é um passeio incrível e que não pode ficar de fora do seu roteiro China. Caso tenha alguma dúvida sobre como visitar a Muralhada da China, deixe aqui nos comentários que iremos te ajudar.
Aproveite para ler essas dicas sobre a Ásia:
Seguro viagem Ásia: qual é o melhor? quanto custa? é obrigatório?
Chip de internet Ásia: qual é o melhor? quanto custa? como comprar?