Costa Rica

Costa Rica

Costa Rica

Praias selvagens, cachoeiras, florestas tropicais, vulcões impressionantes e uma biodiversidade incrível são apenas algumas dicas do que fazer na Costa Rica, um país cujo lema é PURA VIDA. Com a fama de ser “uma das nações mais felizes do mundo”, todos os turistas são bem recebidos aqui.

Apesar de pequena, a Costa Rica merece sua atenção, principalmente se você curte ecoturismo. E para chegar até lá, os voos duram em média 7h30min sem escalas saindo de São Paulo até San José, capital costa-riquenha.

Costa Rica – dicas práticas sobre o país

A Costa Rica vem caindo no gosto do brasileiro que gosta de destinos fora do óbvio, com praias de águas cristalinas, vida selvagem e natureza exuberante. 

Então, se você já está pensando em fazer uma viagem para a Costa Rica nas suas próximas férias, veja as dicas práticas que separamos para você:

  • Língua oficial: o idioma oficial da Costa Rica é o espanhol, entretanto o país ainda conta com outras línguas de origem crioula e indígena.
  • Moeda: a moeda oficial da Costa Rica é o colon costa-riquenho, representado pela sigla CRC e pelo símbolo ₡. Você encontrará circulando no país notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000, 20.000, 50.000 CRC. Vale saber que o dólar também é amplamente utilizado nos destinos turísticos, então muitas vezes você não precisa nem fazer o câmbio.
  • Visto: brasileiros não precisam de visto para a Costa Rica, mas o tempo de permanência no país deve ser de até 90 dias. Você precisará mostrar seu passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de saída do país com uma página de visto em branco (para os carimbos de entrada e saída do país).
  • Vacinas: Além do passaporte, o certificado internacional de vacinação contra febre amarela é obrigatório. A vacina deve ter sido tomada pelo menos 10 dias antes da data da sua viagem
  • Seguro viagem: o seguro viagem Costa Rica não é obrigatório, mas a gente não recomendaria uma viagem sem essa proteção. Existem apólices com preços bem acessíveis e você pode cotá-las nessa ferramenta de comparação de seguros.
  • Saúde: a Costa Rica, em especial, até possui um sistema de saúde público (o CCSS – Costarricense de Seguro Social) porém, ele só é válido para residentes permanentes do país. Os turistas devem pagar por serviços de saúde e acredite, esses valores não são nada baratos e podem fazer com que você acabe gastando muito mais do que o planejado em sua viagem. 
  • Eletricidade: a voltagem elétrica padrão da Costa Rica é de 110v e as tomadas são de 2 pinos achatados (tipo A) ou 2 pinos achatados e 1 redondo ao meio (tipo B). Você precisará de um adaptador de tomada universal para evitar perrengues.

Turismo na Costa Rica

Se você está em busca de explorar áreas verdes magníficas, fazer turismo na Costa Rica vai ser incrível. O país oferece uma verdadeira imersão na natureza e suas atividades, apesar de diversas, são sempre ao ar livre. 

Agora, vamos entender as principais divisões turísticas do país, para você combinar um roteiro Costa Rica bem interessante:

Costa do Caribe

Não faltam praias lindas com cenários paradisíacos na Costa Rica. O país conta com o Oceano Pacífico de um lado e o mar do Caribe do outro. Apesar da costa caribenha ser menor, ela conta com praias em tons de azul inesquecíveis, areia branca e um povo bastante animado. 

A vida marinha aqui é bastante diversa e há muitos corais em Puerto Viejo, a cidade mais popular da costa caribenha. Portanto, atividades de mergulho e snorkel são sempre bem vindas. Além disso, a cidade de Tortuguero é excelente para estar em contato com tartarugas marinhas.

Costa do Pacífico

Já a Costa do Pacífico é maior em extensão. A região é dividida em Pacífico Norte (Guanacaste), Pacífico Central e Pacífico Sul. Além de belas praias, diversos parques nacionais te esperam para passeios de aventura. Existem cidades agitadas e vilarejos tranquilos para relaxar. A rede hoteleira é bastante variada e muitos resorts luxuosos podem ser facilmente encontrados.

Regiões do Interior

Saindo do litoral, é no interior da Costa Rica que você encontrará as mais belas florestas tropicais, cachoeiras, fontes de águas termais e, claro, os imponentes vulcões. Não deixe de incluir as cidades de La Fortuna e Monteverde no seu roteiro.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre a Costa Rica:

Quando viajar para a Costa Rica?

Se você quer saber qual é a melhor época para visitar a Costa Rica, pode apostar na época seca, ou seja, entre os meses de dezembro e abril. Como todos os atrativos turísticos do país são ao ar livre, você não quer ter sua experiência frustrada por dias chuvosos, certo? Então, aposte nessa época em que chove menos no país.

Verão na Costa Rica

Os locais preferem definir as estações na Costa Rica em estação seca e estação chuvosa. Portanto, apesar de o verão no calendário corresponder aos meses de junho a setembro, ele está inserido na época onde os volumes de chuva são realmente altos e podem acabar atrapalhando o passeio.

Esse é um tipo de viagem que você precisa fazer na melhor época para ter a melhor experiência!

Inverno na Costa Rica

Se o verão corresponde à estação chuvosa, o inverno, por outro lado, marca a estação seca onde os dias de sol e céu azul são a marca registrada. E mesmo sendo inverno, no litoral os termômetros podem chegar aos 35ºC! Por isso, se a sua viagem for para regiões da costa, não se preocupe com o frio.

Agora, caso sua viagem inclua as regiões do interior e cidades como La Fortuna, os termômetros ficam entre 15ºC e 25ºC. Pode ser interessante levar um corta-vento e um casaco para vestir especialmente durante a noite.

Principais cidades para conhecer na Costa Rica

Se você ficou interessado em fazer turismo na Costa Rica, o seu roteiro certamente vai passar por uma (ou mais) dessas cidades. Então, vamos conhecê-las um pouco melhor!

La Fortuna

La Fortuna, Costa Rica, é um destino incrível para quem gosta de estar em contato com a natureza. Lá você vai encontrar águas termais, o imponente vulcão Arenal e também cachoeiras de águas azuis celestes que surpreendem a todos.

O Arenal Volcano National Park é a melhor dica de o que fazer em La Fortuna, já que trata-se do cartão postal da cidade. O parque possui trilhas incríveis que foram formadas pela própria lava do vulcão. E o o Ecotermales Fortuna tem o melhor day use para aproveitar as piscinas naturais de águas aquecidas pelo Arenal.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre La Fortuna:

Manuel Antonio

Manuel Antonio na Costa Rica não é exatamente uma cidade, mas sim uma região que ajuda a compor um dos parques nacionais mais incríveis de todo o país, mesmo sendo pequeno. Ele está situado próximo à cidade de Quepos, na Costa Pacífica e atrai muitos turistas o ano inteiro.

O Parque Nacional Manuel Antonio se diz ser uma ponte entre o mar e a terra. Isso porque é uma área repleta de trilhas com observação de animais como tamanduás, macacos cara brancas, bichos preguiças e muito mais, assim como 3 praias lindas – Playa Manuel Antonio, Playa Espadilla Sur e Playa Gemelas – e passeios mais radicais.

O parque funciona das 7h às 16h (fechado às terças) e você consegue passar facilmente o dia inteiro por lá explorando cada pedacinho dele. A entrada custa U$ 18,08. Você pode conferir os detalhes no site oficial. Infelizmente não é permitido entrar com comida no parque, mas lá você encontra opções para comer (mas não tão baratas).

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Manuel Antonio:

Monteverde

Monteverde é considerada uma das maravilhas naturais da Costa Rica e é o lugar ideal para quem busca aventura e natureza. Portanto, não deixe de aproveitar o SkyAdventures, o Selvatura Park e o Extremo Park. As pontes suspensas mais famosas do país estão aqui e vão te deixar com frio na barriga.

Deixando a adrenalina de lado, Monteverde também é conhecida pela sua rica biodiversidade. Existem diversos passeios para avistar animais como quatis, pássaros e bichos preguiça. Uma super dica é levar seu próprio binóculo para dar um boost na experiência.

Por fim, outra atração são as “cloud forests” ou florestas nubladas que estão acima dos 1500 metros de altitude e podem ser exploradas sozinho ou com um guia. O que você escolheria?

Santa Teresa

Santa Teresa é aquele destino de praia imperdível na Costa Rica. Situada na Costa do Pacífico, a cidade tem uma vibe relaxada e praias muito lindas, com pouca movimentação turística. As belezas locais contam com aquele aspecto de “intocadas” o que torna tudo ainda mais especial.

A principal praia é a Playa Santa Teresa. Nela você encontrará facilmente aulas de surf para iniciantes e yoga dos mais diferentes níveis. Mas outras praias lindas são Mal Pais, Playa Carmen e Playa Hermosa. Se você quer passar alguns dias relaxando à beira mar, não deixe de incluir Santa Teresa em seu roteiro Costa Rica.

Tamarindo

Também na Costa do Pacífico da Costa Rica, na região de Guanacaste, Tamarindo é uma cidade agitada e turística, mas que mantém seu charme com bons restaurantes e belas praias, sendo a  Playa Tamarindo a mais famosa. Com sua extensa faixa de areia, você pode passar o dia relaxando até o horário do pôr do sol, que é coloridamente inesquecível.

Algumas outras praias da região são: Playa Calzón de Pobre, Playa Flamingo com areia branca e águas claras, Playa Conchal com suas conchinhas e Playa Minas, que possui um mirante incrível. E com tantas opções assim, um passeio de barco cai super bem!

Pronto para organizar sua viagem para a Costa Rica?

Agora que você já conhece os principais destinos turísticos do país, basta organizar a sua viagem para a Costa Rica e aproveitar o melhor que esse destino tem a oferecer. Bom passeio!

Mala de Aventuras
Rolar para cima