Croácia

Croácia

Croácia

Não tão conhecida pelos brasileiros quanto outros países do Mediterrâneo, a Croácia vem ganhando cada vez mais destaque no cenário do turismo mundial. Esse charmoso país do leste europeu é aquele tipo de destino que não cansa de nos surpreender positivamente.

Embora pequeno, a Croácia é um país extremamente diverso. Você vai encontrar desde cidades litorâneas badaladas, até pequenas vilas tradicionais. São tantos destinos interessantes para conhecer em um só país que pode ser difícil organizar um roteiro se você não sabe priorizar as atividades do dia a dia.

Nesse sentido, se você está planejando fazer turismo na Croácia e precisa de uma mãozinha, nós iremos te ajudar. Preparamos esse guia com muita informação sobre o país, incluindo as cidades imperdíveis.

Croácia – dicas práticas sobre o país

A Croácia é um pequeno país no leste europeu, famoso por suas incontáveis belezas naturais, praias belíssimas e rica história. Com mais de 1200 ilhas em seu território, o litoral do país é um dos mais badalados no verão da Europa.

Então, se você está pensando em viajar para a Croácia, vale se informar bem antes de planejar seu roteiro. Por isso, vamos compartilhar dicas valiosas a seguir sobre a documentação necessária para entrar no país, a necessidade de seguro viagem, a moeda oficial e outras informações essenciais que podem fazer toda a diferença na sua experiência.

  • Língua oficial: A língua oficial da Croácia é o croata, mas felizmente, a maioria dos habitantes fala inglês fluentemente, então você não terá grandes problemas para se comunicar.
  • Moeda: Desde janeiro de 2023 a moeda oficial croata é o Euro, que possui a sigla EUR. Essa é uma moeda fortíssima. Por isso, recomendamos acompanhar a cotação para não acabar tendo um prejuízo muito grande na hora de trocar seus reais.

#DicaDaGaia: Recomendamos viajar com um cartão de débito internacional, como o Wise. Ele pode ser utilizado em hotéis e restaurantes. Contudo, é interessante levar euros em espécie para qualquer eventualidade no destino.

  • Visto: Assim como em outros países da União Europeia, você não precisa de visto para entrar na Croácia. É possível permanecer no país por até 90 dias sem necessidade de visto para viagens de turismo ou comerciais.
  • Seguro viagem: Em 2023, a Croácia entrou no Espaço Schengen. Em virtude disso, o seguro viagem passou a ser obrigatório. Para entrar no país você deve possuir uma apólice com cobertura mínima de EUR 30.000. Para encontrar o seguro certo para seu perfil, você pode usar a mesma plataforma de comparação de seguros que a gente utiliza. Ela é bem fácil de mexer e possui ótimos preços.
  • Saúde: o sistema de saúde croata é bem amplo, mas não é totalmente gratuito como o SUS aqui no Brasil. Ele é acessível apenas a residentes, enquanto turistas devem arcar com todos os possíveis custos médicos. Por isso é tão importante contratar um seguro viagem para a Croácia. Imagine só os custos de um hospital em Euros!
  • Eletricidade: assim como na maior parte da Europa, a voltagem na Croácia é 220v. Já as tomadas podem ser do tipo C ou F. Lembre-se de levar um adaptador na sua mala para conectar seus aparelhos por lá.

Turismo na Croácia

O turismo na Croácia atrai mais de 20 milhões de visitantes anualmente por conta de suas praias deslumbrantes, águas cristalinas e ricas heranças culturais.

A costa do Adriático é pontilhada por mais de mil ilhas, cada uma com sua própria beleza e charme, como Hvar e Brač. As cidades de Dubrovnik e Split são joias históricas, oferecendo arquitetura medieval e uma rica cena gastronômica.

Além do litoral, a Croácia possui parques nacionais impressionantes, como Plitvice e Krka, conhecidos por suas cachoeiras e trilhas. O turismo de aventura também é popular, com oportunidades para caminhadas, ciclismo e esportes aquáticos, garantindo experiências inesquecíveis para todos os tipos de viajantes.

Ao todo, existem 10 regiões turísticas no país. Vamos te apresentar agora aquelas que são mais procuradas pelos brasileiros:

Lika – Karlovac

Primeiramente, a província de Lika e Karlovac é o que podemos chamar de coração aventureiro da Croácia. Essa região oferece inúmeras paisagens inspiradoras, florestas incríveis, rios sinuosos e cachoeiras que beiram a perfeição. Certamente, um convite e tanto para explorar ao ar livre.

Essa província foi bastante abençoada pela mãe natureza. De um lado, o litoral cênico, com praias e ilhas de uma beleza sem igual. Do outro, imponentes montanhas que são o paraíso para os amantes de trekking. Ah! E não podemos esquecer do deslumbrante Parque Nacional dos Lagos de Plitvice com suas águas azul-turquesa cintilantes.

A região é perfeita para uma roadtrip, pois as estradas que cortam Lika – Karlovac estão entre as mais bonitas do país. Com cenários tão diversos, essa província vai proporcionar momentos inesquecíveis de beleza e cultura.

Eslavônia

Localizada ao leste do país, a Eslavônia é composta pela Bacia da Panônia, onde desaguam 3 rios importantes: o Danúbio, o Drava e o Sava. Ela é famosa por sua rica herança cultural e por sua cena folclórica. Isso é fruto da ocupação de diferentes povos na região: romanos, otomanos, entre outros.

Essa região é também interessantíssima para quem gosta de enoturismo, já que possui tradição vitivinícola desde os tempos da ocupação romana. Isso nos leva a falar também sobre a culinária regional, que inclui torresmos de porco, bacon seco, salsicha kulen e alguns ensopados cozidos lentamente.

Vale saber que essa província não se resume a bucólicas paisagens rurais. As inúmeras construções góticas da região, bem como os palácios, são um belo vestígio do passado da Eslavônia.

Croácia Central

A região central do país está repleta de  terras altas montanhosas que agradam muito aos turistas. É aqui que fica Zagreb, a capital da Croácia. Além de paisagens belíssimas que mais parecem terem sido pintadas a mão, as fontes termais são destaque na Croácia Central. Elas são usadas há muito tempo por conta das suas propriedades curativas.

Você sabia que a Croácia Central possui a maior concentração de castelos do mundo? Dentre eles, o castelo de Trakošćan e o castelo Veliki Tabor mais parecem ter saído de um conto de fadas. Com tanta beleza, não deixe de selecionar alguns castelos para visitar em sua viagem.

Saindo de Zagreb, dois parques naturais na região são o paraíso para alpinistas aventureiros. Aproveite os mais de 350 quilômetros de trilhas para se conectar com a natureza da Croácia Central.

Dalmatia – Dubrovnik

Em seguida, a região da Dalmatia é a maior da Croácia, tanto que ela é subdividida em 4 partes. A parte que chamamos de Dubrovnik fica na pontinha do país e é uma das queridinhas entre os turistas brasileiros.

Por aqui, você encontra construções históricas da Idade Média, um litoral belíssimo e vinícolas incríveis. Essa é também a terra do herói grego Odisseu e do famoso explorador Marco Polo, além de ter sido cenário para a renomada série Game of Thrones. Já deu para perceber que a cultura de Dubrovnik é farta, né?

As belezas dessa província não se limitam à terra firme. A poucos minutos de barco, as ilhas próximas oferecem um verdadeiro refúgio para uma escapada. Entre as mais famosas estão as ilhas de Lokrum, Lopud e Šipan.

Sem dúvida, a união da natureza com a história deu muito certo em Dalmatia. Vale a pena tirar uns dias para explorar a região da Croácia.

Quando viajar para a Croácia?

São tantas regiões incríveis para se conhecer que você pode até ficar na dúvida sobre a melhor época para desbravar a Croácia. Tendo em vista os muitos destinos no litoral, preferimos viajar em meses mais quentes. Contudo, isso significa ir na alta temporada.

A seguir nós traçamos um panorama do clima no país nas principais estações do ano. Assim, será mais fácil escolher uma época para conhecer as terras croatas.

Verão na Croácia

Sem dúvida, essa é uma época disputadíssima pelos turistas. O calor é ameno, com temperaturas que variam entre 18 e 30°C. Ou seja, é o clima perfeito para curtir praias sem morrer de calor. Outra vantagem é que entre junho e setembro os dias são mais longos.

Os meses mais quentes do ano são perfeitos para visitar algumas das inúmeras praias salpicadas pelo litoral croata, ir a festivais de verão ao ar livre e partir para aventuras em meio a natureza. Certamente, você vai experimentar o melhor que a Croácia tem a oferecer.

Para aproveitar ao máximo o verão croata, esses são alguns destinos que não podem ficar de fora do seu radar:

  • Dubrovnik
  • Plitvice Lakes National Park
  • Split
  • Zagreb
  • Zadar
  • Pula

Inverno na Croácia

Por sua vez, o inverno croata pode ser bem diferente entre o litoral e o interior do país. Enquanto as temperaturas variam de 5 a 10°C na região costeira, elas também podem oscilar entre -1 a 30°C na região continental e -5 a 0°C na região montanhosa. Isso permite com que o país apresente diferentes cenários em uma mesma estação.

Na parte continental do país, a neve transforma a Croácia em um paraíso invernal. Pistas de trenó embalam a diversão de turistas e moradores. Aproveite um copo de vinho quente para driblar as baixas temperaturas. Além disso, os Mercados de Natal e as comidas tradicionais dão um charme a mais a essa estação.

Agora, aproveite esses destinos na Croácia se a sua viagem for durante o inverno:

  • Zagreb
  • Dubrovnik
  • Platak
  • Opatija
  • Rijeka

Principais cidades para conhecer na Croácia

Algumas cidades não podem ficar de fora do seu roteiro pela Croácia. Então vamos apresentá-las a seguir, junto com os artigos completos que já temos sobre cada uma delas no blog.

Dubrovnik

Dubrovnik, frequentemente chamada de “Pérola do Adriático”, é famosa por suas deslumbrantes muralhas medievais e um cenário pitoresco que combina o azul profundo do mar com antigas construções em pedra. A cidade foi fundada no século VII e sua rica história é visível em sua arquitetura e cultura.

As muralhas de Dubrovnik, datadas dos séculos XIII a XVI, são um dos seus atrativos mais marcantes. Elas cercam a cidade antiga e oferecem vistas panorâmicas do Mar Adriático.

Outro local imperdível é o centro histórico de Dubrovnik, que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. A Rua Stradun é um ótimo ponto de partida para seu passeio. Ela é a principal via da cidade velha e é repleta de vida social, cultural e comercial.

É interessante saber que a cidade ganhou ainda mais notoriedade como cenário da série “Game of Thrones”. Os locais transformaram-se nas fictícias King’s Landing e Qarth, atraindo fãs da série. Esse apelo trouxe uma nova onda de turismo para a cidade, consolidando-a como um destino imperdível.

E como já era de se esperar, a melhor região para se hospedar em Dubrovnik é justamente a cidade amuralhada. Mas seu objetivo é economizar, considere ficar fora da área medieval.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Dubrovnik:

Ilha Hvar

Localizada no Mar Adriático, a Ilha Hvar  (pronuncia-se “Avár”) em nada deixa a desejar para Ibiza, Mykonos e outros destinos badalados do verão europeu. Bares, festas e uma atmosfera de muita curtição fazem com que essa ilha croata chegue ao mesmo patamar.

Ela é uma das mais de 1.200 ilhas da Croácia e é tida como a mais ensolarada da Europa. Se você gosta de praias paradisíacas, esse é um destino que certamente vai te surpreender!

Com um inverno menos rigoroso e um verão sensacional, a Ilha Hvar atrai turistas o ano todo, mas é no verão que ela mostra sua face mais animada. Dentre as atrações da ilha, as praias merecem destaque. Você vai encontrar desde aquelas com boa infraestrutura até as mais isoladas. Mekićevica, Žukova e Pokonji Dol são algumas das nossas favoritas.

É recomendável planejar uma estadia de pelo menos três dias se você deseja explorar a ilha de forma completa. A razão para isso é que há uma vasta quantidade de passeios, praias e locais históricos para conhecer. Além disso, você certamente não vai querer deixar passar a oportunidade de relaxar neste cenário deslumbrante!

Vale saber que a rede hoteleira de Hvar não é muito vasta. A maioria dos hotéis são luxuosos e caros. Por isso, nossa sugestão é que você busque uma casa de temporada.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Lagos e a Ilha Hvar:

Split

No coração da Dalmácia, Split é um destino central dentro da Croácia. Essa moderna metrópole costeira está cercada de história através de seus muros centenários. Podemos dizer que você corre um sério risco de se apaixonar à primeira vista por este destino surpreendente.

Split é uma cidade vibrante e além das atrações históricas, cafés animados e praias cênicas dão o tom do local. Das ruínas antigas do Palácio de Diocleciano até os badalados cafés e restaurantes da cidade, Split é surpreendente e não pode ficar de fora do seu roteiro pela Croácia.

Dada sua posição central, você pode escolher Split como sua cidade base. A partir daqui saem barcos para  Hvar , Brac , Vis e Solta. Além disso, você pode explorar as ruínas romanas de Salona e o Parque Nacional de Plitvice. Ah! E não podemos esquecer que a culinária local é maravilhosa!

Para quem busca onde ficar em Split, saiba que existem muitas opções de hospedagens para atender às suas necessidades. Para todos os gostos e bolsos.

Zagreb

Dentre os destinos turísticos da Croácia, Zagreb é uma cidade que divide opiniões. Será que vale a pena dedicar uns diazinhos a esse destino? O que podemos dizer é que Zagreb, muitas vezes subestimada, possui toda a sofisticação de uma cidade grande, com um toque de cidade do interior.

Atemporal e elegante são duas características bem marcantes sobre Zagreb. A capital da Croácia é uma cidade que vai te atrair lentamente e quando menos perceber já estará encantado.

Da mesma forma que outras capitais europeias, Zagreb apresenta muitos museus, arquitetura cativante e uma variedade de atividades ao ar livre. Tudo isso com um povo sempre muito simpático – o que, convenhamos, não se encontra com facilidade em outros destinos na Europa.

A saber: Zagreb oferece boas opções de hospedagem. No geral, os turistas preferem ficar na região chamada de Cidade Alta. Ela fica próximo aos principais atrativos turísticos e tem fartas opções de bares e restaurantes.

Zadar

Por fim, Zadar é a cidade mais velha da Croácia e também muitas vezes deixada de lado por conta de outros destinos mais badalados como Split e Dubrovnik. Entretanto, vale a pena conhecer essa cidade de passado centenário e presente animado.

Dentre os principais atrativos históricos da cidade, temos o Fórum Romano, a Igreja de São Donato, o Portão da Terra e a Praça dos Cinco Poços. Esses e outros pontos revelam a grande miscelânea cultural presente na cidade.

Saindo da área urbana de Zadar, um lugar imperdível para visitar é o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice e sua paisagem belíssima de lagos em terraços, cachoeiras em camadas e cascatas deslumbrantes. Outra opção é o Parque Nacional Paklenica, uma Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO.

Clique para conferir a lista com todas as áreas protegidas na Croácia.

E é claro que se estamos falando de uma cidade costeira, as praias também merecem destaque em Zadar. O Parque Nacional Kornati, uma reserva marinha desabitada ao sul de Zadar certamente vai te surprender

Pronto para fazer turismo na Croácia?

Definitivamente, a Croácia tem tudo para te cativar. E com as nossas dicas você vai montar um roteiro incrível pelo país.

Aproveite para ler
Mala de Aventuras
Rolar para cima