Nos últimos anos, viagens e redes sociais parecem ter se tornado inseparáveis, especialmente com as fotos no Instagram se tornando quase obrigatórias. No entanto, é possível — e muitas vezes extremamente gratificante — desfrutar de suas aventuras sem a constante presença de um celular.

O conceito de “detox” ganhou popularidade inicialmente no campo da nutrição, referindo-se à desintoxicação do corpo de substâncias nocivas. No cenário atual, o detox digital assume um significado mais subjetivo, simbolizando a renúncia a comportamentos que nos prejudicam, como o uso excessivo de dispositivos eletrônicos.

Viajar é uma oportunidade única de exploração e autoconhecimento. Adotar um detox digital durante suas aventuras pode enriquecer suas experiências, tornando-as mais memoráveis e significativas. Que tal tentar na sua próxima viagem?

Nesse texto nós vamos abordar 6 dicas de viagem para que você possa aproveitar mais o mundo real ao mesmo tempo em que inicia mudanças que aplicará no cotidiano. A ideia aqui é reduzir ao máximo o uso das tecnologias! Vamos lá?

Praias em Caraíva, Praia do Satú - Foto@nandahudson
Momentos imperdíveis em viagens! Foto: @nandahudson

1. Utilize câmeras digitais ou analógicas no lugar dos celulares

Um artigo publicado pela ExpressVPN traz o dado de que, para 61% das pessoas, o smartphone é o dispositivo eletrônico mais difícil de abandonar. As razões são múltiplas, mas uma delas tem relação próxima com as viagens: as fotografias! É natural querer tirar fotos com celulares durante uma viagem.

A solução? Utilizar câmeras digitais ou analógicas! A ideia não é que você deixe de registrar momentos especiais, mas que não se distraia com o restante do que os smartphones oferecem. Nesse sentido, aqueles aparelhos que cumprem apenas uma função podem ser alternativas pra lá de recomendadas.

2. Conheça os melhores destinos onde não há conexão com internet

Em um mundo hiperconectado, onde o acesso à informação está a um clique de distância, muitos de nós nos vemos presos a telas, mesmo durante viagens. Para quem está precisando de um detox digital, uma solução eficaz é escolher destinos onde a conexão à internet é limitada ou inexistente. Isso não só elimina a tentação de trabalhar ou verificar redes sociais constantemente, mas também permite uma imersão total na experiência de viagem.

Destinos sem conexão oferecem a oportunidade perfeita para relaxar e se reconectar consigo mesmo e com o ambiente ao seu redor. Por exemplo, a região de Taman Negara, na Malásia, é uma vasta floresta tropical onde a natureza impera e o sinal de celular é praticamente inexistente.

Nas montanhas do Himalaya, em Ladakh, Índia, a beleza dos picos e a simplicidade da vida local proporcionam um refúgio perfeito longe das notificações digitais. Outro exemplo é o Deserto do Atacama, no Chile, onde vastas paisagens áridas oferecem um escape sereno e silencioso.

E se você quiser exemplos no Brasil, que tal acampar em praias desertas, como a Praia do Aventureiro, na Ilha Grande ou Martins de Sá, em Paraty?

Escolher destinos assim garante não apenas um descanso da tecnologia, mas uma chance de redescobrir o mundo ao nosso redor.

praia do aventureiro
A lindíssima Praia do Aventureiro e o seu coqueiro deitado, cartão postal da praia! Foto: @brenomadeira

3. Limite o uso dos dispositivos ao hotel e espaços de hospedagem

Um dos elementos mais importantes para se considerar durante uma viagem é a hospedagem. Isso vale tanto para destinos nacionais quanto para aqueles de caráter internacional, o que tem relação com o outro ponto desse texto, que é o detox digital. Por que não limitar o tempo que passa nas telas?

Uma ideia interessante é se restringir a mexer nos dispositivos eletrônicos apenas quando estiver no quarto de hotel ou outro tipo de hospedagem. A ideia não é abandonar completamente tudo o que é tecnológico, pelo contrário; o objetivo é equilibrar o uso e garantir experiências mais completas.

4. Viva o momento

Você sabe o que significa a sigla “FOMO”? Basicamente, ela se traduz como “medo de ficar de fora” (do inglês “fear of missing out”) e é um receio irracional de perder oportunidades e notícias. De acordo com o estudo explorado até aqui, 40% da Geração Z aponta o FOMO como um desafio.

Durante as viagens, esse medo pode realmente atrapalhar, mantendo você mais conectado ao mundo online do que ao destino em si. Para superar o FOMO e mergulhar de cabeça nas suas aventuras, tente adotar algumas estratégias mais leves.

Primeiro, considere a ideia de desconectar-se para realmente conectar-se ao ambiente ao seu redor. Imagine a liberdade de explorar uma cidade histórica ou uma praia paradisíaca sem se preocupar com notificações. Invista tempo em criar memórias, não apenas stories, absorvendo cada momento em vez de se focar na próxima postagem.

Tente um detox digital escolhendo um dia para ficar completamente offline, usando esse tempo para atividades como explorar mercados locais, fazer trilhas ou simplesmente se perder em uma cidade desconhecida. Ao abrir mão do medo de perder algo online, você descobre oportunidades para viver experiências autênticas e enriquecedoras.

5. Fique em contato com a natureza

Existe melhor maneira de abandonar as telas e fazer um detox digital do que entrar em contato com a natureza? Destinos turísticos com esse foco são numerosos, tanto no Brasil quanto fora daqui. Só no país, podemos citar exemplos como a Chapada dos Veadeiros, Pantanal, Jalapão e Foz do Iguaçu.

Esse tipo de experiência não somente proporcionará o detox digital, como também fará bem à saúde psicológica, que é outra das razões apontadas por quem busca se desvencilhar das telas. Ou seja: ao mesmo tempo em que está cumprindo um objetivo primário, também obterá benefícios secundários!

cachoeiras-em-petropolis
Explorar cachoeiras junto com amigas é uma experiência incrível! Foto: @maladeaventuras

6. Aproveite as viagens para fazer desafios de desintoxicação digital

Fechando a lista de dicas inovadoras para viajar, temos algo que muitos ainda não conhecem: os desafios de desintoxicação digital!

Este conceito está ganhando força dentro do movimento de minimalismo digital, onde 22% dos praticantes limitam os espaços onde usam dispositivos eletrônicos, e 11% participam ativamente de desafios para reduzir o tempo de uso.

Mas o que exatamente é um desafio de desintoxicação digital? É simples: trata-se de um compromisso — individual ou em grupo — de ficar longe de dispositivos eletrônicos por um período de tempo determinado. E se alguém ceder à tentação e acessar antes do tempo combinado, perde o desafio!

camping-barraca
Que tal acampar para se conectar ainda mais com a natureza e ficar offline? Foto: @maladeaventuras

O interessante é que uma viagem pode ser o momento perfeito para embarcar nessa experiência. Afinal, quando se está imerso em novas paisagens e culturas, a vontade de explorar e descansar pode naturalmente substituir a necessidade de estar sempre conectado.

Imagine-se nas praias deslumbrantes de Bora Bora ou nas montanhas tranquilas dos Alpes, onde a conexão com a natureza é muito mais gratificante do que qualquer notificação digital. Além de reduzir o estresse causado pelo excesso de informação, participar de um desafio assim pode enriquecer sua viagem, tornando as experiências muito mais autênticas e memoráveis. Então, por que não tentar na sua próxima aventura?

Aproveite para ler também:

Guia para Nômades Digitais: equilibrando viagens e trabalho remoto

O que levar para acampar: guia completo para não passar perrengue

Melhor bolsa para viajar de avião: selecionamos 10 modelos para você escolher


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *