Cartão Postal da Chapada Diamantina, a Cachoeira da Fumaça é uma maravilha da natureza. Ela despenca de mais de 300m de altura e suas águas dançam no ar até tocar o solo. Já está sonhando com esse destino? Confira aqui todas as dicas para você planejar sua visita. Saiba onde fica, como chegar, o que levar, contatos de guia e dificuldade da trilha.

Com seus 340 metros de altura, ela é a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para a Cachoeira do El Dorado, no Amazonas. Seu nome se dá por causa da água que se perde no ar, como se fosse fumaça.  Entretanto, dependendo da estação, ela pode estar completamente seca.

cachoeira da fumaça chapada dimanatinaFoto via Blog Viajadora.

Para vê-la do alto, é necessário enfrentar uma trilha de 6km dividida em dois trechos distintos: cerca de 1h de subida íngreme para chegar até os altiplanos chamados Gerais da Fumaça, e depois mais 1h de caminhada leve para chegar até o topo da queda da cachoeira.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Confira aqui o passo a passo para planejar sua viagem para a Chapada Diamantina.

Na época das chuvas, o espetáculo é incrível. Mesmo se estiver com clima seco, como foi o nosso caso, vale a pena ir para prestigiar a vista incrível do vale lá de cima.

Como vocês podem ver na foto de capa do post, a Cachoeira da Fumaça estava completamente seca, sem nenhuma gotinha. Isso se deu depois de um período de secas prolongado, inclusive com queimadas. Ainda assim, isso não comprometeu o passeio. Queimada 2015 Chapada Diamantina

Dica: evite ir na alta temporada e feriados, pois o movimento é grande e chega a ter fila para tirar foto na pedra suspensa. (A gente enfrentou uma pequena fila e éramos apenas 2 grupos lá em cima. Por causa da falta de água o movimento é menor.)

Dica 2: Chegue no primeiro horário (abre às 8h) para não enfrentar muito movimento e um calor excessivo.

Dica 3: Assine o livro de visitas que encontra-se na sede da ACV-VC (Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão) logo na entrada da trilha. Eles fazem um controle dos visitantes e podem saber se alguém se perdeu ou teve algum problema no caminho.

Dica 4: Ao chegar lá no topo, vá com cuidado até a beirinha na primeira vez. Vá deitado e aos pouquinhos. Dê uma espiada lá em baixo e respire fundo pois provavelmente vai te dar um pouquinho de vertigem. (Olha a minha cara de assustada na foto aqui embaixo.) Dê a vez para outra pessoa tirar a foto e depois volte com calam para se aventurar mais na beirada.

7-05-DSCN2622Cachoeira da Fumaça Chapada DiamantinaCachoeira da Fumaça Chapada Diamantina GoPro

Para fechar o dia de passeio, o Riachinho é uma ótima opção para ser combinada com a Cachoeira da Fumaça. A trilha é rapidinha e tem acesso pela estrada de terra para o Capão.

Depois de uma longa caminhada, nada como ser recompensado por um mergulho refrescante!

Informações úteis

Onde fica

A Cachoeira da Fumaça se localiza no Vale do Capão, no município de Palmeiras. Para chegar lá, saindo de Lençóis, e necessário pegar a BR242, entrar na BA849 e depois seguir pela estrada de terra que leva até o Vale do Capão. A entrada para a trilha fica logo antes de chegar na vila. Há placas indicativas e local para estacionar o carro.

Horário de visitação

Das 8h às 17h. A ACV-VC abre às 8h da manhã, apesar da trilha é aberta. Lembre-se de iniciar a subida até às 13h, pois depois desse horário não é permitido (para dar tempo de ir e voltar).

Nível de dificuldade

Médio. São cerca de 2h de trilha até chegar ao topo. (Durante a trilha, aprecie o entorno. Há diversas espécies de flores lindas, e o chão possui cores e formas muito interessantes!)DCIM107GOPRO

Guias

A trilha é bem demarcada, mas há algumas bifurcações que podem gerar confusão no caminho. Portanto o ideal é contratar um guia. Se você for em alta temporada, lembre-se de entrar em contato com um guia com antecedência para não correr o risco de não ter disponibilidade. Mas na sede da ACV-VC é possível encontrar guias na hora.

Bicho de Serra (Vale do Capão)
Website
Tel: 75 3344-1156

Associação de Condutores de Visitantes (Vale do Capão)
Tel: 75 3344-1087

O que levar

Vá com tênis confortáveis.
Leve bastante água.
Proteja-se do sol: protetor solar e boné.
Leve um lanchinho saudável para repor as energias: sanduiches e frutas são uma ótima opção.
Sua GoPro para documentar tudo!

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

3 respostas

  1. Vocês respondem posts antigos? haha Então, vou tentar:

    1. essa primeira foto é onde deveria tá correndo a água ou é alguma caverna por lá? :O

    2. Vocês passaram a virada na Chapada? Tem algo falando sobre isso aqui no blog?

    1. Oi Thiago!

      Sim, deveria ter água, mas estava completamente seca! Deve ser ainda mais linda com água.

      Passamos o ano novo no Vale do Capão. Havia palco e música na praça principal. Estava animado! Mas não fiz post sobre isso exatamente.

      Boa viagem! Aproveite a Chapada Diamantina!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *