Quer viajar mas não faz ideia de como tirar esse sonho do papel? Neste post vamos compartilhar nossos segredos para você juntar dinheiro para viajar! Tudo que você deseja pode se realizar, basta um pouco de esforço e de planejamento. Confira nossa lista e fique mais próximo de fazer a viagem que sempre quis.

Dicas para ajudar a juntar dinheiro para viajar

Todas essas dicas estão baseadas na minha experiência pessoal e me ajudam desde 2008, quando realizei a minha primeira viagem internacional ao Canadá. Na época, eu tinha 17 anos e era louca para conhecer o mundo, mas não tinha dinheiro para isso. Decidi fazer docinhos para vender na escola e depois de 1 ano poupando tudo que podia, juntei a quantia necessária para ir!

Não comer na rua, optar por programas gratuitos, fazer uma planilha de gastos são apenas algumas das ferramentas que vão te ajudar a viajar! Confira agora essa lista com as melhores dicas para você juntar dinheiro para viajar!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

#1 Vamos juntar dinheiro para viajar?! Então tenha uma meta!

Você só consegue planejar a sua vida financeira se de fato estabelecer uma meta. E se você ainda não sabe para onde quer viajar, o primeiro passo é escolher o seu destino. A partir disso, fica muito mais fácil definir quanto a viagem pode te custar e saber exatamente quanto economizar mensalmente. Decida também por quantos dias você pretende viajar e, assim, você terá uma ideia de quanto terá que desembolsar.

Com um valor específico em mente, você passa a ter uma meta de quanto precisa alcançar e, assim, poderá pagar todos os custos da sua viagem à vista (e às vezes até conseguir uns descontinhos). Mas como descobrir quanto custa uma viagem para a Califórnia ou para seu destino dos sonhos? Pesquisar em blogs sempre ajuda muito! Temos alguns posts desse tipo aqui no Mala de Aventuras. Além disso, o site Quanto Custa Viajar é uma ótima ferramenta de busca!

Veja também: Quanto custa uma viagem para Cape Town

#2 Faça uma planilha de gastos

Você só tem como economizar se sabe exatamente quanto ganha e quanto gasta todos os meses. Por isso, pegue o papel e a caneta e anote todos os seus custos fixos e os custos variáveis. Coloque nos custos fixos todas aquelas coisas sem as quais você não vive, como por exemplo, os gastos com transporte, ou até mesmo a ida ao salão de beleza.  Após visualizar todos os seus gastos, você conseguirá saber exatamente quais são os pontos que podem ser melhorados de modo que sua vida financeira fique sempre no verde, fazendo sobrar dinheiro para a sua viagem. 

Se você está preocupado que irá perder muito tempo fazendo essas anotações, não se preocupe, pois a tecnologia está do nosso lado. Um app muito legal é o Monefy, que ajuda a fazer esse controle financeiro de um jeito bem fácil. No botão verde você acrescenta os valores recebidos e no botão vermelho os valores gastos.

O Monefy está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Se você é do tipo que prefere organizar sua vida fianceira no papel, então uma ótima sugestão é essa agenda de finanças pessoais da Kakebo, que além de facilitar sua organização ainda tem umas ótimas dicas para economizar. Outra opção bem legal e um pouco mais em conta é esse planner da Tilibra, que também vai facilitar muito a sua vida.

Veja também: 20 aplicativos de viagem que a gente usa e recomenda

#3 Guarde todos os dias

Mesmo que você tenha escolhido uma poupança para depositar o dinheiro que irá usar na viagem, você pode escolher fazer com que a grana extra sobre todos os dias. Sabe aquele brigadeiro depois do almoço? Você não precisa dele! E se você gasta 2 reais com brigadeiro 3 vezes na semana, juntar esse dinheiro pode fazer uma grande diferença ao final de 6 meses.

Repense mais os seus gastos. Sabe o Netflix que você paga todo mês? Que tal dividir com os amigos? Assim seu gasto será menor. Tem também a anuidade do cartão. Será que não vale a pena pesquisar uma opção que seja sem anuidade, ou até mesmo tentar negociar com o banco para conseguir um descontinho? Há cartões de crédito gratuitos, como o NuBank.

Veja também: Quanto custa uma viagem para Vancouver?

#4 Concentre seu dinheiro

Se você vai depositar suas economias na poupança, por exemplo, você deve se organizar para que em determinada data todos os meses o dinheiro seja depositado na conta. Assim, você terá toda a verba disponível para a sua viagem concentrado em um só local. Fica muito mais fácil administrar o uso desse dinheiro durante a compra das passagens, reserva de hotel e uso na própria viagem.

Se você resolver ter um cofrinho em casa para guardar os pequenos trocos do dia a dia, também vale a pena depositar o dinheiro do cofrinho uma vez ao mês. Isso é ótimo para você ter certeza e controle dos valores que conseguiu economizar naquele período.

Se te falta uma inspiração para guardar suas moedinhas, você pode comprar um quadro de cofre, desses que o fundo é com um mapa. Além de ser um item de decoração bem legal, ele ainda vai ser útil.

como juntar dinheiro para viajar guarde suas moedas em um pote de vidro
Juntar dinheiro para viajar: Que tal guardar as moedinhas todas em um só lugar?

Além disso, se você pretende guardar seu dinheiro em uma conta poupança, o rendimento só vai valer a pena se o seu dinheiro estiver reunido em uma única conta. Afinal é uma porcentagem que rende em cima daquele valor.

Veja também: Como utilizar o Pinterest para planejar a sua próxima viagem

#5 Garanta uma renda extra que pode ajudar a juntar dinheiro para viajar

Se você tem um tempo livre e costuma usar para sair e se divertir causando gastos, você pode aproveitar esse momento para ganhar dinheiro com um hobby que irá te ajudar nos planos da viagem. Passear com cachorros, traduzir ou redigir textos, fazer docinhos, qualquer talento que você possa usar para ganhar uma renda extra é um aliado da sua viagem.

Existem vários sites onde você pode negociar seu tempo extra e conquistar aquela verba que está faltando para a realização da sua viagem. Um deles é o Workana. O legal é que após a viagem você poderá continuar trabalhando com pequenos jobs para se planejar para novos destinos ou outras metas.

Uma outra forma de garantir uma renda extra é pesquisando e aprendendo sobre como fazer investimentos. Claro, que isso não irá te render dinheiro tão rápido, mas é ótimo para realizar seus planos de viagem a longo prazo.

#6 Foque no objetivo

Se você quer fazer uma viagem incrível e com muitos dias de duração, você precisa manter o foco nesse desejo para que não se sinta tentado a gastar com futilidades. Por isso, ocupe-se em planejar sua viagem e mantenha o foco da sua vida financeira em custear esse seu sonho.

portal da chapada
Juntar dinheiro para viajar – Mantenha a mente focada no seu destino dos sonhos

Se no meio do seu planejamento você começar a pensar em outros objetivos, você pode acabar gastando o dinheiro e se arrepender depois. Tenha muita força de vontade. Nós sabemos que não é fácil mas você vai se sentir realizado ao perceber do que é capaz.

#7 Evite gastos desnecessários

Será que você precisa de mais um par de sapatos? Tem certeza que você precisa assinar aquele streaming que não está mais usando? Esses gastos são desnecessários e fazem com que uma boa fatia do seu salário seja desperdiçada sem que você perceba. Quando falamos gastos desnecessários, isso inclui até aquela academia que você paga e nunca vai! rs.

#8 Aposte em programas gratuitos

Se o final de semana chega e você fica entediado por não poder gastar dinheiro, isso pode se tornar um problema. Acontece que economizar não precisa ser um sofrimento e você pode se divertir muito fazendo passeios gratuitos como fazer um picnic no parque do bairro com seus amigos, uma sessão de filmes em casa ou passar o dia na praia.

Essas formas de se divertir ajudam você a evitar a monotonia e ainda assim gastar muito pouco enquanto planeja e economiza para sua viagem, sem deixar de reunir a sua galera e ter bons momentos.

Uma dica legal é contar com a ajuda dos seus amigos. Fale para eles que está juntando dinheiro e que não poderá fazer certos programas por um período. Aposto que eles vão te apoiar ao invés de ficar te chamando para passeios caros todo final de semana.

Veja também: 10 dicas imperdíveis para viajar o mundo de graça

#9 Quer juntar dinheiro para viajar?! Evite comer fora

Parece pouco mas no final do mês é que a gente vê o tanto de dinheiro que se gasta comendo fora. Muitas vezes aquele lanchinho, uma sobremesa e o almoço de todo dia pode pesar no seu orçamento. Cortar esses gastos vai fazer uma diferença e tanta.

Você pode se perguntar? Ah! Mas eu passo o dia todo fora… Preciso comer na rua. Nossa sugestão é fazer marmitinhas, levar uns lanches de casa, sanduíches, etc. Isso toma um pouco mais de tempo mas nada que não possa ser resolvido com um bom planejamento. Afinal, planejamento é o ponto principal quando o assunto é juntar dinheiro.

Tire um dia da semana e prepare várias marmitas, e aí é só levar a de cada dia. Se precisar de inspiração é só dar umas olhada nessas 5 ideias para um cardápio semanal.

#Dica bônus: Faça gastos de forma inteligente

Se você ainda não conhece os programas de fidelidade então está dando mole! Com eles você consegue fazer compras e acumular pontos que podem ser usados para trocar por passagens aéreas. Claro que o ideal é você economizar mas tem muitos gastos que são necessários e nessas horas acumular uns pontinhos pode ser uma boa.

Dê uma olhada nas lojas parceiras. Ás vezes você consegue acumular comprando aquele livro que você precisa, ou mesmo com os itens da viagem, como uma mala nova, por exemplo. Alguns dos principais programas de fidelidade são a Multiplus, Dotz e Livelo.

Outra ótima dica é acompanhar as promoções de passagens aéreas. Nós já encontramos passagens para o Egito por um terço do preço normal e para a Europa com 50% de desconto, incrível, né? Então fica ligado no site do Melhores Destinos e no Passagens Imperdíveis, pois eles sempre divulgam essas mega promoções que são ótimas.


Agora que você conhece todas essas estratégias de juntar dinheiro para viajar, certamente você poderá usá-las a seu favor para realizar a viagem dos seus sonhos. Basta que você planeje sua vida financeira. Então, comece hoje mesmo a economizar e viaje muito mais!


Bora juntar dinheiro para viajar? Você pode gostar de ver também:

Os melhores destinos para viajar em 2019

Volta ao mundo: como comprar a sua passagem



 

  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Publicidade
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *