Está em busca de formas de ganhar notoriedade no Pinterest? Além de Pins visualmente irresistíveis, é importante prestar atenção na descrição do seu perfil, pastas e Pins. E para te ajudar nessa jornada, vamos compartilhar aqui as melhores dicas de SEO para Pinterest.

Talvez você esteja meio apavorado com a ideia de ter que se aprofundar no SEO para obter melhores resultados no Pinterest. Mas não se preocupe, você não encontrará nenhum técnico falando aqui, apenas dicas para ajudar você a melhorar a distribuição do seu conteúdo na plataforma.

De fato, é possível que ALGUÉM (eu) tenha passado muitas horas consumindo conteúdo diretamente da fonte (através do blog de engenharia do Pinterest) para extrair e testar as melhores técnicas de SEO para Pinterest.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Ou seja, você vai encontrar aqui um conteúdo mastigadinho e super fácil de assimilar sobre o assunto. E se ficar alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente =)


Leia também:

Como usar o Pinterest: 10 dicas imperdíveis para alavancar seu perfil na plataforma


O que é SEO

O Pinterest é um mecanismo visual de pesquisa e tem muito mais em comum com o Google do que com redes sociais, como o Instagram e o Facebook. 

Pois é aí que entra o SEO, um assunto que eu, particularmente, adoro. Se você não está familiarizado com o termo, SEO significa Search Engine Optimization – em português: otimização para mecanismos de busca. 

como usar o pinterest
Trabalhar bem o SEO no Pinterest é essencial para que a plataforma entregue o seu conteúdo para as pessoas certas.

SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas de otimização para sites e blogs que visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

O que é o SEO do Pinterest?

Como o Pinterest é uma plataforma de pesquisa e descoberta, otimizar seus Pins, perfil e conteúdo para o Pinterest é muito semelhante à otimização para o Google. E, assim como no Google, o aumento do tráfego depende de seu trabalho duro e pode não acontecer da noite para o dia, mas acontecerá.

Obs: vamos apresentar muitos dos fatores compartilhados publicamente no blog de engenharia do Pinterest, mas podem haver outros que não são compartilhados publicamente.

Mas pode ter certeza que se você seguir essas sugestões e sempre tentar ajudar o Pinterest a criar uma plataforma cheia de conteúdo atraente, inovador e de alta qualidade, você irá longe!

A importância das palavras-chave para o Pinterest

O SEO se baseia em palavras-chave. Logo, você precisa pensar como o usuário vai buscar por aquele conteúdo.

dicas de SEO para Pinterest
O se baseia em palavras-chave. Logo, você precisa pensar como o usuário vai buscar por aquele conteúdo.

E como encontrar a palavra-chave ideal para o seu Pin? A boa notícia é que você pode usar o próprio Pinterest para encontrá-la. 

Ex: se você fizer uma busca por viagem + europa, o Pinterest te apresentará uma série de sugestões de palavras relacionadas, como foto, inverno, casal, roteiro. Veja o exemplo abaixo!

Isso significa que as pessoas estão buscando por viagem para a europa em casal, roteiro de viagem para a europa, viagem para a europa no inverno… 

E você poderá usar essas informações para complementar todos os campos textuais do seu Pin: título, descrição, hashtags, e até o texto escrito na foto! 

Aqui vai um exemplo de um Pin recente que fizemos no Mala de Aventuras e teve ume excelente resultado! Note que usamos as palavras-chave a partir de uma busca para entender o que as pessoas estavam buscando sobre este assunto.

Isso vai ajudar o Pinterest a entender do que se trata aquele Pin, de forma que ele entregue para mais pessoas interessadas naquele assunto.

SEO para Pinterest: dicas para ganhar notoriedade na plataforma

Para início de conversa, você pode estar se perguntando: SEO para Pinterest é relevante? Claro que é e vamos mostrar abaixo o porquê e como você pode implementá-lo na criação do seu conteúdo para a plataforma.


Leia também:

Rich Pins: o que são e como usar os Pins avançados do Pinterest?


01. Encare o Pinterest como uma ferramenta de pesquisa

Como o Pinterest é um mecanismo visual de pesquisa e descoberta, ele tem muito mais em comum com o Google e outros mecanismos de busca do que com redes sociais, como o Instagram e o Facebook.

Portanto, se você deseja que as pessoas vejam o seu conteúdo no Pinterest e, consequentemente, gerem tráfego para o seu site, você precisa ajudar o Pinterest a distribuir seu conteúdo para os usuários interessados.

A plataforma está buscando ativamente sua ajuda para determinar onde mostrar seu conteúdo como resultado das pesquisas, no feed dos usuários e nos Pins relacionados (nas ferramentas “mais como este” e “mais ideias”). 

É aí que entra o SEO do Pinterest – e é aí que você pode fazer muito para melhorar o alcance do seu conteúdo.

rich pins computador
Se você é produtor(a) de conteúdo para o Pinterest, tenha em mente que a plataforma não é uma rede social.

Mas como o Pinterest faz a distribuição de seu conteúdo? Além de ser entregue para as pessoas que seguem você, o SEO no Pinterest é essencial para que você seja encontrado no mecanismo de pesquisa.

Quando você insere um novo Pin, ela é mostrada aos seus seguidores primeiro. A seguir, o Pinterest avalia o desempenho daquele Pin e vai mostrá-lo a outras pessoas por meio de pesquisas e Pins recomendados no feed.

Ou seja, é altamente importante que seu Pin seja atraente e relevante para seus seguidores. Assim, eles darão o sinal de que é um bom conteúdo que deve ser distribuído de forma mais ampla. Além disso, as práticas recomendadas de SEO universal vão garantir que ele seja relevante para outros usuários ​​que possam estar interessados.

Curioso para saber mais sobre o feed inteligente do Pinterest? Clique para conferir este artigo fornecido pela própria equipe da plataforma (conteúdo em inglês).

02. Deixe claro quem é você logo no seu nome e bio

O primeiro passo para que o SEO no Pinterest seja eficaz começa com o seu perfil. Torne-o pesquisável para os usuários da plataforma. Não importa se você é novo no Pinterest ou usa já é usuário antigo, aplique estas etapas abaixo ao seu perfil.

Primeiramente, verifique se sua conta é Business. Se você está na dúvida se sua conta é profissional ou não, confira nosso artigo com dicas para Pinterest do zero.

Em seguida, preencha seu nome de usuário e a descrição do seu perfil (bio) indicando claramente o nicho do seu site e a personalidade da sua marca. Certifique-se de que as palavras-chave cruciais para o seu público estejam lá em algum lugar.

seo para perfil no pinterest
Utilize as palavras-chave também no seu nome e na sua bio do Pinterest

Ex: se você tem um blog de culinária e publica principalmente receitas saudáveis, deixe isso claro no seu perfil (preferencialmente no título). Caso você trabalhe subnichos, como “sem glúten”, “sem lactose”, “low carb”, vale a pena inserir isso também na sua bio.

Sei que é um desafio incluir palavras-chave relevantes e ainda dar personalidade a uma descrição minúscula com caracteres limitados, mas você tem dois campos para trabalhar: o título + a bio. 

Portanto, se você declarar que é uma Loja de Decoração em seu título, não precisará necessariamente reiterá-lo também em sua bio. Neste campo, você poderá falar diretamente com seu público alvo. Seu foco é apresentar soluções para apartamentos pequenos? Ou decoração para casas de campo? Ou talvez ambientes minimalistas? Descreva melhor o que as pessoas irão encontrar em seu perfil.

Lembre-se que os usuários provavelmente vão apenas passar o olho pelo seu título e bio e você precisa chamar a atenção deles nestes poucos segundos disponíveis para eles te avaliarem. 

Em contrapartida, o algoritmo do Pinterest está procurando por palavras-chave. Então você tem que encontrar um equilíbrio entre ter as palavras-chave certas e não soar como um robô que fala apenas SEO. 

Ex 2: Por muito tempo usamos apenas “Mala de Aventuras” no nosso nome, mas depois percebemos que perfis de sucesso vão um pouco além e deixam sua proposta mais clara para que o público alvo encontre-os com mais facilidade. 

Desde então, incluímos em nosso perfil as palavras: Viagem + Fotografia + Marketing Digital, que são nossos três pilares de conteúdo. Atualizamos também nossa bio, deixando-a mais pessoal e mostrando o que as pessoas podem esperar do nosso perfil.

“Duas amigas, empreendedoras digitais e viajantes de carteirinha. Conseguimos transformar nosso hobby em trabalho full time e queremos ajudá-la a fazer o mesmo.”

03. Utilize a própria caixinha de buscas do Pinterest para descobrir a palavra-chave ideal para seus Pins

Para descobrir os tópicos certos para seus Pins e pastas, nossa dica é usar as sugestões de pesquisa oferecidas pelo Pinterest. Ela foi criada para ajudar os usuários a restringir o foco para encontrar resultados mais relevantes, mas é também uma excelente ferramenta para quem criada conteúdo para a plataforma.

Usando a consulta de pesquisa inicial como estímulo, o Pinterest sugere automaticamente outras opções de palavras-chave relacionadas. Elas são um bom indicador das consultas mais populares para cada tópico. A partir disso, você pode copiar e colar essas sugestões em um documento para utilizar as ideias na hora de preparar seu conteúdo.

Ex: Ao fazer uma busca por “viagem europa”, a ferramenta faz algumas sugestões de palavras relacionadas: dicas, outono, casal, inverno, roteiro, look, barata, mala… Isso significa que essas são as principais buscas relacionadas a este tema dentro do Pinterest. 

como buscar palavra chave no pinterest
Descubra as melhores opções de palavra-chave para o seu conteúdo dentro do Pinterest utilizando a própria plataforma.

E para uma busca mais completa, é interessante explorar os Pins dos seus concorrentes para entender como eles criaram conteúdo para as consultas específicas que você também pretende abordar.

04. Descrições bem feitas te ajudam a obter melhores resultados

Apesar de ser conhecida como plataforma de descoberta visual, o texto ainda ocupa papel importante dentro do Pinterest. Portanto, capriche na descrição dos seus Pins na hora de criá-los.

Lembre-se de usar a palavra-chave e não tenha medo de incluir muitos detalhes, pois isso ajudará o Pinterest a localizar e exibir suas imagens para pesquisas relevantes.

Uma ótima maneira de fazer isso é usar o espaço de descrição para adicionar informações à sua imagem, ao invés de apenas repetir o que diz por meio de texto. Diga ao seu público como aquele Pin será benéfico para ele.

Você tem até 500 caracteres para você usar e abusar, mas normalmente duas a três frases são suficientes para fornecer alguns bons detalhes.

05. Insira a palavra-chave na imagem de forma legível e clara

Uma vez que o Pinterest é uma ferramenta visual, é importante inserir palavras-chave na imagem para chamar a atenção do seu usuário. 

Além disso, o Pinterest usa uma tecnologia de “reconhecimento ótico de caracteres”. Ou seja, eles leem o texto nos seus Pins e analisam também os elementos disponíveis na imagem. Sim, isso é surpreendente!

como usar palavra chave no pinterest
Utilize a palavra-chave, não só no descritivo do seu Pin, mas também na sua imagem

06. Insira um call to action nos seus Pins

As chamadas para ação (ou CTAs) são tão importantes no Pinterest quanto em qualquer outra plataforma. A adição de CTAs na descrição de seu Pin incentiva os usuários a tomarem uma ação desejada.

Informar aos usuários exatamente o que você deseja que eles façam, seja no Pinterest ou depois de acessar o site, dará aos usuários uma missão específica a ser concluída e aumenta a probabilidade de que eles o façam.

Exemplos populares de CTAs que geralmente funcionam bem incluem: saiba mais, compre agora, clique e confira, leia mais. Elas devem sempre ser breves, claras e objetivas. Isto é especialmente importante no Pinterest.

07. Hashtags no Pinterest

As hashtags são úteis para colocar os Pins mais recentes nas pesquisas. Eles são exibidos na ordem do mais recente para o mais antigo no feed, assim como no Instagram e no Twitter.

Como os resultados são cronológicos, você não pode fazer nada para ficar indexado no topo, exceto salvar novos Pins frequentemente. 

Nossa dica é usar hashtags nos Pins para ajudar o novo conteúdo a aparecer mais rapidamente nas buscas. Mas quais hashtags usar? O ideal é optar por palavras-chave simples e diretas. 

Ex: um Pin sobre ideias de decoração para festa infantil, pode conter as hashtags #festa #infantil #menina #rosa #lembrancinhas #mesa #bolo


Quer uma mãozinha para alavancar o seu negócio digital usando o Pinterest?

Se você chegou até aqui é porque está investindo no Pinterest de forma profissional e quer obter melhores resultados na plataforma. E de fato, ele é uma excelente ferramenta para ajudar a gerar mais tráfego para seu site. 

Para descobrir tudo sobre produção de conteúdo para o Pinterest, sugerimos que você confira nosso curso online Pinterest Pro.

Da configuração do seu Pinterest Business ao passo a passo para fazer um Pin perfeito e efetivo, você também vai encontrar estratégias para crescer sua base de seguidores no Pinterest e ganhar dinheiro através da plataforma.

pinterest pro
Clique para conferir o curso online Pinterest Pro!

Falamos também sobre as ferramentas PRO que você precisa conhecer para te ajudar no dia a dia de postagens. Elas facilitam demais a vida.

Para saber mais sobre o curso online Pinterest Pro, clique aqui! Quem está lendo esse post ainda garante um desconto EXCLUSIVO de 25% no valor do curso. Use BLOGMALADEAVENTURAS ao concluir a compra e pague 25% a menos!


Pronto para implementar essas dicas de SEO para Pinterest?

Pronto (a) para colocar em práticas essas dicas de SEO para Pinterest? Temos certeza que elas te ajudarão a se destacar na plataforma e ganhar mais visibilidade na sua área.

E se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo. Será um prazer ajudá-lo(a). =)


Outros posts que podem te interessar:

Como usar o Pinterest: 10 dicas imperdíveis para alavancar seu perfil na plataforma

Como usar o Tailwind: a melhor ferramenta para alavancar o seu perfil no Pinterest

Como criar um Pin no Pinterest: checklist do PIN PERFEITO

Rich Pins: o que são e como usar os Pins avançados do Pinterest?

Dicas para trabalhar em casa: como fazer um home office incrível

Reuniões Online: os 5 melhores aplicativos para fazer video conferências

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *