El Bolsón Argentina definitivamente é um destino que supera todas as expectativas de uma viagem paradisíaca dos sonhos. Imagina se deparar com montanhas, rios transparentes, cascatas, lagos cristalinos, piscinas naturais com água azul turquesa, trilhas, bosques, tudo isso no mesmo lugar.
Estamos falando de uma verdadeira dica de onde curtir o verão na Patagônia Argentina! Uma cidadezinha hippie abraçada por cadeias montanhosas, onde os moradores priorizam um estilo de vida simples e harmônico com a natureza, valorizando as suas raízes indígenas patagônicas.
Depois que vimos tudo isso de perto com nossos próprios olhos, resolvemos montar esse guia completo especialmente pensado para quem também gosta de estar em contato com a natureza e fazer atividades ao ar livre. Assim sendo, continue a leitura para conhecer melhor o turismo de El Bolsón, na Argentina, e conferir também muitas dicas práticas e sugestões de roteiros.
Por que viajar para El Bolsón, na Argentina?
Cercada por montanhas e rios, El Bolsón é uma cidadezinha muito procurada por amantes de trekking, mas é claro que existem muitos outros passeios e lugares incríveis para conhecer pela região! As trilhas nos levam por paisagens de tirar o fôlego e acabam em lagos e rios com praias lindíssimas (que ficam cheias no verão!).
O lugar tem uma pegada rústica e é perfeito para curtir um turismo alternativo repleto de natureza, tranquilidade e, claro, comida boa. Grande parte dos atrativos turísticos estão ao ar livre: as trilhas pelas montanhas, os lagos de águas cristalinas, as praias de rio, as atividades de mountain bike, rafting, cavalgadas…
Por estar tão pertinho de Bariloche, vale esticar a viagem por mais alguns dias para conhecer um destino fora do óbvio, mas muito charmoso. Ah! E não deixe de degustar as cervejas artesanais locais, assim como os chocolates e sorvetes produzidos ali!
Leia também: O que fazer na Argentina: TOP 13 lugares para conhecer
O que fazer em El Bolsón no verão: nossa viagem em vídeo!
Em fevereiro de 2024 fizemos uma viagem incrível pela Patagônia Argentina, passando por Bariloche, Villa La Angostura e El Bolsón. Aproveite para assistir as nossas dicas!
Onde fica El Bolsón?
El Bolsón fica na região da Patagônia Argentina. Mais precisamente a 120 km ao sul de San Carlos de Bariloche, bem na divisa das cidades vizinhas de Rio Negro e Chubut (Chile). O povoado está situado no vale do rio Quemquemtreu, aos pés do Monte Piltriquitron.
Sua posição geográfica não é muito distante da Cordilheira dos Andes, o que resulta em um cenário formado bem em meio as montanhas nevadas, rodeado por bosques de coníferas, rios e lagos. Não é à toa que possui vistas impressionantes, que até parecem esculpidas à mão.
Vale ressaltar que o seu solo é muito fértil e contribui para que as condições de plantio de alguns insumos específicos sejam excelentes, principalmente o lúpulo (matéria prima básica da cerveja). Outra vantagem é a alta qualidade dos alimentos na região, produzidos e consumidos ali mesmo, bem fresquinhos.
Como chegar em El Bolsón?
O principal caminho usado para chegar em El Bolsón (Argentina) sai inicialmente de Bariloche e segue pela Ruta 40, uma estrada que corta o país de norte a sul. Vale dizer que ela é bem sinalizada e o asfalto está em ótimas condições, então dá para fazer uma viagem bem tranquila e confortável.
Agora, para quem procura como chegar em El Bolsón, saiba que carro e ônibus são os meios mais viáveis de percorrer esse trajeto. Caso você resolva optar pelo ônibus, a viagem dura em torno de 2 horas e existem algumas empresas operando essa rota com variedade de horários todos os dias. Por exemplo, a Via Bariloche com passagens a R$41,00 e a ViaTac que custa em torno de R$39,00 a passagem.
Alguns viajantes optam por fazer um bate e volta até El Bolsón. Após decidirem onde ficar em Bariloche, resta apenas contratarem um passeio em alguma das agências locais.
Por outro lado, segundo a nossa experiência, podemos dizer que o melhor jeito de pegar essa estrada é alugar um carro e ir dirigindo de Bariloche até El Bolsón – Argentina. A nossa parte favorita foi ter liberdade de ir parando para tirar fotos dos cenários, um mais lindo que o outro.
#DicaDaGaia: Nós sempre alugamos nossos carros em viagens, através da plataforma RentCars, lá você poderá alugar um 4×4, que é ideal para explorar trilhas mais remotas da região de El Bolsón.
Quanto tempo de Bariloche para El Bolsón?
Entre San Carlos de Bariloche e El Bolsón Argentina, os viajantes levam de 2 a 3 horas através da Ruta 40. O tempo total de duração vai depender da sua escolha de meio de transporte. Transfer, ônibus ou carro alugado são as possibilidades disponíveis.
Qual é a melhor época para visitar El Bolsón?
El Bolsón Argentina é um destino bom de visitar em qualquer época do ano, porém é importante saber que os passeios e atividades mudam muito dependendo do clima. Em julho, os turistas aproveitam esportes de inverno. Já na alta temporada, que acontece entre dezembro e fevereiro, ou seja, durante o verão o clima é mais quente e favorável para curtir os rios e lagos.
Os meses da primavera e do outono, por exemplo, são épocas boas para fazer trekking e apreciar a beleza única da vegetação com clima mais ameno. Os preços ficam mais em conta, porém vários comércios ficam fechados, o que pode deixar a experiência um pouco incompleta.
Recomendamos ir no verão para aproveitar os dias quentes e longos do hemisfério sul. Nós fomos e vivemos dias de trekking pelo Parques Nacionais, mergulhos em lagos incríveis com água cristalina, vimos cachoeiras e paisagens estonteantes de tão lindas. Além disso, essa é a época que o comércio todo funciona e ainda rolam alguns festivais de música.
Quantos dias em El Bolsón (Argentina)?
Quantos dias ficar em El Bolsón é uma pergunta muito importante na hora de planejar seu roteiro, porque a quantidade ideal vai depender do tamanho da sua lista de interesses. Antes de definir, confira quantos passeios você pretende fazer para entender quantos dias serão necessários.
Recomendamos reservar uns 6 dias se você for no verão, porque dessa forma é possível ter um panorama mais completo de tudo que o lugar tem a oferecer. Bem como ter mais tempo para admirar a beleza inconfundível desse vale.
Nós ficamos 4 dias nesse paraíso e conseguimos visitar os principais pontos turísticos. É um período bom também, em que você poderá aproveitar vários atrativos, caso você não tenha uma disponibilidade maior.
Como se locomover em El Bolsón?
Ter um carro para se locomover em El Bolsón, Argentina, é muito importante para fazer um roteiro completo. Se puder escolher um modelo 4×4 melhor ainda! São muitos trechos íngremes no trajeto, inclusive alguns caminhos tem o solo mais irregular e podem ser desafiadores a pé.
Se assim como nós você estiver com carro alugado em uma roadtrip, vai ser muito útil para ir conhecer todos os lagos, parques e demais atrativos. Justamente porque não ficam tão próximos uns dos outros e as subidas são muito desgastantes para percorrer a pé. Sem dúvidas, o meio mais confortável e prático!
Outra maneira é usar e abusar das várias linhas de ônibus disponíveis, que inclusive passam de hora em hora. Uma última alternativa usada por alguns turistas é a carona. Sim, pedir carona é um dos jeitos de locomoção em El Bolsón Argentina. É imprevisível, mas no geral é seguro e pode ser interessante fazer novas amizades.
Onde ficar em El Bolsón?
Está pensando em passar uns dias hospedado em El Bolsón, na Argentina, mas não sabe onde ficar? Já vamos adiantando que existem opções para todos os gostos e bolsos, desde campings, hostels e pousadinhas até hotéis luxuosos com spa e os famosos refúgios. Pensando nisso, fizemos uma curadoria para agilizar sua pesquisa, veja qual combina mais com seu estilo.
Pousadas em El Bolsón
As pousadas em El Bolsón Argentina são mega aconchegantes, bem estruturadas e preparadas para receber turistas do mundo todo. Seja qual for o motivo da sua viagem: romântica, aventura em grupo de amigos ou exploração solo, existem opções na medida certa para te acomodar por lá.
Confira a nossa seleção com as melhores pousadas em El Bolsón Argentina:
- Pousadas de luxo: Las Nalcas Boutique Hotel & Mountain Spa, Hotel Cordillera, La Confluencia Lodge
- Pousadas econômicas: Sukal, Cabañas Sublime Bolsón, Raíces del Bolsón
- Casas de temporada: Casa Peral, La Serena casa, Cabaña Camila
Refúgios de montanha em El Bolsón
Os refúgios de montanha em El Bolsón (Argentina) são grandes aliados dos aventureiros que pretendem viver uma experiência mais imersiva em meio a natureza. Eles funcionam nas épocas de alta temporada e existem vários espalhados pela cidade.
Um refúgio nada mais é do que uma cabana de madeira que fica no meio de um bosque e serve de dormitório compartilhado. Eles estão à disposição dos turistas que percorrem as trilhas mais longas, se locomovendo a pé entre um ponto e outro.
Pagando uma pequena taxa, ao passar a noite em um dos refúgios de El Bolsón, você tem direito a um espaço aquecido para estender seu saco de dormir. Alguns outros serviços adicionais também são oferecidos, como banho, comidas, bebidas e recarga de dispositivos.
Ao todo são 15 refúgios de montanha, caso você opte por essa opção de “hospedagem”, os melhores são: Refugio de Hielo Azul, Refugio Natación, La Playita, La Tronconada, Refugio El Cajón del Azul, Refugio Casa de Campo em la Montaña, Los Laguitos, Cerro Lindo e Refugio Piltriquitrón.
O que fazer em El Bolsón: principais atrativos
O primeiro passo no seu roteiro El Bolsón é parar no quiosque de informações turísticas para pegar panfletos e mapas que vão te ajudar a se orientar melhor. Depois disso, é só seguir seu rumo e explorar os encantos desse vale surpreendente. Veja agora a nossa lista com os melhores atrativos turísticos dessa região patagônica.
1. Mirador Rio Azul
O rio azul El Bolsón é parada obrigatória no seu roteiro. O leito em si está situado a 8 km, mas em 5 km já é possível chegar no mirador com vista panorâmica das águas cristalinas do rio e do vale até a zona montanhosa de Lago Puelo. Lindo demais!
Dali mesmo você já garante fotos lindas com uma paisagem única e estonteante ao fundo. Indo de carro, leva 15 minutos saindo do centro. Primeiramente, você cruzará o rio Quemquemtreu, depois seguirá pela rua Eduardo Sfeir e, então, é só seguir a sinalização até o mirante.
2. Curtir uma praia de rio no El Paraiso
Nós encontramos uma praia de rio muito gostosa de passar o dia em El Paraíso, um trecho lindo do Rio Azul que nem dava vontade de ir embora. A entrada é gratuita e para chegar basta caminhar na trilha por 30 minutos às margens do rio. Vale dizer que estar com um carro alto estilo 4×4 foi útil por causa de alguns trechos irregulares na estrada, mas no geral o acesso é tranquilo.
A atmosfera por ali é bem familiar, tinham várias crianças aproveitando para se refrescar na água gelada, muito agradável porque estava muito calor! Sem contar que a beleza do lugar é surreal, a água do rio nos poços naturais é transparente de perto, azul de longe e o chão de pedrinhas tem seu charme, mas não machuca os pés se estiver usando chinelo.
3. Cerro Piltriquitrón
A montanha mais conhecida de El Bolsón Argentina, sem dúvidas, é o Cerro Piltriquitrón. Lá fica o Refugio Piltriquitrón, o único com vista do vale bem de frente para a Cordilheira, uma vista de tirar o fôlego com certeza. Muitos turistas sobem só até a região conhecida como Bosque Tallado para visitar e tomar uma cerveja, mas muita gente também faz a trilha e vive a experiência completa. Ambas valem a pena!
Vindo de carro pela Ruta 40, chegando em La Plataforma, você deixa o veículo estacionado e segue subindo a pé mesmo. A primeira parte da trilha é muito inclinada e desafiadora, portanto pode ser interessante fazer uma pausa no refúgio e seguir no dia seguinte. Mas tanto de dia, quanto à noite, a vista 360º no cume é a grande recompensa que os visitantes almejam.
4. Bosque Tallado
O Bosque Tallado é uma atração imperdível em El Bolsón, Argentina. Trata-se de um museu a céu aberto com emblemáticas esculturas simbolizando a cultura e a resiliência. Há alguns anos esse bosque enfrentou um grave incêndio, mas depois de um tempo vários artistas esculpiram obras de arte nos troncos queimados, que até hoje impressionam pelos detalhes e beleza.
Partindo do estacionamento, após 1km subindo o Cerro Piltriquitrón, lá está esse lugar de atmosfera encantada e com uma bela vista panorâmica da cidade. Por outro lado, essa é também uma ótima oportunidade para degustar a cerveja artesanal na cervejaria que fica por ali mesmo.
5. Cascada Escondida
A Cascada Escondida é uma linda cachoeira com queda d’água de 30 m de altura, porém de fácil acesso, que está localizada a uns 10 km do centro de El Bolsón, dentro da Reserva Forestal Loma del Medio – Río Azul. Por ser uma parada curta, muitos viajantes aventureiros (principalmente iniciantes) acreditam que essa é uma opção de trekking em El Bolsón com roteiro mais curto e que, ainda assim, rende fotos muito bonitas.
A região conta com estacionamento para quem for de carro e a caminhada é bem tranquila para fazer até mesmo com crianças. Chegando ao destino em 30 minutinhos de trilha já é possível observar a vista impressionante e ainda mais bonita no verão. Se quiser molhar os pés, é só seguir o caminho até a base. Assim o seu passeio ficará completo.
6. Cajón del Azul
O Cajón del Azul é uma dica de o que fazer em El Bolsón que nós amamos conhecer e recomendamos muito incluir no seu roteiro. Essa é uma área muito bem preservada, acessível por uma trilha de 4h de duração. Lá você se depara com um cânion onde o rio de água azulada passa entre as altas paredes rochosas e muitas árvores.
A trilha gratuita de dificuldade média leva de 2 a 3 horas para ser completada, com início a 15 km do centro de El Bolsón, mas é possível acessar o ponto de partida com carro, táxi ou de ônibus. O caminho é bem sinalizado e te leva até o rio de água gelada e transparente, onde dá para acampar ali nas margens.
7. Cerro Perito Moreno
Incluir esportes de inverno no seu roteiro em El Bolsón (Argentina) pode ser uma ótima forma de se divertir por lá caso você viaje no auge da estação mais fria do ano. Mas, ao invés de ir para as montanhas lotadas de turistas em Bariloche, recomendamos visitar o Cerro Perito Moreno.
Essa estação de esqui familiar fica um pouco afastado, na província de Santa Cruz, mas dá para chegar lá de carro em 40 minutinhos. Além disso, o lugar oferece uma ótima infraestrutura que conta com um refúgio, restaurante, espaço recreativo e tem pistas para a prática de esqui, snowboard e freeride do nível iniciante ao avançado.
Com essa infraestrutura completíssima, essa é uma das nossas melhores dicas de o que fazer em El Bolsón no inverno. Mas, se você for viajar no verão, pode desfrutar das trilhas no local, com os mais variados níveis de dificuldade. Uma coisa é certa: as vistas das montanhas sempre será incrível.
Leia também: Chip Internacional Argentina: qual o melhor? onde comprar? quanto custa?
8. Glaciar del Hielo Azul
Uma aventura muito interessante em El Bolsón, Argentina, é visitar o famoso Glaciar del Hielo Azul. Mas já adiantamos que essa trilha é mais hardcore, então recomendamos para quem já tem uma certa prática e experiência. Se você for muito iniciante, pode dar preferência a outros locais, como o Cerro Amigo.
Geralmente o percurso é feito em 2 dias, com pernoite no Refugio Natación ou no Doña Rosa para repor as energias. Mas depois de horas caminhando por caminhos rochosos, a vista da lagoa abraçada pelas montanhas nevadas e uma “caverna” gelada azul faz todo o esforço valer muito a pena.
9. Parque Nacional Lago Puelo
Se você dirigir por 30 minutinhos ao sul de El Bolsón (Argentina), já chegará no Parque Nacional Lago Puelo em Chubut, na divisa com o Chile. Caso vá de ônibus a viagem dura 1 hora, mas o lugar é tão legal que vale a pena passar um dia inteiro por lá, especialmente no verão.
A vista é inegavelmente linda, mas além disso existem muitas trilhas para fazer, uma praia para curtir, mirantes e passeio de barco que cruza a “fronteira”. O bom de ir no verão é que além de se refrescar, dá para aproveitar também as comidinhas dos food trucks que ficam estacionados na orla e fazer um picnic com vista.
10. Lago Epuyén
O Lago Epuyén em El Bolsón Argentina se assemelha ao Lago Puelo, com uma beleza fora de sério e água azul cristalina. A diferença é que tem bem menos horários de ônibus indo até lá. E ao contrário do Puelo, que é muito procurado pelos turistas, o Epuyén é o favorito dos locais.
É possível chegar até lá com 40 minutos de estrada e a entrada é gratuita, mas o estacionamento é pago. Recomendamos ficar em Puerto Patriada para fazer um picnic e andar de caiaque. Mas a boa notícia é que mesmo nesse lugar mais afastado tem uma cervejaria e ótimos restaurantes, então você não vai voltar com fome.
11. Lago Natación
Ao se deparar com a pergunta: o que fazer em El Bolsón no verão? Com certeza, visitar a trilha do Lago Natación merece um lugar no seu roteiro. Conhecida como uma área que já enfrentou muitas nevascas e avalanches, essa trilha gratuita tem uma paisagem imponente com muito verde refletido no enorme lago de águas profundas.
Situada a uma hora do Refugio Hielo Azul, essa paisagem realmente é muito linda e digna de ser contemplada de perto. No entanto, por ser uma trilha longa, difícil e com elevada altitude é recomendável fazer uma pausa para descansar no Refugio Natación, que fica bem em frente ao lago.
12. Cervejarias artesanais
Um dos passeios praticamente obrigatórios na sua lista de o que fazer em El Bolsón é visitar as cervejarias artesanais da cidade. Não é exagero dizer que elas são tão procuradas quanto as trilhas e paisagens naturais, portanto algumas só fazem tours guiados mediante a agendamento da visita.
Mas também pode dar certo ir por conta própria e perguntar se pode entrar para conhecer. Lá dentro você ouve sobre a fabricação e os sabores dos produtos, além da, é claro, melhor parte: degustação.
A Cerveceria El Bolsón é a mais famosa e visitada, porém a Refugio Encantado, a Cervecería Nordoeste e El Patio Cervecero também são ótimas. Nós visitamos essa última e ficamos muito satisfeitos, tanto com as bebidas, quanto com a comida.
Leia também: Seguro viagem ski: descubra qual o melhor para praticar esportes na neve
El Bolsón (Argentina): sugestões de roteiro
Está pensando em como montar um roteiro El Bolsón Argentina? Nós já preparamos 3 opções totalmente funcionais para você não perder tempo. Todos combinando as melhores atrações de acordo com o tamanho da sua viagem. Confira a seguir qual se encaixa melhor no seu perfil.
Você pode usar os roteiros como estão ou então fazer adaptações para o que fizer sentido para o seu estilo de viagem e orçamento. Vamos lá:
O que fazer em El Bolsón em 2 dias
Em dois dias, apesar de ser um pouco mais corrido, você conseguirá fazer uma programação interessante e enxuta, conhecendo um pouco de El Bolsón Argentina. Que tal esses passeios:
- Dia 01: Visita ao centro + Mercado de artesanato + Tour em cervejaria artesanal + Mirador Norte
- Dia 02: Cerro Amigo + Trilha até o Cajón del Azul
O que fazer em El Bolsón em 4 dias – nosso roteiro!
Nós montamos nosso roteiro com as dicas de amigos que já conheciam o local e deu super certo. Conseguimos zerar a lista dos principais pontos turísticos de El Bolsón:
- Dia 01: Parque Nacional Lago Puelo + almoço no La Esquina
- Dia 02: Cajón del Azul + tour em cervejaria artesanal + passeio pelo centrinho
- Dia 03: Bosque Tallado + Cerro Piltriquitron + Jantar no Patio Cervecero
- Dia 04: Rio Azul + Paisagem no Mirador El Azul + El Paraíso + Los Campitos
O que fazer em El Bolsón em 7 dias
Considerando a quantidade e a variedade de atrações em El Bolsón, Argentina, podemos dizer que 1 semana é o tempo ideal para dedicar a esse destino. Então, se essa for a sua escolha, recomendamos o seguinte roteiro:
- Dia 01: Cerro Amigo + Cajón del Azul
- Dia 02: Centro + mercado de artesanato + tour em uma cervejaria artesanal
- Dia 03: Trilha do Glaciar del Hielo Azul
- Dia 04: Parque Nacional Lago Puelo
- Dia 05: Passar o dia na praia de Rio o El Paraíso
- Dia 06: Bosque Tallado + Cerro Piltriquitron + Jantar no Patio Cervecero
- Dia 07: Visitar a Cascada escondida + provar um sorvete artesanal no centro
Leia também: Seguro viagem Argentina: é obrigatório? quanto custa? qual é o melhor seguro com cobertura Covid 19?
El Bolsón (Argentina): dicas extras para planejar sua viagem
Traremos agora um combo com algumas dicas bônus que vão fazer a diferença no seu planejamento de viagem para El Bolsón, Argentina. Seguindo todas elas, garantimos uma experiência mais descomplicada e tranquila.
Leve dinheiro em espécie
Nossa recomendação é levar dinheiro em espécie para lá. Melhor seria sacar em Bariloche toda a quantia que você deve usar em El Bolsón. Dizemos isso porque só tem dois pontos de saque em El Bolsón e nem sempre eles são suficientes. Às vezes, simplesmente não tem quantidade de dinheiro na máquina, ela fica sem sinal ou as filas são demoradas demais.
Nós levamos o cartão Wise e tivemos problemas para pagar em alguns estabelecimentos. Ao tentar tirar dinheiro na agência Pago Fácil / Western Union também tivemos problemas, pois ela não costuma ter muito dinheiro em espécie. Logo, recomendamos se programar para ter pesos argentinos (ou dólares americanos) para esse destino.
Invista em um seguro viagem para atividades outdoors
A gente nunca sabe o que pode acontecer, né? Ainda mais nesses destinos mais aventureiros com trilhas, cachoeiras, subidas em pedras e esportes radicais. Qualquer tombo ou problema alimentar podem causar um prejuízo a saúde e ao bolso, principalmente em outro país.
Por isso, nos prevenimos e recomendamos você usar também a ferramenta de comparação de seguros para encontrar o plano adequado para cada tipo de viagem. É cômodo já que ela conta com todas as melhores seguradoras do mercado e é muito prática para comparar as propostas. Sem contar que oferece também os melhores preços, cupons de desconto e pagamento facilitado.
Para ficar ainda melhor, usando o código AVENTURAS15 você ganha 15% de desconto na contratação do seu seguro viagem, ative o desconto aqui.. Com um presentão desse não tem desculpa para viajar para El Bolsón Argentina desprotegido hein.
Esqueça o luxo
El Bolsón, Argentina, é um tipo de destino para ser curtido com uma bota de trekking no pé, encontrando a cada trilha uma nova paisagem favorita e registrando na memória uma cena inesquecível. O ar puro também é uma das preciosidades garantidas nessa viagem, respire fundo e aproveite!
Nesse caso, o luxo que você vai encontrar é a chance de contemplar de pertinho as paisagens paradisíacas, de uma natureza intocada que parece ter saído direto de uma obra de arte. Então, vá disposto a curtir essa experiência bem roots por alguns dias.
Como fazer a mala para El Bolsón
A nossa dica suprema de como fazer a mala para El Bolsón, Argentina, é ir o mais leve possível, tanto no verão, como no inverno. Dessa maneira, você consegue se mover mais rápido, faz menos esforço e desfruta muito mais a viagem, principalmente no verão.
Alguns itens específicos são essenciais para seu conforto e necessidades nesse tipo de experiência. Os principais que não podem faltar se você for viajar no período de calor são: mochila, roupas próprias de trilha, saco de dormir, bota de trekking confortável, repelente, filtro solar, roupa de banho, chinelo, óculos de sol, garrafa de água, itens de higiene pessoal, powerbank e jaqueta impermeável.
Se a viagem for no inverno, basta trocar as roupas de banho e o chinelo por um casaco grosso, roupas térmicas e acessórios como luvas, meias quentinhas, cachecol e gorro.
Dúvidas frequentes de quem pesquisa sobre El Bolsón (Argentina)
Por fim, responderemos as perguntas sobre El Bolsón Argentina que recebemos com mais frequência dos nossos seguidores. Observe se alguma delas é a sua.
O que fazer em El Bolsón à noite
Falamos muito ao longo do post sobre as atividades diurnas nesse destino, mas é válido dizer há também o que fazer em El Bolsón à noite. Essas são as nossas sugestões:
- Observar o céu estrelado
- Acampar no camping da cervejaria El Bolsón
- Jantar no Patio Cervecero
- Fazer uma fogueira no camping
O que fazer em El Bolsón com crianças
El Bolsón é um destino seguro e agradável para crianças, com atmosfera tranquila e familiar. O lugar oferece diversas atividades ao ar livre apropriadas e divertidas para os pequenos:
- Trilhas leves no Cerro Amigo
- Passeios pelos Lagos
- Acampar
- Aproveitar as praias de Rio Azul
- Cavalgadas
- Visitas a fazendas locais
O que fazer em El Bolsón com chuva
Se tem uma coisa que não combina muito com El Bolsón, Argentina, é a chuva, isso porque a maioria dos atrativos são ao ar livre. Mesmo assim, se ela interferir no seu roteiro, temos algumas indicações de como contornar a situação:
- Comprinhas nas lojas da cidade
- Spa Day no Lumina
- Visitar a Paróquia Nuestra Señora de Lujan
- Cozinhar alimentos frescos comprados na feira de orgânicos
Onde comer em El Bolsón
Comemos muito bem enquanto estivemos em El Bolsón, Argentina, então nada mais justo do que compartilhar as nossas dicas de restaurantes, barzinhos e cafés. Aqui estão:
- A Gusto $$ – especialista em cortes de carnes
- Los Lúpulos $$$ – pizzas e culinária argentina
- Patio Cervecero $$ – milanesa, sanduíches, cervejas, petiscos
- Helados Jauja $$ – sorveteria e cafeteria
- La Esquina $$ – cafeteria e delicatéssen
Pronto para embarcar para El Bolsón, na Argentina?
Depois de fazer a leitura completa desse post você já tem autonomia e acesso a todas as informações necessárias para planejar uma viagem completa e inesquecível com destino a El Bolsón Argentina. Mas afinal o que te chamou mais a atenção, ir no verão ou no inverno? Conta aqui nos comentários que vamos gostar de saber. Ah e nos diga também quais atrações entraram para a sua wishlist. Até mais!
Leia também:
O que fazer em Bariloche: 18 pontos turísticos e experiências imperdíveis
Onde ficar em Bariloche: melhores regiões e hotéis
Hotéis baratos em Bariloche: 10 opções para quem quer economizar
Bariloche no inverno: como é o clima? o que fazer? o que vestir?
Onde ficar em Villa la Angostura: Centro, Correntoso ou Las Balsas?