Emirados Árabes
Os Emirados Árabes Unidos fascinam com a modernidade de Dubai e Abu Dhabi, onde arranha-céus futuristas encontram tradições ancestrais e paisagens desérticas de beleza hipnotizante.
Em meio ao clima desértico do Oriente Médio, os Emirados Árabes surgem como um verdadeiro oásis de luxo e extravagância. A região que combina o tradicional e a modernidade com perfeição vem ganhando o coração de turistas brasileiros, assim como nos conquistou.
O país está repleto de cenários tão bonitos e distintos que fascinam logo de cara. Em uma mesma cidade, é possível encontrar desde arranha-céus, onde o luxo parece não conhecer limites, a souks super tradicionais, que conservam a essência da cultura árabe.
Se você está planejando fazer turismo nos Emirados Árabes e precisa de uma mãozinha para planejar sua viagem para o país que é considerado uma joia no deserto, não deixe de conferir nossas dicas abaixo.
Emirados Árabes – dicas práticas sobre o país
Esse país do Golfo Pérsico é famoso por suas metrópoles modernas e luxuosas, mas o destino oferece muito mais para quem deseja visitá-lo. Portanto, se você está planejando uma viagem para os Emirados Árabes, é importante estar bem informado antes de montar seu roteiro.
Aqui você vai encontrar dicas valiosas sobre documentação necessária, seguro viagem, moeda oficial e outras informações essenciais que podem fazer toda a diferença na sua experiência.
- Língua oficial: o árabe é o idioma oficial dos Emirados Árabes. No entanto, nos destinos mais turísticos como Dubai e Abu Dhabi, você vai encontrar muitas pessoas falando em inglês.
- Moeda: já a moeda oficial dos Emirados Árabes é o dirham, simbolizado pela sigla AED. Você vai encontrar notas de 1, 5, 10, 50 e 1.000 dirhams. Já as moedas podem ser 1 dirham, 25 e 50 fils.
#DicaDaGaia: Recomendamos viajar com um cartão de débito internacional, como o Wise. Ele pode ser utilizado em hotéis e restaurantes. Contudo, é interessante levar dólares/euros em espécie para qualquer eventualidade no destino.
- Visto: felizmente, turistas brasileiros não necessitam de visto prévio para entrar no país. É necessário apenas que o passaporte tenha validade mínima de três meses e que a permanência no país não exceda 90 dias. Para informações mais detalhadas, consulte o site da embaixada dos Emirados Árabes.
- Seguro viagem: o seguro viagem não é item obrigatório para ingressar nos Emirados Árabes. Contudo, esse é um item recomendado não só por nós, como também pelo próprio Ministério das Relações Exteriores.
- Saúde: ao contrário do que temos aqui no Brasil, o sistema de saúde nos Emirados Árabes não é universal e gratuito como o SUS. Então, gastos com médicos e internações podem atingir valores astronômicos. Por isso a necessidade do seguro saúde é imperativa.
- Eletricidade: a voltagem padrão dos Emirados Árabes é 230v. Já as tomadas são do tipo G. Dessa forma, você vai precisar tanto de um adaptador, quanto de um transformador se levar algum aparelho 110v.
- Costumes: embora algumas regiões dos Emirados Árabes sejam bastante ocidentalizadas, eles são rígidos em relação a alguns costumes e tradições. Por exemplo, as mulheres devem se vestir de modo recatado ao visitar templos, deixando ombros e joelhos cobertos, roupas de banho são permitidas apenas nas praias, demonstrações públicas de afeto são proibidas e o consumo de álcool é permitido apenas em alguns bares, restaurantes, clubes e hotéis.
Turismo nos Emirados Árabes
Os Emirados Árabes Unidos são um país relativamente recente. Criado em 1972, ele é composto por 7 emirados. Embora cada emirado tenha sua própria autoridade, os costumes são tão semelhantes que pode ser difícil discernir onde um emirado termina e outro começa.
A seguir vamos te apresentar as regiões mais procuradas pelos turistas e o que esperar delas. Continue sua leitura para descobrir quais são:
Região Central
A Região Central é a mais importante do país, já que ela engloba a capital Abu Dhabi. Contudo, é importante salientar que ela não se resume apenas a essa cidade. Nesta região se localizam cerca de 200 ilhas, bem como as maiores reservas de petróleo do país.
Essa região é bastante rica em diversos aspectos além do econômico. Não faltam paisagens de tirar o fôlego, incluindo ilhas paradisíacas, o imponente deserto, manguezais e vales.
Além disso, a porção leste, conhecida como Al Ain, é rica em tesouros culturais. Por lá vivem povos tradicionais em assentamentos considerados Patrimônio Mundial pela UNESCO. Você vai amar mergulhar de cabeça nessa cultura, passear pelos souks e ver como vivem alguns povos árabes com milhares de anos de história.
Região Norte
A região norte dos Emirados abriga alguns dos destinos mais famosos e badalados do país. Dubai destaca-se como a grande estrela dessa área. Conhecida como a cidade dos superlativos, Dubai é um verdadeiro caldeirão cultural, onde modernidade e tradição coexistem harmoniosamente. Essa região também inclui os emirados de Sharjah e Fujairah.
Culturalmente falando, o norte dos Emirados Árabes Unidos preserva tradições bastante autênticas. Aqui você irá se encantar pela beleza de mesquitas seculares, fazer compras nos souks ou ter a oportunidade de se reunir com locais para uma refeição árabe tradicional.
Certamente, esse é um destino incrível tanto para os viajantes que buscam aventura quanto para aqueles que desejam relaxar em um cenário encantador à beira mar.
Quando viajar para os Emirados Árabes?
Com tantas regiões deslumbrantes, qual a melhor época para desbravar os Emirados Árabes Unidos? Antes de contar a época que mais recomendamos, vale saber que existem praticamente duas grandes estações: a quente e a praticamente insuportável até para nós brasileiros que estamos acostumados com o Rio 40 graus.
Em nossa opinião, a melhor época para visitar o país é durante o inverno. Contudo, se você ainda não sabe quando viajar, a seguir preparamos um panorama do clima no país nas principais estações do ano.
Verão nos Emirados Árabes
Compreendendo os meses de maio a outubro, o verão dos Emirados não é brincadeira. Os termômetros oscilam entre 25ºC e 40ºC, mas a depender da região eles podem chegar aos incríveis 48ºC! Além disso, a chance de você ver alguma chuva está reduzida a praticamente zero.
A menos que você possua muita tolerância para o calor do deserto, o verão nos Emirados Árabes não é uma estação muito recomendada. Contudo, caso sua viagem esteja programada para essa época, aproveite os shoppings e restaurantes com ar condicionado, as praias e piscinas dos hotéis. Lembre-se de manter a hidratação para não ter nenhum tipo de contratempo por causa do calor.
Para aproveitar ao máximo o verão nos Emirados Árabes, esses são alguns destinos que precisam entrar em seu radar:
- Sharjah
- Al Ain
- Dubai
- Ajman
- Abu Dhabi
Inverno nos Emirados Árabes
Sem dúvida, essa é a nossa época favorita para conhecer os Emirados. O inverno compreende os meses de dezembro a fevereiro e chega com temperaturas mais amenas. A média fica entre 14ºC e 25ºC e mesmo fevereiro sendo o mês mais chuvoso, ele não costuma passar mais de 4 dias com chuva.
O bom do inverno é que você vai poder aproveitar melhor as atividades ao ar livre, incluindo passeios ao deserto. Também será possível curtir as praias, já que o frio em excesso não será um problema.
Agora, aproveite esses destinos se a sua viagem for durante o inverno:
- Abu Dhabi
- Dubai
- Ras Al Khaimah
- Sharjah
- Fujairah
Principais cidades para conhecer nos Emirados Árabes
Ao planejar seu roteiro pelos Emirados Árabes Unidos, algumas cidades não podem ficar de fora do seu radar. Então vamos apresentá-las logo a seguir, junto com os artigos que temos publicados sobre cada uma delas aqui no blog.
Dubai
Conhecida como a cidade dos superlativos, Dubai é um destino fora da curva. Ela mescla áreas mais tradicionais com arranha-céus modernos que parecem se erguer até o céu. Tudo em Dubai parece ser criado para impressionar, não é à toa que por lá encontramos o maior prédio do mundo, o maior shopping, o maior jardim, a maior piscina, o maior parque aquático, dentre outros.
Dubai também é diversidade. Além do centro super moderno, você pode ter mais contato com a cultura árabe em certos bairros. É possível participar de um almoço típico com nativos, fazer compras nos souks ou então em um passeio de balão no deserto.
A rede hoteleira de Dubai é impecável. Você encontrará desde hotéis luxuosíssimos, até opções com ótimo custo – benefício. Caso seu orçamento permita, vale a pena ficar em uma acomodação de frente para a praia. Muitas delas contam até com praia privativa.
Certos adjetivos caem muito bem com Dubai: luxuosa, moderna, gigante e excêntrica. De fato, você será arrebatado pela grandiosidade dessa cidade e temos certeza de que ela vai cair nas suas graças, assim como foi com a gente.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Dubai:
- Quanto custa uma viagem para Dubai
- Turismo em Dubai: 21 coisas que você deveria saber antes de ir
- Onde ficar em Dubai: Bur Dubai, Jumeirah Beach ou Downtown?
- Pontos turísticos Dubai: 30 lugares imperdíveis para o seu roteiro!
- Roteiro Dubai: o melhor de Dubai em 3, 5 ou 7 dias de viagem
- Seguro viagem Dubai: é necessário? Quanto custa? Qual é o melhor?
Abu Dhabi
Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, oferece uma fusão fascinante de tradição e modernidade. Mesmo com sua fama de cidade de negócios, ela não deixa a desejar quando o assunto é turismo e diversão.
Muitos turistas visita a cidade com um único objetivo: ver de perto a majestosa Mesquita do Sheikh Zayed. Ela famosa por ser uma das maiores e mais impressionantes mesquitas do mundo com seus domos de mármore branco, vastos pátios e minaretes imponentes.
Outra atração imperdível é o Louvre Abu Dhabi, um museu que destaca a conexão entre diversas culturas através da arte. Com uma coleção que abrange milhares de anos, o museu é uma parceria entre os Emirados Árabes e a França, apresentando obras de artistas renomados ao lado de novas descobertas.
Para os amantes de velocidade e emoção, o Ferrari World é uma visita obrigatória. Este parque temático oferece a montanha-russa mais rápida do mundo, entre outras atrações emocionantes. Situado na Yas Island, o Yas Marina Circuit também atrai fãs de automobilismo, sendo a sede do Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1.
Famílias e fãs de entretenimento encontrarão alegria no Warner Bros. World Yas Island, um parque coberto com atrações baseadas em personagens icônicos como Batman, Superman, e os Looney Tunes. Recentemente, o SeaWorld Abu Dhabi também foi inaugurado, oferecendo experiências marinhas educacionais e emocionantes, complementando a variedade de atrações da ilha.
E se você está se perguntando onde ficar em Abu Dhabi, saiba que a rede hoteleira da cidade é vasta e luxuosa, oferecendo desde resorts cinco estrelas até acomodações mais acessíveis. Hotéis famosos como o Emirates Palace são conhecidos por seus serviços excepcionais e vistas deslumbrantes. Com uma hospitalidade calorosa e infraestrutura de classe mundial, Abu Dhabi garante uma estadia memorável para todos os tipos de turistas.
Sharjah
Por sua vez, Sharjah é a terceira maior cidade dos Emirados Árabes Unidos e fica tão próxima a Dubai que muitas vezes chega a ser confundida como uma extensão da mesma. Sharjah é a capital cultural do país e está repleta de prédios e museus imperdíveis.
O Museu da Civilização Islâmica é um dos destaques, exibindo artefatos que narram a contribuição islâmica ao mundo. Outro ponto imperdível é o Museu de Arte de Sharjah, que abriga uma vasta coleção de arte contemporânea e clássica.
O Souq Al Arsah, um dos mercados mais antigos dos Emirados, proporciona uma autêntica experiência cultural, com lojas de artesanato, especiarias e antiguidades. Para um passeio relaxante, o Corniche de Al Majaz oferece vistas pitorescas e uma variedade de atividades recreativas à beira-mar.
Mesmo não sendo tão conhecida quanto Dubai e Abu Dhabi, certamente há algo em Sharjah que vai te surpreender.
Ras Al-Khaimah
Por fim, Ras Al-Khaimah é um emirado ao norte do país que surpreende por sua natureza exuberante. Emoldurado de um lado pelas Montanhas Hajar e do outro pelo Mar do Golfo Pérsico, esse destino vem aos poucos entrando no roteiro de viagem pelos Emirados Árabes de muitos viajantes.
Se as montanhas de Ras Al-Khaimah por si só já valem o passeio, imagine quando você descobrir a região litorânea. Você será recebido com praias de águas cristalinas e quentinhas. Dentre as opções, Flamingo Beach é uma das mais requisitadas.
Pronto para fazer turismo nos Emirados Árabes?
O “stopover” nos Emirados Árabes Unidos é uma excelente oportunidade para os viajantes voando de Emirates que desejam explorar um destino adicional durante suas viagens. Se este é o seu caso, aproveite para descobrir as maravilhas desta cidade vibrante e cosmopolita e não deixe de visitar outros destinos dos arredores!