Espanha

Espanha

Espanha

Sofisticada, bela e apaixonada, a Espanha está entre os destinos queridinhos dos turistas brasileiros na Europa. O país da Península Ibérica é um dos points do verão europeu. Com cerca de 85 milhões de turistas visitando o país todos os anos, a Espanha desponta como um dos mais badalados, atrás apenas da França.

Sim, não faltam destinos para explorar na Espanha e organizar todos eles pode não ser muito fácil. Então, se você está planejando fazer turismo na Espanha, não deixe de conferir esse guia de viagem pelo país.

Espanha – dicas práticas sobre o país

Para montar seu roteiro pela Espanha, primeiramente você precisa ficar por dentro de algumas informações bem importantes sobre o país. Dessa forma, compilamos várias dicas úteis sobre documentação para entrar no país, seguro viagem e outras coisas que facilitam muito a sua vida na hora de viajar. 

  • Língua oficial: A língua oficial do país é o espanhol. Para nossa felicidade, ele guarda algumas correspondências com o português. Então não será difícil se comunicar no país.
  • Moeda: assim como a Alemanha, a Espanha foi um dos primeiros países a adotar o Euro lá em 2002. A moeda é uma das mais fortes no mercado, por isso, vale a pena conferir a cotação diariamente para não ficar no prejuízo. 

#DicaDaNanda: Recomendamos viajar com um cartão de débito internacional, como o Wise. Ele pode ser utilizado em hotéis e restaurantes. Contudo, é interessante levar euros em espécie para qualquer eventualidade no destino. 

  • Visto: da mesma forma que outros países da União Europeia, você não precisará de visto para entrar na Espanha. Isso é válido apenas para viajantes cuja permanência seja inferior a 90 dias por motivos de turismo, negócios, competições esportivas, convites, missões e estudo. Você pode confirmar essa informação junto ao Ministério das Relações Exteriores brasileiro.
  • Seguro viagem: a saber, a Espanha faz parte do Espaço Schengen. Por isso, sua entrada no país fica condicionada a apresentação de um seguro viagem Espanha com cobertura mínima de EUR 30.000. Nós utilizamos uma ferramenta de comparação excelente para avaliar qual é a melhor opção para as nossas viagens. Você pode conferir suas opções lá também.
  • Saúde: A Espanha possui um sistema de saúde público e outro privado, assim como no Brasil. Como o sistema público de saúde por lá é custeado pelo governo através dos impostos dos contribuintes, somente cidadãos espanhois ou residentes legais contribuintes de impostos têm direito ao mesmo. Dessa forma, turistas não têm acesso ao sistema público de saúde espanhol. O seguro viagem Espanha vai garantir atendimento no caso de imprevistos.
  • Eletricidade: a voltagem na Espanha é 220 v. Já as tomadas possuem dois tipos de plugue: C e F. Isso significa que você precisará de um adaptador para ligar seus utensílios elétricos e eletrônicos.

Turismo na Espanha

Surpreendentemente, a Espanha é uma mistura entre o antigo e o novo, moderno e tradicional. A terra das touradas, palácios muçulmanos, catedrais lindíssimas e uma gastronomia sem igual revela diversas facetas em seu caldeirão cultural e todas elas são igualmente apaixonantes.

Podemos considerar 17 regiões turísticas na Espanha. E contrariando o que muitos pensam, o país não se resume ao território na Península Ibérica. Ele inclui também o arquipélago vulcânico das Ilhas Canárias, na costa noroeste africana, e as Ilhas Baleares, no Mar Mediterrâneo. A seguir, iremos te dar um panorama  geral das mais procuradas pelos turistas.

Andaluzia

Situada no litoral sul da Espanha, Andaluzia é uma região com intensa troca cultural com Portugal. Ela é banhada tanto pelo Oceano Atlântico, quanto pelo mar Mediterrâneo. Com isso, você pode esperar praias de tirar o fôlego.

Andaluzia é repleta de paisagens naturais deslumbrantes, como a cordilheira de Sierra Nevada, o Lago Negratin e as praias da Costa del Sol e da Costa de la Luz. Se você é como a gente, que adora se aventurar ao ar livre, vai adorar essa parte do país.

Mas há muita história e cultura para se admirar também na Andaluzia. Granada, Almeira, Cadiz, Córdoba e Sevilha são clássicos exemplos de destinos onde podemos observar a influência moura no passado espanhol.

Em resumo, se você gosta de regiões ensolaradas e vibrantes, a Andaluzia não pode ficar de fora do seu roteiro. Por lá, a diversão nunca para, mesmo à noite.

Ilhas Baleares

Localizada no Mar Mediterrâneo, as Ilhas Baleares são lar de destinos espanhóis consagrados, como Ibiza, Mallorca e Minorca. Não é à toa que o arquipélago é destino de verão consagrado no país.

Não faltam dias ensolarados nas Ilhas Baleares. O clima excelente e as praias de um azul-turquesa indescritível criam uma atmosfera animada. O mais legal é que cada uma das ilhas têm uma aparência e identidade únicas.

Dentre as principais ilhas do arquipélago, Ibiza é famosa por suas festas sem fim. Formentera, por sua vez, é o lugar para quem busca tranquilidade. Já Maiorca e Minorca concentram a maioria dos pontos turísticos históricos.

Catalunha

Na fronteira com a França, a Catalunha é um local com identidade própria. Com seus paisagens belíssimas, a Catalunha tem um charme que é só dela. Delimitada ao norte pelos Pirineus e por um litoral de fazer inveja, podemos dizer que você logo vai se apaixonar por essa região.

A maior expoente da Catalunha é Barcelona, com suas construções icônicas e futebol mundialmente famoso. Girona e Tarragona também apresentam construções históricas impressionantes. Já Lloret de Mar e Salou estão entre os destinos de verão queridinhos dos espanhóis.

Comunidade de Madrid

Em seguida, podemos dizer que a Comunidade de Madrid é o coração pulsante espanhol. Ela é a região da capital, que leva o mesmo nome da comunidade e sede do governo. Mas há muito mais o que se ver na Comunidade de Madrid.

Começando pela capital. Seu ar cosmopolita atrai aquele viajante que ama a modernidade. Por outro lado, Chinchon e Buitrago del Lozoya são alguns exemplos de cidades para quem deseja mergulhar no passado medieval da Espanha. Mas se você curte aventuras ao ar livre, saiba que a Comunidade de Madrid também vai te surpreender com as montanhas do Parque Nacional de Guadarrama.

Quer conhecer mais sobre a ilha? Então confira os artigos publicados no Mala de Aventuras sobre a Espanha:

Quando viajar para a Espanha?

Dado seu tamanho, o clima na Espanha pode variar de uma região para a outra. No geral, o país é bastante influenciado pelo clima ensolarado mediterrâneo. Podemos dizer que vale a pena conhecer o país em todas as estações do ano.

Mas afinal, qual a melhor época para desbravar a Espanha? Isso vai depender muito do seu objetivo. Para te ajudar a decidir, traçamos a seguir um panorama do clima no país nas principais estações do ano e os melhores destinos para se conhecer em cada uma delas.

Verão na Espanha

Entre junho e setembro, o verão chega com força à Espanha trazendo dias ainda mais ensolarados e calor, MUITO calor! Com os termômetros marcando temperaturas em torno de 34ºC, claro que o principal destino no país são as cidades de praias.

Contudo, vale lembrar que o verão é também a alta temporada no país, especialmente durante as férias de julho. Em consequência, as atrações turísticas são bem mais cheias, bem como as praias. Além disso, os preços tendem a aumentar.

Mas afinal, quais são os lugares imperdíveis na Espanha durante o verão? veja só nossas sugestões:

  • Málaga
  • Ibiza
  • Madrid
  • Granada
  • Barcelona

Inverno na Espanha

Em contrapartida, o inverno na Espanha coincide com a baixa temporada. Os meses de novembro a fevereiro são considerados os melhores para fugir das multidões nos principais pontos turísticos.

Com a chegada do inverno, as temperaturas caem e em algumas regiões a média é de 5ºC. Aproveite o friozinho para explorar os muitos museus e pontos turísticos históricos do país.

Agora, aproveite esses destinos na Espanha se a sua viagem for durante o inverno:

  • Sevilha
  • Barcelona
  • Madrid
  • Valencia
  • Bilbao

Principais cidades para conhecer na Espanha

A lista de o que fazer na Espanha é bem grande e escolher quais cidades incluir em seu roteiro pode ser uma tarefa desafiadora. Porém, vamos te apresentar aqueles destinos que nós mais recomendamos a seguir, junto com os artigos que já temos publicados sobre eles no blog.

Barcelona 

Em primeiro lugar, Barcelona se destaca como uma das cidades mais bonitas e turísticas da Espanha. A cidade é linda, cosmopolita, moderna e não faltam opções de o que fazer. Sua vibe descontraída nos faz lembrar um pouco do Rio de Janeiro.

Barcelona é uma cidade riquíssima em pontos turísticos. E você pode iniciar seu passeio no La Boqueria, um mercado cercado por cores e cheiros locais. E se você quiser curtir a praia, nossa dica é o bairro Barceloneta. Caminhar pela orla desse bairro no verão é passeio praticamente obrigatório!

\Certamente um dos principais pontos turísticos de Barcelona é a Catedral da Sagrada Família. Ela foi projetada pelo arquiteto Antonio Gaudí e desde 1882 ainda não foi terminada. A catedral é linda por dentro e por fora, mas vale reservar seu passeio até ela com antecedência, pois as filas para entrar são quilométricas.

É claro que sua visita a Barcelona não está completa sem a passagem pelo famoso estádio Camp Nou. A casa do Barcelona é monumental e se você conseguir ir em um dia de jogo a experiência será ainda melhor.

Em termos de onde ficar em Barcelona, você estará bem servido de opções de hospedagem. As melhores regiões para se hospedar na cidade são Ciudad Vella, El Gotic, El Raval e Eixample. Esses bairros ficam mais próximos do centro e das principais atrações.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Barcelona:

Madrid

A capital da Espanha é a terceira maior cidade da União Europeia, ficando atrás somente de Londres e Berlim. A energia de Madrid é única e você vai ver que a cidade é cheia de personalidade.

Madrid exala história e cultura. Os vestígios espalhados pela cidade vêm desde o período muçulmano. Como resultado, temos  uma cidade moderna e cheia de peculiaridades.

São inúmeros pontos turísticos para conhecer, museus incríveis e ótimos restaurantes. Sem dúvida, Madrid é aquele lugar que você vai querer voltar inúmeras vezes!

No topo da lista de passeios em Madrid está o Palácio Real de Madrid. Outra construção que vai te deixar maravilhado é a Catedral de La Almudena. Ela foi a primeira Catedral consagrada fora de Roma em 15 de junho de 1993, pelo Papa João Paulo II.

O coração de Madrid é a Plaza Puerta del Sol. Em seu  entorno estão várias das ruas mais antigas e badaladas da cidade, como a Calle Mayor, Arenal e Alcalá. Ela também fica a uma curta distância de pontos turísticos importantes da cidade. A praça é também o local onde as pessoas se reúnem para celebrar a virada do ano. Inclua em seu roteiro outras praças importantes, como a Plaza Mayor e a Plaza de Santa Ana.

Essas são algumas da muitas atrações que você encontrará em Madrid. Para conhecer mais dessa cidade fascinante, recomendamos ficar, pelo menos, 3 dias por lá. A oferta de acomodações é vasta e de diversas faixas de preço.

Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Madrid:

Sevilha

Por sua vez, Sevilha é a joia da coroa da região de Andaluzia. Uma ensolarada cidade conhecida por seus grandes marcos arquitetônicos, gastronomia ímpar e pela dança flamenca.

Sem dúvida, uma das características mais marcantes de Sevilha é sua diversidade cultural. A cidade já foi ocupada pelos romanos e posteriormente pelos mouros. Isso gerou forte herança cultural e arquitetônica que pode ser apreciada enquanto você explora a cidade.

O Real Alcázar de Sevilha e La Giralda são dois lembretes do domínio mouro nesse destino que não podem ficar de fora do seu roteiro.

E você sabia que Sevilha é berço do flamenco? A dança é super tradicional no país e tem a mesma importância para os espanhois do que é o tango para os argentinos.

Passando pela cidade, fica a dica de fazer uma aula de flamenco para mergulhar na cultura espanhola. Já quem gosta de museus, Sevilha tem alguns de classe mundial só esperando para serem explorados.

A imensa tapeçaria de influências culturais, a variedade de produtos regionais, a gastronomia marcante e o imenso talento local para surpreender fazem de Sevilha um lugar que você vai querer conhecer. Encontre uma boa acomodação na cidade e tire alguns dias para seu passeio por lá. 

Málaga

Em seguida, Málaga é uma cidade que dispensa apresentações. Ela é a capital do turismo espanhol e uma das cidades costeiras mais visitadas do país. Com suas praias estonteantes, ela é a queridinha dos turistas durante o verão. E o melhor de tudo é que o tempo fica gostoso a maior parte do ano!

Contudo, as praias são apenas uma das muitas Málagas que você vai encontrar. Ela é uma mistura de história e vida moderna. Você vai se deparar, em um curto espaço, com antigos castelos mouros, galerias de arte contemporânea e mercados movimentados.

Há muitas atrações turísticas em Málaga para visitar. Uma delas é o Museu Pablo Picasso, ilustre pintor que nasceu na ilha. E para mergulhar em uma viagem no tempo, a fortaleza Alcabaza e o Castelo de Gibralfaro são resquícios da influência moura, enquanto o anfiteatro é herança romana.

Próximo ao Castelo Gibralfaro fica a Praça de Touros de Málaga. Embora muitas pessoas sejam contra as touradas, ela faz parte da cultura local e nos meses de agosto elas movimentam a cidade.

Pronto para fazer turismo na Espanha?

Não há dúvidas de que a Espanha é um país ideal para curtir o verão europeu. E nós podemos te ajudar a montar um roteiro inesquecível.

Mala de Aventuras
Rolar para cima