É claro que imprevistos acontecem, mas temos algumas dicas para você evitar perrengues nas suas viagens e aproveitar muito todos os momentos! Afinal, o que mais queremos durante uma viagem é relaxar, curtir bastante os lugares e registrar todos os bons momentos.

Para não passar perrengue, a palavra chave é planejamento. Com um pouco de planejamento você consegue evitar diversas situações ruins que podem acontecer durante uma viagem. Nesse post, listamos 7 dicas para evitar perrengues nas suas viagens e citamos também alguns exemplos que já passamos.

Leia até o final e não deixe de seguir nenhum – assim as suas férias vão ser ainda mais bem aproveitadas e sem perrengues!


1. Reserve tudo com antecedência

A primeira dica para evitar perrengues nas suas viagens é a mais básica, que você já deve estar careca de saber: reserve hotéis, seguro viagem, carro e passeios com antecedência, principalmente se você estiver indo viajar na alta temporada!

Afinal, não dá para ficar sem aquele hotel dos sonhos ou não ter carro disponível para o período que você quer.

O mínimo de antecedência que recomendamos é três meses antes da sua viagem. Além de garantir os melhores hotéis e passeios, você consegue ficar de olho nos preços e reservar com bons descontos!

reserve com antecedência
Não esqueça de reservar os passeios principais com antecedência!

Para reserva de hotéis, indicamos o Booking. Ele faz uma seleção dos melhores hotéis da região e você consegue filtrar de várias formas: nota de avaliação, preço, localização e etc.

Para aluguel de carro, gostamos muito do Rent Cars. Eles fazem a comparação de diversas locadoras de carro, mostrando os melhores preços.

E para reservar alguns passeios bem turísticos, como subir na Torre Eiffel em Paris ou visitar a Sagrada Família em Barcelona, indicamos o site Get Your Guide. Nós usamos para reservar o nosso passeio de gôndola em Veneza e foi super prático e barato.

Leia também dicas de seguro viagem no tópico número #3.


2. Use o Check list para arrumar a sua mala

Recentemente a gente desenvolveu um Check list para te ajudar a arrumar a sua mala de viagem.

Colocamos os itens principais de uma viagem e achamos que realmente ajuda muito a não esquecer coisas importantes, como remédios, chinelo e escova de dente.

checklist de viagem
O Checklist que preparamos é muito últil para não esquecer nada na hora de arrumar a mala!

Disponibilizamos o check list nesse link aqui, é só colocar o seu e-mail para receber o arquivo! Não esquece de ir marcando todos os itens ao ir arrumando a sua mala!

Outra dica importantíssima é separar uma muda de roupas e levar com você na mala de mão. Malas são extraviadas todos os dias, e você não vai querer gastar dinheiro com roupas, caso isso aconteça com você, né?

Então fica a dica: use o checklist para não esquecer nada na hora de arrumar a mala e tenha sempre uma muda de roupas na mala de mão, para caso a sua mala seja extraviada!


3. Contrate o Seguro Viagem SafetyWing

Tem certas situações que a gente nunca acha que vão acontecer com a gente e, principalmente, durante as férias. Mas, já pensou se você come alguma coisa estragada ou com um tempero diferente e começa a passar muito mal?

Se você for para algum lugar onde vai praticar esportes mais radicais, como mergulho ou trekking, as chances de você ficar com dor de garganta ou torcer o pé aumentam, né?

Para evitar dores de cabeça e gastos extras, é muito importante adquirir um seguro viagem. Assim, para qualquer problema, você sabe que poderá acionar a seguradora e resolver da melhor maneira, sem precisar desembolsar uma grana.

Recentemente descobrimos o site SafetyWing, que oferece seguro viagem.  A grande vantagem é que você não precisa informar a data exata do fim da sua viagem – é a opção perfeita para quem vai fazer um mochilão, trabalhar como nômade digital ou apenas decidir esticar mais um pouquinho as férias.

O esquema é o seguinte: você coloca o destino, a data de início da sua viagem e a cobrança é feita por períodos de 4 semanas..

Não importa se você não for viajar durante esse período, mas você terá todos esses dias disponíveis para uso. Se precisar esticar a viagem, é só renovar para as próximas 4 semanas, de forma simples e prática.

O valor para 4 semanas começa em US$37, super em conta! Tem vários planos que você pode conferir aqui

O SafetyWing oferece cobertura para 180 países e a todo momento há pessoas disponíveis para qualquer imprevisto. É só entrar em contato pelo site ou pelo telefone disponibilizado na hora da compra.

Para quem vai viajar em família, olha essa vantagem: uma criança pequena pode ser incluída na compra de um seguro para adulto. Ou seja, você compra o seu seguro e o do seu filho também estará garantido, sem custos extras. Demais, né?

Clique aqui para comprar o seu seguro viagem e evitar passar perrengue durante a sua viagem!


4. Verifique os seus documentos

Dica importantíssima para evitar perrengues nas suas viagens. Imagina essa situação: você tá com a viagem toda reservada, roteiro pronto, de malas prontas indo pro aeroporto, pega o seu passaporte e… está fora da validade! =O

Graças a Deus isso nunca aconteceu com a gente, mas já ouvimos histórias de amigos e amigos de amigos que perderam a viagem ou passaram um super perrengue para tirar um passaporte de urgência, por não ter verificado com antecedência os documentos.

documentos para viajar
Não esqueça de verificar a validade dos seus documentos!

Então, não esquece: alguns países só aceitam o passaporte com validade mínima de 6 meses! Não deixe de verificar com bastante antecedência a validade. Sugiro que você coloque um lembrete no celular, em algum quadro de avisos, na geladeira, o que for, com a data de validade anotada.

O mesmo vale para carteira de identidade – países como Argentina e Peru aceitam esse documento para embarcar, mas também devem estar em bom estado de conservação e dentro da validade.

Se você for viajar com crianças, não esquece de ver toda a documentação necessária para viajar com menores – sempre é solicitado em viagens de avião e de ônibus também.


5. Melhore a sua pronúncia em inglês com o app Elsa Speak

Não é segredo pra ninguém que o inglês é indispensável para inúmeras coisas na nossa vida, e uma delas, sem dúvida, é viajar. E sim, você pode evitar muitos perrengues nas suas viagens sabendo falar inglês, já que você consegue compreender melhor a sinalização dos lugares, pedir informação… E a pronúncia é algo muito importante para se atentar.

Recentemente eu descobri um app chamado Elsa Speak, que é a MELHOR ferramenta para você melhorar a sua pronúncia sozinho.

elsa speak app
O melhor app para melhorar a sua pronúncia

O Elsa Speak usa inteligência artificial de ponta para avaliar a sua pronuncia. Ele faz isso te comparando com um falante nativo, depois de analisar a sua pronúncia, fluência e entonação! Depois, te dá um Feedback preciso, para você perceber onde está errando e corrigir.

O Elsa Speak tem a versão gratuita e a Pro – mas eu recomendo que você faça a assinatura para ter acesso à tudo que o app oferece. Na versão pro, você consegue acessar mais de 1.600 aulas de assuntos populares, assistir a tutoriais em vídeo, receber frequentemente aulas atualizadas em um plano de treinamento personalizado e participar das comunidades com outros usuários do app. E claro que eu ia conseguir um desconto pra vcs, né? E é um descontão!

Temos um desconto especial de 85% para os nossos seguidores! É só se cadastrar clicando aqui. Mais um motivo pra você não perder tempo e começar agora mesmo a praticar a sua pronúncia no Elsa, para não passar perrengue nas viagens!

Aproveite para conferir o vídeo que fiz para o Youtube com mais dicas para você melhorar a sua pronúncia em inglês:


6. Tenha dinheiro local em espécie

Mesmo que você prefira viajar com cartão de crédito, sugerimos que leve pelo menos um pouco de moeda local para qualquer emergência, ou troque assim que desembarcar no aeroporto do destino.

Quando viajamos para a Tailândia, por exemplo, levamos dólares e o cartão de crédito, mas lá eles só aceitam o BAHT, que é a moeda local.

Sabíamos que trocar dólares por baht no centro de Bangkok seria muito mais barato, mas, para não ficarmos sem nenhum dinheiro na carteira, optamos por trocar uma pequena quantia no aeroporto, mesmo com a cotação mais baixa.

E foi essencial para sairmos no aeroporto: o táxi só aceitava a moeda local! É claro que daria para negociar com ele e pagar em dólar, mas sairia muito mais caro e ele poderia enrolar a gente.

Também é importante ter moeda local durante a viagem, para pagar pequenas coisas em lugares que talvez não aceitem cartão. Fica a dica!


7. Viaje com chip de internet

Desde que algumas empresas começaram a vender chips com internet ilimitada para viagens internacionais, nossas viagens ficaram muito mais tranquilas, evitando vários perrengues.

Sites como o Viaje Conectado vendem chips de internet e entregam com antecedência na sua casa – ou seja, você desembarca no seu destino conectado, sem precisar fazer nada, apenas trocar o chip do celular!

viajar com chip de celular para evitar perrengues nas férias
Viajar conectado é evitar muitos perrengues!

É muito prático chegar no seu destino com internet: você pode chamar um Uber, pesquisar a maneira mais fácil de chegar em tal lugar, usar o google maps ou o waze e claro, se comunicar com a família e atualizar as redes sociais.

A gente acha muito mais prático ter o chip antes de chegar no destino, do que ter que ficar procurando algum lugar que venda ao desembarcar. Em alguns aeroportos é possível encontrar o chip do lugar à venda, mas isso por te custar um bom tempo e dinheiro – afinal, tudo no aeroporto é mais caro, né?

Sempre usamos os chips da Yes Brasil, à venda no site Viaje Conectado. Com o código MALADEAVENTURAS5 você garante 10% de desconto, aproveite!


Mais dicas para viajantes:

Dicas para renovar o passaporte brasileiro sem estresse

Inglês para viagem: 6 dicas para aprender agora mesmo!

Passo a passo para encontrar passagens aéreas baratas


 

Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!

    Conheça a nossa coleção de filtros para editar fotos no app Lightroom!

  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.