Goiás

Goiás

Goiás

Com fontes termais de natureza medicinais, cachoeiras, cânions, grutas, lagos e piscinas naturais. Goiás é um Estado com belezas naturais de se fazerem inveja. E você? Já conhece os principais roteiros desse Estado? Então vem com a gente desbravar os encantos de Goiás!

O Estado de Goiás fica onde o ecoturismo e o turismo de aventura são muito fortes. A grande maioria dos destinos envolve amplo contato com o meio natural, através de trilhas que levam a cachoeiras, grutas e piscinas naturais deslumbrantes.

Mas nem só de passeios de natureza vive Goiás. O Estado também reserva lugares onde a história e a cultura estão presentes. Vamos então mergulhar nesse mundo fantástico.


Turismo em Goiás

Se engana quem pensa que o turismo de Goiás se resume a Caldas Novas e Rio Quente. Ao todo, são 10 regiões turísticas no Estado que você se depara com muita natureza, história e cultura.

Os Parques Nacionais do Estado atraem turistas de diversas regiões e até de outros países. Impossível não se maravilhar com as cachoeiras e cânions que surgem nas trilhas desses parques.

Veja agora um pouco mais das principais regiões turísticas do Estado:

Pegadas no Cerrado:

É a região onde se localiza o Parque Nacional das Emas. Por aqui o ecoturismo e o turismo de aventura são bem fortes. Com muitos rios e cachoeiras, atividades aquáticas, como cachoeirismo, boiacross, flutuação e descida de rios. A região também se destaca pelas águas termais e sítios arqueológicos. Na região de Pegadas do Cerrado você visitará cidades como Mineiros, Caiapônia, Santa Rita do Araguaia e Piranhas.

Chapada dos Veadeiros:

Além do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, essa região é lar da maior comunidade quilombola do país. Por lá não faltam cachoeiras, rios serras e cânions para desbravar. Pertencem a essa região cidades como Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás.

Águas e Cavernas do Cerrado:

Famosa pelas cavernas e rios subterrâneos a região de Águas e Cavernas do Cerrado possui ambientes únicos. Algumas das formações rochosas encontradas aqui possuem bilhões de anos. Fazem parte dessa região Formosa, Mambaí, São Domingos, entre outras.

As outras regiões turísticas de Goiás são:

  • Lagos do Parnaíba
  • Estrada de Ferro
  • Negócios e Tradições
  • Do Ouro e Cristais
  • Vale da Serra da Mesa
  • Vale do Araguaia
  • Das Águas Quentes

Quando visitar Goiás

E aí, já ficou com vontade de fazer as malas e partir para Goiás? Mas antes, vale a pena saber quais são as melhores épocas para visitar o Estado.

O clima do Estado é marcado por altas temperaturas o ano inteiro. A região Centro-Oeste apresenta clima quente e abafado boa parte do ano, inclusive com períodos em que a umidade do ar fica bem baixa.

Verão em Goiás

Apesar dos termômetros marcarem temperaturas mais altas, o verão coincide com a temporada de chuvas em Goiás. Altas taxas pluviométricas podem acabar atrapalhando o passeio dos turistas.

Inverno em Goiás

Sem dúvida, essa é a melhor época do ano para conhecer os pontos turísticos de Goiás. Durante o inverno as temperaturas são mais amenas. Por outro lado, as chuvas dão uma parada e você conseguirá aproveitar seus passeios, ainda mais aqueles que envolvem água.

Definitivamente, agosto e outubro são meses ótimos para programar sua viagem para as cidades turísticas que iremos citar aqui no post. Entretanto, se você sofre com problemas respiratórios, recomendamos evitar o mês de julho, já que a baixa umidade do ar tende a agravar esses problemas.


Cidades turísticas de Goiás

Depois de descobrir mais informações sobre o Estado, vamos ver as principais cidades turísticas. Preparamos um resuminho contando o que você vai encontrar em cada uma delas e como é a estrutura hoteleira.

  • Caldas Novas

Quando se pensa em o que fazer em Goiás, Caldas Novas é um dos primeiros nomes que se vem em mente. Suas águas quentes possuem fama internacional e muitos turistas procuram o balneário para passar férias. Mas a cidade tem muito mais a oferecer, principalmente para os amantes do trekking e do ecoturismo.

Dentre as atrações turísticas, as fontes de águas termais se destacam. São cerca de 200 piscinas cujas águas variam entre 43 e 70 graus. Além de quentinhas, as águas termais ainda possuem ótimas propriedades terapêuticas e medicinais. Além disso, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas é o lugar perfeito para quem ama o turismo de aventura. Suas trilhas e cachoeiras nos convidam para desbravar as belezas do Parque, mostrando cenários de tirar o fôlego.

A rede hoteleira de Caldas é super bem estruturada, com hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. Alguns resorts contam com uma mega estrutura de diversão para toda a família.

  • Goiânia

Há quem ache que Goiânia, capital do Estado, serve apenas como porta de entrada para os outros pontos turísticos de Goiás. No entanto, se você se permitir, verá que vale a pena separar uns diazinhos no seu roteiro para conhecer a cidade.

Com apenas 87 anos de fundação, Goiânia é uma capital moderna, com muitas áreas verdes e ótimas opções de turismo cultural. Os parques da cidade são lugares perfeitos para aproveitar o ar livre. Já os centros culturais possuem agenda rica com exposições, shows e diversos eventos ao longo do ano. Ah! E nem pense em voltar sem conhecer a Feira Hippie, que ocorre na Praça do Trabalhador e é a maior do país a céu aberto.

Em termos de opções de hospedagem você não terá problemas. De hotéis econômicos aos de luxo, há opções para todos na capital. 

  • Cavalcante

Se você é daqueles viajantes que curte uma pegada mais de aventura na sua viagem, Cavalcante é uma ótima sugestão de o que fazer em Goiás. A cidade a 510km da capital abriga cerca de 70% da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Então já deu para imaginar o tanto de cenário deslumbrante que você verá por lá.

No roteiro dos passeios não faltarão cachoeiras, cânions, rios e muitas trilhas. Vale a pena também visitar o Povoado Kalunga do Engenho II, a maior comunidade quilombola que se tem registro hoje em dia. As principais cachoeiras da região são do Rio da Prata, da Capivara e Santa Bárbara. Ah! É importante salientar que algumas atrações estão localizadas dentro de propriedades particulares. Dessa forma, é legal confirmar antes se não há nenhuma taxa de ingresso.

Em Cavalcante você encontra boas opções de pousada. Dê preferência por aquelas que estão em meio a natureza. Tenho certeza de que você vai amar acordar com o canto dos pássaros.

  • Pirenópolis

Em seguida, Pirenópolis é um dos destinos de Goiás que o Mala de Aventuras já teve o prazer de conhecer e se apaixonou. A cidade é famosa por ser terra dos cantores Zezé di Camargo e Luciano, mas há muito mais para se conhecer por lá.

Seu Centro Histórico é tombado pelo IPHAN e possui um belo conjunto arquitetônico. Já no Parque Estadual da Serra dos Pirineus, o turista tem a oportunidade de visitar cachoeiras lindas. Em determinados meses do ano, Pirenópolis se agita com festivais gastronômicos, literários, culturais e festas religiosas.

Em termos de hospedagem, você não terá problemas. A cidade conta com ótimas opções de hotéis e pousadas, além de opções mais econômicas para quem quer aproveitar gastando pouco.

  • Mineiros

A pouco mais de 400 de distância de Goiânia, Mineiros é mais um destino perfeito para os apaixonados pelo ecoturismo. Além de ser uma das portas de entrada para o Parque Nacional das Emas, a região é marcada por cachoeiras lindíssimas. Situada bem na divisa de três Estados (GO, MS e MT), Mineiros também é importante por ser área de recarga e afloramento do aquífero Guarani.

E é claro que os principais passeios da cidade incluem a visitação às cachoeiras. No total são mais de 150 catalogadas. Além delas, os passeios nos rios Formiguinha, Diamantino e Matrinchã atraem muitos turistas que querem observar toda a beleza da fauna e flora local. Grutas e piscinas naturais fecham o roteiro com chave de ouro, proporcionando muitas lembranças ao final da viagem.

Quer saber como é a rede hoteleira da cidade? Bom, não existem muitas opções e, no geral, elas oferecem o conforto básico para uma boa noite de sono.

  • Cidade de Goiás

Cidade de Goiás foi a primeira capital do Estado e é um verdadeiro patrimônio histórico a céu aberto. A cidade foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial e possui muito riqueza cultura e material do nosso passado colonial.

Dentre os passeios na Cidade de Goiás, o Centro Histórico é parada obrigatória. A beleza dos casarões coloniais e das igrejas impressiona e nos faz voltar ao passado. Não deixe de conhecer também a casa de Cora Coralina, onde a escritora viveu durante anos e hoje abriga um museu dedicado a ela.

Não há muitas opções de hospedagem na cidade. Contudo, você encontra opções bem aconchegantes em meio à natureza.

  • Formosa

No chamado roteiro Águas e cavernas do Cerrado, Formosa é um dos pontos turísticos Goiás que você não pode perder a chance de conhecer. Fundada ainda no século XVIII, a cidade cresce cada vez mais no cenário turístico, tanto que está entre as 10 melhores cidades turísticas de Goiás. A natureza foi muito generosa com a região. Então se você gosta de explorar belezas naturais, vai se encantar com esse destino.

E quais são os melhores passeios em Formosa? Para quem gosta de aventura, recomendo o rapel no buraco das Andorinhas e das Araras e o voo livre no Vale do Paranã. Já a Lagoa Feia é onde se pode praticar esportes aquáticos, como jet ski. Inclua no seu roteiro também as cachoeiras, grutas e rios subterrâneos. Não faltarão opções de diversão para todos os gostos e bolsos.

A cidade conta com boas opções de acomodação. Algumas possuem piscina, que dá para aproveitar depois de um dia intenso de passeios.

  • Lagoa Santa

Lagoa Santa é um paraíso em Goiás, localizada à 360km de Goiânia. Com uma das lagoas mais bonitas do país, a região é sinônimo de paz e tranquilidade. 

A região ganhou fama por conta de suas lagoas termais, cuja temperatura varia entre 29 e 31 graus. É maravilhoso entrar na água quentinha para relaxar. Difícil mesmo é querer sair depois rsrsrsrs. Outro lugar com diversão para toda a família é a Termas Lagoa Santa, que além de lugares para banho, o local oferece diversas trilhas para caminhada e contemplação da natureza.

As opções de hospedagem são boas. Inclusive é possível se hospedar nas termas.

  • Alto Paraíso de Goiás

Com ares místicos, Alto Paraíso de Goiás é um destino que atrai esotéricos, aventureiros e ecoturistas. A cidade é outra porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e impressiona com sua variedade de fauna e flora.

Em nossa lista de passeios em Alto Paraíso de Goiás não poderiam faltar as cachoeiras. São cerca de 120 catalogadas, cada qual com um cenário único. Os paredões rochosos dos cânions também impressionam, bem como as piscinas naturais e minas de quartzo. À noite, os turistas buscam os bares e restaurantes da cidade para se deliciar com pratos regionais.

A cidade surpreende com suas opções de hospedagem. Há diversas pousadas super aconchegantes em meio à natureza que são ótimas para recuperar as energias.

  • Caiapônia

Se você é amante do contato com a natureza, como a gente, então você vai amar Caiapônia. A cidade está a 318km de Goiânia e possui natureza riquíssima.

A cidade é ótima para quem gosta de esportes radicais. Por lá é possível desbravar trilhas, fazer rapel e mountain bike. Mas para quem busca sossego, o Balneário do Lajeado oferece banhos tranquilos e diversão para toda a família. Os morros e cachoeiras de Caiapônia são um belo convite para quem quer ficar bem pertinho da natureza, sempre preservando e respeitando esse belo espaço.

Como a cidade é bem pequena, não espere uma farta rede hoteleira. Os poucos hotéis que se encontram na cidade são simples e cumprem as necessidades básicas.


Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre o destino:

Pousadas em Pirenópolis

Roteiro Chapada dos Veadeiros

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros

10 passeios imperdíveis em Pirenópolis

5 cachoeiras imperdíveis na Chapada dos Veadeiros

Mambaí (Goiás): 5 dicas para você planejar a sua viagem

Como viajar para Chapada dos Veadeiros gastando pouco

Rio Quente Resorts: águas termais, aventura, conforto e natureza

Vale da Lua: a cachoeira mais inusitada da Chapada dos Veadeiros

Mala de Aventuras