Localizado no coração da Provença, o belíssimo Gorges du Verdon me deixou sem fôlego à primeira vista. Este local icônico é imperdível em uma viagem ao sul da França. E se você está planejando sua viagem para lá, vem comigo descobrir tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem.
Não muito longe da icônica Riviera Francesa, Gorges du Verdon é popular entre os turistas e é o lugar perfeito para passar um dia ensolarado. Lá você encontrará uma linha azul turquesa cercada por dramáticos penhascos de calcário que compõem o desfiladeiro mais profundo da França.
Conheci o local no site de uma blogueira gringa que eu adoro, a Blonde Abroad, e foi amor a primeira vista! Ele é especialmente famoso por sua cor turquesa, e não decepciona! A tonalidade azul brilhante vem de minerais glaciais e é impressionante pessoalmente.
Montei este guia para você planejar sua viagem para Gorges du Verdon com absolutamente todas as dicas que eu mesma gostaria de ter lido antes de ir. Ele cobre a melhor forma de chegar, os melhores mirantes, aluguel de kayak e barco, além de onde se hospedar para aproveitar ao máximo sua viagem até lá.
Antes de mais nada: você já garantiu seu seguro viagem para a França?
Você sabia que não é necessário visto para os turistas brasileiros entrarem na França? No entanto, é necessário um seguro viagem para entrar no país e ele deve ter uma cobertura mínima de € 30.000 para eventuais despesas médico-hospitalares.
Isso se deve ao Tratado de Schengen, um acordo assinado entre 26 países, entre eles a França, que trata da política de livre circulação de pessoas entre os países signatários (União Europeia).
Ou seja, além de ser super importante contratar um seguro viagem para minimizar eventuais problemas e danos durante a viagem, é importantíssimo ter este documento em mãos para pisar na Europa.
Eu costumo usar o site Seguros Promo para comprar os preços e sempre encontro ótimas ofertas. Clique aqui para fazer sua cotação.
E se você não está muito seguro sobre qual seguro viagem escolher, eu escrevi um post para tirar todas as dúvidas sobre este assunto, como a obrigatoriedade, os preços e o melhor seguro viagem para a França.
Onde fica Gorges du Verdon
Gorges du Verdon fica bem no centro da região de Provence, na França, e fica a uma curta viagem de um dia saindo da Riviera Francesa. No entanto, embora você possa ir e voltar em um dia, recomendo ficar na área por alguns dias.
Como chegar em Gorges du Verdon
A cidade mais próxima da entrada do lago é Moustiers-Sainte-Marie. Ao chegar lá, você vai dirigir apenas mais seis quilômetros na direção de Lac de Ste-Croix até chegar a uma ponte chamada Pont du Galetas.
Eu recomendo usar um GPS durante a viagem para se locomover facilmente. É só colocar a Pont du Galetas como referência. Uma vez na ponte, você encontrará várias opções de aluguel de barcos.
Dica: eu aluguei o carro pelo RentCars, um site que faz um comparativo entre as principais locadoras disponíveis no destino. Eles costumam apresentar ótimas ofertas. Clique aqui para conferir!
Quando visitar Gorges du Verdon
O verão (junho a agosto) é a melhor época para visitar o local. O tempo estará ensolarado e os aluguéis de barcos estarão abertos. Para evitar multidões, vá na época adjacente (maio ou setembro), mas esteja ciente de que os aluguéis podem ser fechados.
Onde se hospedar em Gorges du Verdon
Existem vários destinos no sul da França que permitem um bate e volta até Gorges du Verdon. A maioria fica a poucas horas de carro. Então você pode preferir ficar em uma cidade próxima por alguns dias (como fizemos).
Aqui estão alguns destinos próximos de onde você pode fazer uma viagem de um dia:
Aix en Provence
Aix-en-Provence foi a nossa base na Provence (1,5h de distância)! Com suas fachadas históricas, praças pavimentadas, ruas sinuosas e fontes termais, Aix simplesmente transborda charme.
Nós ficamos em um hotel simples, porém acessível pertinho da Vieille Ville (o centrinho histórico), o Apart-hotel Odalys. Para quem prefere algo mais sofisticado, recomendo conferir o Aquabella Hôtel & Spa.
Nice
Uma das maiores cidades da França, Nice está localizada na Riviera Francesa. Está perto de cidades menores e pitorescas como Menton e Villefrance-Sur-Mer. Cerca de 2 horas e 20 minutos até Gorges du Verdon.
Cotignac
A cidade mais próxima da área de Verdon. Cotignac é uma bela cidade medieval com vários cafés, lojas e mercados ao ar livre. Fica a cerca de 35 minutos do Gorges du Verdon.
Moustiers Sainte-Marie, Gordes e Lourmarin
Esta região oferece inúmeras vilas pitorescas para se hospedar, muitas delas empoleiradas nos topos das colinas e com campos de lavanda nas proximidades.
Das três, minha escolha seria a primeira. Ela fica super pertinho de Gorges du Verdon, cerca de 10 minutos de distância, enquanto as demais ficam a 2,5h.
O que fazer em Gorges du Verdon
Agora que você já tem todas as informações práticas para fazer sua visita ao Gorges du Verdon, vou compartilhar aqui as melhores formas de curtir o seu dia por lá. E na sequência, compartilho algumas dicas importantes para tornar o seu passeio mais agradável!
Mirante da Pont du Galetas
O ponto mais fotografado em Gorges du Verdon é a ponte Pont du Galetas, que tem vista para os desfiladeiros e todos os barcos que entram no rio Verdon.
De carro, você pode estacionar facilmente no estacionamento próximo e caminhar até a ponte para tirar uma foto da água deslumbrante e dos barcos abaixo.
Alugar um barco ou kayak em Gorges du Verdon
Há aluguel de barcos em ambos os lados da Pont du Galetas, mas mais opções do lado direito. Você pode optar por alugar um pedalinho, kayak ou lancha.
Visitamos o local à tarde durante a alta temporada em meados de agosto, e acabamos alugando um kayak pertinho da ponte. O custo foi de 20 euros por hora. Já as lanchas custam, em média, 70 euros por 2 horas.
Vi muitos casais nas lanchas e acho que essa seria a minha opção se eu retornasse ao local. É realmente a melhor maneira de experimentar Gorges du Verdon e as paisagens ao redor. Dá para levar um vinho rosé, uns queijos e frutas e ainda fazer um picnic com aquele visual.
Nadar na água turqusa
Durante seu passeio, seja de barco ou kayak, há uma série de pequenas praias ao longo do caminho que pedem um mergulho. Certifique-se que é permitido antes de entrar na água, pois há locais proibidos também.
Outra opção são as praias na área para banhistas. Uma delas é a Plage de Chabassol, que fica perto das locadoras de barcos, mas longe o suficiente das multidões.
Passear pelas ruas de Moustiers Sainte-Marie
Tudo bem que essa não é exatamente uma dica específica de Gorges du Verdon, mas essa cidadezinha que fica a 10 minutos de distância da Pont du Galetas merece ser incluída no roteiro.
A vila é linda e conta com cafés, restaurantes e lojinhas de lembranças. E tem um produto local que é motivo de orgulho na região: a faiança, uma louça finamente decorada. Caso você se interesse, há cursos de cerâmica e pintura sobre esmalte na vila.
Dicas extras para conhecer Gorges du Verdon
- Se você não se sente muito confortável de dirigir em um país que você não conhece, recomendo conferir os passeios do GetYourGuide. É o site que eu sempre uso para tours guiados e experiências durante minhas viagens para o exterior.
- Leve comida e bebida para saborear enquanto você navega rio acima.
- Chegar no local pela manhã dará a você uma chance melhor de conseguir um barco para o dia. Você também pode ligar com antecedência para reservar seu barco – mas terá melhor sorte se falar um pouco de francês.
- Use um chapéu, protetor solar e hidrate-se ao longo do passeio. O verão costuma ser muito quente nesta região.
- Uma vez em Gorges du Verdon, não deixe de conhecer também os campos de lavanda da França. Clique para conferir quais cidades incluir no roteiro, o melhor horário para fotografar e outras dicas imperdíveis!
Pronto para visitar este paraíso da Provence francesa?
Tenho certeza que sua visita ao Gorges du Verdon ficou muito mais fácil depois de conferir esse post, não é mesmo? Mas se ficou alguma dúvida, pode deixar um comentário abaixo. Será um prazer ajudar outros viajantes a tirarem sonhos do papel e transformá-los em realidade =)
Tem planos de visitar Paris também? Confira alguns dos posts sobre o destino:
Fotos em Paris: +30 lugares incríveis para tirar fotos em Paris
Vale a pena subir na Torre Eiffel? Quanto custa o ingresso? Qual é o melhor horário?
Passeios em Paris: 40 atrações e experiências imperdíveis na Cidade Luz
Paris Pass: vale a pena? quanto custa? onde comprar?
Onde ficar em Paris: quais são os bairros bem localizados (e mais baratos!) para se hospedar
Olá. São matérias incríveis e muito esclarecedoras. Amei todas que eu li.
Gostaria de informações sobre valores totais aproximados destas viagens (Algarve e Gorges du Verdon, por exemplo).
Sei que estes valores variam com as altas de euros, mas poderia me apresentar uma estimativa de custos em Euros para eu poder fazer uma previsão de gastos.
Gratidão pelas lindas matérias. Abraço.
Oi Anailda! Puxa, não vou conseguir te passar estes valores com precisão. Portanto, minha dica é que você faça as seguintes buscas:
– quanto custa o aluguel de um carro para X dias;
– quanto custa um hotel para X dias;
– você pretende fazer passeios guiados? se sim, quais?
Isso ajuda muito na hora de planejar qualquer viagem. Lembre-se de colocar uma média de gasto para combustível, alimentação e souveniers tmabém!
muito obrigado por compartilhar, seu blog parece tão incrível
Esse pedacinho da França é simplesmente fantástico!