Já imaginou poder se hospedar em diversos lugares do mundo sem gastar um centavo? Parece até um sonho, mas graças a Home Exchange, uma plataforma de intercâmbio de casas, isso é possível. Mas afinal, será que essa Home Exchange é confiável mesmo ou será que ela é uma furada?
Por isso, resolvemos separar esse espaço para te mostrar um pouco mais sobre o site. Ainda pouco conhecido no Brasil, ele possui uma proposta super interessante. Podemos dizer que é uma espécie de aluguel de temporada, sem que a gente precise gastar nosso dinheiro.
Mas calma! Vamos contar mais detalhes dessa plataforma e mostrar o que consumidores reais estão falando sobre ela. Assim, você vai pode decidir se a Home Exchange é confiável e se vale a pena se cadastrar.
Continue sua leitura e descubra mais detalhes sobre essa nova forma de se hospedar.
Home Exchange é confiável?
Se você chegou até aqui é porque descobriu que existe uma plataforma onde é possível reservar casas e oferecer a sua sem precisar pagar nada em dólar, euro, real ou qualquer outra moeda. Tudo parece muito perfeito e agora você quer saber se a Home Exchange é confiável.
De fato, essa é uma dúvida pertinente. Até porque sempre ouvimos relatos de pessoas que caem em golpes na hora de alugar um imóvel de temporada.
Contudo, diversos amigos já utilizaram o site e puderam atestar que o serviço funciona e é super seguro. Para você ter uma noção, todos os usuários possuem verificação de perfil e há cobertura de danos, proteção contra roubos e outras garantias que fazem você ficar mais tranquilo na hora de escolher a acomodação.
Mas como procuramos ser imparciais, verificamos a reputação da Home Exchange em sites como o Trustpilot e o Reclame aqui. Dessa forma, podemos compartilhar a experiência de viajantes reais que também utilizaram o serviço.
Reputação da Home Exchange no Trustpilot
Primeiramente, fomos ao Trustpilot ver como os usuários classificaram a empresa. Caso você não conheça, o Trustpilot é um site onde consumidores contam sua experiência e atribuem notas as empresas. A ideia é bastante similar ao que temos aqui no Brasil com o Reclame Aqui ou até mesmo TripAdvisor. No caso do Trustpilot, quanto mais perto de 5 a nota, melhor é considerada a empresa.
Percebemos que a Home Exchange possui ótima reputação, com mais de 15.000 avaliações e nota 4,7. No geral, os consumidores alegam que as trocas ocorreram de forma tranquila e segura, não é a toa que 82% das avaliações recebram 5 estrelas.
Porém, 4% dos usuários não está satisfeito com o site e atribuiu apenas 1 estrela em suas avaliações. Essas reclamações são relativas a cancelamento de conta sem prévio aviso e débito de pontos. Em todas elas a empresa respondeu, demonstrando que existe diálogo com o cliente. Contudo, não sabemos se o problema foi resolvido.
Reputação da Home Exchange no Reclame Aqui
Em seguida, fomos conferir a reputação Home Exchange Reclame aqui. Esse é o principal portal utilizado pelos brasileiros para registrar reclamações de experiências de compras e ter soluções sobre os problemas apresentados. As empresas procuram manter boa pontuação no site com o objetivo de construir uma reputação positiva no mercado.
No caso da Home Exchange, ela não é uma empresa verificada ainda na plataforma. Isso se deve ao fato de que ela é uma empresa estrangeira. Existem 4 reclamações, mas nenhuma delas respondida.
Reputação da Home Exchange nas Redes Sociais
Atualmente, as redes sociais são ótimas ferramentas para checar a reputação de uma empresa diante dos usuários. Claro que fomos checar o perfil da Home Exchange Brasil no Instagram para ver o que estava sendo dito por lá.
O perfil conta com mais de 11 mil seguidores. No geral, vimos comentários com elogios ao site, mas também muitas dúvidas sobre como funciona o serviço. Contudo, não vimos respostas da empresa.
Home Exchange: como funciona?
Já deu para perceber que os viajantes costumam ter boas experiências ao fazer esse intercâmbio de casas. Mas como funciona a Home Exchange? Na verdade, ela é uma grande comunidade onde os membros partilham suas próprias casas.
Essa é uma forma de hospedagem bem popular na Europa, mas que vem ganhando adeptos no mundo todo. Não é à toa que ela já possui cerca de 270 000 casas cadastradas em 150 países. A grande vantagem é que a plataforma possui seu próprio “dinheiro” que são os pontos que você vai ganhando ao completar o cadastro, hospedar pessoas, dentre outras tarefas.
Embora o cadastro no site seja gratuito, para conseguir finalizar alguma troca é necessário para uma taxa anual de EUR 160,00. Consideramos esse um valor justo, tendo em vista que haverá uma economia considerável em termos de hospedagem.
Uma vez que você já tenha certa quantidade de pontos, aí é só procurar imóveis no seu destino de viagem. Entre em contato com o anfitrião, solicite a troca e aguarde a confirmação. O legal é que os preços são bem atrativos, então você consegue ótimas casas e apartamentos somente usando seus pontos Home Exchange. Bem legal, né?
Clique aqui e veja as opções de casas e apartamentos disponíveis no site.
Quais são as vantagens de usar a Home Exchange?
Muito além do aluguel de temporada comum que já estamos acostumados, a troca de casas que a Home Exchange proporciona é uma verdadeira experiência. Nela, pessoas com estilos de vida parecidos podem se conhecer e ter mais confiança na troca.
Sem dúvida, as vantagens desse serviço são inúmeras. Por isso, listamos a seguir algumas que achamos que merecem destaque:
- Não precisa se preocupar com cotação de moeda estrangeira, pois a “moeda” da plataforma é apenas o chamado GuestPoint (GP), que não segue variações de câmbio.
- A Home Exchange é confiável, pois todos os usuários tem seu perfil verificado, assim como a veracidade da casa antes de anunciar.
- Todas as trocas mediadas no site se beneficiam de garantias que cobrem a sua casa e as suas trocas.
- Fazer trocas de casa recíprocas ou não recíprocas no sistema de GuestPoints.
- Excelente custo-benefício com apenas a taxa anual de EUR 160,00.
- Possuir uma equipe preparada para ajudar antes, durante e depois da troca.
- Mais de 200.000 membros em 150 países.
- Você não precisa, necessariamente, hospedar em sua casa para ganhas GuestPoint.
Dúvidas frequentes de quem pesquisa se a Home Exchange é confiável
Como essa é uma ideia relativamente nova no Brasil, pouca gente o que é HomeExchange. Então, reunimos algumas dúvidas comuns entre os viajantes que estão pesquisando sobre o serviço para responder a seguir.
Como se cadastrar na plataforma?
Felizmente, a filiação à Home Exchange é gratuita. Basta acessar o site da empresa e se inscrever utilizando uma das formas disponíveis: e-mail, conta do Facebook ou conta da Apple.
#DicaDaNanda: Logo após fazer seu cadastro, você deve cadastrar sua casa na plataforma. Somente após esse passo é que você conseguirá ver fotos das casas disponíveis para troca.
Como conseguir pontos na HomeExchange?
Os GuestPoints são os pontos utilizados no site da Home Exchange, que podem ser usados nas chamadas trocas não recíprocas, quando os membros não conseguem encontrar outras pessoas para vir à sua casa nas datas de sua viagem.
É possível ganhar pontos de diversas formas, veja só:
- Ao fazer o cadastro no site pela primeira vez. Nesse caso, você já pode conseguir mais de 1.000 GuestPoints!
- Ao receber hóspedes em sua casa.
- Quando outras pessoas também se cadastram na plataforma e utilizam o seu código.
Eu preciso receber as pessoas na minha casa?
Não necessáriamente. Porém, essa é a melhor forma de como ganhar pontos no Home Exchange para usar posteriormente em trocar não recíprocas.
Os pontos da HomeExchange expiram?
Felizmente, os pontos que você acumular na Home Exchange não expiram. Contudo, fique atento à política do site para não sofrer penalizações e perder pontos.
Preciso dividir a casa com os donos?
No geral, as casas anunciadas no Home Exchange são particulares. Então, você terá todo o espaço só para você. Mas há também a opção de alugar apenas o quarto. Nesse caso, os anfitriões poderão estar em casa junto com você.
Onde posso usar a HomeExchange?
No mundo todo! Atualmente já existem pessoas cadastradas na plataforma em cerca de 150 países, incluindo o Brasil. Para você ter uma ideia, fizemos uma busca rápida e encontramos casas disponíveis em lugares como Caraíva, Belo Horizonte, Maraú, Florianópolis, Ubatuba, dentre muitos outros destino incríveis.
Se você está planejando sua próxima viagem e ainda não encontrou sua hospedagem, vale a pena conferir as opções disponíveis na Home Exchange clicando aqui.
É possível comprar os pontos da Home Exchange?
Não. Os GuestPoints da Home Exchange só podem ser conquistados através de trocas, ou através do seu link pessoal. Toda vez que alguém se cadastrar através dele você recebe pontos.
A Home Exchange é confiável para fazer transações?
Sabemos que esse tipo de troca pode gerar certo receio de cair em um golpe. Mas calma, as trocas realizadas dentro da plataforma são seguras e ainda existem diversas garantias que tanto você, quanto seu anfitrião recebem.
Diversos conhecidos nossos já se hospedaram e afirmaram que a Home Exchange é confiável. Dentre as seguranças que o site passa, uma delas é que ao cadastrar uma casa é preciso enviar um comprovante de residência e os documentos do anfitrião. Assim, dá para ficar mais tranquilo sabendo que os imóveis anunciados passaram por uma avaliação da equipe.
Como entrar em contato com a Home Exchange?
Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a equipe do Home Exchange atravé do email clicando aqui. Agora se o assunto for urgente, como cancelamento, dano ou não conformidade, aí você deve utilizar o email [email protected].
Gostou de saber se a Home Exchange é confiável?
Com tantos clientes satisfeitos e as garantias oferecidas, deu para perceber que a Home Exchange é confiável. Mas caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre o serviço, deixe seu comentário que iremos te ajudar.
Você também pode gostrar de ler:
Roteiro de viagem: 10 dicas imperdíveis para você montar o seu