Berço do reggae, a Jamaica tem muito mais a oferecer do que esse estilo musical. A ilha, situada na América Central e banhada pelo mar do Caribe, possui praias incríveis, cachoeiras quentinhas e com águas azuis, além de cidades autênticas.
Com certeza você vai se apaixonar pelas belezas naturais e pela cultura jamaicana ao chegar aqui. Então, vamos conhecer algumas dicas práticas para quem está interessado em fazer turismo no país:
Jamaica – dicas práticas sobre o país
Por ser um destino ainda pouco explorado pelos brasileiros, pode ser que você tenha dúvidas ou até mesmo dificuldade na hora de encontrar informações práticas para a sua viagem. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem facilitar os preparativos por aí:
Língua oficial: na Jamaica, a língua oficial é o inglês. Mas a variedade inglesa aqui falada tem fortes influências do dialeto crioulo jamaicano que, por sua vez, é uma mistura de inglês, espanhol, francês e algumas línguas africanas.
Moeda: a moeda oficial da Jamaica é o dólar jamaicano, representado pela sigla JMD e pelo símbolo J$. Você encontrará circulando no país notas de J$1, J$2, J$5, J$10, J$20 J$50, J$100, J$500, J$1000 e J$5000. Muitos lugares aceitam cartão (usamos WISE e não tivemos problema!) mas, é sempre bom ter um pouco de dinheiro em espécie.
Visto: a boa notícia é que brasileiros não precisam de visto para a Jamaica, mas o tempo de permanência no país deve ser de até 90 dias e a viagem deve ter fins exclusivamente turísticos. Para entrar no país, você precisará apenas apresentar seu passaporte com, no mínimo, 6 meses de validade e também o comprovante internacional de vacinação contra febre amarela.
Seguro viagem: o seguro viagem Jamaica não é obrigatório, mas a gente não recomendaria uma viagem sem essa proteção, ainda mais em um país famoso pelo ecoturismo, trilhas, cachoeiras, praias e penhascos como esse. Existem apólices com preços bem acessíveis e você pode cotá-las nessa ferramenta de comparação de seguros.
Saúde: a Jamaica não conta com atendimento gratuito para turistas no país. Então, qualquer intercorrência na sua viagem precisará ser paga no hospital, que mesmo sendo privado, pode ter uma qualidade e costumes diferentes do que os brasileiros estão acostumados. Além disso, vale lembrar que a Jamaica está situada em uma ilha e, muitas vezes, questões de saúde mais graves devem ser tratadas em outro país. Caso você não tenha um seguro viagem contratado, seu gasto em uma emergência pode ser estratosférico e o atendimento pode não ser o que você espera. Pense nisso!
Eletricidade: a voltagem elétrica padrão da Jamaica é 110v e as tomadas são de 2 pinos planos paralelos (tipo A) ou 2 pinos planos paralelos + 1 pino redondo (tipo B). Geralmente, essas tomadas são similares às dos EUA, então nós brasileiros precisamos de adaptadores de tomada.
Turismo na Jamaica
Se você é amante de natureza, praias, cachoeiras, trilhas e passeios de barco, fazer turismo na Jamaica vai ser uma delícia para você. O país possui pontos turísticos naturais que chamam a atenção por sua beleza diferenciada. Quer um exemplo? Quantas cachoeiras de águas azuis turquesa que desaguam no mar você já viu? Aqui na Jamaica isso é possível!
Apesar de ser considerada a terceira maior ilha do Caribe, as divisões turísticas estabelecidas pelo Ministério do Turismo da Jamaica – Região de Cornwall, Região de Middlesex, Região de Surrey e outras mais – não são muito relevantes quando os turistas procuram as principais cidades para conhecer no país.
Então, o importante é selecionar seus lugares favoritos e estudar como transitar entre eles. Você pode fazer os trajetos de carro alugado e também de avião, dependendo da cidade.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre a Jamaica:
Com tantas praias incríveis, decidir quando viajar para a Jamaica deve coincidir com o período de céu azul sem nuvens no país. A Jamaica não possui estações bem definidas ao longo do ano e o inverno não é sinônimo de frio, mas é preciso se atentar que o país, assim como outros destinos caribenhos, conta com episódios de furacões e tempestades que podem acabar estragando o seu passeio.
Sendo assim, a melhor época para viajar para a Jamaica é entre os meses de dezembro até abril. Esse período é marcado pelo sol brilhante no céu todos os dias e zero chances de furacão. Apesar de ser inverno no calendário, as temperaturas estão gostosas o suficiente para relaxar nas praias e os atrativos turísticos e restaurantes estarão abertos e prontos para te receber.
Verão na Jamaica
O verão na Jamaica acontece entre os meses de junho e setembro e, apesar de possuir altas temperaturas, as chuvas e tempestades são frequentes, o que pode acabar estragando sua viagem. Esse momento é considerado baixa temporada no país e muitos atrativos pagos fecham para reformas, assim como bares e restaurantes.
Além disso, o período de furacões na Jamaica acontece justamente durante o verão, com chances de ocorrer até outubro. Por isso, não é recomendado fazer turismo no país durante o verão.
Inverno na Jamaica
Por outro lado, o inverno na Jamaica é marcado por dias de sol, céu azul e muito agito! Essa é a alta temporada no país e você conseguirá aproveitar todas as praias, cachoeiras, trilhas e montanhas sem perrengue de chuvas ou calor excessivo.
Para você ter uma ideia, o inverno na Jamaica é marcado por temperaturas agradáveis entre 26ºC e 29ºC.
Principais cidades para conhecer na Jamaica
Se você ficou interessado em conhecer o país, não deixe de conhecer os principais destinos no país com as nossas dicas de onde ficar na Jamaica. Vamos lá:
Montego Bay
Montego Bay é um dos destinos mais visitados da Jamaica, por conta de sua estrutura super turística. A cidade é conhecida por seus resorts all inclusive à beira mar incríveis e as mais belas praias de águas cristalinas, como a Doctor’s Cave Beach que, supostamente, tem águas medicinais.
Aqui você pode imaginar que as praias e as atividades aquáticas são as principais atrações, então não deixe de aproveitar opções além da Doctor’s Cave, como a Sunset Beach (fica bem pertinho!) a Dead End Beach e a Harmony Beach Park que é gratuita, uma raridade na Jamaica! Outros passeios bem legais são os de barco com mergulho para praticar snorkel e os de jangada de bambu para contemplar a flora local!
Mas nem tudo são flores em MoBay (como a cidade é conhecida pelos locais). Apesar da extensa faixa de areia branca reluzente e do mar azul turquesa inconfundível, você provavelmente precisará pagar para acessá-las diariamente. Ou, então, deve estar hospedado em um desses resorts completíssimos, como os que nós ficamos: o Zoetry Montego Bay e o Secrets Wild Orchid.
Além disso, com o fluxo intenso de turistas, parece que MoBay se tornou uma Jamaica mais “nutella” do que “raiz”. Isso significa que vai ser difícil encontrar manifestações naturais da cultura jamaicana, e sim algo mais programado para imitar o estilo do país.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Montego Bay:
Ocho Rios também é um destino bastante turístico da Jamaica, especialmente por contar com um aeroporto próprio na cidade. Assim como em Montego Bay, aqui você encontrará belas praias e resorts all inclusive para não precisar se preocupar com nada, mas o clima consegue ser mais sossegado, tornando a região perfeita para quem está viajando em família e com crianças.
É nessa cidade também que ficam as mais belas cachoeiras da Jamaica, como a incrível Dunn’s River Falls, que tem uma coloração azulada super mágica e diferente e ainda deságua no mar jamaicano! Você pode passar o dia todo por ali, intercalando um mergulho no mar com um banho de cachoeira.
E as dicas de o que fazer em Ocho Rios (Jamaica) não param por aí: o parque Island Gully Falls abriga o verdadeiro Blue Hole, uma cachoeira escondida de água azul turquesa com atividades radicais! Há uma corda, estilo Tarzan, para se aventurar de uma ponta a outra e também uma plataforma para saltar bem no meio do buraco azul (por isso o nome! rs). E se você gosta de reggae, pode visitar o vilarejo Nine Mile, onde Bob Marley nasceu, mas evite ir por conta própria e opte por passeios guiados, pois há trechos de estradas desertas e esburacadas que achamos bem complicados.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Ocho Rios:
Se você gosta de conhecer lugares fora da rota tradicional do turismo, Port Antonio (Jamaica) vai te surpreender! Esse destino é o paraíso dos surfistas e dos amantes da calmaria. Aqui não há resorts gigantes e nem portos de paradas para cruzeiros. Ao contrário, a cidade é pequena, com estradinhas de areia, muita vegetação e com o estilo jamaicano raiz!
Como não há aeroporto em Port Antonio, você precisará pegar a estrada por cerca de 2h30 saindo de Ocho Rios ou até mesmo da capital, Kingston. Isso faz a cidade ser uma joia escondida na Jamaica, com uma natureza maravilhosa que preserva seu aspecto de intocada e selvagem!
Os amantes de ecoturismo já sabem que é em Port Antonio que fica a Blue Lagoon mais famosa do mundo. E os praieiros vão amar saber que uma praia eleita a mais linda do planeta está aqui: a Frenchman’s Cove, que é pequena, cercada de vegetação e, além de ter uma paisagem deslumbrante, o encontro do rio com a água cristalina do mar caribenho torna tudo ainda mais especial.
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Port Antonio:
Próxima de Montego Bay, Negril é uma cidade bem interessante e menos movimentada, com uma vibe jamaicana autêntica: reggae, praias e pé na areia. Claro que a natureza também foi bem generosa com a região e o mar segue tendo águas azuis turquesa que parecem ter saído de um sonho.
A praia mais famosa de Negril – e talvez de toda a Jamaica – é a Seven Mile Beach: com uma extensa faixa de areia branca, resorts, restaurantes e gente animada. O mar tem aquele azul muito lindo e a água tem uma temperatura super agradável. Diversos artistas locais aproveitam para cantar e animar os turistas, inclusive foi na 7 Mile que encontramos um dos filhos do Bob Marley.
A ilha Bobby Cay também é uma grata surpresa em qualquer roteiro. Paradisíaca, no caminho até lá você pode aproveitar para praticar snorkel e, quando chegar, vai se surpreender com seu tamanho minúsculo, mas com um restaurante roots pé na areia que prepara peixes frescos para o almoço.
E claro, não deixe de saltar de um dos cliffs de Negril. Os que ficam próximos ao Rick’s Café são ótimos, já que possuem diversas alturas. E o bar é super animado, com música, bons drinks e um por do sol muito lindo, com o astro rei se pondo na água!
Artigos publicados no Mala de Aventuras sobre Negril:
Agora que você já tem todas as dicas para fazer turismo na Jamaica, compre sua passagem, organize o roteiro e vá ser feliz em meio à belas praias e muito reggae! Boa viagem!