Uma das coisas que a gente mais gosta de fazer – depois de viajar, é claro! – é cozinhar! Pesquisar receitas diferentes, receber os amigos ou a família em casa, fazer uma decoração temática e viajar sem sair de casa por meio da gastronomia é uma experiência única.
A dica de hoje é pra quem quer sentir o gostinho de estar viajando para países como Egito, Jordânia e Israel, onde provamos o melhor da culinária árabe. Hommus Tahine, kibe, esfihas, tabule e coalhada seca são alguns pratos que não podem faltar no seu Jantar Árabe.
Em tempos de quarentena por causa do coronavirus, temos que usar a nossa criatividade para fugir do tédio e dos pensamentos negativos. O primeiro jantar temático que preparamos foi o Jantar Mexicano. Gostamos tanto de usar temperos, experimentar novos sabores e compartilhar as dicas no nosso Instagram (@maladeaventuras, segue lá!) que repetimos a ideia e fizemos em seguida o Jantar Árabe.
Quel tal convidar os amigos ou familiares para preparar um jantar temático também? Assim, é só se reunir por vídeo chamada para conversar, se animar e trocar receitas! Continue lendo nossas dicas para preparar um jantar árabe delicioso.
Leia também:
20 filmes sobre viagem no Netflix 2020
Dicas para trabalhar em casa: como fazer um home office incrível
Reuniões Online: os 5 melhores aplicativos para fazer video conferências
Como fazer um jantar árabe temático
Para fazer um jantar árabe, é preciso um pouco de planejamento, principalmente se você for fazer receitas mais elaboradas como a Coalhada Seca, que exige 24h de preparo. Por outro lado, as receitas mais simples levam ingredientes super versáteis, que podem ser aproveitados para mais de um prato.
Alguns temperos essenciais para o preparo do seu jantar árabe são: cominho, pimenta síria e hortelã. Pão Sírio, grão de bico e carne moída também não podem faltar.
Com a carne moída, por exemplo, você pode fazer quibe assado e/ou cru e também o kafta. Já o grão de bico é o ingrediente indispensável para preparar o Hommus Tahine, que não pode ficar de fora no seu cardápio.
Além dos pratos, não esqueça de caprichar na decoração e colocar uma playlist árabe bem animada para tocar. Fazer o clima do jantar é essencial para te fazer “viajar” sem sair de casa!
Já conferiu nosso dicas de viagem para o Egito?
Roteiro Egito: O melhor GUIA para montar o seu roteiro
Jantar Árabe: cardápio
Não é difícil pensar no cardápio para um jantar árabe, e você vai se surpreender com tantas opções de pratos que poderá criar, desde entrada, prato principal e até sobremesa.
Que tal começar servindo um chá de hibiscus? É uma ótima maneira de abrir o apetite da galera e começar com aromas diferentes. Para servir de entrada, aposte no tabule, uma salada refrescante e bem levinha. Abaixo vamos ensinar como é o preparo. Outra ideia de entradinha é o hommus tahine e a coalhada seca, para degustar com pão sírio.
Se quiser um pouco de praticidade, você pode comprar pronto mini quibes e mini esfihas. Aqui em Petrópolis (RJ) a gente ama a loja árabe Kafta, que é super tradicional na cidade, e vende diversos produtos no supermercado, desde mini quibes até pão sírio. Se você não for da cidade, não se preocupe, é fácil de encontrar em qualquer mercado grande, de outras marcas.
A opção que eu mais gosto para prato principal, que é super fácil de fazer, é o arroz com lentilha e cebola frita acompanhado de kafta ao forno. As duas receitas estão abaixo para você conferir!
E de sobremesa, que tal preparar doces árabes? Há uma infinidade de doces deliciosos, como cabelo de anjo, baklava, aletria e outros!
Jantar Árabe: receitas
Abaixo, vou compartilhar com vocês 6 receitas deliciosas, que são super fáceis de fazer em casa, para o seu jantar árabe. Algumas, como falei acima, exigem um tempo maior de preparação, como a colhada seca e o hommus tahine, já que é preciso deixar o grão de bico de molho de um dia pro outro.
Fora isso, não tem muito mistério. As receitas servem entre 3 e 4 pessoas, portanto, se for fazer o jantar para um número maior de pessoas, é só dobrar a quantidade dos ingredientes.
Hommus Tahine
- 500g de grão de bico
- 2 colheres de sopa de tahine
- 2 dentes de alho amassados
- Suco de limão a gosto
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
- Páprica picante a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Salsinha a gosto
Modo de preparo:
Deixe o grão de bico de molho de um dia para outro.
No dia seguinte troque a água e coloque para cozinhar na panela de pressão por 20 minutos. Confira de está macio, caso contrário, deixe mais uns minutos.
Passe no liquidificador com um pouco da água do cozimento (o suficiente pra bater), o molho tahine e os temperos (eu gosto de caprichar nessa parte!). Leve à geladeira para resfriar.
Para servir, misture o limão, corrija o sal (se necessário), regue com azeite e enfeite com folhas de salsinha picada!
Coalhada seca
- 1 litro de leite fervido
- 1 copo de iogurte natural
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Após ferver o leite, deixe-o amornar. Quando estiver a uma temperatura em que você puder colocar o dedo nele por 10 segundos, é sinal que está morno da forma correta (morninho).
Misture então o copo de iogurte natural mexa para misturar (de preferência em uma vasilha que possua tampa). Tampe, enrole em uma toalha, e coloque dentro do forno (desligado) ou microondas durante a noite.
No dia seguinte, utilize um escorredor de macarrão e forre-o com um pano de prato limpo (preferencialmente que tenha a trama bem fechada).
Coloque o escorredor dentro de uma bacia.
Despeje-a em cima do pano e coloque na geladeira de um dia para o outro, ou até que esteja com a consistência desejada, ou como sua paciência permitir.
Tire da geladeira após o período escolhido, passe para outro recipiente.
Acrescente o sal e mexa bem, até atingir o sabor que você desejar.
Tabule
- 50g de trigo para kibe
- 200 g de tomate picado sem sementes
- 1 cebola picada
- 1 pepino picado
- 1 maço de salsinha picada
- 1/2 maço de hortelã picada
- Suco de 2 limões
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Em um recipiente, deixe o trigo de molho por 2 horas.
Em seguida, lave bem o trigo em água corrente, escorra e esprema nas mão para retirar o excesso de umidade.
Junte os outros ingredientes (menos o tomate) e deixe tampado na geladeira por pelo menos 8 horas.
Acrescente os tomates na hora de servir!
Quibe de forno
- 100g de trigo pra quibe
- 300 g de carne moída
- 4 dentes de alho amassados
- 1 cebola pequena ralada
- Sal a gosto
- 1/2 maço de hortelã picado
- 3 colheres de sopa de azeite
Modo de preparo:
Coloque a farinha para quibe numa vasilha com água e deixe de molho por 2 horas.
Em seguida, lave bem o trigo em água corrente, escorra e esprema nas mãos para retirar o excesso de umidade.
Misture o alho, a cebola, o hortelã e sal a gosto na carne moída.
Junte a farinha pra Kibe com a carne até que fique bem misturado.
Unte uma assadeira média com azeite e leve ao forno médio preaquecido por 20 minutos.
Dica: não deixe muito tempo no forno, pois poderá ficar muito ressecado.
Arroz com Lentilha e Cebola Frita
- 250g de lentilha cozida
- 250g de arroz cozido
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de manteiga
- sal, pimenta do reino e páprica à gosto
- salsinha para decorar
Modo de preparo:
Refogue o alho com uma colher de azeite. Em seguida, adicione a lentilha já cozida. Tempere com sal e deixe secar toda a água. Adicione o arroz (já cozido), misture bem e reserve.
Corte a cebola em rodelas bem fininhas. Em uma frigideira, coloque duas colheres de sopa de azeite e uma colher de chá de manteiga. Quando estiver bem quente, coloque a cebola, tempere com páprica e sal. Vá mexendo sempre para não queimar! Quando estiver bem moreninha, é só servir em cima do arroz e salpicar um pouco de salsinha.
Kafta no Forno
- 500g de carne moída
- 2 dentes de alh0
- 2 cebolas raladas
- 1 xícara de hortelã
- Azeite
- Pimenta síria à gosto
- Sal e Pimenta do reino à gosto
Modo de preparo:
Misture bem, com as mãos, a carne moída, a cebola ralada, o alho picadinho, o hortelã picadinho e um pouco de azeite. Depois que a mistura estiver bem homogênea, separe em bolinhas, no tamanho da palma da sua mão. Em seguida, vá modelando as bolinhas, para ficarem mais alongadas. Pré aqueça o forno a 190º, unte um tabuleiro com azeite, coloque os kaftas e cubra com papel alumínio. Deixe assar por cerca de 20 minutos. Depois, retire o papel alumínio e deixe dourar por mais 10 minutos.
Jantar Árabe: decoração
Um jantar árabe sem a decoração apropriada definitivamente não fica completo! E fique tranquilo, porquê com alguns acessórios e itens de decoração que você já tem em casa, dá para criar um ambiente diferente.
Lenços coloridos e estampados dão um toque árabe na mesa, junto com pratos prateados ou dourados. Se você tiver alguma mesa mais baixinha, vale a pena preparar o jantar nela, colocando almofadas bem coloridas para os convidados se sentarem!
Espalhar algumas frutas, sementes e temperos na mesa, além de objetos como mini pirâmides e camelos também é uma boa ideia para remeter aos destinos onde a culinária árabe é bem forte. No nosso caso, colocamos algumas lembrancinhas que compramos no Egito e super combinou com o tema.
Que tal acender um incenso suave antes de servir o jantar? Os incensos de laranja e limão, por exemplo, ajudam a estimular o apetite para o seu jantar árabe. Junto com uma playlist árabe, seu jantar temático estará completo!
Que tal viajar para Israel?
O que fazer em Israel: 15 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro
Tudo pronto para o seu Jantar Árabe! Agora é só aproveitar!
Gostou das dicas para preparar o seu jantar árabe? É realmente uma ótima ideia para reunir os amigos, a família e viajar sem sair de casa. Os sabores, o aroma e o clima que você vai criar vão te teletransportar para lugares incríveis! E se você já tiver tido a oportunidade de experimentar uma comida árabe tradicional em países como Egito, Jordânia ou Israel, com certeza vai ter aquela sensação de reviver a sua viagem – afinal, nossa memória guarda cheiros e sabores!
Que tal viajar para outros destinos através da culinária? Confira também:
Jantar italiano: receitas, ideias e dicas para seu jantar temático!
Jantar mexicano: guacamole, salsa, sour cream e mais!
Jantar Americano: como fazer Hambúrguer Caseiro e Batata Frita na Airfryer
Jantar argentino: 7 segredos para fazer empanadas argentinas perfeitas
Café da manhã francês: 5 receitas francesas para um delicioso petit dejeuner
Comida tailandesa: dicas para preparar um jantar tailandês em casa
Adorei!!! Obrigada 😊
boa noite, amei tudo…. site divinamente recheado de gostosuras
Somos super fãs da culinária árabe!!! E as receitas são ótimas para testar em casa, né?
Vc teria a receita do chá de hibisco, quais as especiarias compõem?