Está planejando um jantar italiano e não sabe bem o que servir? Neste post, vou compartilhar ideias de pratos simples e práticos para você preparar em casa para uma refeição a dois, para toda a família ou mesmo para receber os amigos em dia de festa! Confira também dicas de decoração, música, cardápio e ideias para o seu jantar temático.
Assim como muitos brasileiros descendentes de italianos, eu cresci com aquela tradicional macarronada no domingo! Eu costumava chamar de “macarrão do papai”. Depois descobri que a receita era da minha bisavó, uma cozinheira de mão cheia.
Lasanha, tiramisu, pizza caseira e outros pratos típicos italianos também fazem parte do cardápio de minha família. E obviamente, logo que comecei a cozinhar, coloquei em prática algumas dessas receitas em minha casa.
Costumamos dizer aqui em casa que comida aproxima as pessoas. Todo mundo fica na cozinha durante a preparação, depois ficamos de papo durante horas enquanto passamos por todas as etapas: antipasti, primi, secondi e dolci (falarei mais sobre eles abaixo!). Esse ritual é tão gostoso!
Como fazer um jantar italiano temático
Uma típica noite italiana é sinônimo de fartura! Conversa animada e um bom vinho também são itens indispensáveis para transformar seu jantar em uma verdadeira cantina italiana!
O prato principal parece meio óbvio: massa! Contudo, um jantar italiano vai muito além disso. São quatro momentos principais durante a refeição:
- antipasti – entradas;
- primi – primeira etapa do prato principal, composta por massas;
- secondi – segunda etapa do prato principal, composta por alguma proteína;
- dolci – hora da sobremesa!
Outra característica da culinária italiana é o frescor dos alimentos. Os pratos são feitos com ingredientes naturais e de boa qualidade. São poucos insumos industrializados, o que confere sabor e saúde para a mesa!
Além dos pratos tradicionais e de uma decoração regada a temperos frescos, pode ser interessante colocar músicas italianas para tocar! Andrea Bocelli, Rita Pavone, Laura Pausini e Tiziano Ferro são apenas alguns dos grandes nomes italianos.
Jantar italiano: cardápio
Tagliatelle, pappardelle, fettuccine, gnocchi, rigatoni, macaroni, penne, farfale, lasagna, capeletti, ravioli… São tantas variedades de massas que fica até difícil escolher uma só para preparar em um jantar italiano!
O mesmo ocorre com os molhos: bolonhesa, ao sugo, alfredo, bechamel, carbonara, pesto, quatro queijos, ragu… A boca chega a salivar só de pensar em cada um deles, não é mesmo?
Em meio a tantas opções, nossa dica para não errar na hora de definir os pratos principais do seu jantar italiano é optar pelos mais tradicionais. Lasanha à bolonhesa é sempre um clássico e todo mundo gosta! Pappardelle ou talharim ao molho sugo também costumam ser universais e, claro, você pode dar seu toque final!
Uma noite de pizzas também é uma ótima opção! Dá para brincar de pizzaiolo deixando prontos vários recheios para montar pizzas de sabores variados antes de levá-las ao forno.
Mas o que servir de sobremesa num jantar italiano? Quais são as melhores entradinhas? Vem com a gente que vamos dar dicas dessas receitas abaixo!
Jantar italiano: receitas
Agora, vamos compartilhar com vocês algumas receitas simples e práticas para você fazer em casa seu jantar italiano. Da bruschetta ao tiramissu, tudo sem mistério!
Entradas para jantar italiano
Pão é um item indispensável para ter na mesa de qualquer refeição italiana! O tradicional pão italiano é aquele com a casca grossa e o miolo macio, mas se você não encontrar para vender em padarias próximas de sua casa, um pão francês ou uma baguete dão conta do recado.
Para servir com o pão, sugerimos um mix de azeitonas, pastinhas e um prato com azeite, vinagre balsâmico e sal. Aliás, você pode preparar um azeite com ervas – alecrim, ervas finas ou chimichurri. Fica uma delícia!
Outra opção clássica é a bruschetta. Esse antepasto italiano é feito à base de pão com um preparado de tomates com manjericão. Aqui vai a receita:
Bruschetta
- Fatias grossas de pão italiano (2 dedos de espessura)
- 2 tomates bem maduros
- 1/2 xicara de azeite
- 1 dente de alho
- folhas de majericão
- sal a gosto
Corte os tomates em cubinhos e adicione todos os temperos. Misture bem e reserve. Regue as fatias de pão com azeite e esfregue um dente de alho em cada lado. Leve-as ao forno até dourarem.
Sobre as fatias de pão, coloque a mistura de tomate com os temperos, finalize com folhinhas de manjericão e volte com as torradas ao forno por 5 minutos.
Prato principal para jantar italiano
Como falei acima, duas apostas certeiras para seu jantar italiano são: pappardelle ao molho sugo e lasanha à bolonhesa. Compartilharemos abaixo as receitas completas de ambos os pratos, inclusive com dicas para você fazer sua própria massa em casa!
Massa caseira (para 2 a 3 pessoas)
- 200g de farinha de trigo
- 2 ovos
- uma pitada de sal
Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no centro.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o centro da tigela com farinha – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Com um garfo, mexa apenas os ovos para misturar as gemas com as claras.
Aos poucos, misture os ovos com a farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela, como se estivesse batendo uma omelete.
Assim que a farinha incorporar os ovos, misture e amasse com as mãos até formar uma bolota.
Transfira a massa para a bancada e amasse bem até ficar lisa e macia – isso leva cerca de 15 minutos. Embale a massa com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.
Polvilhe a bancada de trabalho com um pouco de farinha. Transfira a massa para a bancada e, com uma faca, divida a mesma em 4 partes – assim fica mais fácil para abrir.
Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e, com o rolo de macarrão (se não tiver em casa, pode usar uma garrafa de vinho!), abra uma das partes da massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm – a massa deve ficar bem fina, com cerca de 2 mm de espessura.
Corte a massa como preferir. Eu cortei como pappardelle, aquela massa em tiras grossas. Polvilhe mais um pouco de farinha para as tiras não grudarem umas nas outras.
Para cozinhar, ferva 3 litros d’água e adicione uma colher de sopa de sal. Coloque a massa e misture com um garfo apenas para soltar os fios. Deixe cozinhar por cerca de 3 min até ficar al dente.
Molho ao sugo
- 1 cebola
- 4 tomates italianos
- 4 dentes de alho
- 1 lata de tomate pelati
- Azeite
- Pimenta do reino a gosto
- Páprica a gosto
- Sal a gosto
- 1 colher de chá de açúcar
- Manjericão a gosto
Refogue a cebola e o alho em fogo baixo. Quando eles ficarem bem dourados, adicione os tomates em cubinhos. Deixe cozinhando por uns 10 minutos para incorporar bem.
Acrescente o tomate pelati e os temperos, o sal e o açúcar. Este último ingrediente é muito importante pra tirar a acidez do molho.
Deixe curtindo durante cerca de 30 minutos. O molho estará pronto quando o fundo da panela estiver sem água.
Molho à bolonhesa
- 300gr de carne moída
- 1 cenoura média ralada
- 1/2 cebola grande ralada
- 1 xícara de salsinha (ou meio salsão ralado)
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 1 xícara de molho de tomate
- 2 colheres de sopa de vinho tinto
- 1 colher de chá de molho inglês
Aqueça uma panela com um fio de azeite. Coloque a carne moída e deixe soltar a água. Acrescente a cebola ralada, a cenoura ralada e a salsinha. Deixe cozinhar bem até secar a água! Quando começar a grudar no fundo da panela, coloque o vinho tinto. Deixe evaporar o álcool!
Em seguida, coloque o extrato e o molho de tomate, o molho inglês, sal e pimenta do reino. Deixe cozinhar bastante! Para deixar um pouco mais líquido, acrescente um copo de água.
Molho bechamel
- 500 ml de leite integral
- 25 g de manteiga
- 25 g de farinha
- Pimenta do reino a gosto
- Noz moscada a gosto
- Uma pitada de sal
Coloque a manteiga e a farinha em uma panela e mexa bastante até virar uma massinha. Depois, coloque o leite e mexa bastante até ficar com uma consistência mais cremosa. Tempere com pimenta do reino, noz moscada e uma pitada de sal.
Lasanha à bolonhesa
- 1/2 pacote de massa de lasanha pronta (Barilla e La Bella são ótimas marcas!)
- Molho Bolonhesa
- Molho Bechamel
- Queijo muçarela fatiado (umas 10 fatias!)
- Queijo parmesão fresco
- Azeite e pimenta do reino à gosto
Montagem: comece com o molho bolonhesa, que deve estar mais líquido e coloque uma camada de massa de lanha por cima. Coloque novamente o molho bolonhesa, em seguida o molho bechamel e o queijo mussarela. Comece uma nova camada, adicionando a massa de lasanha e repita o processo até chegar no topo da forma. Finalize com queijo parmesão, azeite e pimenta do reino.
Pré aqueça o forno a 200 graus. Coloque a lasanha coberta com papel alumínio e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire o papel alumínio e deixe mais 10 minutos para gratinar. Depois, desligue o forno e deixe a lasanha dar uma esfriadinha antes de servir.
Dica: usei uma forma tamanho 10×20 e serviu muito bem duas pessoas!
Sobremesas para jantar italiano
Para a sobremesa, nada como um tiramisu! Essa sobremesa tipicamente italiana, consiste em um pavê mais sofisticado. As camadas de biscoitos tipo champagne são intercaladas com um creme à base de queijo mascarpone. O sabor marcante fica por conta do café misturado com conhaque. Hmmmm!
Mas é claro que estamos aqui para facilitar a sua vida, então vamos substituir o queijo mascarpone (difícil de ser encontrado em qualquer mercado) pelo cream cheese. Vamos lá?
Tiramisu
- 3 ovos
- 1/2 xícara de chá de açúcar
- 250g de cream cheese
- Biscoito tipo Champanhe
- 1 xícara de chá de café
- 1 colher de sopa de rum ou conhaque
- Cacau em pó
- Travessa 20 x 20cm
O primeiro passo desta receita é separar as claras em um recipiente e as gemas em outro. Em seguida, misture as claras com metade do açúcar. Aqueça em banho maria até que o açúcar esteja dissolvido. Transfira para sua batedeira e bata bem até formar um merengue. Reserve.
Em outra tigela bata as gemas com o restante do açúcar. Bata até formar um creme esbranquiçado. Acrescente o cream cheese e bata novamente. Adicione o merengue em duas etapas, misturando delicadamente.
Chegou a hora da montagem! Em um prato fundo misture o café com o rum. Molhe os biscoitos no café e faça uma cama em sua travessa (20 x 20cm). Em seguida, coloque metade do creme, faça outra camada de biscoitos umedecidos no café, e o restante do creme. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 4 horas.
Na hora de servir, passe pela peneira cacau em pó na superfície.
Imagina viajar para a Itália e experimentar todos esses sabores? Para dar um gostinho, confira este post:
Roteiro Itália 7 dias: Milão, Veneza, Florença, Siena (+ cidades da Toscana!)
Jantar italiano: decoração
Não sei você, mas quando eu penso em uma cantina italiana, a primeira coisa que me vem à cabeça são aquelas toalhas xadrez vermelhas e brancas! Portanto, se você quiser um ar mais clássico para seu jantar italiano, pode apostar em uma toalha dessas.
Os guardanapos de pano com esta padronagem também podem ser uma alternativa para a sua mesa. É um detalhe super charmoso, como você pode ver na referência abaixo (via Pinterest).
E para aquele toque final, temperos frescos são indispensáveis! Se você já fez uma viagem à Itália, sabe que eles prezam pelo frescor do alimento. Ou seja, alecrim, manjericão e tomates italianos são apenas alguns dos itens para uma bela composição!
Se você quiser um ar mais sofisticado, nossa dica é fazer uma viagem até a Toscana para buscar suas referências. Limão siciliano fica incrível na decoração e pode ser usado com ramos para ornar sua mesa.
Por fim, nossa última sugestão é para quem prefere tudo mais clean: toalhas e louças brancas trazem um ar também sofisticado que pode ficar incrível no seu jantar italiano. Os detalhes ficam por conta dos vasos de temperos, que vão decorar e perfumar a mesa.
Ficou com vontade de viajar pra Toscana? Confira este post abaixo:
O que fazer na Toscana: 12 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro
Pronta para preparar seu delicioso jantar italiano?
Com essas dicas, temos certeza que seu jantar italiano vai ficar uma delícia! E não só isso, você também vai conseguir arrumar uma mesa linda com coisas simples que você encontra na feira.
E se você já tiver tido a oportunidade de visitar uma tradicional cantina na Itália, com certeza vai ter aquela sensação de reviver a sua viagem – afinal, nossa memória guarda cheiros e sabores!
Se ficar qualquer dúvida, não deixe de mandar uma mensagem pra gente! Será um prazer ajudá-la a preparar o jantar perfeito! =)
Que tal viajar para outros destinos através da culinária? Confira também:
Jantar mexicano: receitas, ideias e dicas para seu jantar temático!
Jantar Americano: como fazer Hambúrguer Caseiro e Batata Frita na Airfryer
Jantar argentino: 7 segredos para fazer empanadas argentinas perfeitas
Café da manhã francês: 5 receitas francesas para um delicioso petit dejeuner
Comida tailandesa: dicas para preparar um jantar tailandês em casa
Jantar Árabe: receitas e dicas para preparar o seu jantar temático em casa
Achei Dezzzzzz as informações, comemora meus NIVER, sempre com FESTAS TEMÁTICAS e 2023, será FESTA ITALIANA, amei as dicas, bora por em pratica a DEGUSTAÇÂO, será em outubro/2023. Muito obrigaduuuuu