Está indo para Itaipava e não sabe onde se hospedar? A Locanda della Mimosa é a opção perfeita para um final de semana a dois na serra petropolitana. A decoração clássica e o estilo provençal, inspirado nas vilas italianas da região da Toscana tornam o ambiente super charmoso e requintado. O restaurante é reconhecido internacionalmente, a adega possui mais de 1200 rótulos e o café da manhã é a cereja do bolo.
Fui convidada pela pousada para celebrar uma data super especial, meu aniversário, e nada melhor do que um cantinho com muita natureza, conforto e exclusividade. A localização é privilegiada, ao pé de uma grande montanha no Vale Florido, entre Petrópolis e Itaipava.
Confira a nossa experiência na pousada e tire suas próprias conclusões. Aliás, vale relembrar que aqui expresso minha opinião, que foi bastante positiva em relação à Locanda, porque a pousada é realmente uma delícia.
Área Compartilhada
Cercada pela natureza, a área externa da pousada tem um belo jardim, com muito verde. Há uma piscina e uma sauna, bem como uma jaccuzi, uma sala de ginástica e uma área de spa. Isso torna o ambiente o lugar perfeito para relaxar e passar um final de semana a dois.
A arquitetura colonial recorda uma pequena vila italiana e a escadaria que leva até a piscina é um charme tanto de dia quanto à noite.
Quartos
As 16 suítes da Locanda della Mimosa são equipadas com muito conforto e aconchego. Os quartos amplos tem seus nomes inspirados no vale no qual a pousada se localiza: o Vale Florido. Nós ficamos no Jasmin, mas há também o Amor Perfeito e outras suítes “florais”.
Os travesseiros com plumas de ganso e a lareira dão o toque de charme e conforto necessário a um final de semana perfeito na serra.
Ammenities
Além das toalhas, roupões e pantufas personalizadas, um dos mimos que mais gostei foi a linha de banho da L’Occitane en Provence. Os pequenos frascos tinham um aroma bem floral e natural, ambientando perfeitamente com toda a experiência que a pousada proporciona.
O café da manhã e o café da tarde são um espetáculo a parte e separei um tópico no post especial para eles.
O que é básico mas vale a pena listar:
– Camas queen size / king size
– TV LCD com canais internacionais
– Frigobar
– Ar condicionado e aquecimento
– Telefone DDI
– Conexão Wi-Fi
– Cofre de segurança
– Early Check-In e Late Check Out
Extras que valem a pena ser ressaltados:
– Piscina exterior aquecida
– Jardim amplo e repleto de verde
– Quartos para deficientes motores
– Serviço de emergência médica
– Serviço de lavanderia
– Produtos de marca própria
– Adega
Café da manhã
Esse foi o motivo mais forte para que eu me apaixonasse pela Locanda della Mimosa. O café da manhã farto e variado me conquistou a primeira vista. A mesa é composta por queijos diversos, entre brie, camembert e cabra, além de presunto de parma e geleias caseiras. O iogurte também é preparado lá mesmo e o bolinho de laranja, hmmm!
Há também a opção de pedir tapioca ou ovos, feitos na hora e sob medida. Minha única ressalva vai para a granola, um pouco seca e sem graça. De todo modo, eu não costumo gostar muito das granolas nos hotéis em geral. Acho que fui muito mal acostumada com a Granola Gaiatri, da minha família.
Em dias de frio, os aquecedores são ligados, então o amplo salão fica quentinho e aconchegante.
Informação valiosa: o café da manhã da Locanda della Mimosa também pode ser apreciado por não hóspedes. Faça sua reserva através do telefone (24) 2233-5405.
E não posso deixar de mencionar o chá da tarde oferecido pela pousada. Pontualmente às 17h, é servido um chá da tarde para os hóspedes, o que é quase um convite para permanecer na pousada e aproveitar tudo o que ela tem a oferecer.
O restaurante
O tradional restaurante da Locanda della Mimosa, eleito o melhor de Petrópolis, traz uma culinária italiana contemporânea assinada por Danio Braga. Reconhecido mundialmente, o restaurante já participou do evento Master Series, no Copacabana Palace e foi o primeiro e único restaurante latino-americano a já ter participado do guia “Les Grandes Tables du Monde”.
Se você é um amante da alta gastronomia, com certeza vai cair de amores pelo Locanda della Mimosa. A excelência do restaurante está nos detalhes, desde a seleção de ingredientes de primeira qualidade até a observação minuciosa do chef, que acompanha de perto todo o processo de preparação dos pratos.
Durante as refeições, nada como um bom vinho para acompanhar. E lá eles entendem bem de vinho! Em uma adega climatizada, você encontra mais de 1.200 rótulos, dentre eles, vinhos premiados ao redor do mundo, champagnes e espumantes. A Cave é ainda um verdadeiro museu, com diversas garrafas históricas, apetrechos e quadros sobre a enologia,
Além do restaurante, a pousada oferece um espaço chamado Clínica Gastronômica, no qual acontecem aulas de culinária com o chef Danio Braga. As aulas geralmente são aos domingos, a partir das 10h, mas é importante checar com a Locanda della Mimosa a programação, lembrando que é preciso fazer as inscrições antes.
A cozinha é de primeira, com estações equipadas com fogão e pia para cada aluno, tudo isso cercado de muito verde, com grandes portas de vidro que permitem esse contato forte com a natureza.
Informações úteis
Endereço: Alameda das Mimosas, 30 – Fazenda Inglesa, Petrópolis – RJ (acesso: pelo km 71,5 da BR-040)
Telefone: (24) 2233-5405
Horário de Funcionamento do Restaurante: aberto todos os dias de 12h às 16h e das 20h às 23h
Diária: a partir de R$800 / casal
Reservas: Faça a sua reserva clicando aqui! Você sabia que, se fizer a reserva através do nosso link, a gente ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso? =)
Transfer: A pousada oferece transfer do aeroporto e de outros pontos do Rio de Janeiro.
Você pode gostar de ver também:
Conheça o Vale do Amor, santuário ao ar livre em Petrópolis